Email  

Notícias

Jovens de 15 anos com comorbidades começam a ser imunizados contra a Covid

arte vacina 200821 
     A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta-feira, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com 15 anos, que apresentam comorbidades.
     Os interessados poderão comparecer a UBS Brasilândia, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. Além dos jovens, também poderão ser imunizadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 15 anos, que apresentam comorbidades.
     A Secretaria de Saúde alerta que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio. 
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19

Prefeitura retoma atendimentos com Odontomóvel

DIP 8817.MOV.00 00 05 05.Quadro001 
     A Prefeitura de Franca retomou as atividades dos atendimentos odontológicos primários oferecidos para as crianças das creches municipais, através do Odontomóvel, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pelo secretário de Saúde, Lucas Souza, esteve na manhã desta quinta-feira, no prolongamento do Jardim Ângela Rosa, verificando os atendimentos das crianças na Creche ‘Associação Fides Et Caritas' - Santa Rita’. A unidade que atende, atualmente, 104 crianças, está localizada na rua Francisca Ranux Elias, 1532.
     A estrutura do serviço do Odontomóvel compreende um veículo equipado com gabinetes odontológicos, que conta com dois cirurgiões dentistas da rede municipal, com a finalidade de oferecer serviços de promoção, prevenção e cuidados em saúde bucal, com orientações sobre a a escovação correta às crianças de 78 creches e creches escolas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h. 
    Os atendimentos são prestados mediante a prévia autorização solicitada pelas equipes das creches aos pais. Em situações mais complexas, os casos são passados aos responsáveis e havendo interesse, encaminhados para o atendimento específico junto à Universidade de Franca, com quem a Prefeitura mantém convênio para esses procedimentos.
 

Equipes do SAMU-Franca salvam bebê de engasgamento

 
     Um atendimento emergencial prestado por uma das equipes locais do SAMU, na noite da última quarta-feira, na Região Oeste da cidade, possibilitou o salvamento de um bebê, com um mês de vida, que apresentava um quadro de engasgamento, enquanto estava sendo amamentada pela mãe Laríssa Cristina Pereira. A partir do acionamento da central 192, a família recebeu orientações e os procedimentos que deveria realizar, durante o deslocamento da viatura a residência. 
     Durante os protocolos de atendimento a paciente, a equipe do SAMU composta pelo médico Rafael Talarico, o enfermeiro Ricardo e o socorrista Clemente, conseguiu a pronta recuperação da bebê Lorena Rafaela, de 1 mês e 9 dias. O choro da criança foi um sinal de alívio e gratidão da mãe e demais familiares. Por orientação da equipe, preventivamente, a criança foi conduzida para ser avaliada e medicada no Pronto-Socorro Municipal ‘Magid Bachur Filho’, com quadro de obstrução das vias aéreas, com engasgo de leite.
     A equipe do Pronto-Socorro Infantil, com o médico Diogo Brito e os enfermeiros Aparecida Lima e Otávio, realizou os exames de praxe, inclusive raio-x, sem alterações, com estado geral normal. Diante disso, logo a pequena paciente foi liberada, com as recomendações para a amamentação e acompanhamento pelo médico pediatra na rede municipal de saúde.
     Para a mãe Larissa Cristina Pereira, a pronta orientação das equipes do SAMU e o atendimento presencial prestado, foram fundamentais para o sucesso do salvamento de sua filha. "Só tenho a agradecer pela presteza e atenção de toda a equipe,  desde quem atendeu ao telefone e nos orientou, àqueles que estiveram em casa e, depois no Pronto-Socorro. Muito obrigada, ajudaram a salvar nossa pequena Lorena", completou a mãe. 

Estudantes de Publicidade apresentam campanha publicitária para APP vencedor do Hackathon

d5f2e550 8ba0 41a0 ae5a 75064b135269 
     Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), acompanhados pela chefe do Departamento de Comunicação Social, a professora Fúlvia Nassif Jorge Facury, foram recebidos nesta quinta-feira, pelo prefeito Alexandre Ferreira, onde apresentaram a proposta de uma campanha publicitária a ser desenvolvida, visando a divulgação do aplicativo premiado pelo evento Hackathon, deste ano, que visa conscientizar a população e também facilitar a participação em denúncias de crimes ambientais.
     Fúlvia Nassif informou que foi uma experiência marcada pela superação e trabalho em equipe, entre os estudantes que tiveram que se reinventar e deu tudo certo. 
     A estudante Giovana Alves Campanaro, que está no último ano do curso, afirmou ter sido uma experiência diferente, que jamais havia vivenciado na universidade. "Foi gratificante ver o resultado e a possibilidade de ajudar muitas pessoas e o nosso meio ambiente", declarou. 
     Vitor Miguel de Lima Norinho, aluno da turma, comentou ter sido algo único o que foi proporcionado pela maratona, algo que não se encontraria em nenhuma outra faculdade. "Apesar das dificuldades, do tempo muito curto, com o comprometimento e a dedicação do grupo, foi possível conciliar as mil e uma atividades do último ano de curso e produzir algo que encheu a todos de orgulho", disse.
     Tanto para Vitor como para Giovana, a premiação com o primeiro lugar foi um reconhecimento que deixou a todos muito satisfeitos, convictos de que o APP desenvolvido, será uma ferramenta de extrema utilidade. "É algo simples, prático, identificado com a linguagem e tendências da tecnologia, cada vez mais utilizada pelas pessoas. Vai, portanto, facilitar o acesso da população aos serviços e podendo fazer suas manifestações a partir da palma da mão, ajudando a conservar e resgatar o ambiente tão desrespeitado", comentaram os universitários.
     O prefeito Alexandre Ferreira cumprimentou os estudantes pelo trabalho desenvolvido, ressaltando a qualidade e o comprometimento dos profissionais que, logo, estarão no mercado de trabalho.
 
 
O evento
 
     O Hackathon é um programa do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que ressalta o desenvolvimento de tecnologia, empreendedorismo e inovação. A edição deste ano contou com o apoio da Prefeitura, Ministério Público e Sabesp. 
     Para a criação do aplicativo, participaram os estudantes do quarto ano de Engenharia de Software, que mesmo com um tempo exíguo, conseguiram se superar e numa verdadeira maratona, desenvolveram um trabalho que servirá de contribuição para os órgãos competentes. 
      A proposta era desenvolver um aplicativo para facilitar as denúncias de crimes e infrações nas áreas ambiental, habitação e urbanismo. E o resultado está pronto, conforme o material apresentado, recentemente, ao prefeito Alexandre Ferreira, que cumprimentou os estudantes pela criatividade, bem como os coordenadores pela orientação. 
O Hackathon, que além da inovação, foca também o empreendedorismo, viveu este ano sua quinta edição, porém foi a primeira de forma remota, em razão da pandemia.

Inscrições para o processo seletivo de estagiários seguem até segunda-feira

banner estagio 
     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos comunica que as inscrições para o Processo Seletivo para a formação de cadastro de reserva, visando a contratação de estagiários para a Prefeitura, poderão ser feitas até o meio dia da próxima segunda-feira, 23. De acordo com a secretaria, até a última quarta-feira, 948 candidatos fizeram a inscrição, destes 616 já efetuaram a prova on-line, restando 332 pendentes. 
     Poderão participar do processo, estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos públicos ou particulares de cursos superiores, oficialmente autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, que mantenham convênio com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). Aos interessados, a inscrição será realizada pelo site do CIEE, www.ciee.org.br, obtendo acesso ao site, o aluno deverá clicar no link “Estudantes” e na relação de “Processos Seletivos”, selecionar o logotipo da Prefeitura, onde estará disponível o edital e o formulário para preenchimento. Será necessário informar os dados pessoais e escolares válidos, é permitido somente uma inscrição por candidato, vinculada ao CPF, selecionando a opção do curso que o mesmo se encontra matriculado. 
     Após efetuar a inscrição, o candidato estará apto a iniciar a prova on-line, utilizando o login e senha cadastrados durante o processo inicial. As provas são de caráter classificatório, compostas por questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 30 perguntas, divididas entre 20 de Língua Portuguesa e 10 sobre Noções de Informática. Os estudantes que obtiverem pontuação mínima de 50% da média de acertos na avaliação on-line, serão considerados habilitados. 
     O cronograma do Processo Seletivo fará a divulgação dos gabaritos e o caderno de questões no dia 24 de agosto. A classificação final, com a decisão sobre os recursos apresentados será publicada no dia 24 de setembro, pelo site do CIEE www.ciee.org.br e no Diário Oficial do Município, disponível pelo site www.franca.sp.gov.br.

Franca faz adesão e será contemplada com o Programa Bolsa Trabalho

Bolsa trabalho 
     O Prefeito Alexandre Ferreira assinou o termo de adesão ao Programa Bolsa Trabalho, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, 18, visando o atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estejam desempregadas e desejam pleitear uma oportunidade de emprego, incluindo a participação em cursos de qualificação profissional e renda. 
     O Programa Bolsa Trabalho vai oferecer o benefício no valor de R$ 535, por mês, que poderá ser pago por cinco meses consecutivos, mediante a realização de atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana. Além do auxílio, os beneficiados receberão apoio à empregabilidade, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). 
     Poderão pleitear o benefício, as pessoas que tenham mais de 18 anos, estejam desempregadas, que residem em Franca e tenham renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 550), por pessoa, podendo se inscrever um integrante por família. Serão consideradas prioritárias as mulheres arrimo de família, pessoa com maiores encargos familiares, maior tempo de desemprego e maior idade.
     As inscrições serão recebidas no período de 23 a 29, deste mês, pelo portal www.bolsadopovo.sp.gov.br
     Dentre as opções de cursos profissionalizantes, que serão oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas, os inscritos poderão optar por Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos, além de Secretariado e Recepção. As aulas serão ministradas de forma virtual. 
     Em Franca, a estimativa é atender cerca de 40 pessoas, podendo chegar até 60 beneficiários, que deverão atender aos critérios socioeconômicos do programa.
     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, irá oferecer o suporte e o atendimento para os francanos interessados em participar do programa. A previsão é que as atividades do Bolsa Trabalho sejam iniciadas a partir do dia 15 de setembro
     O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. A distribuição de vagas entre os municípios aderentes considera a população, índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. 

Saúde inicia vacinação contra Covid para jovens de 16 anos com comorbidades

arte vacina 190821 
     Os jovens com 16 anos, que apresentam comorbidades poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira, 19, na UBS Aeroporto 1, no horário das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilibidade de doses. Além dos jovens, também poderão ser imunizadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 16 anos, que apresentam comorbidades.
     A Secretaria de Saúde alerta que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio. 
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
 
Gestantes e puérperas com 16 anos, com comorbidades
     As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 16 anos e apresentam comorbidades poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no mesmo posto e horário acima citados, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, originais e cópia do cartão de Pré-Natal, laudo médico e declaração de nascimento da criança.
 
 
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
     Os jovens com 18 anos ou mais, sem comorbidades, continuarão sendo atendidos nesta quinta-feira, nas UBS Ângela Rosa, Paulista, Guanabara e Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas sem comorbidades
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
     As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta quinta-feira, nas UBS Aeroporto 3 e Planalto, além do Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS São Sebastião, Progresso e Horto, além da UBS Paulistano, das 13 às 16h.
 
 
Orientação-  A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais