Email  

Meio Ambiente

Limpeza pública na área central e principais avenidas

 DSC 1751
     A Prefeitura está com equipes distribuídas pelas áreas do centro da cidade, principais avenidas e parte da Cidade Nova, realizando podas, raspagem e varrição  das praças e passeios públicos.
     Nessa operação está cuidando também, da limpeza dos canteiros, onde muitos materiais são destinados, indevidamente, além da retirada da vegetação que, em razão das chuvas,  surge com maior frequência junto às guias e sarjetas. 
     A Secretaria de Meio Ambiente está à frente da coordenação desse trabalho, que vem percorrendo todas as regiões da cidade. Desde o começo da semana foi priorizada a limpeza do quadrilátero da região central, formado pelas avenidas Major Nicácio até a Champagnat, Hélio Palermo/Antônio Barbosa Filho  e Ismael Alonso y Alonso. Ao todo, 30 homens estão mobilizados nessa operação, que nesta quinta-feira contemplou trechos das avenidas Major Nicácio, Ismael Alonso y Alonso, Hélio Palermo e Presidente Vargas. 
     Na região do centro, as três principais praças, Dom Pedro I, Nossa Senhora da Conceição e Barão receberam manutenção, com despraguejamento dos passeios, varrição da sujeira acumulada sobre as guias e o recolhimento dos resíduos gerados. Também foram realizadas podas ente o Jardim Redentor e Parque Vicente Leporace, nas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann. 

Cerca de 250 animais de grande porte foram resgatados neste ano

 DSC 1622
     A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta terça-feira, 14, no Canil Municipal, a 7ª edição do Leilão de Animais, sendo a última deste ano de 2.021. Foram arrematados os 11 animais disponibilizados, sendo 9 equinos e 2 muares, arrecadando o total de R$ 5.970,00.
     Estes animais, em sua maioria, através de denúncias foram resgatados em vias públicas abandonados e, depois de publicada a notificação no Diário Oficial do Município, os proprietários não efetuaram a recolhado dos mesmos. Neste caso, os animais são mantidos no local e separados para leilão. 
     De acordo com o Canil Municipal, desde janeiro até o momento, foram resgatados, em média, 250 animais, destes, 74 arrematados nos leilões realizados. 
A Secretaria de Meio Ambiente informa que, caso a pessoa encontre animais abandonados em vias públicas, poderá solicitar o serviço de recolha na Guarda Civil, através do telefone 153 ou no Canil Municipal pelo (16) 3703-9389
     Mais informações poderão ser obtidas no Canil Municipal, localizado na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis ou pelo telefone (16) 3703-9389

7° Leilão de Animais acontece nesta terça-feira

 WhatsApp Image 2021 12 09 at 08.38.31
     A Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta terça-feira, 14, a partir das 9h30, o 7° Leilão de Animais no Canil Municipal. Serão disponibilizados 11 animais, sendo 9 equinos e 2 muares. 
     Os animais separados para leilão são os que foram recolhidos, através de denúncias, abandonados em vias públicas e, após a notificação publicada no Diário Oficial do Município, onde os proprietários não efetuaram a recolha dos mesmos. 
     Os interessados poderão comparecer ao evento, respeitando os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social, no Canil Municipal, que fica localizado na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis.
     Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (16) 3703-9389.  
 
 

Canil Municipal realiza 7° Leilão de Animais na próxima semana

 WhatsApp Image 2021 12 09 at 08.38.31
     A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Canil Municipal, realiza na próxima terça-feira, a 7ª edição do Leilão de Animais, a partir das 9h30, na sede da unidade. Ao todo, serão disponibilizados 9 equinos e 2 muares. 
     Os animais destinados para leilão são os que foram resgatados, após o recebimento de denúncias, soltos e abandonados em vias públicas e mesmo com a notificação publicada no Diário Oficial do Município, os proprietários não efetuaram a recolha. De acordo com o Canil Municipal, desde fevereiro deste ano, quando foi realizado o primeiro leilão, já foram arrematados 63 animais. 
     Este trabalho de recolha, coordenado pelo Canil Municipal, em parceria com a Guarda Civil, já efetuou mais de 200 resgates de animais de grande porte abandonados. Na oportunidade, os animais que são recolhidos são encaminhados ao Canil Municipal, onde passam por uma inspeção para a verificação se possuem o microchip e, se caso não possuírem, é feita a aplicação do dispositivo.  
     Esta tecnologia de microchipagem de bovinos, equinos e muares possibilita a identificação e informações sobre os animais, que já passaram pela unidade, anteriormente, e também para o controle de informações, tendo em vista que, em casos de acidentes, os proprietários sejam responsabilizados pelos danos registrados. 
     Os interessados em participar do leilão, poderão comparecer ao Canil no dia e horário marcados, respeitando os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social. Para visitações é necessário entrar em contato pelo telefone (16) 3703-9389
     O Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h30, na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis.
 

JARI Ambiental realiza primeira reunião

 DSC 1433
     A JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais), instituída em 1.996 pelo Código Ambiental do Município e regulamentada no início de novembro pelo prefeito Alexandre Ferreira, realizou nesta terça-feira, 7, a primeira reunião de trabalho, discutindo e aprovando o Regimento Interno, além das primeiras deliberações que serão publicadas na edição do Diário Oficial desta quarta-feira. As reuniões de julgamento ocorrerão semanalmente, sempre às terças-feiras.
     De acordo com a Lei Complementar de 9 novembro de 1.996 (Código do Meio Ambiente de Franca), é caracterizado como Infração Ambiental, colocar lixo, entulho ou qualquer rejeito em local impróprio, propriedade privada ou pública; submeter animais a crueldade e maus tratos; abandono de animais em via pública, principalmente, equinos e bovinos; cortar ou causar dano de qualquer forma a árvore declarada imune de corte; além de promover queimadas na área urbana, entre outras. 
     Éder Brazão, secretário de Meio Ambiente, informou que com a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais) regulamentada o objetivo é colocar fim as práticas reiteradas de destinação de lixo doméstico em áreas públicas ou privadas, além das demais infrações, aliado a preocupação pedagógica e educativa, de conscientizar as pessoas a não degradarem o meio ambiente. 
 
 
 
Competências da Junta  
      A Junta Administrativa de Recursos de Infrações Ambientais tem competência para julgamentos em primeira instância, da defesa prévia ao Auto de Infração Ambiental (AIA), previsto no Código do Meio Ambiente do Município de Franca. Ela é composta por três membros titulares e respectivos suplentes. O mandato é de dois anos, permitida a recondução e tem como sede a Secretaria do Meio Ambiente.
     Os recursos deverão ser protocolados na Central de Atendimento da Prefeitura ou para quem preferir utilizar, poderá fazê-lo através da Central On-line, com apresentação da documentação necessária.
     As denúncias sobre crimes ambientais, sem necessidade da identificação do denunciante, podem ser feitas na Guarda Civil, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais