Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Com mais de 300 animais resgatados por ano, Canil Municipal realiza 4° Leilão

 DSC 7059
     A Secretaria de Meio Ambiente, através do Canil Municipal, realizará na próxima quinta-feira, 28, o 4° Leilão de Animais. Ao todo, estarão disponíveis 9 animais de grande porte, sendo 7 equinos e 2 muares. Os interessados poderão comparecer a partir das 9h30, no Canil Municipal, que fica localizado na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis. 
     Entre 2.021 e no primeiro semestre de 2.022, o Canil Municipal já realizou 10 leilões, onde cerca de 96 animais foram arrematados. 
     A recolha destes animais é feita pelo Canil Municipal, com o apoio Guarda Civil, de acordo com as denúncias recebidas para o resgate de animais, que são encontrados soltos e abandonados nas vias públicas. 
     Um levantamento mostra que, por ano, são cerca de 300 animais resgatados. Destes, caso não sejam retirados pelos proprietários no prazo estipulado de 5 dias, após a publicação do comunicado, no Diário Oficial do Município, os animais recebem atendimento na unidade e são destinados ao leilão. 
     As denúncias de animais soltos em vias e áreas públicas poderão ser feitas pelos telefones 153, (16) 3724-1033 e (16) 3703-9389.  

City Petrópolis terá primeiro Ecoponto da cidade

 DSC 7048
     O primeiro Ecoponto da cidade, localizado na Avenida São Pedro, s/n, no bairro City Petrópolis, está com as obras em andamento. Esse é um equipamento destinado ao recebimento sob vigilância e controle, de pequenas quantidades de resíduos sólidos, cujo objetivo é diminuir a destinação inadequada desses objetos em áreas públicas e ociosas na cidade, como por exemplo, restos de construções e outros materiais inertes.
     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mantém uma rotina diária de limpeza e remoção de entulhos nos diferentes pontos da cidade, especialmente, nas margens das rodovias de acesso a cidade e avenidas nos bairros mais distantes. Além desse Ecoponto no bairro City Petrópolis, um outro deve começar nos próximos dias a ser construído no Jardim Luíza, ambos na região Norte.
     O investimento feito nessa primeira unidade, que já está parcialmente fechada com muros, com serviços de alvenaria, piso armado de concreto, é da ordem de R$ 235,1 mil, oriundos de recursos aprovados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. A autorização para as obras foi dada pela Secretaria de Infraestrutura no começo deste mês e o prazo para o término é de 120 dias. 
     O terreno pertence à Prefeitura, está sendo fechado com muro e terá um portão único de acesso,  através do qual haverá o controle do que deve ou não ser descartado, mediante autorização e acompanhamento de um profissional destinado para a função. Uma cabine coberta, instalações sanitárias e cozinha compõem o conjunto de equipamentos para o atendimento da pessoa responsável.
 
 
Jardim Luíza 
     Já com relação ao Ecoponto projetado para o Jardim Luíza, também na mesma região da cidade, o procedimento licitatório teve o seu trâmite regular. Após a análise técnica da Secretaria de Infraestrutura, foi publicado  na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do Município, o extrato do edital contendo o resultado com a empresa vencedora. O contrato deve ser assinado nos próximos dias para o início das obras.
     O equipamento ficará localizado na Avenida Ida Zaninelo, altura do cruzamento com as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, no Jardim Luíza. O valor a ser pago pela execução dos serviços é de R$ 345.438,31 e também com prazo de 4 meses, contados da data da ordem de serviço.
 

Prefeitura volta a registrar furtos de cabos de energia em semáforos

 DSC 6991
     As equipes de elétrica da Prefeitura foram acionadas na manhã desta terça-feira para intervir, emergencialmente, no cruzamento das Avenidas Major Nicácio com Santa Cruz, onde foram registrados durante a madrugada, furtos de cabos de energia, comprometendo o funcionamento dos semáforos. Como são interligados ao conjunto semafórico na Av. Elisa Verzola Gosuen, nesse local o fluxo de tráfego também ficou prejudicado.
     A Prefeitura tem arcado com prejuízos decorrentes dessas práticas, que têm sido recorrentes. Nas últimas semanas, ocorreram registros idênticos nas Avenidas Champagnat, Ismael Alonso y Alonso, ruas Voluntários da Franca, Francisco Marques, Alameda Arminda Nogueira, entre outras. Junto com os custos de reposição dos materiais, esse tipo de ocorrência, ocasiona a mobilização emergencial de técnicos, que acabam comprometendo a programação de outros serviços.
     Na avenida Santa Cruz, os eletricistas da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam durante todo o dia, visando regularizar, mesmo que parcialmente, o funcionamento dos equipamentos. Além de cerca de 150 metros de cabos de energia, 400 metros de cabos-manga (que permitem a sincronização) também foram furtados, foram danificadas as caixas de disjuntores, dificultando ainda mais a operação para o restabelecimento do funcionamento dos equipamentos.
 
Combate a receptação 
     Em operações conjuntas com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, estão sendo intensificadas as vistorias em estabelecimentos, que trabalham com materiais usados. Na última semana, houve inclusive apreensão de produtos e uma pessoa chegou a ser presa em flagrante por receptação. As denúncias poderão ser feitas nos telefones 190 ou 153. 

Novas luminárias são instaladas em rua do Ângela Rosa

 DSC 7001
     O Programa ‘Mais Luz’, mantido pela Prefeitura de Franca, foi levado essa semana para rua Vitório Gasparini, no Prolongamento do Jardim Ângela Rosa. Equipes de elétrica da Secretaria do Meio Ambiente estiveram em duas vielas interligadas a essa rua, onde foram instalados três postes e respectivas luminárias, o que vai possibilitar maior luminosidade e segurança para as pessoas, que circulam pelo local e moradores das proximidades.
     De acordo, com um dos responsáveis pelo trabalho, são lâmpadas de Led, já instaladas que a partir desta terça-feira estarão em funcionamento. Elas são acionadas por um sensor na medida em que a noite se aproxima, desligando automaticamente na medida em que o dia for clareando. 

Meio Ambiente intensifica limpeza preventiva de bocas de lobo

 WhatsApp Image 2022 07 18 at 14.25.52
     A Secretaria de Meio Ambiente está com uma força tarefa nas ruas, realizando a limpeza preventiva das bocas de lobo espalhadas pela cidade. Aproveitando esse período de estiagem, o objetivo é evitar que na época das chuvas, sejam registrados alagamentos, rompimento de galerias e outros transtornos, devido a obstrução que impede a coleta das águas pluviais.
     A Secretaria de Meio Ambiente está com duas equipes atuando na desobstrução das bocas de lobo e substituição da tampas danificadas. Tem havido também, ocorrências de furtos desses dispositivos, que estão sendo recolocados, com a utilização de concreto para dificultar a retirada.
     Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, destaca que essa é uma ação contínua durante todo o ano, no entanto, é intensificado o trabalho nesse período. É feito um trabalho diário de observação para identificação dos locais, somado as reclamações que chegam, por meio da Ouvidoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou através do telefone 3711-9440, para mapear todas as bocas de lobo, que necessitam de manutenção.
     Neste mês de julho, foram realizadas limpezas e substituições das grades de ferro nas 5 regiões da cidade, somando em torno de 30 locais, que precisaram de reparos. 
     Entre os objetos encontrados, impedido o curso da água, estão pedaços de madeira, garrafas pets, vassouras, pedaços de móveis, sombrinhas, guarda chuva e outros. É importante que cada morador colabore, evitando, por exemplo, ao varrer a calçada, destinar os resíduos para as caixas coletoras (bocas de lobo).
 
Maneiras de colaborar:
-Não jogando lixo em vias públicas, como: bituca de cigarro, papel de bala e papéis;
-Descarte corretamente o lixo e entulho, nos locais apropriados ou contratando serviço de caçamba;
-  Aproveitar melhor os resíduos de madeira (utilizando-os como suportes) e, se necessário, o descarte corretamente;
- Não deixe podas de árvores nas ruas obstruindo os passeios. Faça o descarte ou solicite o recolhimento, gratuitamente, através do telefone 3711-9440.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais