A partir desta quinta-feira, 27, passa a vigorar o aditamento do contrato de concessão do transporte público municipal.
A partir desta quinta-feira, 27, passa a vigorar o aditamento do contrato de concessão do transporte público municipal.
O campeão da São Silvestre de 94, Ronaldo da Costa, que se encontra na cidade participando de diversos eventos e divulgando a 2ª Night Run, corrida programada para este sábado com largada às 19h30 em frente a Unesp, será recepcionando nesta quinta-feira, 27, por fundistas e dirigentes esportivos da Prefeitura na pista do Poliesportivo a partir das 18 horas. O encontro foi acertado entre os organizadores e a professora Marysol Gaudenzi. Na oportunidade, o ex-atleta conversará com os presentes e compartilhará experiências adquiridas durante sua vida de atleta.
Durante a última sessão ordinária na Câmara, na terça-feira, Ronaldo da Costa acompanhado pelo ex-vereador Márcio dos Santos, foi homenageado recebendo uma Moção de Aplausos. Na ocasião foi destacada a importância desse evento no sábado como fator de integração dos participantes e seu caráter beneficente, já que a renda obtida será revertida em prol do Hospital do Câncer.
A Corrida
A 2ª Night Run, que acontece neste sábado, às 19h30, com largada em frente ao campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no Jardim Petráglia, tem o apoio da Prefeitura, através da Fundação do Esporte, Arte e Cultura. Embora as mil vagas iniciais tenham sido preenchidas, a organização abriu mais um lote de cem inscrições adicionais até esta quarta-feira 26. Os interessados em participar podem se inscrever no site www.acofranca.com.br.
Em razão da prova no sábado o Departamento de Trânsito da Prefeitura interditará alguns acessos Avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, especialmente nas interligações com as Avenidas Dom Pedro I e Presidente Vargas. Isso deve ocorrer a partir das 18 horas e, nesse sentido, os motoristas devem buscar rotas alternativas e evitar passar pelas imediações no sábado à noite.
A título de orientação a organização da Night Run lembra ser obrigatória na entrega do Kit, de um litro de leite. Na sexta-feira o atendimento será prestado das 9 às 18 horas e no sábado das 9 às 13 horas. A exceção fica por conta dos atletas de outras cidades que poderão retirar o Kit no local da prova sábado, das 17h30 às 19 horas.
A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Cadastro e Tecnologia, retoma no mês de agosto o projeto Clique Escola que prevê a utilização de jogos educativos nas salas de aula. Os professores se utilizam da ferramenta, nos laboratórios de informática, para trabalhar disciplinas diversas. Ao todo são mais de mil jogos e aplicativos educativos, sendo cerca de 350 jogos desenvolvidos pelo próprio Departamento de Cadastro e Tecnologia.
O gestor de tecnologia, José Paulo Borges Barbosa, disse que os aplicativos foram desenvolvidos com o objetivo de ajudar no aprendizado de disciplinas como na produção de textos, alfabetização, operações matemáticas, gráficos, entre outros. “Já estamos com 12 laboratórios prontos e aguardando a aquisição de mais computadores para dar sequência neste trabalho”, disse José Paulo.
Os professores recebem uma assessoria para conseguir trabalhar com as crianças em sala de aula e usufruir da melhor forma os jogos e aplicativos. José Paulo disse que usou a experiência adquirida em sala de aula quando trabalhava com crianças para elaborar os joguinhos. “Como domino a parte pedagógica, ficou mais fácil desenvolvê-los.”
Através da Secretária de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, a Prefeitura realizará no próximo sábado, 29, o 1º Arraiá de Franca. A comemoração junina, voltada à toda família, acontecerá a partir das 16 horas na Praça Nossa Senhora da Conceição, na Concha Acústica.
Com o intuito de oferecer à toda a família uma programação repleta de variedades, o evento contará com quadrilhas, barracas e comidas típicas como milho cozido, bolos quentão, vinho quente e outros. As famílias poderão prestigiar ainda o artesanato da Feira Franca Feito à Mão com produtos feitos pelos artesãos francanos e a apresentação de duplas sertanejas e da cantora Júlia Devós que encerrará a comemoração.
Com início pela manhã, a Feira Franca Feito à Mão estará presente na praça a partir das 9 horas. Às 16 horas, terá início o Arraiá de Franca.
Com a perspectiva de receber 55 cidades, Franca dará mais um passo importante passo nesta sexta-feira, 28, a partir das 15 horas, com vistas aos Jogos Regionais de julho. Será realizado o Congresso Técnico da competição. As equipes da Prefeitura e do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Esportes e dos Comitês Dirigente e Organizador, trabalham nos acertos finais com o intuito de receber as comitivas e definir na oportunidade com os representantes de cada delegação o formato da competição, grupos e os primeiros jogos.
O encontro será no prédio da Secretaria Municipal da Educação que está localizado na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. Mais de 6 mil pessoas dessa região do Estado estarão na cidade entre os dias 15 e 27 de julho. As disputas estão previstas para começar no dia 16 de julho, com a utilização das principais praças esportivas da cidade que seguem recebendo adequações.
Está disponível na rede de UBS (Unidade Básica de Saúde), da Secretaria de Saúde, em 19 locais da cidade, a vacina contra Febre Amarela para aquelas pessoas que não tem registro anterior de doses ou não se lembram de terem sido vacinadas contra a doença. Para facilitar o acesso das pessoas e melhorar a cobertura, que atualmente está em torno de 71,6% no Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica realizará o chamado dia ‘D’ neste sábado, 29, das 8 às 17 horas, em nove UBS da cidade.
O objetivo dessa ação é intensificar a vacinação contra a Frebre Amarela em Franca que está abaixo da média do Estado, ou seja, em 52.1%. O foco são aqueles pacientes sem registros de recebimento da dose anteriormente. Também haverá oportunidade das pessoas atualizarem a carteira de vacinação com outras orientações ao público que comparecer nas repartições.
Lista das UBS que estão com a vacina:
- Parque do Horto
- Jardim Paulista
- Santa Clara
- Vila São Sebastião
- Jardim Aeroporto III
- Jardim Brasilândia
- Jardim Ângela Rosa
- Jardim Guanabara
Com abertura prevista para as 13h30 dessa quarta-feira, 26, Franca sedia o IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas, preparado pela Secretaria de Saúde e sua equipe de Saúde Mental, que segue até quinta-feira. O evento acontece no Centro Universitário Uni-Facef, aberto a todos os profissionais de saúde e população em geral.
As equipes de Saúde Mental acertam os últimos detalhes do evento que contará com suas experientes palestrantes no primeiro dia, Larissa Soares de Melo e Rafael Guimarães dos Santos, além das participações especiais, no dia seguinte, de Vinícius Fratta Fritz, João Maurício Gimenes Pedroso, Ana Vitória Lossavaro Custódio, Juliana Mendes Rocha e João Diogo Filippini Fernandes.
O seminário terá como temática ‘Redução de Danos: Reconstruindo Conceitos’, no auditório do Centro Universitário Uni-Facef, na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José, com abertura programada para o dia 26, às 13h30.
Após o credenciamento de praxe dos participantes e falas das autoridades marcando a abertura oficial, está prevista uma apresentação cultural envolvendo pacientes de unidades de saúde e outros serviços de assistências mantidos pelo município. Na oportunidade será feita uma exposição pelo psicólogo João Doná, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, resumindo um pouco do trabalho feito em Franca, dos os objetivos do Seminário, a realidade local, seguido das duas palestras, começando com Larissa Melo.
Os palestrantes
Rafael Guimarães dos Santos é graduado em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Farmacologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (2012). Larissa Soares de Melo é mestranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), estudando temáticas sobre saúde mental e política de drogas. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) laboratório sob coordenação da Profª. Drª. Clarissa Mendonça Corradi-Webster.
Vinícius Fratta Fritz é Bacharel em Psicologia pela UFSCar, mestrando em Filosofia da Psicanálise pelo PPGFil/UFSCar, membro do coletivo ResPire Redução de Riscos e Danos desde 2015, atua com redução de danos em contextos de festas rave, universitárias e de rua, do Coletivo Livre - redução de danos de São Carlos desde 2017.
João Maurício Gimenes Pedroso é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos em 2013. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP no Laboratório de Ensino e Pesquisa sobre Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis) com pesquisa na área da RD.
Ana Vitória Lossavaro Custódio é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017) no pólo universitário de Campos dos Goytacazes, ex-integrante do grupo de Pesquisa e Intervenção Saúde Mental e Justiça em que realizou o trabalho de Acompanhante Terapêutica nos anos de 2016 e 2017 e membro fundadora do Coletivo Antimanicomial Estamira.
Juliana Mendes Rocha é graduada e Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). João Diogo Filippini Fernandes é graduado em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017) e ensino-médio pela Liceu Albert Sabin (2010). Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ‘Uso de substâncias, universitários, redução de danos’.
/**/