A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente conduz essas operações que tem atuado simultaneamente com 4 equipes, sendo que uma delas cuidando das situações nos córregos e as outras na desobstrução das galerias.
A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente conduz essas operações que tem atuado simultaneamente com 4 equipes, sendo que uma delas cuidando das situações nos córregos e as outras na desobstrução das galerias.
A Prefeitura realiza a partir dessa quinta-feira, 17, em parceria do Espaço de Difusão Científica com o Franca Shopping, a 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia que seguirá até o dia 23, recebendo comitivas de estudantes das escolas locais e da região e também o público em geral. Um dos maiores atrativos dessa edição será a presença de um Planetário no Franca Shopping, um equipamento composto de ambientes preparados com a finalidade de simular o céu estrelado noturno e diurno nas condições das mais diversas.
Vinculado a Secretaria Municipal de Esportes, Arte e Cultura, o Espaço de Difusão Científica com sua equipe técnica acerta os últimos detalhes na montagem da estrutura que terá uma agenda diária disponível para escolas, previamente agendadas e outros horários para o público que passa pelo Shopping. A temática deste ano da Semana é ‘Astronomia Sem Mistérios’, onde o visitante poderá conhecer uma exposição de imagens, acompanhar observações no telescópio e lunetas, isso no período noturno.
A cerimônia de abertura está prevista para as 10 horas, dessa quinta-feira, com a participação das autoridades da área e convidados. No Planetário o público terá acesso as sessões, num ambiente atrativo composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais.
Um dos propósitos com esses recursos é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a olha nu. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente. Maiores informações, tel. 3711-9320, com Rosimeyre Pelizaro.
Com o registro de 53 notificações de casos de sarampo em Franca, a Prefeitura e sua Secretaria de Saúde procuram mobilizar suas equipes e os pais ou responsáveis por crianças com até 5 anos, para a campanha de vacinação que está em andamento e o dia ‘D’, neste sábado em grande parte das UBSs. Apenas em uma repartição não haverá atendimento, no Estratégia de Saúde do Jardim Esmeralda, próximo ao Distrito Industrial.
A orientação principal é que os pais levem as carteiras de vacinação para avaliação, pois só serão vacinadas aquelas crianças que não estiverem em dia com o calendário vacinal de acordo com a faixa etária. Das 53 notificações registradas na Vigilância, 21 casos foram apurados serem negativos, sendo 19 positivos, dos quais 11 autóctones e 8 importados, havendo 13 casos considerados suspeitos.
Dados da última semana apontavam para o comparecimento de pouco mais de 200 pessoas pelas Unidades, mas cerca de 150 apresentaram crianças que precisaram atualizar suas carteirinhas. Mais informações, tel. 3711-9435, com Marina.
Junto com as melhorias internas e externas nos dois cemitérios, na semana passada a Prefeitura organizou através da Vigilância Sanitária, o leilão público para distribuição dos espaços para vendas de flores, velas e similares na véspera e no Dia de Finados
A Prefeitura, por meio da Central de Cursos e Capacitação, está com inscrições abertas para o curso de boas práticas e manipulação de alimentos, que será ministrado gratuitamente. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos.
A inscrição pode ser realizada pelos telefones: (16) 3724-7417 ou 3721-2852. Pode ser feita também presencialmente na Central de Cursos, que fica dentro do Parque de Exposições “Fernando Costa”, situado na av. Dr. Flávio Rocha, 500, na Vila Exposição. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
O curso está com 60 vagas para serem preenchidas. As aulas acontecerão nos dias 30 e 31 de outubro, das 13 às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Jardim Redentor.
Em breve serão abertas vagas para os cursos nas áreas da beleza e culinária.
Nesta quarta-feira, dia 16, acontece na Praça Nossa Senhora da Conceição o programa Empreenda Rápido. Esta é uma ação do governo do Estado em parceria com a Prefeitura, Sebrae, Acif, Senai, entre outras instituições, com o objetivo de oferecer em um só lugar tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio. Das 9 às 17 horas serão oferecidas palestras gratuitas, informações sobre créditos para empreendedores e uma carreta para a realização de aulas de panificação.
O programa é baseado em seis pilares. O empreendedor poderá realizar a abertura de sua empresa com agilidade, acessar crédito com as melhores taxas de juros do mercado, aprender a gerir seu negócio, se inscrever em cursos de qualificação profissional, além de criar e gerir soluções inovadoras e acessar o mercado por meio de parcerias com plataformas digitais.
Esta é uma boa oportunidade para os empreendedores. É o caso de Orlando Branquinho, que recorreu ao Banco do Povo para conseguir um empréstimo de R$ 7 mil e investir em sua serralheria. Foi a primeira vez que Orlando procurou essa liberação e conseguiu parcelar em 24 parcelas com os menores juros.
O acesso ao evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local. A única condição é que o participante seja já um empreendedor, ou planeje abrir um negócio.
A Prefeitura começa a transportar, nesta quarta-feira, 16, 180 estudantes do Residencial Copacabana. O transporte foi assumido pelo município após reivindicação de moradores que temem pela segurança dos filhos que precisam caminhar até 30 minutos até a escola mais próxima, sendo que parte do trecho é feito por um pasto e ainda passar por um cano.
O transporte beneficiará alunos dos ensinos fundamental e médio nos três períodos. Serão usados ônibus, vans e micro-ônibus. O transporte será feito para as escolas: “Domênico Plugliesi”, “Professor Hélio Palermo”, “Maria do Carmo Silva Ferreira” e “Israel Niceus Moreira”.
Todos os alunos receberão um cartão de identificação para apresentar para os motoristas dos ônibus. O ponto de partida será na parte alta do Residencial Copacabana em três horários: 6h30, 12h30 e 18h45.
Elaine Rocha e Adriana Freitas comemoraram a conquista. “Minha filha ficou quatro meses sem ir na escola por não ter como ir devido à distância. Foi uma grande conquista, as mães estão radiantes”, disse Elaine.
O prefeito Gilson de Souza disse que mesmo não sendo função do município garantir o transporte dos alunos, a administração assumirá o transporte. “A exemplo do que continua sendo feito nos bairros Palmeiras e Pulicano, a Prefeitura fará o transporte dos estudantes do Residencial Copacabana como uma forma de proporcionar mais segurança para os alunos e dar tranquilidade para os pais.”