Meio Ambiente

Meio Ambiente segue com ações para coibir descarte irregular

limpeza de descarte irregular original
 
      Com mais de 100 locais de descarte irregular de lixo mapeados em Franca, chamados de ‘pontos viciados’, a Secretaria de Meio Ambiente continua com ações para inibir esta prática e punir os responsáveis.  Para isso, conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e a colaboração da população, que deve denunciar o descarte irregular de materiais, considerado crime ambiental.
      Semanalmente é feita a limpeza destas áreas, com vários caminhões trabalhando na retirada dos materiais e lixo. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um trabalho de conscientização, com equipes orientando e distribuindo folhetos, recomendando que moradores e comerciantes descartem o lixo gerado na coleta regular, bastando verificar os dia e horários de atendimento dos serviços.
      Nesta sexta-feira, por exemplo, entre os Jardins Paraty e Ana Dorotheia, os caminhões passaram a manhã efetuando a limpeza de 'pontos viciados'. À tarde, foram deslocados para outras regiões.
 
Denúncias e monitoramento     
      A Guarda Civil Municipal faz patrulhamentos frequentes nos locais de maior incidência de descarte. Outra ação é a utilização de câmeras de monitoramento em algumas regiões e drone. Nesta semana, entre os bairros Colina do Espraiado e Jardim Botânico um descarte irregular de pneus foi identificado a partir do monitoramento. O responsável foi autuado e recolheu o material indevido. Agora, responderá a uma ação do Ministério Público. Dados da Guarda Municipal apontam que, neste começo de ano, foram feitas 32 infrações ambientais, referentes ao descarte irregular de lixo.
      De acordo com a corporação, em janeiro, foram registradas 23 denúncias de descarte de lixo, das quais sete pessoas foram autuadas. A orientação para quem tem pequenas empresas como têxtil, calçado, marcenaria é contratar pessoas especializadas, que possam fazer o descarte correto em locais apropriados.
      As multas sobre descarte irregular de lixo podem chegar a R$ 598 cada uma, dobrando em casos de reincidência.
 
Denúncias e onde descartar
      A população pode ser parceira neste trabalho, efetuando denúncias na Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033, sem a necessidade de identificação. Sobre o descarte correto de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção, a Prefeitura dispõe de quatro Ecopontos. Todos eles, funcionam de segunda a sexta-feira, das às 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas.
      Confira os locais:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo, s/n
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
 
      O atendimento é gratuito. Tem ainda o Aterro de Galhos, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Leilão de animais de grande porte acontece na próxima terça-feira

animais no Canil Municipal original
 
      O Canil Municipal realizará na próxima terça-feira, 25, o primeiro leilão de animais de grande porte deste ano, a partir das 9h30, no próprio Canil, que fica na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis.
      Para participar, a pessoa deverá efetuar o cadastro no Escritório da Defesa Agropecuária para a obtenção do número do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal). O interessado poderá optar pelo sistema on-line e acessar o site https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/informativo/, anexando o comprovante de endereço e documentos pessoais, entre outros exigidos, ou comparecer à sede da unidade, que fica na rua Capitão Zeca de Paula, 883, Jardim Consolação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
      Depois, é necessário se cadastrar no Canil Municipal, pelo telefone ou WhatsApp (16) 3703-9389, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente, apresentando CPF, RG, comprovante de residência e número de cadastro no Gedave.
      De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 15 equinos e 6 muares serão leiloados nesta terça-feira. Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389.
 

Meio Ambiente intensifica ações de limpeza pública

limpeza original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente continua atuando com frentes de trabalho de limpeza pública em diferentes regiões da cidade, compreendendo a roçada da vegetação nos canteiros de vias e praças públicas, além de raspagem. Nesta terça-feira, foram realizados serviços na avenida Adhemar de Barros, entre os Jardins Brasilândia e São Luiz, inclusive no Centro Esportivo próximo à rotatória de saída para a rodovia João Traficante, que liga Franca a Ibiraci.
      Entre os Jardins Petráglia e Planalto outra equipe trabalhou na poda do gramado do canteiro central e raspagem na avenida Dom Pedro I. A população pode ajudar enviando suas solicitações pelos telefones 'Limpezap' (16) 3711-9440 e 0800-591-6842.
      Os Jardins Aeroporto II e III, Recanto Elimar, a avenida Jaime Telini, entre os Jardins Paraty e Botânico, bairros Miramontes e City Petrópolis, regiões do Portinari e Vila São Sebastião também receberam equipes de manutenção, compreendendo as principais praças e avenidas nestes locais.  

Prefeitura busca parcerias para administração do ‘Bosque dos Angicos’

Bosque dos Angicos original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente publicou  nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial, o edital de chamamento público, buscando instituições parceiras que tenham interesse em fazer a gestão do Parque Ecológico ‘Sebastião Branquinho’, localizado no bairro São Joaquim, Região Oeste de Franca, conhecido como 'Bosque dos Angicos'.
      As instituições terão prazo até o dia 21 de março, às 16 horas, para entregar a documentação e um plano de trabalho detalhado, com metas, cronograma e orçamento, bem como a documentação exigida, na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na avenida Nazira Aidar, 2400, Jardim Redentor.
      As organizações, que se habilitarem para a parceria com a Prefeitura de Franca, terão a responsabilidade de cuidar da manutenção, limpeza e segurança do parque, inclusive com o monitoramento e vigilância 24 horas, bem como promover eventos de recreação e educativos com a temática da conscientização ambiental.
      O secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, destaca que a exemplo do que está sendo feito no Parque dos Trabalhadores ‘Papa João Paulo II’, a proposta é oferecer todo respaldo à instituição credenciada para que mantenha o espaço bem cuidado e aberto a toda população.
      Considerando alguns equipamentos já existentes e a vegetação  nativa, com a limpeza e conservação, o local será transformado em uma opção de lazer para a população daquela região da cidade, envolvendo a comunidade com atividades voltadas a saúde, cultura.
      O projeto classificado terá duração inicial de 12 meses, podendo ser renovado por até 60 meses.

Meio Ambiente segue com limpeza em praças

limpeza praca Barao original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente de Franca segue com o trabalho de limpeza e higienização das praças com maior circulação de pessoas.
      Na manhã desta segunda-feira, o trabalho foi realizado na Praça Barão, na área central, onde os funcionários se mobilizaram para fazer a limpeza dos canteiros, recolhendo lixo e entulhos, além da utilização de um caminhão pipa com água pressurizada para lavar o calçamento e bancos.
      De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, o serviço seguirá uma programação voltada para os locais de maior circulação de pessoas. “Hoje, nós repetimos o trabalho de lavagem na praça Barão. Já foram atendidas as praças Sabino Loureiro, das Bandeiras, Nove de Julho e Dom Pedro. Vamos avaliar outros locais que chegaram como demanda, sendo a Praça 1º de Maio e no Jardim Consolação”, comentou.
      Segundo Nicola, este trabalho é fundamental para melhorar cada vez mais o aspecto visual da cidade. “Todas as praças recebem os agentes de limpeza para os serviços de rotina, como a recolha de lixo, roçada e varrição, mas algumas precisam de uma atenção especial, como a lavagem”, ressaltou.
      A população pode auxiliar a Prefeitura neste trabalho, descartando lixo nos locais e horários adequados e denunciando à Guarda Civil atos de vandalismo e descartes irregulares, considerados crimes ambientais, pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais