A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Arte e Cultura, Espaço de Difusão e em parceira com o Shopping Franca, iniciará nesta quinta-feira, 17, a 10ª edição da Semana de Ciências e Tecnologia e segue com a programação até o dia 23 de outubro. O evento proporcionará ao público o atrativo principal Planetário, que será instalado no shopping. O horário de funcionamento será das 10 às 22 horas (segunda a sábado), e das 12 às 20 horas (domingo).
A equipe do Espaço de Difusão Científica e Observatório Astronômico montará os atrativos nesta quarta-feira, 16, a partir das 22 horas. A expectativa dos organizadores é de receber até 5 mil visitantes. Poderão participar as pessoas que estiverem passeando pelo shopping e estudantes de Franca e região. Ao todo, serão 11 sessões diárias, com a capacidade de atender 30 pessoas em cada uma.
Como primeiro dia do evento, espera-se a participação de cinco escolas que tiveram o agendamento prévio. Por volta de 270 alunos poderão visitar o ambiente nesta quinta-feira.
Além do Planetário, haverá um experimento Telúrico (com exposição de imagens e as pessoas observarão os astros por meio do telescópio e luneta). A exposição de imagens são todas detalhadas e com as datas em que foram tiradas, como a fusão de duas galáxias, interação entre as galáxias, visão profunda do Universo realizada pelo Telescópio Hubble, e muito mais.
O Planetário é um espaço composto por múltiplos recursos, com equipamentos que possibilitam a simulação do universo e tudo que o compõe, da lua as estrelas, o sol, planetas e suas particularidades, além dos fenômenos que ocorrem e as suas motivações. O Planetário, que virá de São Paulo e com uma ampla estrutura, fechada e adaptado, proporcionará um trabalho bem didático durante o dia e à noite.
Notícias
Programa Empreenda Rápido é lançado em Franca
O Empreenda Rápido tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento dos empreendedores, capacitar e orientar quem deseja abrir um negócio
Prefeitura inicia transporte de alunos em duas regiões da cidade
Além dos estudantes do Residencial Copacabana, na região Norte, em torno de 180 por dia, a Prefeitura deu início também nessa quarta-feira, ao transporte de outro grupo de escolares da região Norte, mais precisamente de dois conjuntos do Vida Nova Franca, serão transportados cerca de 250 alunos dessas duas regiões.
O objetivo é atender solicitações feitas pelos mais, dado a distância para que as crianças chegassem ao local dos estudos. Do bairro Vida Nova Franca os 70 estudantes estão sendo levados de ônibus e micro-ônibus de manhã e no horário do almoço, com ida e volta, até as Escolas “Olívia Corrêa”, no Jardim Paineiras; uma Escola Estadual no Residencial São Domingos (prof. Adelmo Francisco da Silva) e duas outras unidades no Jardim Luiza II, Mytermair Barbosa, municipal e a Estadual e Assuero Quadri Prestes.
Manutenção e limpeza de galerias seguem nos bairros
A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente conduz essas operações que tem atuado simultaneamente com 4 equipes, sendo que uma delas cuidando das situações nos córregos e as outras na desobstrução das galerias.
Começa nesta quinta-feira a Semana de Ciência
A Prefeitura realiza a partir dessa quinta-feira, 17, em parceria do Espaço de Difusão Científica com o Franca Shopping, a 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia que seguirá até o dia 23, recebendo comitivas de estudantes das escolas locais e da região e também o público em geral. Um dos maiores atrativos dessa edição será a presença de um Planetário no Franca Shopping, um equipamento composto de ambientes preparados com a finalidade de simular o céu estrelado noturno e diurno nas condições das mais diversas.
Vinculado a Secretaria Municipal de Esportes, Arte e Cultura, o Espaço de Difusão Científica com sua equipe técnica acerta os últimos detalhes na montagem da estrutura que terá uma agenda diária disponível para escolas, previamente agendadas e outros horários para o público que passa pelo Shopping. A temática deste ano da Semana é ‘Astronomia Sem Mistérios’, onde o visitante poderá conhecer uma exposição de imagens, acompanhar observações no telescópio e lunetas, isso no período noturno.
A cerimônia de abertura está prevista para as 10 horas, dessa quinta-feira, com a participação das autoridades da área e convidados. No Planetário o público terá acesso as sessões, num ambiente atrativo composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais.
Um dos propósitos com esses recursos é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a olha nu. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente. Maiores informações, tel. 3711-9320, com Rosimeyre Pelizaro.
Com 53 notificações de Sarampo Franca faz dia ‘D’ sábado
Com o registro de 53 notificações de casos de sarampo em Franca, a Prefeitura e sua Secretaria de Saúde procuram mobilizar suas equipes e os pais ou responsáveis por crianças com até 5 anos, para a campanha de vacinação que está em andamento e o dia ‘D’, neste sábado em grande parte das UBSs. Apenas em uma repartição não haverá atendimento, no Estratégia de Saúde do Jardim Esmeralda, próximo ao Distrito Industrial.
A orientação principal é que os pais levem as carteiras de vacinação para avaliação, pois só serão vacinadas aquelas crianças que não estiverem em dia com o calendário vacinal de acordo com a faixa etária. Das 53 notificações registradas na Vigilância, 21 casos foram apurados serem negativos, sendo 19 positivos, dos quais 11 autóctones e 8 importados, havendo 13 casos considerados suspeitos.
Dados da última semana apontavam para o comparecimento de pouco mais de 200 pessoas pelas Unidades, mas cerca de 150 apresentaram crianças que precisaram atualizar suas carteirinhas. Mais informações, tel. 3711-9435, com Marina.
Cemitérios recebem benfeitorias para Dia de Finados
Junto com as melhorias internas e externas nos dois cemitérios, na semana passada a Prefeitura organizou através da Vigilância Sanitária, o leilão público para distribuição dos espaços para vendas de flores, velas e similares na véspera e no Dia de Finados