Meio Ambiente

Meio Ambiente inicia programação da Semana da Água no Zoobotânico

Semana da Agua original
 
      Um grupo de estudantes participou na manhã desta segunda-feira, 17, no salão do Núcleo de Educação Ambiental no Jardim Zoobotânico, da abertura da Semana da Água, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente. A educadora ambiental, Taina Donzeli, da equipe de Educação e Conscientização Ambiental, recebeu os estudantes e ministrou palestra  sobre o tema ‘Consumo Consciente da Água’.
      Participaram os estudantes da Pastoral do Menor, núcleo ‘CEC Nilda Vanini de Andrade’, que acompanharam atentamente as orientações em relação à água, dicas de economia no consumo e demais cuidados para conservar as nascentes e rios.
      As palestras continuarão durante os próximos dias, com outros grupos de estudantes da cidade, que estão aproveitando para conhecer as opções de passeio que o Jardim Zoobotânico oferece. No dia 21, os alunos do 5º B da EMEB 'Professor José Mário Faleiros', do Jardim Aeroporto 3, visitarão a Estação de Tratamento de Esgotos.
      O encerramento da Semana ocorre no sábado próximo, 22, em que se comemora o “Dia Mundial da Água”. Na mesma ocasião, haverá o plantio de árvores com mudas produzidas no próprio Zoobotânico.

Comemorações do Dia da Água começam nesta segunda-feira

agua original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente está com uma programação especial para 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir desta segunda-feira, 17, com visita monitorada dos alunos da Pastoral do Menor ‘CEC Nilda Vanini de Andrade’, no Jardim Zoobotânico, a partir das 7h30. Haverá outros grupos sendo contemplados pela iniciativa.
      Para o sábado, dia 22, em que é comemorado mundialmente o Dia da Água, está prevista uma palestra no próprio Zoobotânico, a partir das 8 horas, no Núcleo de Educação Ambiental, sobre ‘Consumo Consciente da Água’. Nesta mesma ocasião, com a utilização de mudas formadas no próprio viveiro de plantas mantido pela Prefeitura, haverá o plantio de árvores no local.
 

Projeto dos ‘Fiscais Ambientais Mirins’ é iniciado em escola do Brasilândia

Fiscais Mirins 2 original
 
      O Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’, da Secretaria de Meio Ambiente, foi levado nesta sexta-feira, 14, para mais de 520 estudantes da Escola Municipal ‘Professor César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia, Região Leste.
      Distribuídos em grupos, eles receberam informações sobre como fazer a destinação correta do lixo domiciliar gerado em casa, sendo convidados a partilhar com os pais e familiares as dicas que estavam recebendo do gestor de Educação Ambiental e Apoio à Comunidade, Paulo Henrique Lopes Alves, que dialogou com os estudantes na escola. Ele pontuou, com a projeção de imagens, como estes cuidados facilitam as etapas seguintes, que envolvem a coleta feita pelos caminhões e a separação onde o material é levado, na Cooperativa dos Catadores de Resíduos.
      Daniela Paula de Andrade Carrijo, diretora da unidade, disse que a iniciativa tem grande importância. “Chama a atenção para a sustentabilidade ambiental e prepara as futuras gerações”, disse. A professora Renata Cristina Cintra Nascimento, da mesma escola e servidora há 15 anos, seguiu a mesma linha. “Com certeza eles vão crescer sabendo o que pode ou não ser feito para se ter um ambiente saudável. E conforme o palestrante sugeriu, terão papel importante ao compartilhar as informações recebidas com os pais em casa.”
       Ao final de cada palestra com média de 30 minutos com cada turma, os alunos foram presenteados com apito e um crachá de “Fiscais Ambientais Mirins’.
      A programação de palestras para este mês segue até o dia 31. Na próxima segunda-feira, dia 17, as visitas e palestras ocorrerão também nos dois períodos, aos mais de 530 alunos da Escola Municipal ‘Prof. Aldo Prata’, no bairro City Petrópolis, região Norte. No dia 18, a visita será na Escola ‘Professora Dorotheia Paulino Ferro’, no Jardim Dermínio, região Oeste e no dia 20, na Escola ‘Mitermair Alves Barbosa’, no Jardim Luiza 2.
 
Projeto
      O ‘Fiscais Ambientais Mirins’ tem o objetivo de levar conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino, contando com as participações das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, além da empresa Sempre Franca, responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos. Ao final de cada palestra com média de 30 minutos com cada turma, os alunos são presenteados com apito e um crachá de “Fiscais Ambientais Mirins’.
 

Prefeitura instala câmeras em locais com descarte irregular de materiais

Ecoponto original
 
      Para identificar quem descarta materiais de forma irregular na cidade, a Prefeitura de Franca inicia, nos próximos dias, a instalação de câmeras em locais conhecidos como “pontos viciados”, como terrenos e margens de rodovias.
      Com esta iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente espera reduzir a incidência de descarte irregular de lixo e realizar autuações, através da Guarda Civil, já que a prática é crime ambiental.
      As duas primeiras câmeras serão instaladas na rua Piauí, no Jardim Líbano, e na praça em frente ao Espaço Dignidade. Após a montagem dos postes, os dispositivos de segurança serão colocados e, com a tecnologia, será possível verificar quem está descartando material. Outras câmeras serão instaladas em mais locais, já que, conforme mapeamento da Prefeitura, há 109 “pontos viciados”.
     Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente ressalta outros serviços disponíveis para facilitar o descarte, como a Recolha Agendada de Materiais. É necessário ligar no 0800-591-6842 para agendar uma data para que os itens sejam buscados na casa do interessado.
     Há, ainda, o trabalho de fiscalização da Guarda Civil, que utiliza um drone para auxiliar nos trabalhos e recebe denúncias. É possível relatar o endereço de descarte irregular e as informações de forma anônima pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153. Também há a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android. Na parte de terrenos sujos, a Vigilância Sanitária auxilia no combate ao descarte irregular através de notificações e aplicações de multas por toda a cidade.

Ecopontos
    A Secretaria de Meio Ambiente reforça que também há quatro Ecopontos que recebem restos de materiais de construção, limitado a um metro cúbico, além de recicláveis em geral como papel, papelão, vidro, metais, plásticos e outros. Eles funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas. Na avenida Sidney Romeu de Andrade, adiante do City Petrópolis, está o antigo Aterro Sanitário (reservado a galhos), que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
    Confira a seguir os endereços dos quatro Ecopontos:

• City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200 - (16) 3030-2985

• Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1341- (16) 3030-7557

• Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411 - (16) 3030-7020

• Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501 - (16) 3030-7492.

Dez mil animais devem ser castrados em Franca até o fim do ano

Castracao original
 
     O programa de castração de animais, mantido pela Prefeitura, deve fechar esse trimestre com 2,5 mil procedimentos, com previsão de chegar a 10 mil até o final de 2025.
     Oferecido gratuitamente, este serviço é destinado à castração de cães e gatos (machos e fêmeas), cujos tutores sejam pessoas residentes no município, fazendo parte da política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e o controle populacional.
     A Secretaria de Meio Ambiente orienta que, para os serviços de castração, o cão ou gato deve estar em boas condições de saúde. No caso das fêmeas, não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
     Atualmente com 36 animais disponíveis para adoção, dos quais são 30 cães de diferentes raças e portes, o Canil Municipal, instalado no City Petrópolis, é o local para se obter fichas de castração. Para isso, o tutor deve fazer o cadastro de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 12 às 16 horas, na rua José Gianesela, 415.
     O responsável pelo animal deve ter 21 anos ou mais e apresentar documentos originais e cópias (RG, CPF e comprovante de endereço dos últimos 3 meses). Para as castrações, a Prefeitura mantém convênio com duas clínicas credenciadas. Após a liberação da ficha, o tutor dos animais deve fazer contato com as unidades para agendar a cirurgia. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.
 
Protetoras voluntárias
     A professora de dança e protetora de animais Andrea Miguel, moradora do bairro Miramontes, destacou a importância do serviço ser disponibilizado de forma gratuita pela Prefeitura de Franca. “É uma benção esse trabalho e o atendimento, tanto no Canil como nas clínicas, é de qualidade. Só nesta semana, levei vários animais para castrar”, disse.
     Em outra região da cidade, Michele Cristina de Oliveira, do Residencial Zanetti, tem um cão e dois gatos, todos castrados. Como Andrea, ela atua voluntariamente na proteção dos animais. Só nesta semana, levou 16 animais, entre cães e gatos, para serem esterilizados e relata que no bairro, já existe uma conscientização sobre cuidar bem dos animais e castrá-los, garantindo controle populacional e qualidade de vida para os cães e gatos.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais