Notícias
Segurança melhora sinalização no Petrópolis
Canil Municipal disponibiliza cães para adoção consciente
Biblioteca faz pesquisa sobre demandas por cursos
Arrastão da Limpeza atende 31 bairros das regiões Sul e Sudeste neste sábado
A Secretaria de Meio Ambiente programou para o próximo sábado, 28, mais uma edição do Projeto Arrastão da Limpeza, desta vez para atender a 31 bairros das regiões Sudeste e Sul da cidade.
Esta é a oitava edição deste ano, desta ação que é realizada mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de deixar a cidade mais limpa, livre de possíveis criadouros do mosquito da dengue e também auxiliar às pessoas na destinação correta de materiais que têm em casa, nos quintais e desejam descartar, excluindo materiais de construção e lixo domiciliar.
A principal orientação aos moradores desses setores da cidade é para que façam a separação prévia dos materiais, que serão excluídos, como móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos, pneus, latas, dentre outros e deixem nas calçadas a partir das 7h, de sábado, que os caminhões irão recolher.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, uma média de 14 toneladas de materiais são recolhidas a cada edição do Arrastão da Limpeza.
Confira a relação dos bairros que serão atendidos neste sábado:
1) Residencial Zanetti
2) Bairro Franca Polo Clube
3) Vila Hípica e Prolongamento
4) Residencial José de Carlos
5) Chácara Espraiado
6) Residencial Antônio Gonzalez
7) Vila Real
8) Residencial Dourado
9) Recanto Elimar e Prolongamento
10) Recanto Elimar II
11) Chácara Santo Antônio
12) Jardim Alvorada (anexo ao Parque Progresso)
13) Residencial San Diego
14) Jardim Flórida e Prolongamento
15) Jardim Santa Lúcia
16) Parque Castelo
17) Vila Europa
18) Parque Progresso
19) Jardim Lima e Prolongamento
20) Jardim Santana
21) Parque dos Lima
22) Parque Francal
23) Residencial Paraíso
24) Vila Marta
25) Núcleo Agrícola Alpha
26) Parque Universitário
27) Residencial Veredas de Franca
28) Vila Piemonte I
29) Vila Toscana
30) Világio Di Firenze
31) Residencial Olivito
Saúde prossegue com vacinação para pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades
A Secretaria de Saúde informa que nesta quinta-feira, 26, continua aplicando a primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, que apresentam comorbidades. Também continuarão sendo imunizadas as gestantes e puérperas nesta idade, que apresentam doença pré-existente, além dos jovens com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, dessa mesma idade e o atendimento para a segunda dose das vacinas.
As pessoas com idade de 12 a 17 anos, que têm comorbidades, poderão receber o imunizante na UBS São Sebastião, 7h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos, com comorbidades
As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham de 12 a 17 anos e apresentam comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no mesmo posto e horário já mencionados, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, originais e cópia do cartão de Pré-Natal, laudo médico e declaração de nascimento da criança.
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
Os jovens com 18 anos ou mais, sem comorbidades, continuarão sendo atendidos com a primeira dose da vacina contra Covid, nesta quinta-feira, nas UBS Paulista, Guanabara, Ângela Rosa e Horto, das 07h30 às 16h. As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais, sem comorbidades
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prosseguirá nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
2ª Dose - Astrazeneca
As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer também nesta quinta-feira, nas UBS Brasilândia e Leporace, das 07h30 às 16h.
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, no Internacional Esporte Clube, UBS Progresso e Aeroporto 1.
Orientação - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.
Comissão avalia propostas apresentadas para o Novo Código de Edificações
A Prefeitura de Franca está finalizando o texto base da proposta do novo Código de Edificações do Município, com as propostas recebidas na primeira audiência pública para discutir o assunto, ocorrida em julho, no auditório da Secretaria de Educação. Também já houve nesse período, uma revisão técnica por parte da Procuradoria Jurídica, cujo o intuito foi de formatar o texto de acordo com a terminologia jurídica.
Com essas colaborações recebidas, a Comissão Especial responsável pela finalização do código fará uma reunião na próxima semana, quando fará a última análise do material que será compilado. Esse encontro dos membros da comissão está previsto para segunda-feira, 30.
Cumprida essa etapa, uma segunda audiência pública será marcada, aberta aos profissionais e população geral, para a apresentação da proposta. Depois disso, o projeto será avaliado pelo prefeito Alexandre Ferreira, que fará o encaminhamento para apreciação da Câmara Municipal.
O propósito da Prefeitura, com a elaboração desse novo Código de Edificações, resultado de um trabalho que envolveu vários profissionais é o de simplificar e atualizar as normas ao momento atual, com adequações aos recursos que a tecnologia disponibiliza e o processamento digital, em fase de implantação na Secretaria de Infraestrutura.
O Código de Edificações em vigor, data de 2 de setembro de 1.968, portanto na próxima semana, quinta-feira, estará completando 53 anos.