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Prefeito anuncia troca no comando da Secretaria de Saúde

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     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na manhã desta segunda-feira, 7, durante entrevista coletiva no Gabinete, mudança no comando da Secretaria de Saúde, que passou a ser dirigida pela diretora de Alta e Média Densidade Tecnológica, Waléria Mascarenhas, após a exoneração do então secretário, Lucas Souza.
     Durante seu pronunciamento, o prefeito explicou que a alteração na Secretaria de Saúde já vinha sendo discutida há algum tempo, com a preparação da nova secretária. 
     Alexandre Ferreira agradeceu ao secretário anterior pela dedicação e empenho à frente da pasta, durante o período de um ano e dois meses. Segundo ele, 2.021 foi um ano desafiador da pandemia da Covid-19, com o registro de casos positivos e mortes, porém com evoluções e o desenvolvimento de ações, que possibilitaram melhorias no atendimento à população e o acesso das pessoas a tratamentos de saúde, sem contar a compra de consultas ginecológicas e exames, reforma de unidades, aquisição de aparelhos auditivos, aumento da oferta de medicamentos, além de compra de novas ambulâncias para a substituição de 5 veículos utilizados para o transporte de pacientes, no período de um ano e três meses.
     Ferreira disse que o servidor de carreira, Lucas Souza, deixará apenas o comando, mas continuará trabalhando na secretaria, oferecendo suporte e apoio a equipe, auxiliando na coordenação das ações, tendo em vista, a experiência profissional conquistada como secretário. 
     Lucas Souza, servidor de carreira há 16 anos, atuando na Saúde, explicou que foi uma decisão difícil de ser adotada, porque gosta do que faz e trabalhar na Secretaria de Saúde é muito gratificante. Ele reforçou as palavras do prefeito de que 2.021 foi um ano muito desafiador. "O secretário tem que dedicar 24 horas e o tempo todo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ver os resultados obtidos é muito gratificante. Porém, chegou o momento que a dinâmica familiar estava sendo comprometida e alinhei com o prefeito, de que irei contribuir de uma outra forma, com o meu trabalho. Tenho gratidão e carinho enormes pelo prefeito. Desde 2.006, quando comecei na Prefeitura, toda a minha trajetória de vida teve o apoio de Alexandre Ferreira", disse Lucas Souza. 
     Waléria Souza de Mascarenhas, secretária indicada, agradeceu ao prefeito Alexandre Ferreira pelo convite para assumir a pasta, que é uma das mais importantes da Prefeitura, integrada com os outros departamentos. Disse que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo secretário anterior, principalmente, no enfrentamento a Covid-19, olhando para os outros setores também.  
     O prefeito finalizou ressaltando a integração e a união do secretariado para o desenvolvimento de ações, que atendam e melhorem a vida das pessoas. "A população precisa dessa integralidade nos serviços oferecidos a ela. A pessoa precisa de todas as áreas da Prefeitura, por isso, os serviços devem ser completos e que possam atender com qualidade e com resultado a todos os setores de que o cidadão precisa para que ele possa suprir as suas necessidades", reforçou Alexandre Ferreira. 
 
 
Currículo Waléria Mascarenhas 
     Waléria Mascarenhas, 43 anos, é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto e pós-graduada em Administração Hospitalar e Docência do Ensino Superior, pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Internacional Signorelli, Rio de Janeiro.
     Ocupou a função de diretora de Alta e Média Densidade Tecnológica  da Secretaria de Saúde, é docente e supervisora do curso de Técnico em Enfermagem, do Colégio Técnico Gandolfi e atuou como coordenadora de enfermagem do Departamento de Promoção Social Vicentina,  Hospital São Joaquim e Maternidade, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba/ MG, além de enfermeira assistencial do Hospital - Maternidade e Prefeitura de Ituverava, Hospital São Francisco e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
 

Enchentes causam estragos e mobilizam equipes da Prefeitura

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     As fortes chuvas dos últimos dias, especialmente a registrada no final da tarde e começo da noite de domingo, ocasionaram estragos na pavimentação de ruas e avenidas, quedas de árvores, transbordamento de córregos, dentre outros, o que exigiu a mobilização das equipes de emergência da Prefeitura, contando com o suporte do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Não houve o registro de vítimas, informou a Guarda Civil Municipal que esteve presente desde o início do temporal em diversos pontos da cidade.
     Ainda pela madrugada, as providências de emergência continuavam sendo tomadas, com sinalização e isolamento de locais afetados, envolvendo equipes da Defesa Civil, percorrendo ruas e avenidas onde ocorreram os estragos de maior proporção. Na confluência dos Córregos Cubatão e Espraiado, entre os Jardins Lima e Consolação, foram constatados, em razão da força das águas, a queda da estrutura de proteção que margeia os dois canais, com o assoreamento em grande escala alguns metros abaixo, sob o viaduto da Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.
     As equipes de manutenção prontamente começaram o trabalho de contenção nesse local e também na Av. Miguel Sábio de Melo, proximidades do Clube Castelinho, onde um muro em uma das laterais desabou. O intuito  com a contenção era evitar que desmoronamento das laterais comprometesse as pistas de tráfego. Ainda na Av. Ismael Alonso e Alonso, duas estruturas de proteção de pontes foram arrancadas pelas forças das águas.
     Ainda na Avenida Ismael Alonso e Alonso, na altura em que se juntam os Córregos Cubatão e Espraiado, nas proximidades do prédio ‘Esqueleto’, a Guarda Civil também fez  uma nova interdição, devido a estragos na ponte. 
     Nesse mesmo local, junto com os serviços de contenção, as equipes de limpeza utilizaram caminhões pipas para a remoção de toda lama, que tomou parte das vias públicas.
 
 
Emdef recupera trechos danificados
     Equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) atuaram nesta segunda-feira, nos serviços de limpeza e recuperação de trechos danificados em virtude das fortes chuvas registradas neste domingo. Os trabalhos foram executados nas Avenidas Ismael Alonso e Alonso (abaixo da Cachoeira), Paulo Roberto Cavalheiro Coelho, no Recanto Elimar e Parque Progresso, Nelson Nogueira, proximidades da UPA do Anita, na Miguel Sábio de Melo, nas imediações do Castelinho.
 

'Dia C' imuniza mais de 3.500 crianças contra a Covid-19

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     A Secretaria de Saúde contabilizou no último sábado, 5, durante a realização do 'Dia C', exclusivo, para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, a aplicação de 3.523 doses, em 9 postos de atendimento, que funcionaram das 07h30 às 13h. 
     De acordo com a secretaria, até o último sábado, 12.230 crianças nesta faixa etária já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Franca. A estimativa de pessoas nesta idade para ser imunizada é de 31 mil crianças. 
 
 
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta terça-feira, 8, contempla 10 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta terça-feira, 8, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Progresso, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
    Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
    Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, terceira dose para jovens acima de 18 anos, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta terça-feira, nas UBS's Guanabara, Santa Terezinha, Paulista e Aeroporto 1, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta terça-feira, 8, nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA
     Para terça-feira, 8, será aplicada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, a dose adicional da vacina Astrazeneca. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para terça-feira, 8, estarão disponíveis as UBS's Estação, Leporace e Paulistano, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Prefeitura inicia as Teleconsultas sobre síndromes gripais e Covid-19

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     Está em funcionamento o novo canal direto com a população, criado pela Prefeitura de Franca para os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19, o Projeto de Teleconsulta. Essa novidade foi apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na última semana, onde o intuito é facilitar o acesso das pessoas ao tratamento preventivo e também diminuir os riscos de contaminações. 
     A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde colocou uma equipe médica e estrutura tecnológica para oferecer as consultas on-line, sem que a pessoa precise sair de casa. As primeiras Teleconsultas foram oferecidas pela equipe de médicos nesta segunda-feira, com os encaminhamentos de acordo com a situação de cada paciente.
     A estrutura montada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que funciona em uma das UBS da região Oeste da cidade possibilita a oferta de 60 consultas/dia e até 300 por semana. 
     Neste primeiro dia de funcionamento do novo sistema, a paciente mais nova tinha 18 anos e a mais velha, 94. Naiara Pereira da Silva,  de 31 anos, moradora da Chácara São Paulo, região Oeste da cidade, foi uma das primeiras a passar pela consulta por videochamada. Ela elogiou o atendimento, destacando que o médico foi atencioso e claro nas explicações. Diagnosticada com Covid-19, disse estar se restabelecendo, mas tossindo um pouco e espera estar recuperada em breve.
 
Orientações sobre a Teleconsulta
     A Teleconsulta é uma forma de consulta médica usando a tecnologia, por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O médico avalia o paciente e pode solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. 
     Devem buscar o serviço, os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar. Devem agendar o atendimento pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, ou enviando mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 
     A Teleconsulta é individual e intransferível e os usuários devem manter o cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado. 
     O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. 
     A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A Teleconsulta é um procedimento sigiloso, onde o paciente deve estar em um ambiente silencioso e fechado, com boa iluminação e que tenha privacidade para ouvir bem e responder com clareza o que lhe for perguntado. 
     A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde. Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o médico na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento que receber a ligação.

Prefeitura realiza reunião para definir estratégias de enfrentamento à Exploração Infantil

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     Aconteceu na última sexta-feira, no Gabinete do Prefeito, uma reunião com os representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e comerciantes, além da equipe da Secretaria de Ação Social. 
     Durante o ano de 2.021, após a realização de uma abordagem social, foram identificados 195 casos de crianças e adolescentes que estavam sob condição de exploração infantil, exercendo um trabalho não regulamentado nas ruas e semáforos da cidade. Diante disso, a Secretaria de Ação Social criou programas de acolhimento para essas crianças e suas famílias, disponibilizando o 'Minha Chance Jovem', com transferência de renda e cursos profissionalizantes para adolescentes acima de 16 anos, o 'Cartão Alimentação Social' para o atendimento das famílias, 'Serviços de Acolhimento', entre outros. 
     Muitas crianças e adolescentes foram envolvidos, por meio, destes projetos e tiveram acesso a cursos de capacitação profissional gratuitos, acessos à alimentação, acolhimento e avanço financeiro familiar, porém, outros ainda estão resistentes em participar e poder obter uma condição de vida melhor. 
     A reunião realizada teve o objetivo de definir estratégias e estudar formas de alcançar estas pessoas, com o apoio de cada instituição presente. Tudo isso se refere à preocupação que a Prefeitura tem com a população, visando oferecer melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias. 
 

Emdef anuncia nova linha e alterações em itinerários de ônibus da Região Leste

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     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) confirmou para a próxima segunda-feira, 7, que entrará em operação, a nova linha de ônibus E25- Jardim do Éden/ Hospital do Coração, visando ampliar o atendimento aos usuários do transporte coletivo da Região Leste da cidade.
     Além desta nova linha, os itinerários de outros dois coletivos sofrerão alteração a partir desta data. Desta forma, a linha E25/Jardim do Éden irá atender a avenida Presidente Vargas, Fórum, Hospital do Coração, Jardins Samello V e Éden. A linha E19/Jardim Brasilândia passará a atender o Jardim Bethânia, a rua Washington Luiz e os Jardins Rivieira, Palma e o Brasilândia. Já a P01/Jardim Paulistano I terá o itinerário direto pela rua São Paulo e avenida Brasil até o Jardim Paulistano.
     Com essas novas medidas solicitadas pela Prefeitura e implantadas pela Empresa São José (responsável pelo serviço de transporte coletivo na cidade), será possível quase que dobrar a quantidade de viagens do transporte coletivo realizadas nesta região da cidade, passando de 46 para 87 viagens, além de oferecer mais agilidade no atendimento dos cerca de 1.800 passageiros, no horário das 05h30 às 19h30. 
As novas tabelas de horários foram fixadas nos ônibus e também poderão ser acessadas pelo site - www.empresasaojose.com.br, telefones (16) 3706-4801, (16) 3706-4900 ou pelo aplicativo Cittamobi.

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