Email  

Notícias

Rua General Telles terá novo semáforo

pexels c cagnin 1786758 

      A Prefeitura implantará um novo conjunto de semáforos na rua General Telles, no Bairro Estação, na altura do cruzamento com a rua Gonçalves Dias e início da Av. Rio Branco. A medida atende a solicitações de moradores, comerciantes e mesmo dos motoristas, devido ao número de acidentes registrados naquele cruzamento, especialmente devido às dificuldades dos condutores, que transitam pela rua Gonçalves Dias e desejam concluir a passagem para seguir na Av. Rio Branco.

      Depois de concluir os estudos preliminares e havendo indicativos técnicos sobre a real necessidade desses dispositivos, as equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura entraram em ação e já instalaram as colunas metálicas e os semáforos, que inclusive foram submetidos aos testes iniciais nesta terça-feira. Será complementada a sinalização de solo, com faixas de pedestres, indicativos de limite de velocidade e a previsão é que os equipamentos sejam colocados em funcionamento nesta semana.

Saúde inicia atendimento da segunda dose de idosos com 77 anos ou mais

arte vacina 300321 

           Após imunizar nesta segunda-feira e aplicar todas as doses recebidas pelo Governo do Estado, destinadas a primeira dose da vacina para os idosos com 69 anos ou mais, a Secretaria de Saúde anuncia para terça-feira, 30, o início do atendimento, exclusivo, da segunda dose para as pessoas com 77 anos ou mais.

            Ao todo serão 9 postos de vacinação, sendo 7 Unidades Básicas de Saúde: do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto, Estação, Ângela Rosa e Paulista, funcionando das 7h30 às 13h e os 2 postos Drive Thru, no Poliesportivo e Franca Shopping, das 8 às 17h. As pessoas devem apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovação da primeira dose. 

          Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e orientou que não há necessidade das pessoas procurarem os locais de atendimento fora do horário estabelecido.

            A Prefeitura aguarda o recebimento de uma nova grade de vacinas nesta semana para prosseguir, vacinando os públicos alvos definidos para a imunização.

             O cronograma de vacinação, contendo os públicos alvos, horários e postos de atendimento disponíveis, poderá ser consultado, diariamente, de acordo com a disponibilidade das doses, pelo site da Prefeitura, no  link  https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e também nas páginas oficiais da Prefeitura, nas redes sociais, sendo Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).

             Confira a relação dos postos de atendimento para a segunda dose  dos idosos com 77 anos ou mais:

Unidades Básicas de Saúde - 07h30 às 13h

UBS Leporace

UBS Brasilândia

UBS Aeroporto 1

UBS do Horto

UBS Estação

UBS Ângela Rosa

UBS Paulista

Drive Thru - 8 às 17h

Poliesportivo

Franca Shopping

Segunda Dose

            Os profissionais de saúde da linha de frente, que ainda não receberam a segunda dose da vacina, poderão comparecer na UBS do Jardim Paulista, a partir das 13 às 17h, munidos de um documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose. 

Educação cria Banco de Atividades para creches e Educação Infantil

pexels pixabay 207665 

            Com aulas remotas desde o mês passado, na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação busca, diariamente, aperfeiçoar e ampliar o material pedagógico para apoiar o Planejamento Escolar previsto para este ano letivo.

            Neste sentido, a equipe pedagógica da Seção de Educação Infantil e Creches da Secretaria de Educação, está finalizando um Banco de Atividades, cujo objetivo é o de auxiliar os professores e educadores, em suas aulas remotas e contribuir com ideias, que poderão ser enriquecidas e transformadas, de acordo com o planejamento elaborado pelo professor. O educador tem autonomia para criar outras sequências de atividades e utilizar o material disponibilizado como apoio. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, os campos de experiências devem ser amplamente explorados na Educação Infantil.

            O rico material, que estará em constante atualização, contempla atividades como textos e histórias, vídeos, áudios, sugestões de recortes, trabalhos com sucatas e até dicas de receitas, todas separadas por faixas etárias do berçário, passando pelo maternal e as fases 1 e 2 da Educação Infantil. Atualmente, são atendidas nas Creches e Educação Infantil, 4.498 crianças, com idade entre 4 meses a 5 anos e 11 meses.

            Márcia Gatti, Secretária de Educação, informou que o Banco de Atividades da Educação Infantil está sendo finalizado pela equipe pedagógica da secretaria e, nos próximos dias, estará disponível para os educadores da rede municipal. Porém, ressaltou que, além dos professores, as famílias dos estudantes também terão acesso ao material, mediante orientações dos professores, contribuindo com as crianças e seus responsáveis na execução das atividades. 

            A secretária destacou ainda que a Educação Infantil é uma etapa marcante na vida das crianças e deve assegurar momentos que priorizem as interações e as brincadeiras, como eixos estruturantes para a organização de tempos e espaços, de modo que as experiências sejam ricas e desafiadoras para as crianças. Outro aspecto importante é que a criança seja ouvida pelos adultos e possa expressar suas ideias e suas necessidades, impressões sobre o mundo, possam participar da organização dos espaços e das brincadeiras. "Este é um material preparado com muita dedicação e carinho por parte da nossa equipe pedagógica e, neste período de pandemia, com o ensino remoto, é necessário que as atividades sejam coerentes com proposta pedagógica e possíveis de serem realizadas pelas famílias, que devem ser constantemente orientadas, para que se transformem em interlocutores eficazes para o professor no processo de desenvolvimento das crianças", informou.

Saúde orienta sobre distribuição de medicamentos

Horarios Farmacias v4 

            A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em facilitar para às pessoas, que fazem uso de medicação de uso contínuo, àquelas voltadas aos pacientes da Atenção Básica (UBS e núcleos de Estratégia da Família), realizando a distribuição mais perto de sua casa, através das 23 farmácias montadas nesses locais.  Nesse período de pandemia, em que a orientação é evitar todo tipo de aglomeração e manter o distanciamento social, com essa medida, as autoridades da área estão buscando evitar o acúmulo de pacientes no NGA-16, onde por uma questão de hábito, muitos deles se dirigem para retirar remédios que podem ser encontrados nas UBS e demais postos.

            A informação transmitida às pessoas que fazem uso de medicamentos oferecidos pela rede pública, que somam mais de 300 itens, é que antes de se deslocarem de onde residem até o NGA-16, primeiro, procurem a UBS mais próxima de sua casa ou o núcleo de Estratégia da Família (ESF). Ao todo são 23 UBS/ESFs, a Casa do Diabético, Centro de Saúde e o próprio NGA. 

            Confira a relação das UBS e Saúde da Família e os horários de atendimento para a retirada de medicamentos:

Das 8h às 17h

Ângela Rosa

Parque Leporace

Vila São Sebastião 

Horto/Miramontes

Paulistano

Progresso

Aeroporto 3

Estação 

Guanabara

UPAs Anita e Aeroporto

Das 7h às 16h

NGA-6

Centro de Saúde I

Casa do Diabético

Das 13h às 17h

UBS Paulista

Santa Clara

Luíza, ESFs City Petrópolis e Jardim Palma.

Das 8h às 12h

Brasilândia

Planalto

Santa Terezinha 

Paineiras

ESF Esmeralda 

Psicotrópicos 

            São 9 farmácias em UBS e Centro de Saúde, além do NGA-16, onde podem ser retirados psicotrópicos, a saber:

Ângela Rosa

Leporace

São Sebastião

Horto/Miramontes

Paulistano

Progresso

Aeroporto 3

Arrastão da Limpeza atende regiões Leste/Nordeste

Arrastao da LImp 23 3 

            A Prefeitura realizou no último sábado, 27, o 4º Arrastão da Limpeza, deste ano, atendendo 40 bairros das regiões do Brasilândia, Jardins do Éden, São Francisco, chácaras que margeiam a rodovia Franca – Claraval, até os bairros Ana Doroteia e Parati. Dados preliminares divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, nesta segunda-feira, apontaram que a mobilização atendeu, plenamente, os seus objetivos.

            A secretaria informa que oferece esse serviço de recolha de materiais, gratuitamente, mediante o agendamento prévio, independente do dia dos Arrastões, pontuais em finais de mês. Para tanto, basta que a pessoa indique o que tem a descartar e ligue para o número 3711-9440.

Prefeitura implanta segurança em prédio do Jardim Lima

DSC 4556 

            A Prefeitura de Franca implantou desde a noite da última sexta-feira, 26, às 19h, o sistema de segurança terceirizado no prédio conhecido como "Esqueleto", entre as avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso e Adhemar Polo Filho. 

            O propósito é impedir que pessoas adentrem o prédio e ali pratiquem atividades impróprias, colocando em risco a própria vida. De acordo com as informações, uma equipe especializada nesse tipo de proteção, vai atuar no local por 24h, em turnos de 12h, contando sempre com o suporte, em caso de necessidade, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Autoridades pedem cuidados e colaboração da população

pexels ketut subiyanto 4546142 

            O decreto municipal n° 11.217 de 19 de março, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, que dispõe sobre as medidas restritivas da Fase Emergencial do Plano São Paulo, permanece em vigor até a próxima terça-feira, dia 30. Esse alerta foi reforçado nesta sexta-feira, 26, pelas autoridades sanitárias municipais, pedindo a colaboração das pessoas, mantendo os cuidados com a higiene pessoal, o distanciamento social e respeitando às normas que restringem o funcionamento das atividades no comércio em seus vários segmentos.

            A Vigilância Sanitária está atuando com firmeza, levando orientações e buscando sensibilizar às pessoas a respeitarem as medidas restritivas do decreto municipal. 

           

Recomendações

            O prefeito Alexandre Ferreira segue trabalhando, junto com as instituições médicas da cidade e o Estado, no sentido de viabilizar novos leitos, seja de enfermaria, com os seis novos abertos no Pronto-Socorro Municipal ‘Dr. Álvaro Azzuz’, como as 10 novas unidades de UTI-SUS, que estão previstas para serem instaladas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Porém, o prefeito tem sido enfático, ao afirmar que a alternativa de novos leitos não é o bastante, pois é preciso contar com estrutura física, de medicamentos que estão no limite, além de profissionais de saúde.

            Diante desse quadro, o apelo geral das autoridades é para que as pessoas fiquem em casa, neste final de semana, evitando sair e quando houver necessidade, que cumpram os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com o uso de máscara, álcool gel e evitem aglomerações. O objetivo é evitar um colapso pela falta de leitos, tanto de enfermaria como de UTI, em seus limites em toda a rede.       

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais