Email  

Notícias

Prefeitura investe mais de meio milhão no monitoramento por câmeras

monitora original 

      A Prefeitura de Franca avança no processo para reativar o sistema de monitoramento, com investimentos de mais de meio milhão de reais na estrutura de acompanhamento e equipamentos, que serão instalados em pontos estratégicos. Na última semana, foi publicada a homologação da empresa responsável e assinatura do respectivo contrato.
       Ela terá o prazo de 120 dias para colocar em funcionamento o sistema de vigilância que, além das 40 câmeras já existentes, passará a contar com 56 unidades, com tecnologia avançada e que serão instaladas em todas as regiões da cidade. Uma das prioridades da Secretaria de Segurança, de acordo com as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, o monitoramento dos principais corredores de entrada e saída da cidade, terá conexão direta com o sistema Detecta da Polícia Militar, com acesso permanente ao monitoramento.
      A nova central funcionará em instalações próximas da Prefeitura, informou a Secretaria de Segurança. 
 
Sistema de funcionamento
       Pelo que estabelece o contrato, com vigência inicial de um ano, no valor de R$ 546 mil, o serviço de monitoramento deverá ser prestado em regime de comodato, de solução de videomonitoramento urbano e monitoramento de alarme 24h, com comunicação através de rádio frequência, compreendendo a instalação, manutenção corretiva, preventiva e suporte técnico, de monitoramento em caso acionamento, com disponibilização de todos os materiais para execução do serviço, para atender as necessidades de segurança.
     Os novos equipamentos deverão ser instalados em cruzamentos de vias públicas como avenidas Brasil, Major Nicácio, Presidente Vargas, Hélio Palermo, Dr Ismael Alonso y Alonso, Dom Pedro, Orlando Dompieri, Chico Júlio, Moacir Vieira Coelho, Abrahão Brickmann, José da Silva, Integração, Adhemar Pereira de Barros, Wilson Sábio de Mello, Antônio Barbosa Filho; e as ruas Libero Badaró, Francisco Marques, Simpliciano Pombo, Campos Salles, General Osório, Campos Salles, Major Claudiano, Monsenhor Rosa, Saldanha Marinho, General Telles. O Viaduto Dona Quita, o Ginásio Poliesportivo 'Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão) e o Terminal de Ônibus da Estação serão monitorados.

Atleta da FEAC é vice-campeão em Pan Americano de Mountain Bike

 mountain original

      Contando com o apoio da Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o esportista Carlos Henrique Barbosa, o ‘Mico’, conquistou expressiva colocação ao participar no final de semana, em Congonhas-MG, do Campeonato Pan Americano de Mountain Bike. Com experiência internacional e participações, em diversos países, 'Mico’ fez a diferença na prova XC0 (um tipo de Cross com bicicleta), pelo bom condicionamento.
      Mesmo tendo como adversários, atletas de diferentes regiões do Brasil e 19 países, obteve medalha de Prata (vice-campeão), na prova chamada de Cross Country Olímpico (XCO). Outras modalidades disputadas na cidade mineira, com cerca de 60 mil habitantes, foram a Track (XCC), Eliminator (XCE) e Team Relay (XCR).
    Segundo Carlos Barbosa, o evento reuniu os melhores ciclistas dos 27 estados brasileiros e dos 19 países presentes. Agradeceu o suporte que vem recebendo da FEAC, que mais uma vez possibilitou a sua participação nesse campeonato. Ele relatou ter acabado de retornar do Campeonato Mundial disputado na Argentina, próxima à Bariloche, onde foi Top 9 do Mundo e pretende estar no ano que vem, quando o evento ocorrerá na Europa, em Andorr. 
      O circuito de Congonhas foi projetado para oferecer aos atletas, um desafio técnico e físico de alto nível. Os competidores nas provas em que participaram, tiveram que lidar com adversidades de todos os tipos, desde trechos de subida, descidas radicais e passagens estreitas entre as árvores, que demandaram, além da destreza, habilidade, força e resistência.

Educação faz formação de professores da Sala de Leitura

professores original 

      A literatura, em suas variadas formas e autores, foi tema de formação de professores das Salas de Leitura, nesta terça-feira, 9. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação de quase 60 profissionais. 
     Os Espaços Literários foram decorados, de acordo com os gêneros, contando com elementos que contavam as histórias, poesias e contos impressos, livros e outros objetos. Biografias, contos de fadas, mitologia grega, poemas, contos de assombração, histórias em quadrinhos e contos africanos e indígenas fizeram parte da formação. 
      O encontro foi realizado, com o intuito de replicar a literatura nas escolas, atraindo novos leitores para diferentes gêneros literários. 
      Adriana Santos, formadora das Salas de Leitura, falou sobre a importância de ações como essa. “Quando o professor vivencia, ele se apaixona e vive a técnica, o que reverbera nas escolas e com os alunos”, disse. 
     Após a formação, será a vez do planejamento para as escolas desempenharem atividades temáticas. Quem participou, aprovou a iniciativa. “Foi um momento de conhecimento, cultura e ação. Teremos ainda mais entusiasmo, alegria e  afeto para nossos alunos”, afirmou Luci Correia, professora há 45 anos. Dilma Elif, docente há 23 anos, também gostou de ter participado da ação. “As formações são essenciais para nosso desenvolvimento, agregam novas ideias, trazem novas vivências e um ambiente cultural diversificado para nós e para as crianças.”

Meio Ambiente prossegue com ações de limpeza urbana

 limpeza urbana 2 original

      A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura segue com seu cronograma diário de limpeza pública, que está atendendo todas as regiões da cidade. Recentemente, foram realizadas ações nas principais praças do centro da cidade, na Fonte Luminosa, além das manutenções periódicas, que são realizadas nos bairros, envolvendo as praças, canteiros de avenidas e demais áreas de convivência.
     Neste começo de semana, as equipes de podas e raspagem trabalharam nos Jardins do Éden, Paulistano, Palestina, Riviera, setores do bairro Piratininga e Santa Cruz. Outro grupo atuou no Parque dos Trabalhadores e pátio da Guarda Civil Municipal, bem como no Parque Progresso, na Praça ‘Tancredo Neves’, nas imediações da UBS, avenidas e no recinto do Cemitério da Saudade.
       Nos bairros Luíza 2, São Domingos, Paineiras, Parque do Horto foram iniciados serviços de poda e recolha dos resíduos gerados, que irão continuar pelos próximos dias. Na Avenida Wílson Sábio de Melo, que demanda ao Distrito Industrial, também está sendo realizada poda nos canteiros. No recinto e estacionamento externo do Parque Fernando Costa, bem como imediações da Secretaria de Saúde e Pronto-Socorro estão sendo realizadas raspagem, varrição e recolha dos resíduos, destinados indevidamente nas vias e calçadas.

Emdef avança com serviços de remendo asfáltico

 remendo original

       Com o intuito de garantir vias públicas em condições seguras de tráfego de veículos e os locais bem sinalizados para proteção de pedestres e motoristas, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), mantém intenso o trabalho de remendo asfáltico das ruas e avenidas. 
        Com equipes reforçadas e trabalhando em turno ampliado até às 19h, todas as demandas recebidas pelo canal do Tapezap (99999-8480), são incluídas na programação e os reparos realizados.
       Nesta terça-feira, foram programados e realizados tapa-buracos no Jardim Aeroporto 3, na Vila Santa Terezinha, nas ruas da Boa Bista, Parque São Jorge e Jardim Maria Rosa. Uma outra equipe trabalhava no Jardim Francano e área central da cidade, sem contar o Parque Vicente Leporace.
 
Sinalização 
       A sinalização viária vem sendo executada em diferentes locais da cidade. Nesse começo de semana estão programadas pinturas e instalação de placas em ruas do centro, na Estação, Cidade Nova, Vila Industrial, Recreio Campo Belo e Vila Santa Cruz.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 09 at 11.48.55 original

       Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quarta-feira, 10, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

Campanha Influenza

 WhatsApp Image 2023 05 09 at 11.44.09 1 original

      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais