Email  

Notícias

Arte da grafitagem marca revitalização da Praça da Juventude

 DSC 9780
     Palco de atividades esportivas e culturais dos mais diferentes estilos, a Praça da Juventude ‘Josaphat Guimarães França’, no Jardim Redentor, Região Norte da cidade, está passando por uma nova revitalização, contando com arte de grafitagem, com profissionais do Projeto ‘Amigos da Arte’, que estão trabalhando na recuperação do espaço. Buscando conscientizar a comunidade das imediações sobre o seu papel na conservação, a ideia é recuperar e devolver o espaço para a utilização da população, informa a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que coordena as ações.
     Pelo menos, 18 artistas locais do grafite, de estilos diferentes estão envolvidos, tendo à frente Tarsila Pavão, Marcos Flávio, Claus e o produtor cultural Daniel Aguiar, que trabalham para concluir essa revitalização até o final de semana.
     Para o domingo, 18, está sendo preparada uma festa de confraternização aberta a comunidade, a partir das 9h, em que as pessoas além de contemplar as pinturas, poderão conhecer o significado de cada uma delas. Sob a orientação da FEAC, uma outra equipe de técnicos trabalha na recuperação da estrutura física, substituindo pias e vasos, paredes e portas dos salões, sanitários, cobertura, alambrados e demais instalações. 
     A Praça da Juventude fica na rua Joaquim Cândido Guilhobel e conta com quadras, um campinho de futebol, pista de skate e salas multiuso. 

Festival de Natal leva apresentações culturais para o centro

 WhatsApp Image 2022 12 14 at 15.37.05
     O Festival de Natal, que será realizado pela Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com o apoio da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), vai levar apresentações gratuitas de música, literatura e teatro para o Centro da cidade, na próxima semana. 
     Os atrativos terão início a partir das 17h, com previsão de encerramento às 21h, na Concha Acústica, no período de 19 a 21, deste mês.
     Para a próxima segunda-feira, 19, entre 17 e 18 horas, a programação contempla apresentações do Projeto “Música em Todos os Cantos”. Logo após, às 19 horas, o grupo musical La Dive apresenta o espetáculo “Chapeleiro, qual o segredo?”. A última exibição da noite, ficará por conta da Orquestra Sinfônica de Franca (OSF), com o Concerto Especial de Natal da  Catedral Nossa Senhora da Conceição, a partir das 20h. 
     Na terça-feira, 20, o Projeto “Música em Todos os Cantos” abrirá a programação a partir das 17 horas. Depois, às 18 horas, o grupo Pindorama fará a leitura colaborativa de “Sr. Gentil”. Para encerrar o dia, às 19 horas, haverá apresentação de Banda Gospel e alunos do Projeto Viva Som e às 20 horas, Cantata de Natal, com o Ballet Carla Pacheco.
     No dia 21, quarta-feira, além de artistas do Projeto “Música em Todos os Cantos”, às 17 horas, o evento apresentará Folia de Reis, com a Associação Folclórica de Franca, o Coral da Secretaria de Educação, que fará um Especial de Natal, às 19 horas e, para encerrar, às 20 horas, o Ensemble Vocal, grupo da OSF, apresentará Um Conto de Natal.
 
Serviço
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE NATAL
 
19 de dezembro:
17h – Projeto Música em Todos os Cantos
18h – Projeto Música em Todos os Cantos
19h – Musical “Chapeleiro, qual o segredo?” – Grupo La Dive
20h – Concerto de Natal Orquestra Sinfônica de Franca - na Catedral
 
20 de dezembro:
17h – Projeto Música em Todos os Cantos
18h – Leitura colaborativa “Sr. Gentil” – Pindorama
19h – Apresentação Banda Gospel e alunos do Projeto Viva Som
20h – Cantata de Natal do Ballet Carla Pacheco
 
21 de dezembro:
17h – Projeto Música em Todos os Cantos
18h – Folia de Reis – Associação Folclórica de Franca
19h – Especial de Natal – Coral Secretaria de Educação
20h – Um Conto de Natal – Apresentação Ensemble Vocal (OSF)
 
Vacinação
     Durante os três dias do Festival de Natal, uma equipe da Secretaria de Saúde fará o atendimento nas proximidades da Concha Acústica, no horário das 17 às 21h, para a aplicação das vacinas contra a Covid-19. Os interessados em receber os imunizantes em atraso, deverão apresentar um documento de identidade e o comprovante de vacinação para conferência.

Confira a programação da vacinação contra a COVID-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 16, em Unidades Básicas de Saúde, que terão atendimento das 8h às 19h e também no Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h.
 
1ª DOSE (6 MESES A 2 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS) COMORBIDADES E PCD / PFIZER BABY
     A primeira dose da vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, estará disponível nas UBSs Progresso, Horto, Planalto e Santa Clara, das 8 às 19h e Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e o comprovante de comorbidades e deficiência.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRICA 
     Na UBS Guanabara, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h e Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas na UBS Aeroporto 1, Santa Terezinha e Paulistano, das 8 às 19h e Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, disponível no site da Prefeitura.
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª, 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's São Sebastião e Brasilândia, no horário das 8 às 19h e Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
     A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Santa Terezinha e Paulistano, das 8 às 19h e Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 12 15 at 15.38.07 1
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 16, os atendimentos serão prestados nas UBSs Paulista, Estação, Ângela Rosa, Leporace e Aeroporto 3, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Meningocócica C
     A Secretaria de Saúde estará imunizando profissionais e trabalhadores que atuam na área, com o objetivo de aumentar a proteção, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas UBS Horto, Paulista, Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Paulistano, Brasilândia,  Aeroporto 3, Santa Clara, Santa Terezinha e São Sebastião, das 8 às 19h, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBSs São Sebastião, Brasilândia, Guanabara, Aeroporto 1, Paulistano e Santa Terezinha, das 8 às 19h. Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBSs Santa Terezinha, Santa Clara, Planalto, Horto,    Progresso, Paulistano e Aeroporto 1, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.

Saúde leva vacinação itinerante contra a Covid-19 para o centro e escolas

 IMG 5317
     Com o objetivo de reduzir a quantidade de francanos, que estão em atraso com o ciclo vacinal da Covid-19, a Secretaria de Saúde está levando os imunizantes, através de equipes itinerantes para a área central e os bairros da cidade.
    Após realizar atendimentos no Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', na última semana e início desta, onde foram imunizadas 1.275 pessoas, as equipes da Secretaria de Saúde iniciaram nesta terça-feira, a visita a 47 escolas municipais, espalhadas pelas cinco regiões da cidade, visando imunizar os alunos, que foram autorizados pelos pais e responsáveis, professores e funcionários das unidades. 
     Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, este trabalho nas escolas deve permanecer até esta quinta-feira. Já na sexta-feira, 16, as equipes retornarão com o atendimento no Terminal Central de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 12 às 19h e para a próxima semana, de segunda a quarta-feira (19 a 21 de dezembro), a programação contempla o atendimento na praça central Nossa Senhora da Conceição, na Concha Acústica, durante a realização do Festival de Natal, promovido pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com apresentações gratuitas de música, literatura e teatro, no horário das 17 às 21h.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, fez um alerta para as pessoas, que não completaram o esquema vacinal, que compareçam a um dos locais ou mesmo nas unidades de saúde, para serem imunizadas. De acordo com ela, apenas as vacinas contra a Covid-19, serão aplicadas pelas equipes nos locais itinerantes, sendo a 1ª dose de 6 meses a 2 anos - Pfizer Baby para crianças com comorbidades ou PCD (Pessoas com Deficiência); 1ª e 2ª doses para a idade de 5 a 11 anos - Pfizer Pediátrica e 3 a 11 anos - Coronavac Pediátrica para população geral, comorbidades, PCD e imunossuprimidos, além da 1ª, 2ª, 3ª doses - Pfizer e Coronavac para população geral, acima de 12 anos e gestantes, 4ª dose para +30 e profissionais de saúde e 5° dose para +18 imunossuprimidos. As de rotina e também as de Covid continuarão sendo disponibilizadas nas UBS e núcleos do ESF (Estratégia de Saúde da Família). "Estamos levando mais essa oportunidade para que a população possa se vacinar, se protegendo contra a Covid-19. Quem não teve a chance de comparecer as unidades e estiver passando pelo centro da cidade, traga a carteira de vacinação e um documento com foto para a conferência", ressaltou.
     Ainda, de acordo com a secretária de Saúde, com o aumento da quantidade de casos positivos para a doença, em todo o país e na cidade, além da proximidade das festas de final de ano, é essencial que as pessoas estejam protegidas contra a doença. "A vacina já provou que é eficaz, tendo em vista, que a grande maioria dos pacientes, que testaram positivo para a Covid, apresentam sintomas leves, sem a necessidade de internação", enfatizou. 
     Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, mais de 100 mil pessoas tomaram apenas duas doses da vacina contra a Covid-19 e estão com os demais reforços em atraso, na cidade. 
     Até o momento, foram aplicadas o total de 864.136 doses, sendo 323.088 para a primeira, 291.707 da segunda aplicação, 178.923 do terceiro reforço e 70.418 para a quarta dose. 
    A programação diária da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e rotinas poderá ser conferida pelo site da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e nas redes sociais, Facebook (/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).

Prefeitura melhora sinalização para maior segurança dos motociclistas

 seguranca
     A Prefeitura iniciou nesta semana, a implantação de uma sinalização adicional nos principais cruzamentos de ruas e avenidas da cidade, priorizando o espaço para os motociclistas e outros veículos similares. Ao falar a respeito, o prefeito Alexandre Ferreira, que esteve no cruzamento da rua Distrito Federal com a Avenida Brasil, disse que essa foi a primeira faixa de espera ou de recuo exclusiva para atender os motociclistas.
     A iniciativa nasceu a partir de sugestões apresentadas pelos profissionais, que atuam com serviços de entrega de produtos. A ideia é melhorar as condições de segurança para todos, onde é também indispensável o respeito as leis do trânsito. Esse sistema, segundo a Secretaria de Segurança, estava em testes em alguns municípios e foi regulamentado recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
     O prefeito lembrou que, assim como foi feito sob o Viaduto Dona Quita, com a instalação de um Ponto de Apoio para os profissionais, a Prefeitura está atenta e aberta as sugestões, que resultem em melhorias para todos os trabalhadores, que atuam nesse serviço e usuários de motos. 
     A partir da rua Distrito Federal com a Avenida Brasil, a sinalização de reforço  aos motociclistas será levada para outros pontos da cidade, de maior fluxo de movimento de veículos, confirmou a Secretaria de Segurança. Esse trabalho será feito gradativamente, em conjunto com as equipes de sinalização da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).

Alunos da EMIM se apresentam no Teatro Municipal

 WhatsApp Image 2022 12 14 at 17.33.44
     Os mais de 150 alunos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical), mantida pela Prefeitura e vinculada à Secretaria de Educação, fizeram na noite da última terça-feira, 13, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, uma apresentação de gala com o tema ‘Rock Brasil’, fechando as atividades letivas de 2.022. 
     O show contou com 13 apresentações sequenciais, dentro da temática pesquisada, onde os alunos buscaram informações sobre as origens e toda trajetória do rock no país. No repertório foram interpretadas, entre outras músicas de Leci Campo, Rita Lee, Metrô, J Quest, Legião Urbana, Grilo, respeitando o estágio de aprendizado de cada grupo de alunos. Houve também a participação especial de alguns dos 19 formandos do curso básico da EMIM, cuja entrega dos certificados ocorreu no final de novembro.
     A Escola de Iniciação Musical, com esse espetáculo proporcionado no Municipal, encerrou as atividades deste ano, com cerca de 190 estudantes na faixa etária de 8 a 13 anos. A retomada das aulas, no ano seguinte, com abertura das inscrições está prevista para o início de fevereiro. A unidade está instalada nas dependências do antigo Colégio Champagnat, no centro da cidade e atende, gratuitamente, com demanda espontânea, ou seja, aberta a todo público interessado. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais