Email  

Notícias

Sábado de mostras pedagógicas nas escolas

      Com o objetivo de valorizar o trabalho dos estudantes dentro das salas de aulas e promover uma maior proximidades das unidades de ensino com a comunidade, a Secretaria da Educação promove neste sábado, 7, um dia de Mostras Pedagógicas nos mais de 70 estabelecimentos de ensino. Cada escola definiu o seu próprio horário, mas em sua maioria elas serão abertas a partir das 7h30, onde as equipes de educadores e demais profissionais do ensino recepcionarão os alunos e seus familiares para contemplarem os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

      A coordenadora da rede de ensino, Renata Natal, comentou que haverá atividades nos dois períodos, porém as direções dos estabelecimentos em conversa com os pais, decidiram os melhores horários, de comum acordo, respeitando as condições de cada a localidade. O importante é que os pais estejam presentes e valorizem esse momento, estimulando as crianças e reconhecendo os trabalhos que produziram durante os meses de estudos.

     Esse tipo de exposição de trabalhos é organizada anualmente, onde um resumo das principais ações é exposto no saguão da escola, de cada classe, onde pais, avós, tios, irmãos e amigos dos estudantes terão a oportunidade e conhecer o que foi elaborado. E ao mesmo tempo quem não conhece, poderá ter acesso as dependências da escola e ver como a estrutura do ensino municipal na cidade.

 

Educação certifica alunos do curso de alfabetização

     A Prefeitura mantém através da rede pública de ensino, o projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e programou para a próxima semana, dia 11, no auditório da Secretaria da Educação, uma cerimônia de certificação de parte destes estudantes que estão concluindo o seu ciclo de aprendizado. Para a coordenadora desse núcleo de ensino, que conta com cerca de 500 estudantes frequentando as salas de aulas, em expedientes diferenciados e com uma metodologia diferenciada, professora Rita Mozetti, essa é uma conquista que representa de tudo um pouco, especialmente autonomia das pessoas no seu direito de ir e vir, utilizando ônibus, lendo os avisos nas repartições sem depender de terceiros.

      A solenidade com a presença de autoridades da área educacional, os alunos e seus familiares, está marcada para as 19h30 no auditório localizado na av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. A certificação representa tecnicamente, a emissão e entrega de um documento que simboliza a passagem de ano, atestando que o aluno está alfabetizado, apto a ler e escrever, podendo dar continuidade aos seus estudos, de acordo com o interesse de cada um.

     No mundo globalizado em que nível de escolaridade é requisito cada vez mais exigido em todos os lugares, ser alfabetizado valoriza o currículo e ajuda a abrir portas no mercado de trabalho e até mesmo nas relações sociais. A conclusão dessa fase de aprendizado para esse público, geralmente formado por pessoas acima de 50 anos, simboliza a premiação daquela pessoa que uma escolha sabia, independente da idade, concluiu o curso, investiu seu foco, disciplina, tempo, as vezes dinheiro e perseverou até o fim.

3ª ‘Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ será neste domingo

      O Grupo Mulheres do Brasil promoverá no próximo domingo, 8, a 3ª “Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Franca, está marcado para às 9 horas com concentração na Praça Concha Acústica percorrendo um percurso até a Escola Estadual “João Marciano de Almeida”, na av. Presidente Vargas.

     Segundo os organizadores, as mulheres vestirão uma camiseta laranja, a qual é a cor dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A caminhada também programada para acontecer em outras cidades do país como forma de conscientizar a importância de se lutar contra a violência. A inscrição pode ser feita com antecedência pelo link: http://www.grupomulheresdobrasil.org.br/caminhada/.

     A caminhada envolverá participantes de várias cidades no Brasil tais como: Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Recife, Fortaleza, Brasília, João Pessoa, Goiânia, Salvador, entre outras. E ainda no exterior como Alemanha, França, Inglaterra, entre outros.

    Para Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a caminhada deste domingo mobilizará uma grande quantidade de pessoas com o objetivo de colocar um basta aos índices vergonhosos da violência contra as mulheres. “Não podemos mais aceitar que o Brasil ocupe o 5º lugar nesse triste ranking mundial do feminicídio, em que uma mulher é morta a cada duas horas e em que há um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de todos e todas por uma causa global”, disse Luiza Helena, via assessoria de imprensa.

Natal Iluminado começa nesta sexta na Academia de Letras

      Nesta sexta-feira, 6, às 20 horas, acontecerá o Sarau Prosa e Poesia – João Guimarães Rosa nas janelas da Academia Francana de Letras (AFL). A apresentação ficará por conta dos alunos da Escola Hélio Palermo. O sarau abordará apresentações musicais, declamação de poesias e canto. Os eventos seguem até o dia 13.

         A Academia fica dentro do Museu Casa de Bonaventura Cariolato, situado na rua Campos Salles, 2210, no Centro. Na abertura, o trânsito será fechado a partir da rua Thomaz Gonzaga, já que o evento promete uma grande movimentação e as cadeiras estarão no meio da rua. Em caso de chuvas, todo evento será realizado na parte interna.
 
       Na segunda-feira, 9, às 19 horas, os estudantes da escola Coronel “Francisco Martins” também participarão com apresentações musicais. Assim segue por toda a semana, com uma decoração especial na fachada do prédio para atrair o público.

Confira a programação completa do Natal Iluminado na Janelas da Academia
Dia 10/12 - às 19h - Alunos da Escola João Marciano de Oliveira
Dia 11/12 - às 19h - Alunos da Escola Hélio Palermo
Dia 12/12 - às 19h - Coral Infantojuvenil - Municipal - maestro Rafael
Dia 13/12 - às 19h - Sarau da AFL - com participação dos acadêmicos e músicos convidados

Roda popular de samba acontecerá neste sábado no Centro

       Como forma de conscientização da população, o Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), com apoio da Prefeitura e da Feac, promoverá uma roda de samba, neste sábado, na Praça Concha Acústica. O evento que faz parte das comemorações do Dia Nacional do Samba terá início às 11h30. Na oportunidade serão homenageadas diversas personalidades do samba nacional.
         A ideia do evento é realizar uma roda popular, em que seus integrantes tocarão os grandes sucessos do samba como as músicas de Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Reinaldo, Almir Guineto e Jovelina. Essa roda musical será aberta para todo o público, basta levar o seu instrumento e participar. O evento contará com a presença de cerca de 40 sambistas de escolas de samba de Franca e região.
         Além desta atividade, também haverá um bate-papo aberto para toda a comunidade, com assuntos diversos.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais