A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, foi realizada no Auditório ‘Fábio Meirelles’ do Parque de Exposições “Fernando Costa” e contou com diversas autoridades de Franca e região.
A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, foi realizada no Auditório ‘Fábio Meirelles’ do Parque de Exposições “Fernando Costa” e contou com diversas autoridades de Franca e região.
Ocorreu na manhã dessa quinta-feira, a reunião que marcou a posse dos novos conselheiros do Fundeb (Conselho de Acompanhamento e Controle Social) e logo em seguida a eleição da presidente. A escolhida para conduzir os destinos do colegiado pelos próximos dois anos é Cristiane Maella Marques, representante do segmento formado por servidores técnicos-admimistrativos das escolas básicas públicas. Para vice-presidente foi eleita Liuvânia Cristina do Amaral Barcelos, representante do Conselho Municipal da Educação.
O encontro iniciado pouco depois das 9 h teve como local a Sala dos Conselhos no prédio da Secretaria da Educação (Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Os eleitos e empossados cumprirão mandato até o dia 13 de agosto de 2021. Andreia Mara Braguim, presidente que concluiu seu mandato, se pronunciou na ocasião agradecendo os conselheiros pela dedicação e apoio, desejando sucesso aos novos membros que acabavam de assumir.
O Conselho é uma instância deliberativa importante da comunidade, sendo responsável pelo acompanhamento das ações do poder público, contribuindo com sugestões e auxiliando na execução das políticas voltadas ao setor.
A Prefeitura oferecerá esse mês um curso sobre como prevenir acidentes em contato com animais peçonhentos, cobras, escorpiões, aranhas e outras espécies não conhecidas do grande público. Será ministrado nos próximos dias 20 e 21, em dois períodos, com aulas no recinto do Parque Fernando Costa, em trabalho integrado da Secretaria de Desenvolvimento com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural da cidade.
De acordo com o professor e técnico agropecuário da Prefeitura, Célio Rodrigues Pereira, nesse período do ano, de muito calor, é comum que esses animais ‘saiam de suas tocas’, seja na zona rural ou mesmo nos espaços urbanos. Daí ser muito comum o aumento dos registros de pessoas acidentadas nas unidades de saúde, em razão de picadas. Durante os dois dias de aulas os participantes terão contato com informações gerais que serão compartilhadas pelo monitor cedido pelo Senar, inclusive com noções de primeiros socorros, medicações adequadas para casa situação, entre outros cuidados.
As inscrições se encontram abertas, com 50 vagas oferecidas gratuitamente. As pessoas interessadas em participar, com direito a alimentação cedido pelos organizadores, poderão procurar o Parque Fernando Costa (Av. Flávio Rocha, 550, Vila Exposição). Também podem se inscrever através do tel. 3724-70980.
Conforme revela a Primeira-Dama Maria Aparecida Belchior de Souza, esse tipo de trabalho é focado na capacitação dos participantes, buscando ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho.
O propósito desse trabalho conduzido por um núcleo executivo de serviços criado pela Prefeitura é proporcionar maior conforto aos funcionários da repartição e em especial, aos usuários, já que havia meses que o equipamento não recebia uma manutenção adequada.
Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.
Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”, que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento. Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.
Números preocupantes
Os números deste ano, apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.
O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.
Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal. Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal. Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.
Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.
Há mais de 20 anos, os moradores lutavam para conseguir legalizar o imóvel e, consequentemente, poder registrar os apartamentos como seus