A Prefeitura, recentemente, instalou a unidade do Núcleo Reconhecer, uma estrutura voltada a oferecer atendimento para situações dos mais diversos tipos de violência sofrida pelas pessoas, em razão de gênero, orientação sexual e de raça. Para aprimorar esse serviço, realizou nesta terça-feira, 25, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro sobre o assunto, cujo objetivo foi de reunir o máximo de profissionais das áreas de Educação, Saúde, Ação Social e parceiros, compartilhando informações do trabalho e assim, fortalecer a rede de proteção para as pessoas vitimizadas.
Gislaine Peres Liporoni, secretária de Ação Social, afirma que os resultados apresentados nos dois meses de funcionamento do Núcleo Reconhecer são concretos, com dezenas de atendimentos, encaminhamentos e oficinas oferecidas, voltadas ao fortalecimento de vínculos e dos projetos pessoais de cada um. A maior incidência registrada tem sido de violência contra a mulher.
Na reunião, iniciada por volta das 8h e que seguiu até o meio dia, além das falas das equipes do Núcleo Reconhecer, foi aberto espaço para que todas as dúvidas apresentadas fossem esclarecidas.
Nesse sentido, foi cumprida a missão de esclarecer dúvidas dos serviços e o papel do Núcleo Reconhecer, que está instalado na rua General Telles, 642, Estação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo demandas espontâneas (de pessoas que procuram diretamente a unidade) ou são encaminhadas, seja pela Promotoria, Delegacia da Mulher, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Unidades de Saúde e Escolas. Havendo situações de violência, o Núcleo Reconhecer é a porta de entrada para o necessário acompanhamento e medidas complementares, visando não só reduzir, mas colocar fim a essas práticas.
Junto com as equipes e colaboradores da Saúde, Ação Social e Educação, também estiveram presentes representantes dos diversos conselhos municipais, entre os quais da Criança e Adolescente (CMDCAF), da Terceira Idade (Comupi), de Assistência Social (CMAS), Condecom, Condição Feminina, da Pessoa com Deficiência, FMPETIPA (Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Franca) e Fórum da População em Situação de Rua.
Serviço:
Núcleo Reconhecer
Rua General Telles, 647, Estação
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.