O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta quinta-feira, que 7 médicos, que estavam atuando nas unidades de urgência e emergência da Prefeitura, foram afastados de suas funções, após serem diagnosticados com Covid-19.
O prefeito de Franca alertou também que a confirmação de mais de 200 novos casos de Covid-19, nesta quarta-feira, indica a proximidade com o pico da pandemia no mesmo período do ano passado. "Depois das festas de final de ano, a situação da pandemia ficou muito séria. Hoje, reunimos virtualmente, até para evitar aglomeração, os nossos secretários para agilizarmos a estruturação no atendimento da população em todas as áreas para o enfrentamento desta fase crítica da pandemia. Já iniciamos a reestruturação das unidades de urgência e emergência para comportar o aumento expressivo de pacientes neste período. Estamos em guerra contra o vírus. Se a transmissão não cair, vamos ver o mesmo filme do ano passado. Tenho certeza de que você não quer isso. Se cuide e proteja quem você ama", alertou o prefeito.
Preocupado com a evolução dos casos e o aumento na procura por atendimentos nas unidades de urgência, Ferreira determinou a adoção de novas medidas e partir desta quarta-feira, 5, o Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" voltou a ser Polo, exclusivo, para o atendimento a pacientes com sintomas de Síndromes Gripais, enquanto que os casos de emergência de clínica geral passaram a ser atendidos pelas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita.
Além de voltar a concentrar os atendimentos para doenças respiratórias e Covid, com o reforço das equipes de enfermagem, duas tendas com tamanho 10x10, começaram a ser instaladas, em área anexa ao estacionamento do pronto-socorro nesta quinta-feira, para a realização de testes de Covid. A nova estrutura vai possibilitar a composição de 8 salas para a coleta de exames contra a Covid-19, além da sala de espera para os pacientes aguardarem a realização do procedimento. A previsão é que a nova estrutura deverá entrar em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, com funcionamento das 7 às 19h. Os exames serão coletados, após avaliação do médico no pronto-socorro, conforme o quadro clínico do paciente.
Alexandre Ferreira também anunciou que as entidades conveniadas com a Prefeitura, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência (lares), que atendem idosos, serão comunicadas pela Secretaria de Ação Social sobre a restrição de visitas nos locais para garantir a segurança dos idosos.
Por fim, o chefe do Executivo destacou que a Secretaria de Saúde segue monitorando, diariamente, os casos de Síndromes Gripais e Covid-19, para a adoção das medidas necessárias e solicitou, novamente, aos francanos, que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, como o uso de máscara de proteção, higienização das mãos e para que evitem aglomerações.
Estatísticas de Atendimento
A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 6, um levantamento com as estatísticas de atendimento nas unidades de urgência, no período de 20 de dezembro até esta quarta-feira, 5. Durante este intervalo, os dois prontos-socorros e as unidades de pronto-atendimento prestaram, juntos, 36.300 atendimentos, sendo 16.545 procedimentos para pacientes, que apresentaram sintomas de Síndromes Gripais.
O Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz" foi a unidade que prestou a maior quantidade de atendimentos neste período, com 16.951 procedimentos, sendo que destes, 9.605 atendimentos foram registrados para Síndrome Gripal. A última segunda-feira foi o dia de maior movimento no PS, com 1.290 atendimentos prestados. O Pronto-Socorro Infantil contabilizou nestes 17 dias, 5.760 atendimentos, sendo 3.642 para doenças respiratórias. As UPAS dos Jardins Aeroporto e Anita somaram 13.589 atendimentos e desta quantidade, 3.298 foram para doenças respiratórias.