Email  

Ação Social

Prefeitura incrementa Projeto de Hortas Comunitárias

hortas original 

      O projeto piloto de implantação de 'Hortas Comunitárias Urbanas de Franca' funciona em uma área da Prefeitura, na Vila Gosuen, na Região Norte da cidade. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Ação Social, associada ao Programa ‘Cozinhalimento’ e Banco de Alimentos, projeto recém instalado e já em funcionamento, no Parque dos Pinhais.
     Com esse trabalho, o objetivo é expandí-lo para outras regiões da cidade, ocupando áreas e integrando a comunidade, de modo a participar com orientação técnica e acompanhamento, de todo o processo de produção, desde a sondagem das condições do solo, preparo, plantio, cultivo, colheita e distribuição.
     "Na Vila Gosuen, esse sistema já apresenta os primeiros resultados", relata a assistente social, Irene da Conceição Silva, observando que chegou a contar com 15 pessoas, definidas a partir do interesse e grau de vulnerabilidade da comunidade, aliado a logística que facilita o acesso de todos.
     O local conta com diversos canteiros de hortaliças, onde se cultiva desde verduras, como alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, brócolis e outros vegetais, sendo cebola, cenoura, beterraba, entre outros.  As beneficiárias são as próprias pessoas envolvidas e, em caso de amior colheita, é feita a distribuição para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
      A iniciativa vem ao encontro com a articulação, que envolve o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SISAN (Segurança Alimentar e Nutricional).
    Segundo a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, o projeto está sendo muito bem aceito e conta com apoios importantes, da Secretaria de Agricultura, fornecendo um agrônomo com as orientações técnicas e de uma Cooperativa de Crédito, que tem auxiliado com insumos em geral, algumas ferramentas e equipamentos de proteção.
    O prefeito Alexandre Ferreira tem estimulado esse trabalho e quer levá-lo para outros bairros, pois além de aproximar as pessoas, propicia ocupação do tempo disponível numa atividade, que resulta em uma alimentação saudável para uso próprio e outras pessoas em situação de necessidade.

Práticas solidárias
    As ações do Projeto 'Horta Comunitárias Urbanas' buscam também o desenvolvimento de atividades educativas, além da produção de alimentos, estimulando o trabalho voluntário e solidário da comunidade. Para que haja um engajamento e melhores resultados, existe o monitoramento feito por equipes técnicas especializadas, que utilizam o sistema de produção agroecológico e acompanhamento da política de assistência social.
    Com as Hortas Comunitárias, a meta é fortalecer as ações do Banco de Alimentos, montado no Parque dos Trabalhadores, que tem a finalidade de adquirir, receber doações e fornecer alimentos de toda a cadeia alimentar,  incluindo frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros, para a população em situação de insegurança alimentar. Junto com a Secretaria de Ação Social, estão integrados nesse trabalho o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento.

Ação Social faz levantamento em 12 bairros de Franca

 

    Com o objetivo de elaborar um levantamento das demandas e necessidades de moradores, a Secretaria de Ação Social realiza nesta semana, visitas a 12 bairros de Franca. A ação vai até sexta-feira.
    No período das 8 às 12 horas, funcionários da Secretaria de Ação Social e de entidades, que atuam nos bairros irão até as casas, devidamente identificados, com crachás para averiguarem com os moradores as reais necessidades. Os bairros que serão atendidos serão Bernardino Pucci e Copacabana (Norte); Aeroporto 3 e 4, Santa Bárbara e Vila Europa (Sul); Jardins Palma e Parati (Leste); Vila São Sebastião e Chácaras São Paulo (Oeste); Ângela Rosa e Vila Chico Júlio (Centro). 
    Gislaine Liporoni Peres, secretária de Ação Social, destacou a importância da ação. “Precisamos da colaboração da população, porque a partir deste levantamento será elaborado o Plano Municipal de Assistência Social de 2023 a 2030. É muito importante que as pessoas atendam os nossos funcionários, garantindo que possamos chegar mais próximo da necessidade da população”, disse.

Ação Social inaugura Cozinhalimento e Banco de Alimentos

IMG 0846 original 

      Foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 17, a Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, projetos da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, no Parque dos Trabalhadores, que visam garantir a segurança alimentar da população.

      O evento contou com a participação da secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, Sizele Rodrigues, nutricionista representante do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, membros do Conselho de Segurança Alimentar municipal e estadual, secretários municipais e vereador.

     A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. Com isso, a Prefeitura de Franca poderá incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.

      Já o Banco de Alimentos tem a finalidade de adquirir e fornecer alimentos para a população, em situação de insegurança alimentar, incluindo verduras, frutas e legumes.

      Gislaine Liporoni destacou o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Governo do Estado, desde a criação do Conselho de Segurança Alimentar até a montagem dos equipamentos e espaço. “Quando assumimos a pasta, tínhamos 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar. A ideia foi trabalharmos nisso para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis. Agora, temos uma política de segurança alimentar, saltando do emergencial para a política continuada”, disse.

      Sizele Rodrigues elogiou a iniciativa do município em se consolidar para realizar os projetos.  “Temos 306 cozinhas pelo estado e a gente considera um importante equipamento de segurança alimentar para a população.”

      Além da Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, a Ação Social também está com uma horta comunitária na Vila Gosuen, que já está garantindo alimentos à comunidade. Gislaine também anunciou e agradeceu ao FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) pela doação de 900 cestas básicas e as 11 toneladas de alimentos doadas por uma rede de supermercados. Tudo será destinado ao Banco de Alimentos.

Prefeitura inaugura ‘Cozinhalimento’ no Parque dos Pinhais

cozinha original 

    A Prefeitura de Franca inaugura nesta sexta-feira, 17, a partir das 14h30, o Banco de Alimentos e o Projeto 'Cozinhalimento', em espaço anexo ao Parque dos Trabalhadores, com entrada pela Alameda Vicente Leporace, 4655. A unidade foi estruturada, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura  e Fundo Social de São Paulo (Fussp), com a participações no âmbito local, da Secretaria de Ação Social e Fundo Social de Solidariedade.
    Os dois programas compõem a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A implantação do 'Cozinhalimento' é resultado de um convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, que proporcionou a compra dos equipamentos para a montagem da unidade, oferecendo orientações e cursos sistemáticos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva.
    Já o Banco de Alimentos terá a finalidade de adquirir e fornecer alimentos de toda a cadeia alimentar, incluindo frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros, para a população em situação de insegurança alimentar.  Trata-se de uma política intersetorial, que envolve o Fundo Social de Solidariedade, Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. Está apto também, a receber doações, cabendo a ele organizar a logística de distribuição para as pessoas mais vulneráveis.
 
Estrutura
    Com a inauguração desse espaço, a Prefeitura objetiva incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis, bem como a promoção da educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas. Junto com o Banco de Alimentos, um outro programa está atrelado ao projeto, referente a Horta Comunitária Urbana (cultivada em área próxima à Vila Gosuen), onde um grupo de moradores das imediações foi definido pela equipe de serviço social e participa do cultivo, com orientação técnica da Casa da Agricultura. Parte da produção obtida, além das pessoas diretamente envolvidas com, acompanhamento de assistentes sociais, está sendo direcionada para outras pessoas carentes cadastradas nos serviços sociais.
    A Cozinha e o Banco de Alimentos funcionarão em um espaço integrado, onde acontecerão periodicamente cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos. A Secretaria de Agricultura oferecerá uma capacitação de agentes para o trabalho.
 
Parceria de resultados
    O prefeito Alexandre Ferreira observa que a 'Cozinhalimento' e o Banco de Alimentos são duas conquistas importantes, no sentido de ampliar o leque de suporte das pessoas que mais precisam, acolhidas por meio da rede de assistência, formadas pelos CRAS e CREAS. Além de receber essa ajuda com suprimentos da Cozinha, a estrutura montada vai estimular o desenvolvimento delas, com ofertas gratuitas de cursos e palestras de conteúdo focados na qualificação, gestão dos negócios e geração de renda.
     A sintonia de ações entre a Prefeitura e o Governo do Estado também foi realçada pelo prefeito, pois o equipamento é resultado do convênio que permitiu o repasse dos equipamentos. Coube ao município realizar os investimentos na estrutura do espaço, com reforma geral do prédio, instalação de pisos antiderrapantes, azulejos, climatização e adequações gerais, de acordo com as legislação sanitária.

Fórum das Mulheres acontece neste sábado

IMG 6417 original 

    Como parte dos eventos realizados na cidade, desde o começo do mês, marcando o Dia Internacional da Mulher, está confirmado para este sábado, 18, a partir das 9h, no Teatro Central da Universidade de Franca, o IV Fórum das Mulheres de Franca, organizado através do Conselho Municipal da Condição Feminina. Contando com o suporte da Secretaria de Ação Social, são parceiros do evento, aberto ao público, a Unifran, Prorreavi e o grupo Mulheres do Brasil. 
    Depois das atividades culturais previstas para a abertura, às 9h, estão programadas palestras com participações de convidadas especiais, versando sobre temáticas, que vão dos desafios da mulher em seu cotidiano, enfrentamento dos vários tipos de violência e a participação na política. A programação vai até por volta das 16h, tendo como atrativos, uma Feira de Artesanato e tendas das instituições, que trabalham com a defesa da mulher, entre outros.
     Gratuito, o Fórum contará com emissão de certificado, mediante assinatura de presença, distribuído em três mesas temáticas mencionadas, de manhã e tarde. As inscrições podem ser feitas no link:  Interessados podem se inscrever, através do link https://tinyurl.com/3m353538.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais