Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 4, que contará com 7 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Brasilândia, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS OU MAIS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) -  CORONAVAC -
     Na UBS Santa Terezinha, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES  - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, além da quinta dose para Imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS São Sebastião, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA  
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Guanabara e Ângela Rosa, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. 
     O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira, terceira e quarta doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Paulistano e Luíza, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 07 01 at 15.30.43
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para a próxima segunda-feira, 4, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Aeroporto 3, Progresso, Estação e Horto, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Luíza, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, das 8 às 16h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Aeroporto 3, Progresso, Estação e Horto, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Educação divulga classificação final do Programa Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação divulgou nesta quinta-feira, 30, o edital de classificação final dos candidatos ao Programa 'Bolsa Medicina Municipal',  que poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial do Município', no endereço https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2069-30062022.pdf .
     O documento apresenta os três estudantes habilitados no processo seletivo do programa, por ordem alfabética e a lista de suplentes, de acordo com a classificação, com vigência até dezembro deste ano. 
    O edital estabelece ainda que os novos beneficiários do programa, deverão comparecer no próximo dia 5 de julho, às 8h, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), apresentando o Documento de Identidade (RG); número de conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham, além de papel e caneta para anotações. A ausência dos interessados no dia e horário estabelecidos poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 380, de 27 de abril de 2022.
     Foram oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o Programa 'Bolsa Medicina' foi ampliado, de acordo com a Lei Complementar nº 380, sendo uma bolsa com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades serão divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno. Os estudantes contemplados receberão os valores retroativos a janeiro deste ano.
 

Saúde registra queda na quantidade de ausências nas consultas de Ginecologia

 DSC 2064
     A Secretaria de Saúde informa que registrou durante este mês de junho, uma redução no percentual de ausências de pacientes referentes ao agendamento das consultas de Ginecologia, por meio do Programa 'Mais Consultas', passando de 33% para 30,17%.
     Neste mês, foram efetuados 1.740 agendamentos e realizadas 1.215 consultas, sendo que 525 pacientes não compareceram aos atendimentos. 
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, acredita que essa queda na quantidade de mulheres faltosas às consultas é resultado do trabalho iniciado pela secretaria, que está reforçando os contatos com as pacientes aos sábados, facilitando o agendamento, tendo em vista, que durante os dias úteis, a secretaria encontrou dificuldades para a localização das pacientes, devido a compromissos de trabalho, dentre outros. "Estamos ligando para as mulheres aos sábados e o resultado está sendo positivo. Vamos prosseguir com essa ação para facilitar o agendamento das consultas, uma vez que durante a semana, muitas pessoas não podem atender as ligações, devido aos horários de trabalho", explicou a secretária.
     Ela reforçou, novamente, a importância das pessoas manterem seus cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como telefones e endereço, visando facilitar a localização. 
     Desde o início do Programa 'Mais Consultas', em dezembro de 2.021 até o momento, já foram agendadas 8.544 consultas, sendo realizadas 5.456 e destas, 3.088 pacientes faltaram, registrando um absenteísmo total de 40%.
     A secretária comentou ainda que a partir deste mês até agosto, a Prefeitura vai oferecer mais 3 mil consultas, sendo 1.000 a cada mês, com o objetivo de atender a demanda existente.
     São duas empresas credenciadas, por meio de chamamento público, para a prestação dos serviços, sendo que, em uma delas, as consultas previamente agendadas são oferecidas às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h. A outra empresa oferece os atendimentos às terças-feiras, no período da tarde, na UBS Luíza e na manhã de sexta-feira, na UBS do Jardim Planalto.
     A Secretaria de Saúde solicita para que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois, desta forma, outra paciente pode ser incluída e atendida. Os telefones para contatos são (16) 3707-4900 ou 0800-540-9000.

Saúde instala intercomunicadores de guichês no Pronto-Socorro

 DSC 6654
     A Secretaria de Saúde, com o objetivo de aprimorar a comunicação e compreensão nos diálogos entre as equipes de recepção e os usuários, acaba de instalar no Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, um conjunto de intercomunicadores de guichês. O investimento feito foi de R$ 5,8 mil.
     De acordo com as observações da secretária da pasta, Waléria Mascarenhas, a intenção é facilitar a compreensão das orientações passadas às pessoas que apresentem algum tipo de limitação, seja ela auditiva, por serem idosas ou apresentem dificuldades de compreensão.
     A secretária reforça que, com essa iniciativa, o intuito da Prefeitura é diminuir os ruídos, ou seja, os riscos de incompreensões e os resultados iniciais têm agradado a todos. 
     Além da recepção do Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, outros equipamentos deverão ser instalados nas próximas semanas também no Pronto-Socorro Infantil e nas duas UPAS (Sul-Aeroporto I e Oeste-Anita).
 

Crianças da rede municipal recebem assistência pediátrica

 IMG 6490
     A Prefeitura de Franca está empenhada em melhorar a assistência médica destinada aos alunos da rede municipal, que apresentam algum tipo de deficiência de aprendizado. Por meio de ações conjuntas das Secretarias de Educação e Saúde, cerca de 200 crianças, previamente, avaliadas nas unidades de ensino, começaram a ser assistidas por uma médica Pediatra, no Núcleo de Atendimento à Infância e a Adolescência (NAIA), instalado no Centro de Saúde.
     Em média, grupos de 30 crianças por dia, acompanhadas pelos seus pais, estarão recebendo os atendimentos agendados até o próximo dia 7 de julho, quando serão encerradas as aulas do primeiro semestre do ano letivo. São alunos com até 12 anos de idade, cujos nomes são relacionados a partir de uma avaliação prévia feita pelas equipes pedagógicas de cada escola da rede municipal.
     A Secretaria de Saúde destaca a importância desse acompanhamento, seguido da avaliação pediátrica, que visa identificar nas crianças possíveis distúrbios, que estão comprometendo seu processo de aprendizado e direcionar para o tratamento adequado.
     As equipes pedagógicas das unidades de ensino estão orientadas sobre como realizar a triagem prévia dos estudantes, elaborando um relatório que é encaminhado para a avaliação da médica Pediatra no ato da consulta. Os pais também são informados da situação da criança e sobre levá-las no Núcleo de Atendimento.
     De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, trata-se de uma assistência preventiva para identificar eventuais problemas que os estudantes estejam enfrentando e disponibilizar o tratamento adequado. A articulação com a Secretaria de Saúde, disponibilizando um espaço e profissional para o atendimento, facilita o acesso a consulta com a Pediatra.
     A médica, de acordo com cada situação, faz os encaminhamentos para um especialista, inclusive do próprio núcleo, com psicólogos, psiquiatras, entre outros. Até a próxima semana, serão concluídos os atendimentos dessas primeiras 200 crianças, com previsão de continuidade na retomada das aulas no segundo semestre, após o recesso, cumprindo os mesmos protocolos.

Inscrições para chamamentos públicos de Cultura e Esportes seguem abertas na FEAC

 WhatsApp Image 2021 12 07 at 12.51.51
     As Organizações da Sociedade Civil, sediadas em Franca, que desejam formalizar parcerias com a Prefeitura/FEAC, nas áreas de Cultura e Esportes têm prazo até a próxima segunda-feira, 4, para realizarem suas inscrições. A busca por informações nos últimos dias se intensificou, por parte de dirigentes e representantes dessas entidades, mas é preciso que se atentem as exigências contidas nos editais, que seguem disponíveis para consulta no link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos .
    O chamamento está aberto desde o início de junho, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e os interessados deverão procurar a sede da fundação, que fica na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal, no horário das 8h às 16h.
     A direção da FEAC reforça que a seleção dos Planos de Trabalho ocorrerá após o encerramento das inscrições, com observância ao que estabelece a legislação, que regula a relação entre Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. Os dois chamamentos, tanto cultural como esportivo, objetivam ampliar os espaços e oportunidades para quem deseja praticar atividades nas duas áreas.
    Com as instituições selecionadas, a proposta da FEAC é definir na sequência, os núcleos e pontos estratégicos, de boa acessibilidade para os moradores, onde haverá profissionais habilitados para atender, gratuitamente, à população, desenvolvendo cursos, oficinas, aulas de iniciação esportiva e práticas culturais, como dança, teatro, música e demais manifestações artísticas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais