Email  

Notícias

Plantio comunitário no Jardim Piratininga

Mudas plantio 5 2 

            As equipe de Meio Ambiente da Prefeitura estarão presentes na manhã deste sábado, 6, no Jardim Piratininga, participando de uma ação comunitária e de cidadania, envolvendo o plantio de dezenas de árvores em uma área verde. O local foi preparado pelas equipes municipais e as mudas foram fornecidas pelo Jardim Zoobotânico.

            A partir das 8h, com a participação dos moradores e frequentadores da pista de caminhada daquele bairro, está previsto o plantio de 50 mudas de médio e grande portes de árvores nativas produzidas no Zoobotânico.  Essa ação é um exemplo de plantio com gestão participativa, cujo intuito é envolver os moradores da região, onde além de contribuírem com a melhor arborização urbana, buscam obter maior comprometimento das pessoas, especialmente, aquelas empenhadas em auxiliar para a manutenção desses locais limpos e bem cuidados

            O local onde ocorrerá o plantio faz frente com a avenida Vereador José Granzotti, margeando também com uma área de nascentes e preservação ambiental.

Meio Ambiente adquire equipamentos para manutenção

Maquinas de podas 5 2 

             A Prefeitura acaba de adquirir um conjunto de máquinas e acessórios, que serão incorporados ao patrimônio e vão permitir maior celeridade nos serviços de manutenção e jardinagem feitos, rotineiramente, pela Secretaria de Meio Ambiente. Um levantamento feito pelas equipes da secretaria, indicou que os equipamentos existentes não apresentavam condições de uso, o que resultou nesta medida emergencial para a compra de roçadeiras, moto-podas e uma motoserra.

            "Esse trabalho de manutenção e jardinagem vem sendo intensificado nas últimas semanas e a chegada dessas novas ferramentas, permitirá impulsionar mais os serviços", revelou o secretário Éder Brazão. 

            Destacou que cumpre as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, que quer melhorar a zeladoria e garantir condições seguras de uso pela população dos espaços públicos. Portanto, esses equipamentos serão de fundamental importância para manter os locais bem cuidados.

Secretaria realiza podas em ruas da região Oeste

Podas 5 2 

            Enquanto um grupo com mais de vinte homens seguia trabalhando no parque ambiental do Jardim Dermínio, nesta sexta-feira, a Prefeitura dava continuidade também na região Oeste, ao serviço de podas de árvores em diversas vias públicas, que vinham comprometendo a visão de motoristas. Um destes locais atendidos é a rua Guerino Alfredo Minervino, que interliga os bairros Vila Pedigoni e São Joaquim.

            De acordo com as informações da Secretaria de Meio Ambiente, esse trabalho está sendo feito por toda a cidade. Naquele setor, foram realizados cortes de galhos nas ruas Major Moura Mattos, Francisco Marques e mais, recentemente, nessa via que interliga a Vila Pedigoni e o bairro São Joaquim. Existe uma preocupação em todas essas intervenções,  primeiro, de avaliar as condições das árvores, os locais em que se encontram e preservá-las, mas quando ocorre o comprometimento da segurança viária são feitas essas podas pontuais. Solicitações a respeito podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3711-9440, sujeitas a avalições prévias.

Prefeito nomeia integrantes do Centro de Enfrentamento a Covid-19

 

            O prefeito Alexandre Ferreira nomeou mediante portaria publicada nesta sexta-feira, 5,  os membros que vão compor os Grupos Executivo e de Apoio do Centro Municipal de Enfrentamento à COVID-19 (CEMEC). Trata-se de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas da administração, sociedade civil, instituições hospitalares, com a missão especial de acompanhar a evolução da pandemia e sugerir medidas que possam auxiliar no combate a doença.

            Foram compostos dois grupos, um do executivo e o outro que conta com representantes da secretaria de Saúde, Vigilâncias Epidemiológica e  Sanitária, Pronto-Socorros, SAMU, Centro de Saúde/Laboratório/NGA/Farmácia, saúde mental e UPAs, Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Francisco, Hospital UNIMED, Hospital Allan Kardec, Observatório Social do Brasil – Franca, Conselho Municipal de Saúde, União de Defesa da Cidadania de Franca (UDECIF)  Ministério Público do Estado de São Paulo, 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior,  Universidade de Franca e Centro Universitário Municipal de Franca – (UNI-FACEF). 

            Os membros do CEMEC farão reuniões semanais, por videoconferências.

 

1714 05022021 Pagina 011714 05022021 Pagina 02

Saúde inicia vacinação para idosos a partir de 90 anos

DSC 4221 

            A Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira, 8, a vacinação contra a Covid-19, exclusivamente, para as pessoas com 90 anos ou mais, mantendo os 10 locais de atendimento. Serão observados os mesmos cuidados colocados em prática, nesta semana, quando foram montados dois postos Drive Thru, no Poliesportivo e no Franca Shopping, com funcionamento das 9h às 18h e nas oito Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das  13h às 18h.

            É necessário que a pessoa se apresente nos locais mencionados, apresentando um documento de identidade, com foto, para verificação e o preenchimento da ficha de vacina, que faz parte do protocolo. A Secretaria de Saúde estima um público de 1.535 pessoas nessa faixa etária.

Repartições municipais terão expediente normal durante o carnaval

pexels pixabay 268481 

            Não haverá interrupção no expediente das repartições municipais durante os dias 15, 16 e 17, próximos, em que tradicionalmente são realizadas as festividades carnavalescas. A decisão foi tomada pelo prefeito Alexandre Ferreira, através do decreto 11.189, publicado na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira, onde dispõe que não haverá ponto facultativo nas repartições públicas do município da administração direta, autarquias e fundacionais.

            Ao optar por essa medida, o prefeito de Franca também explica que a adoção dos pontos facultativos nos dias citados, poderia incentivar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados, o que iria em sentido inverso ao preconizado pelas orientações e os protocolos sanitários positivados por recomendação das autoridades de saúde. 

Rede Municipal inicia ano letivo com aulas remotas

donate laptops azstrut 

            A Secretaria de Educação inicia as atividades escolares do ano letivo 2021, no formato remoto, na próxima segunda-feira, dia 8. Desta forma, cerca de 17,3 mil alunos matriculados, do Ensino Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão os primeiros contatos com os educadores e suas escolas, por meio virtual, o que será mantido até que a estrutura, envolvendo as adequações nas unidades sejam concluídas, aliadas a chegada dos insumos e equipamentos de proteção, que foram adquiridos e estarão sendo entregues nos próximos dias.

            Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que, neste primeiro momento, o ensino será on-line, por conta das escolas estarem passando por vistorias e adequações nas instalações físicas. Estarão sendo utilizados os canais digitais disponíveis, com redes de whatsapp e suporte pessoal, através das direções das escolas, com o oferecimento de material didático e a entrega nas unidades para os pais e alunos, os quais serão avisados, previamente, com as orientações para a retirada.

            Márcia observou também que, nessas duas primeiras semanas, toda a atenção dos educadores e gestores envolvidos estará voltada em promover atividades de acolhimento com os alunos, realizando também avaliações diagnósticas, remotamente. No decorrer das próximas semanas, os pais serão avisados sobre a retirada dos materiais. 

            O conteúdo didático será enviado pelos professores aos alunos e haverá opções de encontros, por meio de aplicativos, de maneira que possam tirar suas dúvidas, socializarem e ampliarem os saberes. As aulas também poderão ocorrer por transmissão ao vivo, por meio, do Youtube restrito aos alunos, Zoom, chamadas de vídeo e outras ferramentas que estiverem disponíveis. 

Busca ativa e apoio das famílias 

            "As famílias terão papel fundamental nessa relação escola-comunidade", disse a secretária, especialmente, nesse momento. Segundo ela, as escolas vão buscar apoio das famílias, fazendo uma busca ativa para tentar contato com todos os alunos. Mas, de acordo com ela, quem vai  fortalecer essa relação, nesse momento, sem o contato presencial é a família. Semanalmente, o professor vai encaminhar um roteiro de estudos e uma planilha de avaliação, tendo o cuidado de analisar o que é ou não relevante, quais habilidades deverão ser focadas para serem desenvolvidas e tentar recuperar as aprendizagens do ano passado.

            Os alunos e familiares, antes mesmo de realizarem as atividades, precisam saber o que tem que ser feito e serão orientados, por meios dos canais digitais. A rede municipal, este ano, trabalhará com 12,5 mil estudantes no Ensino Fundamental, 4,5 mil no Ensino Infantil e pouco mais de 400 estudantes, na Educação de Jovens e Adultos, totalizando 17.328 alunos. 

Creches também voltam na segunda-feira

            A Secretaria de Educação reforça que as creches e unidades de Ensino Infantil também retornarão, remotamente, neste momento. Isso porque estão sendo organizadas as adequações nas instalações escolares.  A Secretaria está orientando os pais que se adequaram ao ensino remoto em 2020, que repitam o mesmo sistema adotado. O retorno presencial será feito em data oportuna, após concluída essa organização e a garantia de atendimento a todos, seguindo os protocolos sanitários, para que alunos e colaboradores o façam com segurança.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais