A Prefeitura de Franca informou nesta quinta-feira, 12, que o desfile de 7 de Setembro será suspenso, neste ano, visando a segurança e a saúde da população, com relação a pandemia da Covid-19. A decisão foi adotada para o cumprimento das legislações sanitárias, visando a contenção da transmissão do vírus, sem contar que as aulas e atividades presenciais nas escolas da cidade, sendo municipais, estaduais ou particulares, foram retomadas no início deste mês, o que inviabilizou a programação do evento.
Notícias
Franca presente na Semana de Prevenção a Leishmaniose

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde está realizando ações voltadas a Semana Estadual de Leihmaniose Viceral, iniciada na última segunda-feira, 9. O intuito é alertar e esclarecer dúvidas sobre a doença, especialmente, naquelas residências em que os agentes visitam e constatam a presença de um ou mais animais de estimação.
Todos os profissionais de saúde, veterinários e demais interessados estão sendo envolvidos, com a distribuição de folhetos de orientação e exposição de material didático nas redes sociais. Entre os profissionais veterinários, mais de 250 participam desta ação de orientação e prevenção a doença.
Entre os objetivos da Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose constam a formação de uma Comunicação em Rede, que possibilite acesso ao máximo de pessoas, às informações e interações coletivas com a sociedade para promover conhecimentos sobre a doença.
Os dados mais recentes do Governo Estadual, apontam que até o final de 2019, 166 (25,7%) municípios apresentaram transmissão canina confirmada, enquanto 467 municípios sem transmissão de LVC. A situação epidemiológica da transmissão de casos humanos no Estado de São Paulo no período de 1999 a 2019 apresentou 8.553 casos notificados de LV, sendo que destes, 3.046 (35,6%) casos foram confirmados como autóctones, dos quais 266 evoluíram para óbito.
A doença
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico, que se não for tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido, popularmente, como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. Esses insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando as fêmeas infectadas do mosquito picam cães ou outros animais também infectados e depois estes retransmitem as pessoas
Fussol realiza formatura dos cursos de capacitação
O Fundo Social de Solidariedade realizou nesta semana, a formatura dos alunos que concluíram os cursos de capacitação, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para Ajustes e Reformas de Roupas e Joias em Couro. No total, 15 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, após quatro semanas de aprendizado.
Cleusa Aparecida é manicure e concluiu o curso de Joias em Couro. Para ela, a participação nas aulas trouxe oportunidades, mudando a sua vida num todo e oferecendo a opção de ter uma nova renda financeira.
Atualmente, o Fussol está com 9 cursos em andamento, sendo os de Manicure, Depilação, Designer de Sobrancelhas, Auxiliar de Cabeleireiro Feminino, Tear de Pedal, Oficinas de Bonecas, Desenvolvimento de Peça Piloto em Couro, Plantas Medicinais, Temperos e Condimentos, com o atendimento de cerca de 70 alunos.
Os cursos de capacitação são oferecidos, gratuitamente, atendendo toda a população. O objetivo é levar oportunidade e conhecimento as pessoas, facilitando o acesso para novas áreas de atuação e geração de renda.
Jovens com 22 anos ou mais começam a ser vacinados contra a Covid

Nesta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com idade de 22 anos ou mais.
Para o recebimento da primeira dose, os jovens poderão comparecer em 7 postos de atendimento, funcionando das 07h30 às 16h, sendo as UBS Aeroporto 1, Paulista, São Sebastião, Santa Clara, Santa Terezinha, Guanabara e a UBS Ângela Rosa, que retorna a partir deste dia, a ser um posto de vacinação, em substituição a Escola Sesi da Santa Cruz, que deixa de realizar o atendimento devido ao retorno das aulas presenciais.
As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais.
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas nesta quinta-feira, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta quinta-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
2ª DOSE - ASTRAZENECA- As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta quinta-feira, nas UBS Aeroporto 3, Leporace, Progresso e Brasilândia, além do Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação), das 07h30 às 16h.
2ª DOSE - CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 13h às 16h, na UBS Paulistano.
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.
GRIPE INFLUENZA
A Secretaria de Saúde informou que a maioria das UBS, nesta quinta-feira, será destinada para vacinação contra a Covid-19, levando em consideração, a quantidade de pessoas nas faixas etárias que serão atendidas, além de uma grande quantidade de segunda dose agendadas. Em virtude disso, a secretaria disponibilizará neste dia, apenas a primeira e segunda doses das vacinas contra a Covid.
Supletivo à Distância tem alta demanda de estudantes

A unidade do Centro Municipal de Supletivo à Distância (Cesum), mantida pela Prefeitura, contabiliza atualmente perto de 1,3 mil alunos matriculados, registrando uma procura acentuada por essa modalidade de ensino. Nesta modalidade, o aluno é o responsável pela forma e o tempo de estudo.
O Centro de Supletivo auxilia o estudante a retomar os estudos, com menor tempo de conclusão, onde a matrícula pode ser feita em qualquer período do ano, cabendo a ele escolher as disciplinas que pretende estudar. Na medida em que vai eliminando as matérias, ele avança de ano.
A partir desta semana, a escola retomou os atendimentos presenciais, com os encontros com os professores, mas as atividades on-line e nos grupos de Whatsapp, continuam auxiliando neste trabalho.
Atendendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Centro Supletivo à Distância é gratuito, com atendimento diário das 14 às 21h, no Colégio Champagnat (av. Champagnat, 1808, centro).
Adequações nas instalações
A Prefeitura promoveu um conjunto de melhorias nos espaços destinados aos professores e alunos, desde a recepção as salas de atendimento, pensando em melhorar a segurança de todos. As instalações foram ampliadas e a distribuição das mesas e cadeiras foram organizadas de maneira a proporcionar um distanciamento seguro e maior proteção tanto à equipe administrativa, como aos estudantes.
Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos, rigorosamente, com o uso de EPIs, máscara de proteção e álcool gel. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3701-8367.
Segurança retoma atendimentos presenciais
A Secretaria de Segurança informa que a partir desta semana, retomou os atendimentos presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, em sua sede na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, com expediente diário das 8h às 17h. Porém, destaca que continuam disponíveis alguns serviços on-line, como a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, além da renovação de alvarás do transporte escolar.
Segundo a secretaria, cerca de 3 mil credenciais de estacionamento para idosos foram emitidas, as quais devem ser renovadas, anualmente, além de outras 993 para pessoas com deficiência, cuja sistemática é a mesma. No caso de renovação, basta o encaminhamento de um documento pessoal, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em casos da primeira emissão, é necessário encaminhar cópias do RG ou CNH e comprovante de endereço. As pessoas com deficiência devem juntar laudo médico, que comprove essa situação. Todas as orientações serão respondidas pelo e-mail, incluindo o encaminhamento das credenciais solicitadas.
Punição
A punição prevista no Código Nacional de Trânsito para quem estaciona em vaga de idoso ou pessoa com deficiência é infração classificada como gravíssima, com 7 pontos e valor de R$ 293,47.
Instituto Coca Cola prepara jovens para o mercado de trabalho

A Incubadora Impera, em parceria com o Instituto Coca Cola disponibiliza, através da Prefeitura, um projeto on-line voltado, exclusivamente, para jovens de 16 a 25 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio. Serão oferecidas 500 vagas para inscrição e parte delas, será destinada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que serão cadastradas pela Secretaria de Ação Social que, na oportunidade, disponibilizará um espaço a estes jovens para acesso às aulas.
Com início no próximo dia 16, sendo totalmente gratuito, em um período de seis semanas, o conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, elaboração de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos, disponibilizado por vídeoaulas gravadas, que serão encaminhadas, via Whatsapp, para facilitar o acesso de qualquer lugar, contendo no decorrer do curso, duas aulas ao vivo.
O objetivo deste projeto é inserir os jovens no mercado de trabalho através de iniciativas digitais, praticando a inclusão produtiva e oferecendo a oportunidade de capacitação, independente da classe social. Ao final, todos com frequência acima de 70%, receberão o certificado de conclusão, o currículo pronto e acesso às vagas de trabalho disponíveis no mercado.
Os interessados poderão se inscrever através do link https://bit.ly/coletivo48SP20213 e preencher os dados pessoais.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080.