Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Educação inicia formação continuada sobre Cultura Afro-Brasileira

 DSC 7167
     A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma formação continuada sobre a 'História da África e Cultura Afro-brasileira na Perspectiva da Lei nº 10.639/03”.
   O primeiro módulo, de um total de seis, foi realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo diretores das escolas, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da secretaria.
     A formação, que será ministrada quinzenalmente, até o início de novembro, com carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, objetiva atender a obrigatoriedade da questão "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação. São amplamente conhecidas as desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias e a naturalização das desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. Diante desse quadro, a formação aos profissionais da Educação, preferencialmente, de forma transversal e integradora, é uma ação fundamental para a implementação eficaz da Base Nacional Comum Curricular, além de ser um suporte precioso para a superação dessas desigualdades, para a necessidade da construção das “aprendizagens essenciais”, que os alunos brasileiros precisam desenvolver durante as etapas e modalidades da Educação Básica, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua como psicóloga, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil, como líder do Comitê Igualdade Racial, além de Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Igualdade Racial) e ministra aulas de História na Educação Básica. 
      Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Inaugurado novo Ambulatório Escola da Uni-Facef e Prefeitura

 IMG 0079
     Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, a cerimônia de inauguração da nova unidade do Ambulatório Escola do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), em parceria com a Prefeitura.  O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Alfredo José Machado Neto e João Baptista Comparini, reitor e vice reitor da Uni-Facef, vereadores, Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, Frederico Alonso Freitas, chefe do Departamento de Medicina da Uni-Facef, Marcos Vinícius Barbosa, delegado regional do Cremesp, Clóves Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Tarciso Botto, presidente da ACIF. 
     O ambulatório instalado, em prédio anexo à unidade II da universidade (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2390), conta com 16 consultórios para o atendimento nas especialidades de Clínica Médica (geral), Ginecologia, Pediatria e acompanhamentos pós-cirúrgicos, vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ângela Rosa, para apoio no atendimento à demanda daquele setor da cidade. Os atendimentos serão iniciados a partir desta terça-feira, 2, a partir das 8h.
     A estimativa é que a nova unidade ofereça cerca de 1 mil atendimentos por mês, que serão prestados pelos estudantes dos 3º e 4º anos do curso de Medicina da Uni-Facef, sob a supervisão de preceptores e médicos, enquanto que no ambulatório que funciona no Hospital do Coração, em parceria com a Santa Casa, os serviços são oferecidos pelos alunos dos 5º e 6º anos, com as subespecialidades, cardiologia, pneumologia, cirurgias mais específicas. 
Frederico Alonso de Freitas, médico, professor e coordenador do Departamento de Medicina da universidade, destacou que é um novo espaço para o atendimento da demanda da população, funcionando em convênio direto com a Prefeitura, de segunda a quinta-feira. "Os pacientes já sairão inclusive com o retorno marcado e vamos trabalhar para a redução do absenteísmo, utilizando às sextas-feiras para entrarmos em contato com os pacientes, que faltarem às consultas, reagendando o atendimento", disse Frederico. 
     Atualmente, a cidade conta com dois Ambulatórios Escola, que funcionam mediante parceria entre a Prefeitura e Universidade de Franca, no centro da cidade e outra unidade do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), instalado no Hospital do Coração, que oferecem, em média, 900 e 630 atendimentos mensais, respectivamente, cujo encaminhamento dos pacientes é feito pela rede de Unidades Básicas de Saúde.
 

Ruas da Cidade Nova recebem novos semáforos

 DSC 7164
     Dois novos semáforos foram instalados em cruzamentos do Bairro Cidade Nova, cujo objetivo da Prefeitura é reduzir os riscos de acidentes e melhorar a segurança, tanto dos pedestres, como dos motoristas. A medida foi adotada pela Secretaria de Segurança, que contemplou com essa ação os cruzamentos das ruas Afonso Pena com Prudente de Morais e Capitão Anselmo com José Marques Garcia, esta nas imediações do DER e do Detran.
     Nesta segunda-feira, as equipes de sinalização trabalharam fazendo as adequações, com as sinalizações aérea e de solo. 
     Nos dois locais, os conjuntos semafóricos foram testados e acionados pela equipe de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente. 
     A Secretaria de Segurança reitera o apelo aos motoristas para que também façam a sua parte, dirigindo com cautela e observância as placas de orientação e aos limites de velocidade.

Com 1,7 mil pacientes cadastrados CAPS Renascer comemora 2 anos

 DSC 7188
     O CAPS AD III Renascer, localizado no bairro da Estação, é um dos dois equipamentos municipais mantidos pela Prefeitura, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que nesta quarta-feira, 3, comemora 2 anos  de atividades. Nesse período, de acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde, mais de 1,7 mil usuários foram cadastrados, dos quais 535 tiveram alta, com média mensal de 317 pacientes atendidos. 
     A instituição tem a gestão da Fundação Espírita Allan Kardec, funcionando 24h, inclusive nos finais de semana e feriados, recebendo demanda espontânea, ou seja, a pessoa usuária não depende de nenhum encaminhamento para ser atendida. Instalado em dependências próprias, na rua Cavalheiro Antônio Petráglia, nº 80, ao lado da UBS Estação, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS AD III,  tem como propósito, oferecer atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
     Com a observação de que o atendimento ao paciente pode estar associado ou não a transtornos mentais, o CAPS AD III preparou para esta quarta-feira, 3, uma programação especial com a participação dos usuários, começando às 8h30. Estão previstos apresentação musical, depoimento focado nos ‘Laços de Família’ e até um desfile. 
 
O CAPS em números
     O CAPS AD-III conta com uma equipe multiprofissional composta por1 assistente de coordenação, assistente de coordenação, auxiliares administrativos, auxiliar de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, coordenador CAPS, enfermeiros, farmacêutico, médicos clínico geral e psiquiatra, professores de Educação Física, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapêuta ocupacional. 
     As atividades realizadas variam do atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, orientação, etc); em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividade de suporte social, etc.); em oficina terapêutica; visitas domiciliares; atendimentos às famílias e à comunidade para a integração do usuário e sua inserção, respeitando as diferenças, tudo elaborado e inserido em projeto terapêutico singular.
     O quadro de profissionais atua de forma interdisciplinar no atendimento à adolescentes (entre 14 a 17 anos e 11 meses), nas terças e quintas - feiras, à partir das 12h e adultos nos demais dias e horários, exceto na manhã de quarta-feira, onde é realizada a reunião de equipe,  até o meio dia. As ações são para promover a atenção integral e contínua do paciente, buscando a reestruturação do ser, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, reinserção na sociedade por meio de oficinas terapêuticas, educativas e de orientação socioeconômica, atendimento individual, em grupo, visitas domiciliares, atendimento às famílias e à comunidade, matriciamento à equipe de saúde do município.
     Os números da Secretaria de Saúde apontam que, até junho deste ano, haviam 1.735 usuários cadastrados e nestes 6 primeiros meses do ano, 1.889 atendimentos prestados, com uma média mensal de 317 pacientes acolhidos. 
     Para o custeio dessa estrutura, a Prefeitura investe, mensalmente, R$ 296,1 mil, o que representa mais de R$ 3,5 milhões ao ano.
 
Contato com o CAPS AD III
     O acolhimento/triagem  no CAPS AD III é gratuito e feito com o objetivo de realizar o primeiro contato com o paciente, por meio de uma escuta ativa, como forma de observar quais são os motivos que o levaram a buscar o serviço e em conjunto com o paciente e/ou família, criar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), com tratamento medicamentoso (quando necessário), atendimentos e oficinas terapêuticas direcionados às suas necessidades, elaborando estratégias de enfrentamento de sua realidade e proporcionando o desenvolvimento de suas potencialidades.
     É de suma importância a atenção à saúde e às questões voltadas ao meio em que o paciente está inserido, cabendo o acolhimento à família, realizando atendimento em sua totalidade. Dessa forma, a família adquire melhor conhecimento sobre a realidade do paciente e encontra apoio no enfrentamento da mesma, criando em conjunto, caminhos para a melhora da saúde e da vida do ser que se encontra em sofrimento. 
 
CAPS Florescer 
     A Prefeitura mantém também, em parceria com a Fundação Allan Kardec, uma outra unidade com características parecidas, que é o CAPS Florescer (instalado na rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), porém voltado a outro público. O CAPS lll Florescer é um serviço aberto com foco em transtornos mentais, onde através de atividades terapêuticas, é oferecido o tratamento medicamentoso e auxílio na ressocialização. 
 

Meio Ambiente intensifica ações de Limpeza Urbana

 DSC 7182
     Nesta segunda-feira, as equipes de limpeza estiveram pelas ruas e avenidas da cidade para a poda da vegetação seca, recolha das folhagens e outros materiais que, uma vez presentes nas vias, podem levar a obstrução dos sistemas de galerias. Em pontos específicos dos bairros José de Carlo, Santa Hilda, Noêmia, homens e caminhões fizeram a varrição e recolha das folhagens espalhadas pelos canteiros e margens das pistas da Avenida São Vicente.
     Em outro extremo da cidade, no Jardim Paineiras, toda a extensão da Avenida Nicolau D’Andreia e uma praça de esportes também receberam os serviços, com homens equipados com roçadeiras costais realizando a poda da grama e juntando os entulhos gerados. 
     No Cemitério da Saudade, região central, um outro grupo de limpeza executou a varrição e pequenos reparos, enquanto que a Praça Carlos Pacheco também recebeu manutenção, no tocante aos cuidados com os canteiros e jardins.
     Para os canais dos Córregos dos Bagres e Cubatão também foram distribuídos trabalhadores, com a função de observar preventivamente problemas nos leitos (aproveitando que a água está pouca), remover entulhos e providenciar os reparos.  Nas avenidas, onde vem sendo realizadas as podas e recolha de materiais atirados indevidamente, um grupo também segue fazendo a pintura das guias e sarjetas, melhorando o aspecto urbanístico destes locais. Trechos da avenida Chafic Facuri, também recebeu manutenção referente a limpeza urbana.

Franca realiza etapa dos Jogos Regionais

 85d837d9 1b72 4925 80b6 7d1b677f321b
     Com jogos disputados nos 5 principais ginásios de esportes da cidade, Franca realizou no último final de semana, a última etapa dessa fase regional dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Este ano, de forma diferente dos anteriores, o evento foi distribuído em 4 regiões esportivas, sendo elas além de Franca, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos.
     A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo confirmou que as equipes melhores colocadas por modalidade, participarão em outubro da 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que deverá ser disputada em São Sebastião, no Litoral Norte do Estado. 
     Foram realizados jogos nos ginásio Pedrocão, Amauri Destro, ambos no Residencial Paraíso, no ginásio do Tiro de Guerra, na rua Distrito Federal, no ginásio do Champagnat, no Jardim Consolação e no ginásio do Parque Vicente Leporace. 
     Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, a boa estrutura colocada à disposição do Governo Estadual e das cidades visitantes, facilitou o andamento do evento, aguardando agora a tabulação final do Comitê Dirigente para conhecer quem está habilitado para estar em outubro, em São Sebastião.
 
Maratona de SP
     Um grupo de 26 esportistas participou no final de semana da Maratona de São Paulo, dividida em dois percursos, 21,1 km e 42,2 km, cuja largada ocorreu na madrugada de domingo, 31, em frente ao estádio ‘Pacaembu’. Uma das representantes da FEAC/Franca, Selma Aparecida dos Reis, competindo na categoria de 60 a 69 anos, terminou a prova no 5ª colocação, cumprindo o percurso de 42 km em 4h e 27 minutos.
     De modo geral, todos os 26 participantes tiveram bom desempenho e concluíram o percurso, com destaque para Adriana Cândido e Isabel Cristina da Silva Francisco, que foram "Top 100”, essa qualificação porque realizaram a maratona, com tempo inferior a 4h.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira, 2, que contará com 6 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Planalto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES E PCD / 1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
     Na UBS Paulistano, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 1, Santa Terezinha e Guanabara, no horário das 8 às 16h.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais