Email  

Meio Ambiente

Meio Ambiente promove palestras educativas sobre abelhas

WhatsApp Image 2021 09 29 at 16.56.31 
     O meliponicultor e servidor da secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Gonçalves, foi o convidado da direção da escola estadual ‘Prof. Pedro Nunes Rocha’, na Vila Europa, para abordar o tema ‘A Importância das Abelhas’, na última terça-feira. A iniciativa faz parte de uma série de ações educativas pontuais, que estão sendo desenvolvidas, cujo intuito é buscar maior interação sobre a questão ambiental, com o público formado por estudantes e educadores.
     Com trabalhos artesanais em madeira, ilustrados com mensagens do tipo ‘Sem Abelhas, Sem Alimentos’, durante o encontro com os estudantes e os professores, Gonçalves lembrou que a sua presença visava reforçar alguns conceitos e ampliar o conhecimento sobre o papel das abelhas para o equilíbrio ambiental, auxiliando os estudantes no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar da escola denominado ‘Abelha não faz mal, faz Mel’.
      A Secretaria de Meio Ambiente informa que essas ações terão continuidade, onde o objetivo é conscientizar à população, a partir das escolas. Para a próxima semana, na escola estadual ‘Prof. Luiz Páride Sinelli’, no Jardim Martins, está programada uma atividade de plantio de árvores que integra um projeto de revitalização do estabelecimento, organizado pela sua direção. Também serão reabertas, em breve, as visitas monitoradas no Jardim Zoobotânico.

Semana da Árvore é concluída com sucesso

WhatsApp Image 2021 09 27 at 10.05.45 
     A programação da Semana da Árvore foi encerrada no último sábado,  com diversas atividades realizadas no Jardim Zoobotânico, iniciadas com um Workshop sobre Fotografias e um tour pelo espaço e seus equipamentos. Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, atingiu plenamente os objetivos, levando àqueles que participaram das palestras, abordagens de rua para a distribuição de mudas e plantios, a uma reflexão sobre a atual realidade e como as árvores têm papel cada vez mais importante na qualidade do ar e da vida das pessoas, tanto no ambiente urbano, como no rural.
     Para o secretário da pasta, Éder Brazão, as diversas demonstrações proporcionadas pela Semana da Árvore, sinalizaram que é preciso ações permanentes e de toda a população, especialmente, num momento como o atual, de estiagem prolongada, falta de água e dados irreparáveis provocados pelas queimadas. Junto com as plantas, em muitos locais, afetando árvores antigas, nascentes, bambuzais, plantações agrícolas, foram e estão sendo castigadas milhares de aves e animais que vivem nas matas comprometidas. 
     O secretário diz que as expectativas foram superadas, com a participação muito ativa de toda a cidade, com bastante engajamento.  Segundo ele, as ações educativas continuam tanto nas escolas, quanto com a população em geral. Em breve será iniciado o concurso para a escolha do Mascote do Meio Ambiente e isso deve provocar uma grande participação da rede municipal de ensino. 
 
 
 
Encerramento no Zoobotânico
      A manhã de sábado foi rica em aprendizado, na sala do Núcleo de Educação Ambiental do Zoobotânico, onde ocorreram dois Workshops e depois uma visita monitorada. No dia anterior, sexta-feira, houve o ‘Delivery de Mudas’, em que centenas de mudas foram distribuídas e as pessoas receberam as orientações sobre os cuidados para o plantio. 
      As atividades no sábado foram abertas com a temática "Fotografias e a sua Importância no Meio Ambiente", em que o papel dos aparelhos celulares para o registro das belezas naturais e como meio de ajudar na fiscalização de atos infracionais mereceram destaques. No auditório do Núcleo Ambiental, o público ficou atento às explicações teóricas e práticas dadas pelo produtor de imagem, Bruno Marques e o fotógrafo Everton Calefe. No passeio, muitos dos participantes com celular ou máquinas procuravam assimilar o que ouviram a respeito, captando imagens raras de aves e plantas.
      Na sequência coube ao meliponicultor Ricardo Gonçalves, discorrer sobre  a ‘Interação entre Abelhas e Folhas’, ajudando no aumento da produção dos frutos e também no equilíbrio da natureza, focando o quanto são nocivas as queimadas e a importância de cada pessoa fazer sua parte para evitá-las.  E fechando o ciclo, a bióloga do Zoobotânico, Taís Zimak conduziu o grupo de participantes para uma visita monitorada pelo local, conhecendo a represa natural, viveiros de formação das mudas, o Vitas (Viveiro Transitório de Aves), que recebe as aves que são recolhidas pela Polícia Ambiental e ali cuidadas para o retorno ao seu ambiente, as colmeias de criação de abelhas e também ao novo Orquidário que está sendo revitalizado.  Ao final, os participantes receberam certificados.
 

Equipes de limpeza têm trabalho dobrado após temporal

 
     A Secretaria de Meio Ambiente reforçou nesta segunda-feira, as equipes de limpeza que atuam nos serviços de rotina para manter a cidade livre das folhagens que, geralmente, tomam conta das praças, avenidas e demais espaços públicos nos finais de semana, quando esse trabalho fica suspenso. O volume de resíduos encontrados nas vias públicas aumentou consideravelmente, em decorrência do forte vendaval no final da tarde de domingo, trazendo para a área urbana junto com a poeira, muitas fuligens das queimadas oriundas da zona rural, que circunda a cidade.
     Foram feitas também intervenções pontuais na tarde e noite do próprio domingo, em apoio a Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, em decorrência de queda galhos de árvores em vias públicas, porém sem o registro de vítimas.  Ao reforçar o quadro de colaboradores nesse processo de varrição e recolha das folhagens, por conta do temporal, as equipes da Prefeitura, preventivamente, têm a preocupação de evitar que esses resíduos sejam arrastados para as bocas de lobo e obstruam as redes de galerias.
     Nas principais praças do centro da cidade, desde as primeiras horas, homens e mulheres realizavam a varrição e os caminhões, o recolhimento de parte dessa sujeira. Devido a quantidade de materiais, foi traçado um cronograma de trabalho que segue pelos próximos dias. Outra orientação aos moradores é para que cada um auxilie como puder, por exemplo, ao notar amontoados de folhas na calçada ou nas grades das bocas de lobo, em frente suas casas, é que recolham, coloquem em um saco plástico e deixem para ser recolhido pelo serviço de coleta.
 

Sábado tem Arrastão da Limpeza em 40 bairros das regiões Leste/Nordeste

DSC 5518 
     Neste sábado, 25, a Prefeitura volta a realizar mais um Arrastão da Limpeza, dessa vez abrangendo os 40 bairros que integram as regiões Leste e Nordeste, que vão do Ana Dorotheia, Parati, Chico Neca até o Residencial Santa Mônica, Monte Carlo, passando pelos Jardins do Éden, Brasilândia, Paulistano e adjacências. Os moradores dessas áreas da cidade estão sendo orientados a separar todos objetos que desejam descartar e deixar sobre as calçadas para que os caminhões recolham a partir das 7h de sábado.
     O Arrastão da Limpeza acontece sempre no último sábado de cada mês, alternando as regiões da cidade, cujo objetivo é recolher materiais inservíveis, evitando a destinação em áreas impróprias, o que gera acúmulo de entulhos nos bairros, facilitando a proliferação de doenças, como a Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras. 
     Os números da Secretaria de Meio Ambiente apontam que nas edições anteriores, entre janeiro e agosto, foram recolhidas mais de 14 toneladas de entulho. Esta será a 10ª edição do Arrastão da Limpeza. Serão recolhidos móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos, pneus, latas e outros. Os moradores devem fazer a separação prévia destes materiais, colocando-os na calçada.
     Confira abaixo a relação dos bairros que serão atendidos:
 
1-Vilage do Sol
2-Residencial Ana Helena
3-Residencial Chico Neca
4-Santa Giana
5-Jardim Parati
6-Prédios do CDHU “Otávio Cirurzo”
7-Residencial São Jerônimo
8-Chácara Residencial Ana Dorothéia
9-Residencial Ana Dorothéa e Prolongamento
10-Residencial Porto dos Sonhos
11-Jardim Elisa
12-Esplanada Primo Meneguetti
13-Residencial Villagio da Colina
14-Parque Franville
15-Jardim Centenário
16-Jardim São Luiz I
17-Jardim São Luiz II
18-Residencial Freitas Diniz
19-Jardim Palestina
20-Jardim Flamboyant
21-Jardim Brasilândia
22-Jardim Paulistano I
23-Jardim Paulistano II
24-Residencial Jardim Canadá
25-Jardim Brasil
26-Jardim do Líbano
27-Jardim São Francisco
28-Jardim Panorama
29-Jardim Riviera
30-Prolongamento da Vila Aparecida
31-Jardim Palma
32-Jardim do Éden e Prolongamento
33-Residencial Rodrigo Salloun
34-Santa Mônica (Samello V)
35-Belvedere Bandeirante
36-Jardim Monte Carlo
37-Recanto Fortuna
38-Vale Belo
39-Vila Monte Verde
40-Parque dos Ypês

Meio Ambiente inicia cadastramento para resgate de abelhas

PHOTO 2021 02 10 12 03 35 
     A Secretaria de Meio Ambiente anunciou nesta quarta-feira, 22, por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município, o início de um cadastramento destinado a apicultores e meliponicultores para o resgate de abelhas sem ferrão na cidade.
     Com essa medida, a Prefeitura atende ao disposto no artigo 14, parágrafo segundo da Lei Municipal 9.029, de 18 de maio, deste ano (Lei Célio Augusto Pereira Rodrigues), que normatiza o resgate e a captura de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) e da Apis mellifera (abelha doméstica com ferrão), visando atender às finalidades socioculturais, de pesquisa científica, de educação ambiental e de conservação, em consonância com as legislações federal e estadual e demais iniciativas do gênero. 
     Os cadastros poderão ser efetuados, por meio do link https://forms.gle/MzFGr3VVqNaDxGAe9, que será disponibilizado no site da Prefeitura. 
     Ao se cadastrarem, os profissionais deverão informar os dados pessoais, endereço, telefones e e-mail para contatos, indicar a especialidade e anexar o comprovante de treinamento mínimo exigido de 24 horas para meliponicultor e de 48 horas para o apicultor. As informações cadastradas são de responsabilidade dos interessados, que também deverão autorizar a publicação dos contatos registrados no site da Prefeitura, que serão atualizados pela secretaria, visando a oferta do serviço. 
     De acordo com a secretaria, não há um prazo determinado para o encerramento deste cadastramento, que já está disponível para ser efetuado. 
     Com a conclusão deste trabalho, as pessoas que necessitarem dos serviços de resgate e a captura de enxames de abelhas sem ferrão poderão consultar pelo site da Prefeitura - www.franca.sp.gov.br, na página da Secretaria de Meio Ambiente, os apicultores e meliponicultores autorizados e aptos a prestarem o serviço na cidade. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9828.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais