Email  

Notícias

Meio Ambiente fará plantio comunitário no Piratininga

DIP 0648 
     Aproveitando as condições climáticas propícias do período, a Secretaria de Meio Ambiente, através do Núcleo de Educação Ambiental, programou para este sábado, 13, uma ação comunitária para o plantio de espécies nativas em uma área pública localizada no Jardim Piratininga.  Ela envolve um espaço verde identificado como Área de Preservação Permanente (APP), situada na rua Domingos Gomes, onde um grupo de moradores já está ajudando na conservação e chegou a participar no início do ano, ainda no período das chuvas, do plantio de dezenas de mudas de árvores.
     O propósito é repetir essa ação e aumentar as opções, com mudas de Ipês, Araçá, Pitanga, Uvaia, Amora e outras espécies frutíferas. 
     Para o secretário de Meio Ambiente, Éder Brazão, é importante que a comunidade acompanhe e esteja envolvida, pois quem reside próximo a uma área verde, valoriza a qualidade ambiental que a paisagem verde proporciona.

Saúde agenda 150 exames em novo mutirão

Mutirao Saude 
     A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta-feira, 12, o Mutirão de Exames com atendimento estendido para sábado, 13 e segunda-feira, 15. Serão realizados cerca de 150 procedimentos entre ultrassonografia obstétrica e eletrocardiograma. 
     Os pacientes que aguardam atendimento, estão sendo notificados pela Secretaria de Saúde para comparecerem no horário agendado, portando um documento de identidade com foto e o encaminhamento médico. 
     Os exames serão realizados no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), localizado na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, ao lado da Secretaria de Saúde.  
     O Mutirão de Exames é uma ação da Secretaria de Saúde, que visa diminuir o tempo de espera dos pacientes e possibilita a conclusão de um diagnóstico mais rápido. Desde janeiro até outubro, deste ano, foram realizados 25.525 procedimentos de ultrassonografia. 
     Lucas Souza, secretário de Saúde, alertou para que os pacientes agendados, atendam ao chamamento da Prefeitura e compareçam para a realização dos exames, evitando as ausências, de modo a não comprometer o cronograma dos atendimentos. 
     Nas edições anteriores do Mutirão, foram realizados 428 procedimentos de ultrassons abdominais, obstétricos e transvaginais e 245 ultrassonografias de Dopper Colorido de vasos. 
 

Concurso “Parceiros da Saúde” encerra inscrições

banner dengue 
     A Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação e Direção Regional de Ensino, encerra nesta sexta-feira, 12, as inscrições para a 9ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde 2.021”. Ao todo, foram inscritas 35 escolas, com 108 alunos participantes.
     O concurso é composto por três categorias, sendo desenho para os alunos do 3° ano, frase para 4° ano e produção de textos para alunos do 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. 
     Após a finalização completa do processo de inscrição, serão escolhidos pela Comissão de Seleção do Concurso Cultural, 12 desenhos para ilustrar cada mês do calendário de 2.022, com imagens que simbolizem o combate ao mosquito da dengue. As frases selecionadas, produzidas com no máximo 40 caracteres, irão resumir a essência da campanha de mobilização social. 
     Este concurso é realizado, anualmente, com o objetivo de conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre o combate e prevenção ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). A exposição final com as produções vencedoras está prevista para divulgação no início de dezembro, no site oficial da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).
 
     Para os alunos, que forem classificados em primeiro lugar, em cada categoria, receberão um tablet. Os demais colocados vão ganhar brindes de participação.  
 

FEAC abre inscrições para o Projeto "Franca Feito à Mão"

Franca Feito a mao Prancheta 1 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) começou a receber nesta quarta-feira, 10, as inscrições de pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo para o cadastramento e concessão de licença de funcionamento para o “Projeto Franca Feito à Mão. 
     O projeto, que objetiva divulgar o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas (originalidade, regionalidade e valorizar o fator de desenvolvimento humano), expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano, contará com a gestão da FEAC, atendendo ao decreto municipal nº 11.330, de 27 de setembro deste ano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussol).
     De acordo com a Resolução FEAC nº 003 e o edital publicados na edição desta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, poderão participar do Projeto "Franca Feito à Mão", pessoas que tenham mais de 18 anos, residentes na cidade, para as categorias de artesanato, culinária, artes visuais e costura criativa, atendendo aos requisitos dos editais. Cada interessado poderá fazer a inscrição para apenas uma categoria.
     As inscrições serão recebidas até o dia 25, deste mês, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, onde os interessados deverão apresentar cópias simples do RG, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone, internet, carnê de IPTU), uma foto 3x4 recente de todos os inscritos para a confecção da credencial, fotos dos produtos que serão comercializados e um produto pronto produzido pelo interessado. Caso o item inscrito seja perecível (menos de 30 dias) no caso da culinária, o candidato deverá assinalar o item “perecível” em sua inscrição. Neste caso, a Comissão de Seleção e Avaliação agendará um dia para que o candidato produza o item, que fará parte de seu cardápio, para análise.
     Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo que 14 delas serão destinadas, preferencialmente, aos artistas e artesãos que atenderam à convocação para a regularização cadastral feita pela FEAC, em edital publicado no dia 27 de setembro. Porém, eles terão que participar de todo o processo seletivo, com apresentação da documentação solicitada, atendendo aos requisitos determinados, sob pena de não receberem a renovação das licenças de funcionamento. As demais 16 vagas serão destinadas aos candidatos habilitados e classificados no processo seletivo, obedecendo a ordem de classificação. 
     A Comissão de Seleção e de Avaliação será composta por até cinco membros,  que irão analisar a documentação, os trabalhos inscritos por fotos, apresentação e análise da peça produzida pelo candidato, de acordo com os critérios de avaliação do regulamento.
     Os classificados que serão contemplados com o Projeto "Franca Feito à Mão", serão conhecidos através de publicação no Diário Oficial do município e no site da FEAC. Será publicada também uma lista contendo os suplentes, por ordem de classificação, que irão substituir, caso haja desistência, irregularidades ou outros itens avaliados pela Comissão Organizadora.
     O Projeto "Franca Feito à Mão" deverá ser realizado aos sábados, no horário das 9 às 15h, na Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento". Em feriados ou datas comemorativas, os dias e horários poderão ser alterados, com prévia autorização pelo gestor do projeto.
     A resolução e o edital do processo seletivo estão disponíveis para consulta no site da FEAC, através do link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos/1412-edital-de-chamamento-publico-para-projeto-franca-feita-a-mao ou pelo link do Diário Oficial desta quarta-feira, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1908-10112021.pdf
 
 
Como funciona
     Cada contemplado terá direito ao uso de um espaço na Praça Carlos Pacheco, no centro, conforme os locais preestabelecidos para montagem das barracas. Após a definição dos espaços, não será permitida nenhuma alteração por parte dos expositores.
     Os locais para a instalação das barracas serão sorteados em audiência pública com todos os participantes presentes ou seus representantes.
     A vaga no “Projeto Franca Feito à Mão” entrará em vigor a partir da concessão da licença de funcionamento, podendo ser revogada a qualquer momento, a critério do gestor do projeto.
     O selecionado deverá indicar até três pessoas, que serão cadastradas e o substituirão, individualmente, quando da necessidade de sua ausência. Este item é obrigatório para obtenção da vaga.
     O espaço deverá sempre estar em funcionamento nas datas de realização da feira e, caso o expositor não possa comparecer, deverá providenciar um dos indicados para substituição. Caso haja total ausência do expositor por cinco vezes, com justificativas (atestado médico, licença maternidade/paternidade e atestado de óbito de familiares), o expositor será automaticamente desligado do projeto.
     Todos os contemplados deverão assinar um termo de empréstimo pelo uso das barracas, se comprometendo pela retirada, conservação e entrega da mesma. 
 
 
Serviço:
 
Processo Seletivo para Cadastramento e Licença de artesãos para o Projeto "Franca Feito à Mão
 
Período de Inscrições:  10/11/2021 a 25/11/2021. Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 
 
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco - Centro. 
 

Saúde avança na imunização contra a Covid-19

Vacinacao 
     Segue nesta quinta-feira, 11, a programação de imunização contra a Covid-19, que contempla a aplicação da primeira dose para as pessoas de 12 a 17 anos, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
 
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta quinta-feira, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quinta-feira, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Progresso, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBSs Guanabara e Horto.
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossuprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses, está prevista para as UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quinta-feira, 11, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 3, Leporace, Paulistano e Santa Clara, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Curso "Como Montar o seu Brechó" está com inscrições abertas

Como montar seu Brecho 3 
     O Fundo Social de Solidariedade inicia nesta quinta-feira, 11, as inscrições para o novo curso "Como Montar o Seu Brechó". 
     Serão oferecidas 40 vagas, divididas em duas turmas nos períodos da manhã e tarde. O objetivo é capacitar pessoas para a venda de produtos, seja vestuário, bijuterias, acessórios, calçados e outros, proporcionando  a geração de renda. O curso tem duração de 15 horas, com início no próximo dia 29, deste mês até 15 de dezembro, cujas aulas serão ministradas na sede do Fundo Social, no Colégio Champagnat. Serão abordados assuntos sobre como manusear, precificar e higienizar as peças para comercialização. 
     Os brechós estão em alta é são atualmente, uma tendência de economia compartilhada, em parte estimulada pela crise econômica e também a consciência ambiental. Esta atividade pode ser exercida dentro da própria casa. “Nós vamos ensinar para quem desejar empreender a como abrir o seu brechó. Pensando nesta tendência mundial, pela questão econômica e por ser sustentável. É uma ótima oportunidade para quem quer se tornar um empreendedor direto de sua casa”, disse Cynthia Milhim, presidente do Fussol.  
     Os interessados deverão ter acima de 18 anos e poderão se inscrever, diretamente, no site da Prefeitura, pelo Programa “Caminho para o Emprego”, através do link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais