Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Obras na Champagnat entram na reta final

Obras Champagnat 23 2 

      As Secretarias de Infraestrutura, Segurança e também a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) trabalham nos arremates finais das obras do sistema viário entre as avenidas Champagnat e Dr. Ismael Alonso Y Alonso, com previsão de término para esta semana. Em virtude da finalização do recapeamento e também da demarcação prévia para orientar a sinalização, o trânsito seguiu comprometido nesta terça-feira.
      A Secretaria de Infraestrutura está em conexão direta com a empresa responsável pelo projeto, monitorando dia a dia a evolução dos serviços, informando que estão pendentes apenas a instalação dos postes de iluminação pública e alguns ajustes técnicos. A sinalização definitiva na forma prevista em contrato, deve ser feita pelas equipes da Emdef na noite desta quarta-feira. Quanto aos equipamentos semafóricos estão todos instalados e testados, podendo ser acionados a qualquer momento depois de concluída essa etapa dos serviços de sinalização.

Segurança instala lombadas no Parque Universitário

Lombadas Pq Univ 23 2Lombadas Pque Univ 23 2 

      Pensando em proteger vidas e reduzir os riscos de acidentes numa região, que tem sido palco dessas ocorrências, a Prefeitura de Franca acaba de instalar lombadas na avenida Alfio Benedini, um prolongamento da Av. Dr. Armando Salles Oliveira, entre o Residencial Piemonte e o Parque Universitário. Os serviços seguiam, em andamento, nesta terça-feira, com um conjunto de 7 lombadas, 4 em uma das pistas e 3 na outra.
      Essa medida vinha sendo pedida há algum tempo, a partir da solicitação de moradores daquele setor, mas antes foi objeto de uma análise prévia pela equipe de técnicos, informa a Secretaria de Segurança.
      As equipes de sinalização da Emdef já foram acionadas para providenciar a necessária sinalização de advertência, já colocada nas primeiras lombadas. Num segundo momento, estão previstas novas lombadas na própria Av. Dr. Armando Salles Oliveira.

Desenvolvimento inicia curso de Apicultura

Curso Apicul 23 2 

      Com 15 alunos interessados, a Secretaria de Desenvolvimento realizou na manhã desta terça-feira, a aula inaugural do Curso de Apicultura, restrito a 12 participantes. Haverá uma seleção nos próximos dias e os que não forem incluídos ficarão como suplentes. O primeiro módulo do curso será ministrado no período de 8 a 12 de março, inclusive com atividades teóricas e práticas.
Meliponicultura. Ao mesmo tempo em que está com esse primeiro grupo formado para o Curso de Apicultura, a Secretaria de Desenvolvimento informa que pretende iniciar nos próximos dias, um outro curso de Meliponicultura no Jardim Zoobotânico, que envolve o manuseio de abelhas nativas e sem ferrão. O curso será no formato semipresencial, respeitando o Plano São Paulo ou seja, com aulas teóricas on-line e as atividades práticas nas colmeias mantidas no Zoobotânico. Trata-se de um curso completo e voltado para todo tipo de público, considerando que esses tipos de abelhas podem ser criadas no ambiente urbano.
      Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone 3724-7080.

Bibliotecas retomam atividades com agendamentos

pexels pixabay 159711 

      As duas Bibliotecas do município, a Central, instalada no Colégio Champagnat e a Sucursal, na Estação (antigo prédio da Mogiana) estão retomando as atividades mediante agendamentos, seguindo os protocolos sanitários exigidos pelo Plano São Paulo. A informação é da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), a quem estão vinculadas, observando que esta reabertura será gradual, seguindo as cautelas que a situação exige.
      Por enquanto, a medida permite que os serviços de empréstimos e devolução de livros sejam feitos, preferencialmente, por meio de agendamentos realizados pelos telefones 3711-9323 (Central) ou 3723-5507 (Sucursal) ou pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os agendamentos poderão ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sendo que o atendimento presencial será agendado para o período de 10h às 14h, nesta primeira fase de retorno, sendo restritos a entrada das bibliotecas, com o uso obrigatório de máscara.

      Quarentena

      Uma outra observação importante é que os livros que forem devolvidos passarão pelo período de quarentena de 7 dias, onde não serão manuseados para depois retornarem ao acervo. Isso porque o papel mantém o vírus ativo por 4 a 5 dias, segundo estudos científicos.

Educação prorroga inscrições do Bolsa Universidade

banner bolsa universidade 

      A Secretaria de Educação prorrogou até o dia 5 de março, o prazo para inscrições no Programa Bolsa Universidade, que terminaria nesta terça-feira, dia 23. O edital comunicando essa decisão está sendo publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 24.
      Para efetivar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Prefeitura no link do Bolsa Universidade: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. Nesse endereço, o interessado deve acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para o preenchimento e impressão.
      Os protocolos para as pessoas que já efetuaram a inscrição seguem mantidos para os dias 24, 25 e 26 de fevereiro, conforme os agendamentos feitos, das 7h às 16h, na Secretaria de Educação e para quem fizer a inscrição nesse novo período concedido, terá o dia 9 de março para entregar a documentação, no mesmo local e horários. Os candidatos devem comparecer na Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal) munidos de todos, os documentos relacionados no edital.

Renda Franca vai atender 1 mil famílias com auxílio em dinheiro e qualificação profissional

Colet Renda Franca 22 2 

            O prefeito Alexandre Ferreira apresentou nesta segunda-feira, 22, durante uma cerimônia, que contou com a presença de vereadores e jornalistas, em seu gabinete, o Programa Renda Franca, que consiste em um auxílio temporário para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, em virtudes da ausência ou insuficiência de renda.

            Durante o evento, o prefeito assinou a mensagem e o projeto de lei, que foi encaminhado à Câmara Municipal para análise e apreciação dos vereadores, seguindo o trâmite normal do legislativo. 

            O Renda Franca prevê o atendimento de 1 mil famílias, com o valor de R$ 300,00, por mês, pelo período determinado de três meses. 

            Para ter acesso ao auxílio, que será repassado, diretamente, através de conta bancária, em nome do beneficiário, a pessoa deverá participar de um ou mais cursos de qualificação profissional, que serão oferecidos pela Prefeitura, por meio do Programa "Caminhos para o Emprego", com frequência regular igual ou superior à 85% das aulas teóricas e práticas. Além disso, o interessado deverá ter um aproveitamento do curso mediante a avaliação mensal pelo instrutor e coordenador das aulas e não ter nenhuma ocorrência que prejudique o aprendizado. O descumprimento dessas condições, resultará no desligamento do beneficiário do programa.

            Poderão participar do Programa Renda Franca, as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e que atendam aos seguintes critérios previstos em lei:

- Residam em Franca, há mais de três anos;

- Estejam inseridas em atendimento, acompanhamento ou em serviços socioassistenciais no município;

- Em situação de desemprego há pelo menos seis meses;

- Possuam renda per capita até meio salário mínimo;

- Mulher chefe família;

- Sejam membro de família com crianças ou adolescentes, que estejam sob medida de proteção ou aquelas com adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas;

- Sejam membro de família que tenha pessoas com deficiência em sua composição;

- Não possuam outro membro da família contemplado pelo programa;

- Serão priorizadas as inscrições de pessoas, que vivenciam o maior número de vulnerabilidade elencadas nestes critérios.

            O Programa Renda Franca será gerido por um Conselho Gestor Intersecretarial composto pelas secretarias de Ação Social, Finanças e Desenvolvimento, que definirá o calendário dos cursos e demais atividades do programa. 

            Durante a apresentação do novo auxílio, o prefeito Alexandre Ferreira explicou que para o pagamento deste benefício, serão utilizados recursos próprios do município. "A gente faz tudo com coragem e responsabilidade. A gente tem que ter prioridade e a prioridade hoje é resolver e buscar soluções para os problemas advindos da Covid, principalmente, às pessoas que estão sofrendo muito, que tem menos dinheiro. Temos que cuidar delas", garantiu o prefeito. 

            Ainda de acordo com ele, a Prefeitura irá atender as pessoas com prioridade, mas em contrapartida, elas terão que se comprometer e fazer a sua parte, participando dos cursos de qualificação profissional para que consigam uma nova oportunidade de trabalho, tendo a possibilidade de gerar renda e gerir sua família. 

            A data para abertura de inscrições, locais e horários serão divulgados, após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal e a promulgação da lei que cria o Programa Renda Franca.

Mutirão de Exames registra ausência de pacientes

mutirao 

            Conforme anunciado, a Secretaria de Saúde iniciou no último sábado, 20, a realização dos primeiros procedimentos do Mutirão de Exames de Eletrocardiograma, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

            A secretaria fez uma avaliação positiva do atendimento, porém dos 100 exames previstos para o dia, com o agendamento e aviso prévio dos pacientes cadastrados, foi registrada a ausência de 15 pessoas, que terão os exames reagendados. 

            Para esta semana, a equipe da Secretaria de Saúde já iniciou os contatos com os demais pacientes que aguardam pelos procedimentos para o atendimento no próximo sábado, 27, no horário das 7 às 16h, no CDI, que fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, ao lado da sede da Secretaria de Saúde. As pessoas que serão atendidas deverão comparecer munidas da documentação pessoal e o pedido do exame.

            Ao realizar o Mutirão de Exames, a Prefeitura cumpre uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira para atender  a demanda reprimida existente para procedimentos de diagnóstico no município. A expectativa é realizar cerca de 900 exames, sendo 500 procedimentos de Eletrocardiograma e 400 de Utrassonografia até o final de março, beneficiando os pacientes que aguardam pelo atendimento.

            Para a realização desta ação, estão sendo firmadas parcerias importantes com escolas e universidades, que oferecem o curso técnico ou graduação em Enfermagem, como Colégio Gandolfi, Senac, EPTEC, o Centro Paula Souza, Universidade de Franca e o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).

            O mutirão prevê a realização dos exames aos sábados, neste mês e em março, sendo que no início do próximo mês, os procedimentos de Eletrocardiograma também serão realizados no NGA-16.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais