Grupo de Estudos será formado com a finalidade de discutir e avaliar um projeto amplo de reforma, ampliação e revitalização do ginásio 'Pedrocão’
Grupo de Estudos será formado com a finalidade de discutir e avaliar um projeto amplo de reforma, ampliação e revitalização do ginásio 'Pedrocão’
O Fussol abrirá inscrições, na próxima terça-feira, 16, para os cursos de depilação e designer de sobrancelhas
O Conselho Municipal de Assistência Social pretende estar mais próximo da comunidade e estimular a participação dos moradores das várias regiões nos assuntos do seu interesse. Nesse sentido começou este mês, a partir da reunião mensal dos conselheiros no Cras Sul, no Jardim Aeroporto I, realizá-las de forma descentralizada nos bairros.
Segundo a presidente Lucinéia Sartóri Coelho, é uma forma de facilitar a participação da comunidade nas discussões dos temas que são do seu interesse. No encontro de quinta-feira, 11, além dos conselheiros com assento no colegiado estiveram presentes vários moradores e usuários dos serviços da região Sul.
De acordo com avaliação prévia que fez após o encerramento, foi muito positivo tratar com a participação daquelas pessoas que compareceram de temas que estão muito presentes nos atendimentos sociais.
Além disso, essa abertura proporciona a oportunidade das pessoas terem acesso a uma série de informações úteis para o seu dia a dia. A proposta é avançar nesse propósito realizando, nos meses seguintes, as reuniões nos Cras das outras quatro regiões da cidade, previamente divulgadas para que os moradores podendo compareçam e participem apresentando suas demandas e sugestões.
Atualmente com 40 pessoas, a Casa de Passagem tem seu limite de atendimento atingido.
Ainda sobre as baixas temperaturas, a Prefeitura de Franca registrou uma grande demanda nos últimos dias. A Casa de Passagem e o Abrigo Provisório fizeram o que puderam para atender a todos, mas respeitando o limite dos espaços, encaminharam a demanda reprimida para a Escola Municipal “Nair Rocha”, onde acontecia a ação de emergência para acolher moradores de rua durante o feriado prolongado que registrou baixa temperatura na cidade.
A Casa de Passagem, localizada na Avenida Dr. Willian Azzuz, tem como finalidade principal acomodar e oferecer amparo especialmente para pessoas de outras cidades. O suporte é ofertado por até 90 dias . Após este prazo, a Casa abre espaço para que um novo integrante realize seu cadastro. Segundo Taís Cristina de Oliveira Lopes, do departamento administrativo do local, existem exceções e, em alguns casos, ficam por um período maior, mas com uma completa avaliação do caso.
Atualmente com 40 pessoas, a Casa de Passagem tem seu limite de atendimento atingido. Além da acomodação, banheiro e alimentação, a Prefeitura disponibiliza passagens rodoviárias para aqueles que desejam voltar para a cidade de origem. Somente no mês de junho, foram 110 passagens num raio de até 200 quilômetros.
Já o Abrigo Provisório tem outro viés. Com o limite de até 48 pessoas, também lotada, a casa acolhe essa população por até 6 meses. “No Abrigo atendemos muitas pessoas que trabalham, estudam, vão à igreja. Aqui eles têm livre acesso e acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e da pedagoga que prepara atividades recreativas. Preparamos o indivíduo para o mercado de trabalho e se necessário para uma recuperação”, disse Dário Rosa dos Santos, auxiliar administrativo do Abrigo.
Os dois locais atuam 24h com fornecimento de quatro refeições. Para usufruir é preciso seguir algumas regras. Os acordos foram firmados juntamente com os membros, que aceitaram tais regras como o retorno até às 18h e a proibição do álcool dentro do recinto.
A Casa do Artista Francano “Abdias do Nascimento” promoverá no mês de agosto o workshop “Elaboração e gestão de projetos culturais” tendo a coordenação de Elenor Cecon Júnior. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na Casa da Cultura, na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, no Centro. Para participar é preciso ter mais de 16 anos.
O workshop será oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Prefeitura de Franca por meio da Secretaria de Cultural. A oficina será nos dias 16 e 17 de agosto, sendo das 19 às 22 horas e, no segundo dia, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
Durante o encontro, os alunos receberão informação sobre: “Elaboração e formatação de projetos”, “Papel do Produtor Cultural”, “Leis de incentivo à cultura” e “Captação de recursos”, entre outros temas.
Já está no ar o site oficial dos 63º Jogos Regionais de Franca. O endereço é www.jogosregionaisfranca.com.br. Nele é possível, através das notícias e boletins, conferir toda a programação dos Jogos, com chaves e datas de cada modalidade. Também é detalhada a participação de cada uma das 55 cidades participantes por esporte. Os jornalistas que acompanharão as disputas devem se credenciar no mesmo endereço, na aba “Imprensa”.
O hotsite dos Jogos será alimentado constantemente durante os Regionais da 5ª Região do Estado de São Paulo, que acontecem de 16 a 27 de julho, em Franca. O endereço eletrônico traz os mapas de todos locais de competição e também dos alojamentos que receberão as delegações, comitê dirigente e arbitragem.
Além disso, o site traz notícias, fotos e vídeos para uso da imprensa. Nele também, os profissionais de comunicação devem se credenciar para poderem acompanhar os Jogos em todas as praças esportivas, com maior facilidade.
O www.jogosregionaisfranca.com.br reunirá todos os dados sobre os Jogos Regionais para informar os participantes, dirigentes de delegações, imprensa e população em geral.
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, lançará na próxima semana uma nova Cartilha de Obras, durante reunião com representantes do setor da construção civil. O encontro acontecerá no dia 17, às 17 horas, na AERF (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Franca). O objetivo é orientar os profissionais da área sobre as atualizações da legislação vigente e, desta forma, diminuir o número de projetos que passam pela Prefeitura e são devolvidos a seus responsáveis para correções.
Os projetos com incorreções, que precisam ser refeitos por seus autores, correspondem a mais da metade dos processos tramitados no Setor de Uso do Solo da Secretaria de Planejamento Urbano.
Em junho, deram entrada no Setor 1.289 projetos, com 1.407 saídas. Ou seja, foram tramitados 118 mais processos que os protocolados durante o mês passado. Deste total, 349 foram neutros e o restante passou por análises, sendo 417 aprovações (39,4%) e 641 (60,6%) retornos.
Esses números apontam para a grande taxa de projetos que precisam ser corrigidos. A expectativa da Prefeitura é que este índice seja sensivelmente reduzido com a publicação da nova Cartilha de Obras, que estará disponível na internet (www.franca.sp.gov.br), e as orientações que serão passados pelos técnicos da Secretaria de Planejamento na reunião da próxima quarta-feira.
A AERF fica na rua Alberto Eliéser Filho, 1.153, Vila Santa Rita.