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Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quinta-feira, 24, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Horto, Planalto, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Santa Clara, das 8h às 15h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 15h.
 
Meningocócica C
     A Secretaria de Saúde estará imunizando os profissionais e trabalhadores que atuam na área, com a vacina Meningocócica C, com o objetivo de aumentar a proteção contra a doença, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
    Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas UBS Paulista, Horto, Planalto, Progresso, Aeroporto 1, Estação, Santa Clara,  Leporace, Ângela Rosa, Guanabara e Paulistano, das 8 às 15h, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes. 
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Progresso, Guanabara, Leporace e Paulistano, das 8 às 15h.
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, São Sebastião e Santa Terezinha, no horário das 8 às 15h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.

Saúde lança Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’ e promove Arrastão da Dengue nesta quarta-feira

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     A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), lançaram na manhã desta terça-feira, 22, o Campanha 'Pneu no Caminho Certo’, durante evento ocorrido no Ecoponto, instalado no Aterro Sanitário. O intuito é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto e os ganhos ambientais que representa, pois são materiais que deixam de poluir e armazenar água, o que contribui para o surgimento de focos do mosquito da dengue e prejudica a saúde pública.
     Um trabalho integrado das secretarias mencionadas e a Emdef, as borracharias, empresas e comércios que trabalham com a venda de pneus, estão sendo orientados sobre a forma que podem ajudar nesse processo, gratuitamente, bastando que levem de segunda a sexta-feira, os pneus até o Aterro Sanitário. Neste local, duas carretas fechadas estão posicionadas e prontas para receber o material. Na medida em que atingem o carregamento limite, uma empresa credenciada de São Paulo é avisada e faz a substituição. O material é 100% reciclado, sem custos para a Prefeitura ou Emdef.
     Em média, são recolhidas 20 toneladas de pneus por semana, o que segundo Caio Carvalho, da Vigilância Ambiental, tem um significado enorme em termos de saúde pública e preservação ambiental, pois é pneu que deixa de ser destinado em terrenos desocupados.
     A presidente da Emdef, Milena Bernardino, que acompanhou o lançamento da campanha, também pontuou que o descarte incorreto de qualquer resíduo, produz impacto no meio ambiente. No caso dos pneus, isso se amplifica.  Milhões de unidades são produzidas, diariamente e, como todos sabem, a decomposição do material é estimada em séculos. Diante desse contexto, o ciclo correto para o pneu é extremamente importante para o ecossistema.
     O descarte de forma errônea pode provocar entupimento da rede de esgotos, poluição de rios. Caso incinerado é um agente de poluição atmosférica, liberando poluentes como carbono e enxofre. E, caso fossem descartados em definitivo nos aterros, ocupariam um considerável espaço. A reciclagem é o melhor caminho, é o caminho certo! A metodologia da reciclagem conduz ao reaproveitamento.
     Neste sentido, as ações da Prefeitura estão em sintonia com as melhores práticas e a conscientização da população, principalmente, de empresários do setor, é peça chave nesta solução. Em processo de cooperação, o Aterro de Franca conta com área específica para a recepção desse tipo de material, um Ecoponto com toda a estrutura, criando condições para a logística reversa.  Assim, município/empresas/sociedade atuam acertadamente, garantindo sustentabilidade e uma gestão ambiental responsável.
     O Aterro Sanitário, onde estão as duas carretas que integram o Ecoponto fica localizado nas margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, no Distrito Industrial. Para reforçar sobre a importância desse descarte ambientalmente correto, equipes da Vigilância seguem visitando e distribuindo cartazes e materiais informativos nos estabelecimentos relacionados aos pneus, juntamente com a orientação de Educação Ambiental e seus impactos no bem-estar geral da população.
     O material pode ser destinado no local de segunda a sexta-feira durante o expediente comercial, ou seja, das 8h às 16h30, onde a Emdef mantém um profissional permanente para esse recebimento e controle.

 

Mobilização no combate ao ‘Aedes aegpyti’
     Essa semana está sendo de mobilização, de conscientização e ações voltadas a identificação de focos e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está com os agentes de vetores nas ruas, marcando a Semana Estadual de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti. Essa é uma campanha idealizada a nível estadual pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
     Depois do lançamento da Campanha "Pneu no Caminho Certo", no Aterro Sanitário nesta quarta-feira, está previsto para esta quarta-feira, o 'Arrastão da Dengue', nos bairros com maior incidência de larvas, de acordo com os dados da recente ADL (Avaliação de Densidade Larvária), realizada no último mês de outubro.  Começando às 8h, o Arrastão será realizado em, pelo menos, 77 ruas dos bairros Jardins Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende, Pedigoni e Parque  Piratininga, na Região Oeste.
      Auxiliados por um carro de som, divulgando a ação, os agentes de controle de vetores levarão orientações aos moradores, recolhendo também latas, garrafas, baldes, potes de vidro ou plástico, pneus velhos e outros objetos que possam servir de criadouros para o mosquito. Serão retirados apenas os materiais que estiverem sobre as calçadas, tendo em vista que as equipes não entrarão nas residências. Portanto, a orientação é para que os moradores desses bairros, separem esses materiais e deixem sobre as calçadas para a recolha.
      A Secretaria de Saúde alerta que este Arrastão realizado pela equipe da Vigilância Ambiental será somente para a eliminação de criadouros da dengue, diferente do Arrastão da Limpeza, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que recolhe até móveis usados. Este estará ocorrendo no sábado,  26. Durante esse trabalho não serão recolhidos pneus dentro de estabelecimentos comerciais.

 

Parceiros da Saúde
     Para  sexta-feira, 25, fechando a programação da Semana, haverá a Cerimônia de Premiação dos Vencedores do X Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes aegypti", às 14h, no Teatro Municipal. O objetivo do concurso, que esse ano completa 10 anos, realizado com as participações das Secretarias de Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado, é conscientizar a população sobre a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes que possam acumular água, pois essa ação tem impacto significativo na população do vetor.
     Neste ano, o concurso contou com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, que concorreram nas categorias Artes Gráfica e Visual, Produção Textual, Slogan e Conteúdo Digital. Os desenhos produzidos pelos estudantes, classificados no concurso ilustram o Calendário 2023 da Vigilância e também serão distribuídos durante o evento.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3711-9408.

Sábado tem 'Arrastão da Limpeza' em 61 bairros da Região Oeste

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     A Prefeitura realiza neste sábado, 26, o último Arrastão da Limpeza deste ano, que abrangerá os 61 bairros da Região Oeste, a partir da rodovia Cândido Portinari, entre as Vilas Rezende, Pedigoni, São Sebastião até os Jardins Zelinda, Pulicano e adjacências. Nesse sentido, os moradores desse setor da cidade, devem separar objetos, móveis e utensílios domésticos que desejam descartar e deixá-los na noite de sexta-feira sobre as calçadas, de modo a facilitar o recolhimento pelas equipes, que percorrerão as ruas a partir das 7h30.
     Até o mês passado, contabiliza a Secretaria de Meio Ambiente, que coordena esse trabalho, foram realizados 11 Arrastões, o que possibilitou a recolha de 237,8 toneladas de inservíveis (móveis em geral, utensílios domésticos), que foram destinados para o Aterro Sanitário. Depois dessa mobilização programada para este sábado, em que os caminhões e homens percorrerão os 61 bairros, o primeiro Arrastão de 2.023, será no dia 7 de janeiro, nos 12 bairros da Região Sul, da Morada do Verde até o Santa Bárbara e seu prolongamento. 
     Esse trabalho é feito sempre no último sábado de cada mês, em sintonia com a Vigilância ambiental, que auxilia na divulgação prévia para que os moradores também ajudem nesse processo. A recolha dos materiais permite eliminar objetos e materiais, que podem armazenar água e se transformarem em ambientes propícios ao surgimento das larvas do mosquito transmissor da dengue.
     É importante também, que fora das datas dos Arrastões, qualquer cidadão solicite, gratuitamente, o recolhimento de materiais que desejam descartar, mediante agendamento pelo telefone (16) 3711-9440, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
     Confira a relação completa dos 61 bairros, que serão atendidos com o Arrastão neste sábado, 26:

 

01) Recanto Bom Jardim
02) Chácara Morada do Sol
03) Chácara Ouro Verde
04) Jardim Simões
05) Jardim Zelinda
06) Parque Florestal
07) Residencial Peres Elias
08) Jardim Esmeralda (Parque das Esmeraldas e Prolongamento)
09) Distrito Industrial Onofre Jacometti
10) Distrito Industrial Antônio Della Torre
11) Village Santa Georgina
12) Polo Industrial Abílio Nogueira
13) Polo Industrial Amazonas
14) Polo Industrial São Bernardo
15) Residencial Itapuã
16) Vila Santa Helena
17) Residencial Bosque dos Angicos
18) Bairro São Joaquim
19) Vila Rezende
20) Vila Pedigoni
21) Parque Piratininga
22) Jardim Dermínio
23) Jardim Santa Efigênia
24) Jardim São Gabriel
25) Parque Residencial Santa Maria
26) Residencial Santa Clara
27) Jardim Bonsucesso
28) Residencial Copacabana
29) Residencial Júlio D’Elia
30) Chácara São Paulo
31) Jardim São Paulo
32) Residencial São Paulo I e II
33) Residencial  Sinsaúde
34) Residencial Rubi
35) Jardim Stephani
36) Residencial Santa Anita
37) Residencial Pérola
38) Jardim Tangará
39) Residencial Adriano Ferreira
40) Jardim Jacinto Nery
41) Residencial Paulo Henrique
42) Conjunto Antônio de Pádua R. Garcia (Franca N)
43) Jardim Anita
44) Jardim Palmeiras
45) Residencial Engenho Queimado
46) Chácara Engenho Queimado (Chácara Getúlio Vargas)
47) Residencial Palermo
48) Residencial Palermo City
49) Jardim Pulicano
50) Jardim João Liporoni
51)Villagio Mundo Novo
52) Jardim Meireles
53) Jardim Martins e Prolongamento
54) Jardim Eldorado
55) Jardim Paulo Archetti
56) Parque Continental
57) Vila São Sebastião
58) Bairro Novo Centro
59) Jardim Marília
60) Parque Vitória Régia
61) Vila Pandolfo

7 empresas participam da licitação para organização da Expoagro 2023

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     Ocorreu na manhã desta terça-feira, na Sala de Licitações (Copel), a sessão para análise das propostas das empresas interessadas em participar da organização da Expoagro-2023. Trata-se da 52ª edição da Exposição Agropecuária de Franca, com previsão de ser realizada entre os dias 18 e 28 de maio, do próximo ano e 7 empresas apresentaram os envelopes com documentos e propostas. A empresa qualificada, depois das análises jurídicas complementares, decorridos os prazos legais e demais trâmites administrativos, será responsável pela organização, produção e logística dos shows artísticos desta nova edição da  Expoagro.
     De acordo com as normas previstas no edital, o ingresso para o setor popular, deverá ter preço de R$ 20, o que representa a manutenção do mesmo valor praticado este ano. Além disso, uma outra condição estabelecida para a empresa vencedora é a realização de um show musical gratuito e ainda um show gospel, que também deverá ter entrada gratuita. O valor mínimo é de R$ 144,8 mil. A próxima etapa será a análise da documentação pela Comissão de Licitações, que lacrou os envelopes para submeter a apreciação da Procuradoria Jurídica.

Fussol oferece mais de 140 vagas para cursos de Salgados e Crochê

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     O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com entidades, abriu 120 vagas para Oficinas de Salgados e 24 vagas para o curso de Crochê do Zero, totalmente gratuitas, para pessoas acima de 18 anos. 
     As inscrições poderão ser feitas, diretamente, nos locais de realização dos cursos ou pelos telefones disponibilizados, tendo turmas nos períodos da tarde, das 13h30 às 16h30 ou à noite, das 19h às 22h. 
    Os cursos foram iniciados a partir desta terça-feira, 22. Os interessados em participar das Oficinas de Salgados aprenderão a preparar da massa, recheio e finalização. Para Crochê do Zero, os alunos farão um trabalho à mão, aprendendo sobre o uso da agulha, pontos e traçados. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.
     Confira abaixo a relação dos cursos, datas, horários e locaís: 

 

Oficina de Salgados:
Cantinho Amor e Caridade
22.11 das 19h às 22h (fritos)
Avenida Gabriela de Almeida Pirajá, 168, Aeroporto 2
Inscrições: 16. 99440.1518
 
Capela Nossa Senhora Auxiliadora
Data: 22.11 
Horário: 13h30 às 16h30 (fritos)
Av. Abrahão Brickmann, 2675 - Jardim Luíza
Inscrição: 16.99969. 8805
 
Cantinho Amor e Caridade
Data: 23.11 
Horário: 19h às 22h (assados)
Avenida Gabriela de Almeida Pirajá, 168, Aeroporto 2
Inscrições: 16. 99440.1518
 
EMEB Dorothea Paulino Ferro
Data: 29.11 
Horário: 19h às 22h (fritos)
Rua Joaquim Machado, 580, Jardim Paulo Archetti
Inscrição:  16. 3722-8817
 
EMEB Dorothea Paulino Ferro
Data: 01.12 
Horário: 19h às 22h (assados)
Rua Joaquim Machado, 580, Jardim Paulo Archetti
Inscrição:  16. 3722-8817
 
Centro Comunitário do Santa Efigênia
Data: 07.12 
Horário: 19h às 22h (fritos)
Rua Sargento Marcos Alfredo Lance, 1955, Santa Efigênia
Inscrições: 16. 99213. 7748
 
Curso Crochê do Zero
Período: 29.11 a 31.01
Horário: 19h às 22h
Local: Igreja Batista Betel em Franca
Avenida Arthur da Costa e Silva, 6087 - Jardim Paraty
 
Curso Crochê do Zero
Período: 30.11 a 01.02
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Comunitário Jardim Palma
Rua Antônio Marcos 3131 - Jardim Palma

Prefeitura divulga gabaritos das provas objetivas para Diretores de Escolas

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     Os gabaritos das provas objetivas do Processo Seletivo 04/22, destinado para a formação de cadastro reserva para o provimento das vagas de Funções Gratificadas de Diretor de Escola do Ensino Fundamental e da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical), foram publicados na edição desta terça-feira, 22, do Diário Oficial do Município. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2166-22112022.pdf.
     As provas objetivas e a entrega de títulos foram realizadas no último domingo, 20, no Colégio Champagnat, no período da manhã. Dos 27 inscritos, compareceram 23 pessoas e 4 se ausentaram. A avaliação objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, foi composta por 30 questões, de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Legislação Educacional e Conhecimentos Específicos. Somente terão os títulos avaliados, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60% na prova objetiva.
     O edital publicado nesta terça-feira, estabelece que o candidato que discordar do gabarito divulgado, poderá apresentar recurso, enviando uma mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Recurso - Processo Seletivo 04/22”, nos dias 23 e 24, deste mês, até às 17h. Após esse prazo, a próxima etapa será a publicação do edital com as notas das provas objetivas e de títulos, além da classificação prévia, nos próximos dias. 
   Este processo seletivo, destinado para servidores municipais, integrantes do quadro de cargos e/ou empregos públicos permanentes do Magistério Municipal, sendo professor, coordenador pedagógico, pedagogo, orientador educacional e supervisor de ensino, está sendo coordenado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).

Ação Social conclui mobilização ‘Em Defesa Delas’, com evento na praça central

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     Ao longo deste mês, em que é comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra às Mulheres, a Secretaria de Ação Social promoveu uma série de ações nos bairros da cidade, tendo como ponto de referência os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).  Com o slogan ‘Em Defesa Delas’, foram realizados encontros nas 5 regiões da cidade, com a exibição do filme ‘Virou o Jogo: A História de Pintadas-BA” e rodas de conversas. 
     Para esta quarta-feira, 23, a programação será realizada na Escola Estadual ‘Prof. Ângelo Scarabucci’, abrangendo todo alto da Santa Cruz e Região Central, no horário das 18h30 às 20h30. O objetivo é compartilhar com os moradores dessas regiões, conceitos, informações e conscientizar as pessoas sobre as questões relacionadas a prática de violência contra as mulheres.
     O evento será encerrado nesta sexta-feira, 25, com uma mobilização na praça central da cidade 'Nossa Senhora da Conceição', no horário das 10 às 15h, com a participação do Núcleo Reconhecer e outros parceiros, como CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Instituto Escuta Ativa, Promotoria de Justiça, CRAM, Patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública, Centro Jurídico e Social Unesp, Sebrae, ACIF, além das secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e FEAC, que estarão prestando várias orientações sobre a Rede de Serviços Públicos oferecidos para as mulheres, orientações sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, empreendedorismo, qualificação e capacitação profissional, confecção de currículos, vagas de emprego, orientações jurídicas com o apoio da Defensoria Pública, Centro Jurídico e Social Unesp, informações sobre matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), AJA, CESUM, escolas e creches, espaço para os Conselhos de Direitos e Coletivos de Mulheres da cidade, Conselhos da Condição Feminina, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Comunidade Negra, Coletivo das Pretas, Coletivo Fenix, Coletivo ArcoÍris, além de apresentações artísticas de mulheres francanas e atendimentos nas áreas de estética e beleza. "Nós convidamos todas as mulheres, que têm interesse em conhecer essa rede de serviços que nós temos no município, público e privado, para que compareçam neste sábado para participarem e receberem orientações", 
 
Núcleo Reconhecer
     Com o intuito de fortalecer o apoio, dar voz e respaldo às pessoas vítimas dos mais diversos tipos de violência sofrida, em razão de gênero, orientação sexual e de raça, a Prefeitura instalou e mantém em funcionamento na Estação, o Núcleo Reconhecer. É um espaço onde são atendidos casos de demanda espontânea, pessoas se apresentam ou são encaminhadas, por meio de unidades da Prefeitura como UBS, CRAS, CREAS, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros.
    O Núcleo Reconhecer está instalado na rua General Telles, 642, Estação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Havendo situações de violência, o Núcleo Reconhecer é a porta de entrada para o necessário acompanhamento e medidas complementares, visando não só reduzir, mas colocar fim a essas práticas.

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