Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Bibliotecas retomam atividades com agendamentos

pexels pixabay 159711 

      As duas Bibliotecas do município, a Central, instalada no Colégio Champagnat e a Sucursal, na Estação (antigo prédio da Mogiana) estão retomando as atividades mediante agendamentos, seguindo os protocolos sanitários exigidos pelo Plano São Paulo. A informação é da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), a quem estão vinculadas, observando que esta reabertura será gradual, seguindo as cautelas que a situação exige.
      Por enquanto, a medida permite que os serviços de empréstimos e devolução de livros sejam feitos, preferencialmente, por meio de agendamentos realizados pelos telefones 3711-9323 (Central) ou 3723-5507 (Sucursal) ou pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os agendamentos poderão ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sendo que o atendimento presencial será agendado para o período de 10h às 14h, nesta primeira fase de retorno, sendo restritos a entrada das bibliotecas, com o uso obrigatório de máscara.

      Quarentena

      Uma outra observação importante é que os livros que forem devolvidos passarão pelo período de quarentena de 7 dias, onde não serão manuseados para depois retornarem ao acervo. Isso porque o papel mantém o vírus ativo por 4 a 5 dias, segundo estudos científicos.

Educação prorroga inscrições do Bolsa Universidade

banner bolsa universidade 

      A Secretaria de Educação prorrogou até o dia 5 de março, o prazo para inscrições no Programa Bolsa Universidade, que terminaria nesta terça-feira, dia 23. O edital comunicando essa decisão está sendo publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 24.
      Para efetivar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Prefeitura no link do Bolsa Universidade: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. Nesse endereço, o interessado deve acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para o preenchimento e impressão.
      Os protocolos para as pessoas que já efetuaram a inscrição seguem mantidos para os dias 24, 25 e 26 de fevereiro, conforme os agendamentos feitos, das 7h às 16h, na Secretaria de Educação e para quem fizer a inscrição nesse novo período concedido, terá o dia 9 de março para entregar a documentação, no mesmo local e horários. Os candidatos devem comparecer na Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal) munidos de todos, os documentos relacionados no edital.

Renda Franca vai atender 1 mil famílias com auxílio em dinheiro e qualificação profissional

Colet Renda Franca 22 2 

            O prefeito Alexandre Ferreira apresentou nesta segunda-feira, 22, durante uma cerimônia, que contou com a presença de vereadores e jornalistas, em seu gabinete, o Programa Renda Franca, que consiste em um auxílio temporário para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, em virtudes da ausência ou insuficiência de renda.

            Durante o evento, o prefeito assinou a mensagem e o projeto de lei, que foi encaminhado à Câmara Municipal para análise e apreciação dos vereadores, seguindo o trâmite normal do legislativo. 

            O Renda Franca prevê o atendimento de 1 mil famílias, com o valor de R$ 300,00, por mês, pelo período determinado de três meses. 

            Para ter acesso ao auxílio, que será repassado, diretamente, através de conta bancária, em nome do beneficiário, a pessoa deverá participar de um ou mais cursos de qualificação profissional, que serão oferecidos pela Prefeitura, por meio do Programa "Caminhos para o Emprego", com frequência regular igual ou superior à 85% das aulas teóricas e práticas. Além disso, o interessado deverá ter um aproveitamento do curso mediante a avaliação mensal pelo instrutor e coordenador das aulas e não ter nenhuma ocorrência que prejudique o aprendizado. O descumprimento dessas condições, resultará no desligamento do beneficiário do programa.

            Poderão participar do Programa Renda Franca, as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e que atendam aos seguintes critérios previstos em lei:

- Residam em Franca, há mais de três anos;

- Estejam inseridas em atendimento, acompanhamento ou em serviços socioassistenciais no município;

- Em situação de desemprego há pelo menos seis meses;

- Possuam renda per capita até meio salário mínimo;

- Mulher chefe família;

- Sejam membro de família com crianças ou adolescentes, que estejam sob medida de proteção ou aquelas com adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas;

- Sejam membro de família que tenha pessoas com deficiência em sua composição;

- Não possuam outro membro da família contemplado pelo programa;

- Serão priorizadas as inscrições de pessoas, que vivenciam o maior número de vulnerabilidade elencadas nestes critérios.

            O Programa Renda Franca será gerido por um Conselho Gestor Intersecretarial composto pelas secretarias de Ação Social, Finanças e Desenvolvimento, que definirá o calendário dos cursos e demais atividades do programa. 

            Durante a apresentação do novo auxílio, o prefeito Alexandre Ferreira explicou que para o pagamento deste benefício, serão utilizados recursos próprios do município. "A gente faz tudo com coragem e responsabilidade. A gente tem que ter prioridade e a prioridade hoje é resolver e buscar soluções para os problemas advindos da Covid, principalmente, às pessoas que estão sofrendo muito, que tem menos dinheiro. Temos que cuidar delas", garantiu o prefeito. 

            Ainda de acordo com ele, a Prefeitura irá atender as pessoas com prioridade, mas em contrapartida, elas terão que se comprometer e fazer a sua parte, participando dos cursos de qualificação profissional para que consigam uma nova oportunidade de trabalho, tendo a possibilidade de gerar renda e gerir sua família. 

            A data para abertura de inscrições, locais e horários serão divulgados, após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal e a promulgação da lei que cria o Programa Renda Franca.

Mutirão de Exames registra ausência de pacientes

mutirao 

            Conforme anunciado, a Secretaria de Saúde iniciou no último sábado, 20, a realização dos primeiros procedimentos do Mutirão de Exames de Eletrocardiograma, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

            A secretaria fez uma avaliação positiva do atendimento, porém dos 100 exames previstos para o dia, com o agendamento e aviso prévio dos pacientes cadastrados, foi registrada a ausência de 15 pessoas, que terão os exames reagendados. 

            Para esta semana, a equipe da Secretaria de Saúde já iniciou os contatos com os demais pacientes que aguardam pelos procedimentos para o atendimento no próximo sábado, 27, no horário das 7 às 16h, no CDI, que fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, ao lado da sede da Secretaria de Saúde. As pessoas que serão atendidas deverão comparecer munidas da documentação pessoal e o pedido do exame.

            Ao realizar o Mutirão de Exames, a Prefeitura cumpre uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira para atender  a demanda reprimida existente para procedimentos de diagnóstico no município. A expectativa é realizar cerca de 900 exames, sendo 500 procedimentos de Eletrocardiograma e 400 de Utrassonografia até o final de março, beneficiando os pacientes que aguardam pelo atendimento.

            Para a realização desta ação, estão sendo firmadas parcerias importantes com escolas e universidades, que oferecem o curso técnico ou graduação em Enfermagem, como Colégio Gandolfi, Senac, EPTEC, o Centro Paula Souza, Universidade de Franca e o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).

            O mutirão prevê a realização dos exames aos sábados, neste mês e em março, sendo que no início do próximo mês, os procedimentos de Eletrocardiograma também serão realizados no NGA-16.

Primeira Chance recebe quase 3 mil inscrições

Primeira Chance 

            A Secretaria de Administração e Recursos Humanos concluiu no último sábado, com 2.989 candidatos inscritos, a primeira etapa do processo seletivo do Programa Primeira Chance. A Prefeitura está disponibilizando 80 vagas, cujo chamamento vai depender das condições de necessidade apresentada por cada secretaria, aliado as condições orçamentárias do município.

            As inscrições foram feitas pela internet e, nos próximos dias, a Prefeitura deve divulgar no Diário Oficial do Município, a classificação dos inscritos, tendo como base as informações inseridas pelos candidatos no formulário de inscrição. 

            O Primeira Chance tem como público alvo, jovens na faixa de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas; adolescentes cujas famílias sejam beneficiárias de programas de transferência de renda; jovens adolescentes em situação de acolhimento institucional e aqueles egressos do trabalho infantil, atendidos e encaminhados pela Secretaria de Ação Social, através de sua rede de CRAS e CREAS.

            Lembrando que será reservado o percentual não inferior a 5% das vagas oferecidas pelo programa para serem preenchidas, preferencialmente, por pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade. 

Bolsa Universidade tem último dia para inscrições

banner bolsa universidade 

            Termina nesta terça-feira, 23, o prazo para inscrições do Programa Bolsa Universidade, oferecido pela Prefeitura de Franca, voltado para atender estudantes de baixa renda e residentes na cidade, além de outras exigências contidas no edital e que devem ser observadas, atentamente, pelos candidatos. Os números desta segunda-feira, até por volta das 14h, indicavam que 173 candidatos haviam preenchido o formulário eletronicamente, lembrando que a confirmação deve ocorrer nos dias 24 e 26, presencialmente, conforme os agendamentos com datas e horários.

            A inscrição segue aberta e deve ser feita pela internet, mediante o acesso ao site da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, onde há um link direto para o preenchimento dos dados. Das 163 vagas oferecidas este ano,  48 são para a Faculdade de Direito, 45 para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e 70 na Universidade de Franca. O custeio será dividido entre as três partes, sendo prefeitura, aluno e faculdade. 

            Aquele candidato que ainda estiver com dúvidas, mas tenha interesse em se inscrever, pode consultar o conteúdo completo do edital em https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade até às 23h59 desta terça-feira.  Lembrando que a confirmação desta pré-inscrição, obrigatoriamente, deve ser feita entre os dias 24 e 26, deste mês (entre quarta e  sexta-feira), se apresentando na Secretaria de Educação para a conferência da documentação, das 7h às 16h.

            A secretaria fica na Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal. Para esse encontro, o estudante deve levar todos os documentos relacionados. A inscrição será validada, após o cumprimento destas duas etapas e a entrega de documentos, o que será feito com respeito a todos os protocolos sanitários.

Prefeitura prepara novos serviços de amparo na área social

pexels atc comm photo 305530 

            A Prefeitura de Franca está empenhada em melhorar a estrutura dos serviços na área de assistência social, atuando em várias frentes para em breve, dar uma resposta concreta à sociedade, em especial aos moradores em situação de rua. Desde o começo da nova administração, a partir das demandas expostas pelo Conselho Municipal de Assistência e outras de pronto identificadas, ouvindo também segmentos como dirigentes da Casa de Passagem e Abrigo Provisório, foi realizado um levantamento real a partir das informações disponíveis no Cadastro Único.

            O resultado apontou para um número de 470 pessoas em situação de rua na cidade, com diversas informações a respeito de cada um, constando sua origem e dados familiares. A ideia é reestruturar os serviços de assistência e, além do acolhimento, oferecer opções para que essas pessoas possam ser reintegradas, tanto no ambiente social como junto dos familiares, na medida em que isso for sendo possível.

            A Secretaria de Ação Social segue pesquisando uma série de locais que possam atender às necessidades de reestruturação dos serviços do Centro Pop, que seja amplo e bem localizado. Órgãos como Defensoria e Ministério Público também estão sendo ouvidos, o mesmo em relação ao Conselho de Assistência.

            Neste sentido, a Prefeitura está se movimentando e no último dia 17, deu outro passo importante, publicando editais de chamamento para a contratação de dois serviços, que pontua como fundamentais neste processo, o de Abordagem Social (Busca Ativa), com pessoal treinado e qualificado para realizar abordagens e conduzir as pessoas que estão na rua, funcionando 24h e o outro de Serviço de Pernoite, em que as pessoas, uma vez recolhidas sob as marquises, pontilhões e demais ambientes onde muitas costumam pernoitar ao relento, seriam amparadas adequadamente.

            A expectativa é que não havendo maiores intercorrências, esses dois processos tenham suas etapas administrativas concluídas até fins de março e os serviços possam ser colocados em prática no mês seguinte.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais