Email  

Notícias

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 21, em 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h. 
 
1ª DOSE (6 MESES A 2 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS) COMORBIDADES E PCD / PFIZER BABY 
     A primeira dose da vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, estará disponível nas UBS's Aeroporto 3, São Sebastião, Brasilândia e Santa Terezinha, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e o comprovante de comorbidades e deficiência. 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Progresso, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas na UBS Paulistano,  das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
      A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, poderão ser recebidas na UBS Paulistano, das 8 às 19h.
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Guanabara, no horário das 8 às 19h.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com idade de 30 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Leporace, no horário das 8 às 19h. 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 11 18 at 11.02.57 1
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para a próxima segunda-feira, 21, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Horto, Planalto, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Santa Clara, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Meningocócica C
     A Secretaria de Saúde estará imunizando os profissionais e trabalhadores que atuam na área, com a vacina Meningocócica C, com o objetivo de aumentar a proteção contra a doença, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
     Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas UBS Paulista, Horto, Planalto, Progresso, Aeroporto 1, Estação, Santa Clara,  Leporace, Ângela Rosa, Guanabara e Paulistano, das 8 às 19h, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes. 
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Progresso, Guanabara, Leporace e Paulistano, das 8 às 19h.
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, São Sebastião e Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.

Prefeito lança Programa 'Mais Dignidade' para mulheres

 IMG 2763
     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou na manhã desta quinta-feira, 17, o Programa 'Mais Dignidade', que objetiva o fornecimento de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia foi realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Colégio Champagnat e contou com a presença da primeira dama e presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira, vereadores, Gislaine Liporoni e Lucimara Prado, secretárias de Ação Social e Desenvolvimento, respectivamente.
     O novo programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Ação Social, que vai possibilitar o atendimento de cerca de 6 mil mulheres, com idade entre 18 e 40 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, em situação de extrema pobreza. Vale ressaltar que as adolescentes já são atendidas por um programa semelhante do Governo do Estado de São Paulo. A lista, contendo as beneficiárias, datas, horários e locais para a retirada dos produtos, será publicada nesta sexta-feira, 18, no site da Prefeitura - www.franca.sp.gov.br . A distribuição dos absorventes será iniciada na próxima segunda-feira, 21, nas cinco unidades dos CRAS's (Centro de Referência em Assistência Social), nos bairros, onde a beneficiária deverá apresentar um documento de identidade. 
     Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, destacou que este é um projeto idealizado pela presidente do Fundo Social, onde cada mulher beneficiária vai receber um pacote, contendo 8 unidades de aborventes, por mês. O programa terá duração de um ano, podendo ser prorrogado, de acordo com os resultados obtidos e a demanda registrada. 
     Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social, explicou que o Programa 'Mais Dignidade' é um sonho de anos atrás, que se torna realidade para atender as mulheres, que têm condições mínimas de dignidade e, agora, elas passarão a receber um absorvente mensal. "São mais de 6 mil mulheres atendidas e que durante o ciclo mestrual, que gera vida, tem que estar atrelado a um processo leve e tranquilo, sem fator de tensão e nervoso. É um motivo de alegria, satisfação e a sensação de que estamos oferecendo o cuidado especial que a mulher merece ter", garantiu. 
     Alexandre Ferreira reforçou que está é uma ação para oferecer dignidade para as mulheres, que muitas vezes, não têm dinheiro para comprar o absorvente. "Com esse programa, a gente consegue desonerar essas famílias e dar dignidade para as mulheres, de forma simples, possibilitando também que elas participem dos serviços da Prefeitura, incluindo capacitação profissional para que elas consigam um emprego e renda, alcançando sua autonomia financeira", disse. 

Concurso ‘Sabor da Educação’ prorroga inscrições

 IMG 2440
     A Secretaria de Educação prorrogou o prazo para inscrições do Concurso 'Sabor da Educação' até às 16h, do dia 21, segunda-feira, para que mais estudantes e profissionais, que atuam com alimentação, possam participar. O período para os cadastros seria encerrado na última segunda-feira, 14. "Comunicados foram enviados para todas as escolas do município, do Estado, Prefeitura e também para a Universidade de Franca", revelou a secretária Márcia Carvalho Gatti.
     Com a realização dessa promoção, a Prefeitura objetiva ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda, valorizando as merendeiras. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, o concurso é aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 
     Para as merendeiras, as inscrições poderão ser feitas pelo link, https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A. Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula dos cursos. " As merendeiras poderão usar toda a criatividade e talento na elaboração das receitas, inclusive com o auxílio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, da Unifran, para assegurar que os pratos tenham os nutrientes necessários para aquela refeição", disse Alexandre Ferreira. 
     O cronograma do concurso prevê depois do encerramento desse novo prazo das inscrições, no dia 21, uma reunião inicial para a realização do sorteio das equipes e as informações necessárias sobre ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora para a elaboração e composição das receitas.
     Nos dias, 29 e 30, deste mês, estão previstas as fases eliminatória e semifinal.  A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
 
Premiação
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV, os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incorporados à merenda escolar.
     Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.

Procon registra mais de 8 mil atendimentos

 DSC 6841
     O Procon Franca, órgão de defesa do consumidor, vinculado à Secretaria de Segurança, contabilizou até o final de outubro, mais de 8 mil atendimentos, tanto presenciais, como por telefone e on-line. A unidade é um órgão conciliador, responsável pela intermediação entre o consumidor e fornecedor, instalado na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
     Ainda, de acordo com as perspectivas do órgão, tendo em vista o fluxo de movimento registrado nos dez primeiros meses deste ano, a estimativa é fechar 2.022, com recorde de atendimento, ou seja, mais de 10 mil registros, dentre outras ações, como o monitoramento dos preços de combustíveis. Na lista das reclamações, questões de telefonia e empréstimos consignados continuam na liderança das queixas, com pessoas que se sentiram prejudicadas em seus direitos.
     Com a proximidade da Semana da Black Friday, no próximo dia 25, em que as empresas anunciam grandes promoções e descontos especiais, a orientação do Procon é que os cuidados sejam redobrados e que antes de ir às compras, o consumidor tenha cautela e faça pesquisas sobre preços do que deseja adquirir.
 
Procon Móvel
     Para incrementar mais ainda as atividades, está confirmado para o próximo dia 29, na praça Nossa Senhora da Conceição, a presença do Projeto Procon Móvel. Um ônibus estruturado para oferecer todos os serviços disponíveis na unidade, que estará no centro da cidade, das 9h às 17h, oferecendo orientações e recebendo queixas dos consumidores. A iniciativa é conjunta da Prefeitura, com o suporte da Fundação Procon e Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.

Saúde prepara Campanha do Dia de Luta contra a Aids

 person holding an world aids day ribbon
     No dia 1º de dezembro é comemorado do Dia Mundial de Luta contra a Aids e Franca estará mais uma vez, promovendo ações e mobilizando seus profissionais para levar à população, os serviços disponíveis por parte da Prefeitura.
     Essa data, tem como objetivo primordial, alertar toda a sociedade sobre essa doença e formas de evitá-la, com prevenção e também realizar o tratamento adequado.
     Essa data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada, anualmente, desde 1988, no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde, que fixou a data de comemoração. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente, por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. É uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a outras doenças, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse período de fraqueza. 
     O dia 1º de dezembro serve, portanto, como um alerta sobre a Aids e como uma forma de repensarmos nossas atitudes, com os portadores da doença. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade.
     A Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids realizará, em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, a 15ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem do HIV e da Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA (Rua General Osório,1417 – Centro), nos dias 29 e 30 novembro e de 1º a 7 de dezembro, das 8h às 17h, No sábado, dia 3 de dezembro, o atendimento será das 8h às 15h, no mesmo endereço. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3724-3920.

Pista no Jardim Zoobotânico se transforma em realidade

 DSC 8650
     A partir do ano que vem, a Secretaria de Meio Ambiente irá ampliar  as ações do Núcleo de Educação Ambiental, mantido no Jardim Zoobotânico, que está ganhando uma ampla pista pavimentada para passeios ecológicos. Esse é um projeto, que vem sendo executado pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), seguindo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Infraestrutura, respeitando as condições naturais do local, privilegiando o traçado dos principais equipamentos existentes.
     Com esses serviços, estão sendo criadas as condições necessárias para tornar mais atraente e acessível, ao público, o Zoobotânico de Franca. A pavimentação da pista tem cerca de 1,3 quilômetros de extensão, conta com 2,30 metros de largura, com a uma camada asfáltica, possibilitando o tráfego de um veículo leve. 
     Localizado em uma ampla área próxima ao bairro City Petrópolis, na região Norte da cidade, o Jardim Zoobotânico é um equipamento vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela formação e distribuição de mudas de árvores de diferentes espécies, num processo que tem início com a coleta e seleção das sementes, plantio e acompanhamento da sua formação, a partir de tubetes até o porte que permite a distribuição.
     O traçado da pista vai permitir o acesso dos visitantes aos principais equipamentos existentes no parque, como Meliponário composto pelas represas naturais, colônias de abelhas sem ferrão, VITAS (Viveiro Transitório de Aves Silvestres), destinado ao acolhimento das espécies acidentadas, feridas e a devolução ao seu habitat natural, auditório do Núcleo de Educação Ambiental, toda a vegetação nativa e outros locais, além de conhecer um pouco sobre os tipos espécies existentes no local.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais