Email  

Notícias

Prefeitura de Franca prepara reunião com municípios do ramal do Caminho da Fé

     O ramal de Franca do Caminho da Fé, entre a cidade e o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), está prestes a se concretizar. De acordo com a Associação Amigos do Caminho da Fé, falta apenas a documentação de três municípios vizinhos para a efetivação do trecho de peregrinação. As administrações das três cidades, segundo a Associação, se comprometeram a regularizar os documentos ainda na primeira quinzena deste mês.
    As responsabilidades que cabiam à Prefeitura de Franca estão todas cumpridas, mas a administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, se comprometeu a se reunir com as cidades vizinhas, no intuito de colaborar para a agilização dos documentos.
    “Nós fizemos questão de tomar a iniciativa, junto com os gestores do Caminho da Fé, de nos reunirmos com os representantes desses municípios e tomar todas as providências necessárias”, disse Maria Imaculada da Silva Ferreira, assessora da Secretaria de Desenvolvimento.
    O trecho do ramal de Franca do Caminho da Fé terá 18 km nas áreas urbana e rural francanas, até a divisa com Patrocínio Paulista. A Prefeitura já comprou os postes que receberão a sinalização do trajeto, que é de responsabilidade da Associação.
“Há muitos anos, Franca tentava participar do Caminho da Fé e a gente concretizou isso já no início do governo. A Associação surgiu em 2003 e, 15 anos depois, tive a honra de incluir nossa Franca neste importante projeto. Além do lado religioso, o Caminho da Fé vai contribuir com o turismo. E quando investimos nesta área, geramos mais negócios e empregos na cidade”, disse o prefeito Gilson de Souza.
    O ramal de Franca, além da cidade, passará pelos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã, em São Paulo, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamoji, Monte Santo de Minas e Arceburgo, em Minas Gerais. De lá, será interligado ao ramal de Mococa, já existente, até Aparecida.

 

Pinacoteca recebe exposição ‘Mulheres na Literatura Francana’

      A Pinacoteca promoverá no período de 15 de março a 6 de abril a mostra “Elas: Mulheres Francanas na Arte”. Para tanto, o local ficará fechado no período de 11 a 14 de março devido à montagem da exposição.
    Obras das escritoras como desenhos, pinturas, fotografias e esculturas de mulheres da cidade estarão expostas até o dia 6 de abril. A entrada é gratuita. A Pinacoteca fica na rua Oscar Brazilino Santos, 1531, no Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3721-8692.


‘Das Raízes às Flores’

   Iniciada no dia 1° de fevereiro, a exposição “Das Raízes às Flores”, da artista plástica Magda Belato, será encerrada no próximo dia 8 de março. Com acesso gratuito para o público geral, as obras seguirão expostas na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro.

   A mostra reúne 70 peças entre esculturas, fotografias, máscaras, desenhos, pirogravuras, quadros com plantas desidratadas, entre outros. A exposição segue das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e 9 às 15 horas aos sábados.

Bloco Cangoma arrasta foliões pelas ruas do Centro

    O Bloco Cangoma mais uma vez promete muita animação para os francanos que curtem a folia. O grupo, que foi criado em 2014, promoverá a folia regada a muita canção carnavalesca na segunda-feira, 4 e terça-feira, 5. A concentração será às 16 horas na Praça João Mendes, em frente a Padaria Estrela. O cortejo está previsto para sair às 17 horas passando pelas ruas Libero Badaró, Júlio Cardoso e Major Claudiano até chegar na Praça Nossa Senhora da Conceição.

   Segundo os organizadores, não é preciso fazer inscrição nem pagar taxa de participação. Basta chegar e cair na folia. A participação é livre para todas as idades. O uso de fantasia também fica a critério do folião que poderá se divertir até ás 22 horas. Na Praça Central terá show com muita marchinha e músicas típicas do Carnaval.

    O Bloco Cangoma tem o apoio da Prefeitura com estrutura de tenda e banheiro químico, mas não recebe verba.

    Já na noite deste sábado, a festa acontecerá à noite no Espaço Colonial. Os ingressos são vendidos no Centro Cultural Cangoma ou na loja Ferracini, no posto Mário Roberto. A reserva de mesas é feita somente pelo Centro Cultural.

Prefeitura libera alvarás e entrega de 555 casas acontece no dia 16 de março

 

    A Prefeitura de Franca anuncia mais uma boa notícia: a documentação, como alvarás e Habite-se, para liberar as 555 casas do Residencial Vida Nova Franca está finalizada. Com isso, a construtora Pacaembu, responsável pelo empreendimento localizado na zona Norte da cidade, está autorizada a entregar os imóveis às famílias.

      A entrega das chaves está marcada para o dia 16 de março, sábado, a partir das 9 horas, no próprio condomínio. 

     Nos últimos dois anos, a Prefeitura tem trabalhado junto à iniciativa privada para incentivar a construção de imóveis populares para atender as famílias mais carentes, que se enquadram nos critérios de programas como o Minha Casa, Minha Vida.

    Entre 2017 e 2018, a Prefeitura autorizou 26 empreendimentos, sendo 20 residenciais. São 3.911 unidades habitacionais que vão desde as de alto padrão às de interesse social. O valor estimado de investimento nos projetos residenciais é de cerca de R$ 500 milhões, com geração de 7.500 vagas de empregos diretos e indiretos.

 

Prefeitura recolhe quase 150 toneladas de inservíveis com Arrastões

    Cerca de 150 toneladas de inservíveis recolhidos em dois meses. Este número expressivo é resultado de atividades organizadas nos finais de semana, duas vezes por mês como forma de diminuir nos terrenos baldios e mesmo nas casas, móveis e demais objetos que possam armazenar água e contribuir com o surgimento dos criadouros do mosquito da dengue.

    Números divulgados essa semana mostram que foram recolhidos pontualmente nos 4 Arrastões feitos nesse começo de ano, mais de 143 toneladas. Como além dos sábados, sempre são organizadas coletas durante a semana ou na segunda-feira, complementando o trabalho, estima-se que esse quantitativo tenha se aproximado de 150 toneladas.

     Nesse esforço para manter a cidade mais limpa e facilitar a vida dos moradores que desejam destinar objetos sem uso que tem em casa a Prefeitura passou a realizar dois Arrastões por mês.  De acordo com os números, no dia 5 de janeiro em 28 bairros foram recolhidas 28 toneladas, dia 26 do mesmo mês, em 40 bairros, 41 toneladas, no dia 9 de fevereiro, em 12 bairros 40 toneladas e dia 23 último, em 61 bairros da região Oeste mais de 42 toneladas tiradas das ruas foram destinados ao Aterro Sanitário.

   Para este mês março dois novos Arrastões estão previstos, o primeiro no dia 9,  logo após o Carnaval, na região Norte posterior a rodovia Cândido Portinari, que abrange Parque Leporace e adjacências. Depois o trabalho volta a ser repetido no dia 23, na região Sudeste, que abrange dos Jardins Veneza e Santana, passando pela Santa Cruz, Santa Rita e chega até o Jardim Piratininga.

   Para solicitações fora dessas datas de Arrastões, a Secretaria de Serviços disponibiliza no tel. 3711-9440.

Prefeitura quer investir mais no sistema viário

   A Prefeitura pretende investir recursos e tecnologia na melhoria do sistema viário a partir das próximas semanas, com a instalação de dispositivos para inibir os excessos de velocidade, novos semáforos, reforço de sinalização onde requer uma manutenção, reposição de placas e outras intervenções com o intuito de aumentar as condições de segurança. Foi o que revelou nesta quinta-feira, o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Antônio dos Santos, com um caderno de anotações debaixo dos braços cheio de endereço que visitou desde o começo da semana.

   Mesmo com os números favoráveis indicando segundo informes da Polícia Militar, de que houve uma queda substancial de 18% nas mortes nas ruas e avenidas de Franca em 2018 se comparado ao ano anterior, o foco é continuar aprimorando o que já existe. ‘É notório que Franca é uma das cidades mais bem sinalizadas do Brasil, posso atestar isso por conta das várias viagens que fiz nos últimos meses e também pelos depoimentos que ouço dos visitantes de fora com quem converso’, revelou o secretário, lembrando que mais de meio milhão foram investidos pela administração do prefeito Gilson de Souza em semáforos,  faixas de pedestres, lombadas e lombofaixas.

    E no caderno de anotações algumas das áreas que receberão atenção especial, citadas por ele são a Avenida dos Bem-Te-Vis, na região Sul, no acesso ao Jardim Aeroporto, onde houve dias atrás um acidente fatal, na região do Leporace, em setores da Avenida Abrahão Brickam, na rua General Osório, altura do cruzamento com a rua Coronel Tamarindo, na rua Álvaro Abranches, altura do cruzamento com a rua Francisco Barbosa, na Cidade Nova, entre outras.

Educação no trânsito

     Mas mesmo com esses esforços para avançar na redução dos acidentes e mortes, é preciso que cada cidadão seja prudente e respeite as leis de trânsito. Por isso a Prefeitura também trabalha na prevenção, desde a semana passada palestrando com cerca de 800 estudantes nas Escolas Municipais através do projeto Clube do Be-TE-Vi, uma parceria firmada  com o Detran.

    Nessas palestras e demonstrações em sala de aula, para professores e alunos os agentes relatam suas experiências como policiais no trânsito e todas implicações causadas pelos acidentes, apontando as principais causas. Dirigir falando ao celular, sem o cinto de segurança, com bebês soltos nos bancos traseiros, fazendo selfie, com desatenção no trânsito, falta de respeito aos limites de sinalização indicada nas vias públicas.

   Em meio aos diversos exemplos de infrações que dão causas a mortes, ferimentos que tornam muitos jovens inocentes paralíticos, os monitores estão conscientizando os escolares a serem os multiplicadores dessas boas maneiras no trânsito junto aos pais, irmãos, tios, enfim a todos os familiares. Recebem um bloquinho de infrações e são orientados a preencher a todo momento que detectarem uma irregularidade cometida, ‘notificando’ o condutor imprudente.seggs

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais