Notícias
Vacinação contra Gripe Influenza
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta segunda-feira, em 7 locais, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais são UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.
Prefeitura divulga postos de vacinação para primeira dose de profissionais de saúde
A Prefeitura confirmou na tarde desta sexta-feira, 7, que os profissionais de saúde que ainda não foram imunizados, estarão sendo atendidos a partir desta segunda-feira, 10, para o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 8 postos, sendo 6 UBS: Brasilândia, Leporace, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Guanabara e Paulista, das 07h30 às 13h e os dois postos DriveThru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa, das 8 às 17h.
Para imunizar esse público alvo, a secretaria recebeu uma grade com 3.350 doses do Governo do Estado. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade das doses. Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.
De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde que poderão ser imunizados a partir de segunda-feira, são os preconizados pelo “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – 5ª Edição”, divulgado pelo Ministério da Saúde e “Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a Covid-19 - 10ª Atualização”, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Desta forma, se enquadram neste público, os trabalhadores dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Também poderão ser beneficiados os profissionais, que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), que se enquadram na “ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162”, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”. A vacina também será oferecida para os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Será solicitado um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Poderão ser imunizadas as pessoas, com idade a partir de 18 anos completos, que deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF, a carteira de conselho ou entidade respectiva da profissão, carteira profissional e mais os documentos que comprovem vínculo com a unidade de saúde, hospitais, clínicas e correlatos, como holerites, alvarás, guias de recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviços). Para os estagiários, declarações de seus preceptores para o estágio na unidade de saúde. Os documentos, credenciais ou outros materiais apresentados, que não comprovarem a identificação da pessoa com o exercício da profissão, não serão aceitos.
A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação nos postos Drive Thru é exclusiva para as pessoas, que estiverem em veículos. Caso contrário, deverão comparecer as UBS, que são postos de atendimento.
Prefeitura disponibiliza atendimento com psicólogos para profissionais da Saúde da UPA Anita
Idosos com 60 anos ou mais recebem a vacina contra a Covid-19
Pronto-Socorro atinge limite máximo de atendimento
Caminho para o Emprego recebe inscrições para cursos de qualificação