Email  

Notícias

Guarda Civil aperta o certo aos descartes irregulares

GCM em acao 11 3 

      A Guarda Civil Municipal de Franca está apertando o cerco com a realização de fiscalizações sobre os descartes irregulares de materiais e entulhos, e, informa que efetuou  três flagrantes desta natureza nos dois últimos dias, envolvendo infratores nos Jardins Ipanema, São Domingos e Centenário. Aliado a isso, nesta quinta-feira, uma equipe foi acionada para comparecer na estrada Alberto Carraro, que é um prolongamento da Av. Coelho Netto, no bairro City Petrópolis, onde havia um carro carbonizado abandonado.

Os guardas civis lá estiveram, consultando a placa do veículo, apuraram que o mesmo foi objeto de furto praticado na cidade no último dia 9, no bairro Parque Dom Pedro. Foi identificado o proprietário, com as orientações para o acionamento do seguro e remoção do veículo.

Descartes irregulares 11 3

Descartes de lixo 

A prática de descarte de resíduos em áreas particulares ou públicas, sem autorização, caracteriza crime de natureza ambiental e três ocorrências deste tipo foram constatadas. A primeira, no bairro São Domingos, onde um veículo Pajero com uma carretinha depositava, irregularmente, entulhos de construção. Um outro registro de prática irregular de descarte foi no Jardim Ipanema, envolvendo materiais diversos, como restos de couro e lixo doméstico. O terceiro flagrante foi feito no bairro Centenário, numa área existente próxima a antiga voçoroca do Jardim do Líbano e da Av. Adhemar de Barros.

Em todas essas situações, os guardas civis lavraram o auto de autuação, cujos valores iniciais previstos são de R$ 486,00, onde os infratores terão antes, a oportunidade de apresentar suas defesas. Independente desse procedimento, os autos também serão remetidos ao Ministério Público do Meio Ambiente, onde deverão prestar outros esclarecimentos. 

As denúncias podem ser feitas através dos telefones 153 ou 3724-1033.

Matrículas na Creches seguem até terça-feira

pexels pixabay 207665

      A Secretaria de Educação reitera o lembrete aos pais ou responsáveis pelas 443 crianças, cujos nomes constam da listagem da segunda chamada, sobre o agendamento das matrículas que deve ser feito até a próxima terça-feira, dia 16. A publicação pode ser conferida na edição do Diário Oficial do Município, da última quarta-feira.

      No edital, os pais ou responsáveis são orientados a observaram a ordem alfabética e as unidades, em que as crianças serão atendidas. Na primeira chamada foram convocadas e atendidas 1.907 crianças, totalizando 2.350 novas vagas disponíveis neste ano. Esses atendimentos começaram no mesmo dia e, excluindo o sábado e domingo, terão sequência até a próxima terça-feira, mediante o agendamento prévio, feito pelas equipes das Creches e Creches-Escolas, em contato telefônico.

      A Secretaria de Educação chama a atenção para o fato de que os responsáveis aguardem este contato durante este período e, caso não recebam o retorno, que liguem para as unidades pelos contatos disponíveis na publicação. Não haverá a efetivação da matrícula, sem o devido agendamento e o não comparecimento no período estabelecido para a matrícula, implicará, automaticamente, na desistência da vaga.

      Documentos necessários

      Para fazer a matrícula, os pais deverão apresentar, original e cópias, dos seguintes documentos:

Foto 3x4 da criança;

Cópia da certidão de nascimento e CPF da criança;

Cópias do RG e CPF dos pais;

Cópia do comprovante de endereço (talão de água ou luz)

Cópia do cartão Bolsa família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir);

Cópia da carteira de vacinação da criança.

       A Central de Vagas em Creches, da Secretaria de Educação, disponibiliza o telefone 3711-9596, onde podem ser obtidas mais informações e esclarecidas as dúvidas, tendo em vista que não está permitido o atendimento presencial na sede da Secretaria, devido a Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Prefeito lança Programa Desenvolve Franca

Colel. Desenvolve Franca 10 3 

       Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira, 10, em seu gabinete, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou a criação do Programa Desenvolve Franca, que é um conjunto de ações da Prefeitura, voltadas a estimular os setores produtivos e econômicos da cidade. São iniciativas que, naturalmente, chegam para contribuir para a geração de emprego e renda aos cidadãos. O Desenvolve Franca estará presente em todas as áreas do governo.
       Ao lado de secretários municipais, do presidente da Câmara, Claudinei da Rocha e um grupo de vereadores, Alexandre Ferreira, em seu pronunciamento, destacou que desde janeiro estão sendo feitas mudanças que possibilitem agilidade no atendimento, reduzindo o tempo para análise dos projetos de construção civil. Atualmente, o setor é um dos que mais contribuem para a geração de empregos e renda da população e, na Secretaria de Infraestrutura, mais de 1,7 mil processos foram protocolados, nestes pouco mais de dois meses de governo, para a construção de imóveis. 
       O prefeito reforçou que o Desenvolve Franca é um programa grande, que contempla vários projetos, abrangendo todas as áreas da administração e que serão implantados, gradativamente. Está começando pela Infraestrutura, com adequações de procedimento que estão permitindo maior agilidade, menor tempo de espera e utilização dos recursos digitais. Também sinalizou com a necessidade do pessoal da área se qualificar e evitar erros que acabam retardando determinadas aprovações.



      Alterações nos trâmites processuais

 

      Nesses poucos mais de 2 meses de administração, diversas ações foram ou estão sendo implementadas, cujo intuito é fazer com que a aprovação de projetos seja mais ágil. Um dos exemplos é o trâmite junto ao Setor de Cadastro Físico, que foi alterado, onde o processo passa por aquele setor apenas para a conferência das áreas informadas no Selo do projeto, com as áreas desenhadas no arquivo anexado ao processo. 
      Após, o projeto segue para a Topografia para alinhamento da obra. Em seguida, o processo é tramitado para a Fiscalização de Obras, que envia técnicos ao local para conferir a situação do terreno ou edificação existente, informando ao Controle de Uso do Solo, os dados necessários para a análise. Após feita essa avaliação, no caso de processo virtual, estando aprovados, os arquivos com a documentação pertinente à aprovação são disponibilizados no site da Prefeitura para que o requerente faça o dowload, sendo, posteriormente, enviado ao Cadastro Físico para salvar o arquivo aprovado.
      Por fim, o expediente é reencaminhado ao Setor de Fiscalização de Obras para o acompanhamento da construção. No caso de processo físico, após a aprovação pelo Setor de Controle de Uso do Solo, ele segue ao Cartório para a entrega da documentação ao solicitante. Após, é encaminhado ao Cadastro Físico para cópia do processo aprovado e enviado ao Setor de Fiscalização de Obras para acompanhamento dos serviços. 



      Protocolo on-line

 

      De imediato, a Prefeitura está implantando o Protocolo On-line: (1ª fase: exceto para condomínios e loteamentos). Esta ferramenta vai permitir ao profissional ou proprietário da obra, inserir diretamente de seu escritório ou residência, pelo site da Prefeitura, a documentação necessária para aprovação do projeto e outros documentos. O tempo de espera para protocolar projetos era, em média de 2h e 30 minutos, uma vez que o setor recebia no mesmo local, solicitações de pessoas para diversos serviços e informações prestados pela Prefeitura. 

 

      Retirada de documentos on-line:

 

      Assim como o protocolo on-line, o profissional e ou proprietário, de posse do número do processo e senha de acesso ao sistema, consegue acompanhar o andamento da aprovação do seu pedido e, ao término da análise, mediante aprovação, sua documentação é disponibilizada no próprio sistema, pelo site da Prefeitura, para ser impressa ou realizado dowload diretamente de seu computador, sem a necessidade de se deslocar à Prefeitura para a retirada da documentação. Ela é assinada, digitalmente, pelos técnicos responsáveis pela análise, com certificado digital, fato este que permite o reconhecimento da documentação por qualquer outro órgão público ou privado.
      A partir desta semana, todos esses serviços da Secretaria de Infraestrutura estão disponíveis para serem solicitados de forma on-line, através do site da Prefeitura de Franca, www.franca.sp.gov.br

 

      Os números
 
      Resultado de algumas medidas, que saíram da teoria para a prática, aplicadas na Secretaria de Infraestrutura, mostram que desde janeiro, 1.741 processos de obras, construções ou documentação de casas,  prédios até 3 pavimentos e comerciais, deram entrada para a análise do Setor de Parcelamento e Uso do Solo. Desse total,  1.471 foram analisados. 
 
      Empreendimentos em andamento

 

      Franca está, através da Prefeitura, com 32 loteamentos em fase de aprovação prévia. Desse universo, 17 são loteamentos em fase de aprovação definitiva, o que representa 1.900 lotes. Em aprovação, para este ano, também se encontram 112 lotes no Jardim Residencial Ana Helena.
      Somando-se todos estes empreendimentos, serão 9.322 lotes, cujo valor médio estimado é de R$ 932,2 milhões. 
      O prefeito Alexandre Ferreira sinalizou com necessidade dos empreendedores e seus colaboradores, participarem de cursos e capacitações nesse segmento, de modo a evitar erros e intercorrências, agilizando os trâmites dos projetos. 

Saúde realiza Sábado da Mulher com exames de Papanicolau

sabado da mulher 
      Em comemoração ao mês da Mulher, a Secretaria de Saúde promove neste sábado, 13, o "Sábado da Mulher", com a realização de exames de Papanicolau e solicitação de Mamografias.
      Para este dia, estão sendo disponibilizadas 300 vagas para a coleta de Papanicolau, cujo atendimento será prestado em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Casa da Mulher, das 7 às 13h, sendo 25 procedimentos em cada unidade.
      A Secretaria de Saúde informa que as mulheres interessadas em passar pelo procedimento preventivo, devem procurar às UBS da Estação, do Jardim Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3 e UBS do Parque Progresso, das 7 às 18h, além das UBS do Jardim Luíza e City Petrópolis, das 7 às 17h, para o agendamento, sem a necessidade de indicação médica. 
      Os agendamentos para os exames de Mamografia são recomendados para as mulheres, com idade entre 40 e 65 anos. 
      O Sábado da Mulher tem o objetivo de facilitar o acesso aos exames de rotina de saúde, ampliando a oferta de atendimentos para a prevenção ao Câncer de Mama e Cólo de Útero. 
      Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pacientes atendidas terão os resultados dos exames avaliados por profissionais médicos. 
      Estarão abertas neste sábado, 13, recebendo o Sábado da Mulher, as UBS da Estação, Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3, UBS do Parque Progresso, UBS Luíza e City Petrópolis, além da Casa da Mulher, funcionando das 7 às 13h, exclusivamente, para estes atendimentos previamente, agendados nas unidades. As pacientes deverão apresentar um documento de identidade com foto. 
 
       Exames
 
      O Papanicolau é um exame ginecológico voltado a  mulheres, a partir dos 24 anos, ou antes, se necessário. A coleta do exame é simples, rápida e, geralmente, indolor. Oferece muitas informações sobre a saúde ginecológica da mulher, desde infecções vaginais até o diagnóstico de Câncer de Cólo de Útero. Já a Mamografia é um procedimento recomendado para o diagnóstico do Câncer de Mama. 

Banco do Povo com linha de crédito para empreendedoras

emp mulher 
      Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Banco do Povo Paulista, unidade de Franca, está lançando uma linha de crédito especial e exclusiva para mulheres empreendedoras. A nível estadual, já que essa repartição envolve parceria entre a Prefeitura e o Governo de São Paulo, foi lançada a chamada “Linha Empreenda Mulher”, na qual estão sendo investidos R$ 50 milhões em financiamentos para todo o Estado de São Paulo.
      Dentre as vantagens oferecidas às empreendedoras nesta nova linha de crédito, estão a concessão de 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela e maior prazo de financiamento. Podem participar do programa, as empreendedoras que possuem negócios formais, informais e produtoras rurais, sem restrições de crédito junto ao SERASA e CADIN Estadual. Outro critério é apresentar o certificado do curso de capacitação “Empreenda Mulher”, oferecido em parceria com o SEBRAE.
      As mulheres que possuem um empreendimento formal, seja MEI, ME, LTDA ou EIRELI, e produtoras rurais com CNPJ, podem solicitar empréstimo de até R$ 21 mil, com taxa de juros mensais a partir de 0,35%. O dinheiro pode ser usado para capital de giro, como compra de mercadorias para revenda e matéria-prima para fabricação de produtos. Neste caso, o valor será dividido em até 33 parcelas. Porém, se a intenção for fazer um investimento fixo para o negócio, ou seja, compra de móveis, equipamentos e maquinários, o financiamento poderá ser feito em até 45 parcelas.
      Já as empreendedoras e produtoras rurais informais (sem CNPJ) podem solicitar até R$ 15 mil, com taxa de 0,8% de juros ao mês, podendo dividir o financiamento de capital de giro, em até 15 vezes ou em 33 parcelas, no caso de investimento fixo.
      Para pedir uma simulação de crédito, as interessadas podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número de whatsapp 3723-8233. Em virtude do quadro de pandemia, os atendimentos presenciais seguem restritos, somente em casos pontuais com agendamentos prévios.



      Linha Empreenda Rápido

 

      Para os empreendedores que não se enquadram na Linha Empreenda Mulher, o Banco do Povo de Franca continua com a linha de crédito Empreenda Rápido, liberando valores de até R$ 21 mil para empreendedores e produtores rurais formais e até R$ 15 mil para informais, mantidas as mesmas condições de taxas de juros cobradas.
Desde janeiro deste ano, a unidade de Franca já liberou R$ 197.641,16, através da Linha Empreenda Rápido. Atualmente, o Fundo de Crédito tem R$ 6,2 milhões para investir em empreendedores com domicílio na cidade.

Saúde prossegue com a segunda dose para idosos com 85 anos ou mais

arte vacina 110321 
      A Secretaria de Saúde mantém nesta quinta-feira, 11, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid para as pessoas, com 85 anos ou mais.
      Estará disponível a mesma estrutura de postos e horários, sendo 4 Unidades Básicas de Saúde do Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, funcionando a partir das 07h30 até às 13h e os dois postos Drive Thru, do Poliesportivo e Franca Shopping, das 8 às 17h.  O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e a recomendação é para que as pessoas apresentem um documento pessoal com foto, o CPF e o cartão de vacinação da primeira dose. 
      O cronograma de vacinação, contendo os públicos alvos, horários e postos de atendimento disponíveis, poderá ser consultado, diariamente, mediante a disponibilidade das doses, no site da Prefeitura, pelo link  https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e também nas páginas oficiais da Prefeitura, nas redes sociais, sendo Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).

 

      Confira a relação dos postos e horários para a segunda dose dos idosos de 85 anos ou mais:

 

Unidades Básicas de Saúde - Das 7h30 às 13h
UBS Leporace
UBS Brasilândia
UBS Estação
UBS Ângela Rosa

 

Drive Thru  - Das 8h às 17h
Poliesportivo
Franca Shopping



1º dose -  Idosos com 77 anos ou mais 

 

      Também nesta quinta-feira, 11, a Secretaria de Saúde prossegue aplicando a primeira dose da vacina para os idosos com 77 anos ou mais, que serão atendidos, exclusivamente, nas UBS do Jardim Luíza e Aeroporto 1, das 07h30 às 13h, apresentando um documento pessoal com foto e o CPF. 



2ª dose - Profissionais de Saúde

 

      Os profissionais de saúde poderão ser vacinados, exclusivamente, nas UBS do Horto e Paulista, das 07h30 às 13h, apresentando a documentação pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação da primeira dose. 
      A Secretaria de Saúde faz um apelo aos profissionais de saúde, que ainda não receberam a segunda dose para que procurem os postos disponíveis para completarem o esquema vacinal, obedecendo o intervalo entre a primeira e a segunda dose.

Galerias recuperadas na Vila Caxias

Galerias Vl Caxias 10 3 original 

      A Prefeitura foi acionada nesta quarta-feira, 10, para fazer uma intervenção emergencial no sistema de galerias na rua Jorge Cheade, na Vila Caxias, onde houve o rompimento da tubulação, causada por obstruções e o excesso de águas. O asfalto nesta rua, próximo ao número 1.109, foi danificado, exigindo que o local fosse preventivamente sinalizado.
      Na manhã desta quarta-feira, equipes da Secretaria de Infraestrutura foram mobilizadas, fecharam parte da rua e fizeram a remoção das peças danificadas, substituindo por outras novas. A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) também foi comunicada para fazer o remendo asfáltico, logo em seguida. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais