Email  

Notícias

Manutenção em ruas e estradas atende chácaras e zona rural

 WhatsApp Image 2022 02 23 at 16.57.18
     Os cuidados da Prefeitura de Franca com aqueles bairros fora da zona urbana, alguns deles ainda sem o pavimento asfáltico e estradas rurais chamadas ‘vicinais’, tem sido constantes, cujo intuito é garantir condições de seguranças de tráfego. Nesta semana, aproveitando os períodos de estiagem, esse trabalho foi intensificado em bairros, como os residenciais Monte Carlo e Fortuna, formados por chácaras de recreio, cujas ruas necessitavam de manutenção.
     Ambos estão localizados na região Leste, margeando a rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval. 
     Operando com máquinas de nivelamento (motoniveladora) e caminhões com cascalho, esse material foi espalhado nos locais mais danificados pelas chuvas. As equipes seguiram trabalhando até essa sexta-feira, nessa recuperação. Junto também estão sendo recolhidos resíduos diversos destinados indevidamente nas represas de contenção, que foram abertas, que têm a função de diminuir o volume das águas pluviais que escorrem pelas vias públicas.
     Além desses dois bairros foram feitas intervenções nas vias secundárias da rodovia do Paiolzinho. 
     A Secretaria de Infraestrutura lembra que essas vias, em sua maioria, são locais que servem para o escoamento dos pequenos produtores rurais e atendem também, os ônibus e vans que fazem o transporte escolar de alunos, serviço este mantido pela Prefeitura. Entre os bairros Luíza e São Domingos, na região Norte, foram feitos reparos e o cascalhamento de um trecho da rua Lázara Arlinda de Almeida.

Saúde orienta sobre atendimentos de pediatria na UPA Aeroporto

 DSC 3548 1
     A Secretaria de Saúde tem registrado um aumento de demanda por atendimentos no Pronto-Socorro Infantil, nos últimos dez dias, com uma média de 350 a 400 atendimentos diários. 
     Para suprir a demanda, a secretaria conta com uma média de 8 médicos, que atuam de maneira alternada durante 24 horas. Os principais sintomas apresentados pelas crianças são tosse, peito chiando e dor de garganta, que podem ter sido ocasionados pelo retorno das aulas e as mudanças climáticas.
     Diante desse aumento na procura por atendimento, a Secretaria de Saúde alerta a população que a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto 1, conta com atendimento pediátrico disponível de segunda a sexta-feira.       Nesta unidade, quatro médicos atuam para o acolhimento e tratamento das crianças durante 24h.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que além do Pronto-Socorro Infantil, a UPA Aeroporto se torna uma grande alternativa para os pais e responsáveis pelas crianças que necessitam de atendimento médico, durante a semana, tendo em vista que a unidade conta com médicos pediatras de segunda a sexta-feira, com plantão de 24 horas. Nos finais de semana, os atendimentos são concentrados no Pronto-Socorro Infantil. 
     A secretária informou ainda que para os casos eletivos e de rotina, os pais poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima a sua casa para o agendamento médico.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para a esta sexta-feira, 25, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta sexta-feira, 25, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, serão realizadas na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos (população geral), que apresentam comorbidades ou pessoas com deficiência (PCD) serão realizadas nas UBS's Paulistano, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência. Para a segunda dose, deverá ser apresentado o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª e 3ª DOSES (GESTANTES E PUÉRPERAS) /  4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, na UBS São Sebastião, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A segunda dose da vacina Coronavac para pessoas com 12 anos ou mais será aplicada nesta sexta-feira, 25, nas UBS's Paulistano, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, das 7h30 às 16h, mediante a apresentação do comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA
     A segunda dose da vacina Astrazeneca será aplicada nesta sexta-feira, na UBS Progresso, das 12h30 às 16h, mediante apresentação do comprovante de vacinação e um documento de identidade com foto.
 
 
2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     Para esta sexta-feira, 25, serão aplicadas nas UBS Estação, Leporace e Paulista, das 7h30 às 16h, as segunda e terceira doses da vacina Janssen para as pessoas, com 18 anos ou mais, mediante apresentação do comprovante de vacinação e um documento de identidade com foto.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 02 24 at 14.14.58
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 25, estarão disponíveis as UBS's Guanabara, Horto, Aeroporto 1 e Planalto, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Cursos para estudantes a partir de 14 anos têm prazo de inscrição até esta sexta-feira

Novotec 
     A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, continua com inscrições abertas até esta sexta-feira, para os cursos gratuitos do Programa Novotec, destinado a jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o Ensino Médio e tenham renda familiar de até R$ 3.000,00. 
     As vagas são para os cursos de Auxiliar de Logística, Assistente Financeiro, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Projetos Gráficos, Criação de Sites com Marketing Digital, Desenvolvimento de E-commerce, Edição de Vídeos para Youtube, Excel aplicado a Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão de Projetos Sociais, Introdução à Jardinagem, Introdução a Robótica utilizando Arduíno, Office 2019, Rotina de Recursos Humanos, Técnicas de Atendimento, Tecnologia e Eletricidade Automotiva. 
     Para efetuar as inscrições, os interessados poderão acessar o site da Prefeitura, no Programa 'Caminho para o Emprego' pelos links https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml e link  https://www.novotec.sp.gov.br/ . Aos alunos que forem elegíveis para a realização dos cursos, será disponibilizada uma bolsa auxilio oferecida pelo período de quatro meses, duração dos cursos, totalizando R$ 600,00. Os locais e horários para a realização das aulas serão divulgados em breve. A seleção dos participantes será feita pelo Estado, que irá emitir um comunicado aos beneficiados.  
     O programa Novotec objetiva disponibilizar opções de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais paulistas. Este programa permite ao aluno, aprender uma profissão sem prejudicar os estudos, desenvolver responsabilidade e habilidades profissionais e estar mais próximo de uma oportunidade. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080.
 

Prefeitura reconstrói proteção em córrego no Jardim Palmeiras

 DSC 3567
     A Secretaria de Meio Ambiente iniciou a reconstrução das muretas laterais que protegem o córrego ‘Engenho Queimado’, no trecho localizado no Jardim Palmeiras, na região Oeste.
     São cerca de 200 metros de extensão de muretas, em blocos de concreto e ferragem armada, com pouco mais de um metro de altura, cuja função é conter o excesso de água. Também foi reconstruída uma estrutura na cabeceira do canal, com uma parede e a instalação de uma grade de ferro, para facilitar a entrada das águas pluviais que escorrem pelas ruas do bairro.
 

Prefeitura retoma parceria com Hospital Veterinário da Unifran

 DSC 3582
     A Prefeitura de Franca firmou parceria com o Hospital Veterinário da Unifran, para oferecer serivços de atendimento a animais em estado de maus tratos, comprovado por laudo ou acidentados. A notícia foi transmitida nesta quinta-feira pelo prefeito Alexandre Ferreira e atende a uma solicitação antiga da população, onde caberá ao Canil Municipal realizar o encaminhamento de acordo com cada situação.
     O termo de cooperação foi assinado no Gabinete, com a presença da reitora da Universidade, professora Kátia Jorge Ciuffi, do Pró-Reitor Élcio Rivelino Rodrigues, do coordenador do Hospital Veterinário, Lucas de Freitas  Pereira e contou também com a vereadora Lindsay Cardoso. Com esse documento assinado, a universidade passa a oferecer assistência aos animais vítimas de maus tratos ou acidentes, mediante encaminhamento do Canil Municipal.
     A reitora Kátia Ciuffi afirmou que essa parceria representa um grande avanço tanto para a Prefeitura, que amplia a assistência aos animais vitimados, à cidade, como também para a universidade e seus alunos que terão um novo campo de atuação para o aprimoramento do seu aprendizado.
     O prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância dessa parceria para o município e ressaltou que os serviços oferecidos deverão respeitar a capacidade operacional do Hospital Veterinário da Unifran e, por essa razão, estará disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. 
     O Pró-Reitor, Élcio Rivelo explicou que o funcionamento será mediante a triagem prévia feita pelo Canil e envio a universidade, com a realização de cirurgias e demais procedimentos necessários. Também representa um novo espaço para vivências práticas dos alunos, em contato com situações concretas e das mais diversas. 
     Lucas de Freitas Pereira, coordenador do Hospital Veterinário, disse que os atendimentos prestados serão emergenciais para animais de pequeno, médio e grande porte, a partir da próxima quarta-feira, 2, seguindo os protocolos de recebimento e de realização dos procedimentos, com encaminhamento do Canil Municipal. "É uma parceria que tem tudo para dar certo e servir de modelo para toda a região. Vamos oferecer melhor qualidade de vida para os animais e, consequentemente, para os seus protetores", garantiu ele.
 
 
Capturas e Castrações 
     Ainda nesta área de proteção animal, o prefeito destacou durante o encontro que foi retomado o serviço de captura de animais de grande porte, com 220 animais capturados nos últimos meses, com a realização periódica de leilões e ações para adoção de animais. 
     Para acionar o serviço de captura, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153, na Guarda Civil, que aciona o Canil e a equipe de captura, indicando o endereço ou ponto de referência.
     Uma outra informação transmitida pelo prefeito é sobre o serviço de castração de animais, com a realização de cerca de 2 mil procedimentos desde o ano passado e a Prefeitura continua com processo licitatório para a contratação de mais 3 mil castrações, sem contar as melhorias que estão sendo executadas no Canil Municipal, como a construção de muros e a instalação de monitoramento eletrônico, já em pleno funcionamento.
     Mais informações poderão ser obtidas no Canil Municipal, pelo telefone (16) 3703-9389.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais