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Fundo Social entrega certificados para cursos de qualificação

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     O Fundo Social de Solidariedade realizou nesta sexta-feira, 10, a entrega de certificados para os formandos dos cursos de qualificação profissional de Desenvolvimento de Peça Piloto de Bolsa em Couro, Bonecas em Feltro, Manicure e Pedicure, visando a geração de renda de dezenas de famílias.
     Os cursos foram ministrados, em parceria com o Sebrae e o Senai, além do Instituto Pablo Henrique e a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, que cederam as instalações para a realização das aulas de boneca. 
     Durante o evento, receberam os certificados de participação nos cursos, 22 mulheres.
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela presidente do Fussol, Cynthia Ferreira, esteve presente, além do gerente regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega e Sérgio Cintra, coordenador técnico do Senai e monitores dos cursos.
     Brenda Stefany, que fez o curso de Manicure e Pedicure, disse que está muito feliz e agradecida por ter participado das aulas. "Vou iniciar nesta área da beleza e é o que eu quero para a minha vida para futuramente, financiar a minha casa própria", falou a aluna.
     Maíra Martins, 25 anos, concluinte do curso de Manicure e Pedicure, contou que fez a inscrição, ficou na lista de espera, mas logo foi chamada a participar das aulas. "Foi uma experiência única. Já tinha feito um curso antes, mas não foi como esse, desde a monitora que é exemplar até a organização do programa. Eu era dona de casa, já gostava de fazer as unhas de minha família e a minha, agora vou abrir o meu salão, em parceria com uma amiga, o que vai me ajudar bastante no orçamento familiar", destacou.
     Cláudia Lopes, aluna do curso de Bonecas em Feltro, falou que tinha encerrado as atividades de sua loja de lingerie, onde trabalhou por 10 anos e estava apresentava sintomas de depressão. A convite de uma amiga resolveu participar do curso para distração. Segundo ela, foi uma decisão muito acertada porque se identificou muito com o aprendizado, que vai se tornar a sua profissão. "Me encontrei, agora estou muito bem. Só tenho a agradecer. Inclusive já estou trabalhando e já tenho três pedidos para entregar neste final de semana. Este é o meu trabalho agora, de onde estou mantendo a minha casa", comemorou Cláudia. 
Nadir Ribeiro, que já trabalha na área de bolsas e acessórios, fez o curso de Desenvolvimento de Peça Piloto de Bolsa em Couro e comentou que o aprendizado foi muito bom e irá agregar muito em seu trabalho. "A gente acha que sabe tudo, mas é sempre importante aprender cada vez mais. Vou fazer os próximos cursos", disse. 
     Atualmente, o Fundo Social de Solidariedade está atendendo alunos nos cursos de Designer de Sobrancelhas, Depilação, Auxiliar de Cabeleireiro e Tear de Pedal. Para a próxima semana, serão iniciadas novas turmas de Manicure e Pedicure, Modelista de Bolsa de Couro e Sintético e Confecção de Brindes e Artefatos de Couro e Sintético. 
     Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Fussol já capacitou mais de 1.000 pessoas, com os cursos on-line e presenciais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 
 

Emdef amplia itinerários de ônibus a partir deste sábado

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     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), gerenciadora do transporte coletivo na cidade, comunica que mediante entendimentos com a empresa concessionária, estará ampliando a oferta dos itinerários e horários para melhor atender aos usuários. As medidas entram em vigor a partir das primeiras horas deste sábado, 11, atendendo as demandas detectadas pelas equipes, que realizam o monitoramento diário dos trajetos percorridos e o volume de passageiros transportados  pelos ônibus em cada um deles.
     O detalhamento das informações estão disponíveis nos sites da Emdef e empresa São José, respectivamente, www.emdef.com.br ou www.empresasaojose.com.br
     A ampliação dos serviços consiste na inclusão de 79 trajetos, subindo de 273 para 352 percursos. Os novos itinerários diurnos, acrescidos com as suas identificações, que passam a vigorar são:
 
L02 Leporace
L03 Portinari
A14 Aeroporto II
M09 Pulicano
M10 Derminio
D12 Zelinda
N18 Noemia
P23 Panorama
 
     Uma outra providência adotada pela direção da Emdef, porém, com entrada em vigor a partir de segunda-feira, 13, envolve alguns ajustes nos horários e itinerários noturnos. O intuito é reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, especialmente, os trabalhadores de hospitais, restaurantes e estudantes. Os responsáveis orientam também que a estrutura é para atender todos os setores da cidade. Para facilitar o acesso aos dados, as pessoas poderão acessar o aplicativo Citta Mobi (o download do aplicativo, clique: ANDROID ou IOS) ou entrarem em contato pelo telefone 3720-5023.

Prefeitura reativa Central de Habitação a partir de segunda-feira

Central Habitacao 
     A Prefeitura de Franca realizará na próxima segunda-feira, 13, a cerimônia de implantação da Central de Habitação, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), um espaço em suas próprias dependências, de fácil acesso, que permitirá  atender e resolver, inúmeras pendências de mutuários com imóveis financiados. Essa estrutura, que existia na primeira gestão do prefeito Alexandre Ferreira, foi desativada no início da administração que o antecedeu.
     A nova Central de Habitação vai funcionar de segunda a sexta-feira, 8h30 às 16h, na parte térrea da Prefeitura, num ambiente que foi reformado, com adaptações básicas e equipamento para receber a equipe administrativa do município e CDHU.
 
Alguns serviços 
     A Secretaria de Infraestrutura estima que existem em torno de 2,4 mil imóveis na cidade, vinculados direta ou indiretamente a CDHU. E com a reativação da Central de Habitação, esse público poderá obter de forma direta, segundas vias de boletos, tratar de renegociações de dívidas, regularização de contratos, transferência de titularidade, reintegração de posse, entre outros
     A Central de Habitação contará com dois telefones para o atendimento da demanda, que estarão à disposição, a partir da próxima segunda-feira, 3711-9017 ou 9174.
 
Serviços:
Central de Habitação
Rua Frederico Moura, 1517 - Cidade Nova - parte térrea
 

Desenvolvimento inicia nova etapa de cursos

CAMINHO PARA O EMPREGO BANNER 01 
     A Secretaria de Desenvolvimento inicia na próxima segunda-feira, 13, uma nova etapa de cursos de qualificação profissional pelo Programa "Caminho para o Emprego". 
     Serão disponibilizadas quatro novas capacitações, sendo que a de Depilador, terá início na segunda-feira, com um total de 20 vagas, sendo que ainda estão disponíveis 4.
     A inscrição é feita on-line, pelo site https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml. Mesmo com o preenchimento das vagas, os interessados poderão fazer um cadastro pelo telefone 3724-7080, pois havendo alguma desistência, a pessoa poderá ser chamada. 
     Além do curso de Depilação, as outras opções são de Salgadeiro, Atendente de Lanchonete e de Operador de Manutenção de Trator Agrícola
 
Quem pode participar
     O propósito da Prefeitura ao incrementar esses cursos, é oferecer condições para que as pessoas aprendam algo novo, diferente e que possam utilizar esses conhecimentos para garantir o seu sustento, seja como funcionário ou de forma autônoma, organizando o seu próprio negócio. 
     Nesse sentido, poderão participar pessoas acima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental, para que possa acompanhar as orientações e obter o melhor aproveitamento.
     Quanto a inscrição, que é gratuita e deve ser feita de forma on-line, o interessado, posteriormente, deverá se apresentar no Parque Fernando Costa para preencher uma ficha, levando cópias do RG, CPF e o comprovante de endereço. Esta orientação é destinada para todos os cursos.  
     O primeiro curso de Depilador, com início da segunda-feira, contará com  três aulas semanais, presenciais, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, em parceria com o Senac, prosseguindo até o dia 22 de dezembro
 
 
Salgadeiro
      A segunda opção de qualificação é para pessoas que desejam aprender as técnicas de fazer salgados. Será ministrado na Cozinha de Referência, mantida pela Prefeitura, no Parque dos Pinhais, começando na terça-feira, 14, prosseguindo até 15 de fevereiro de 2.022.  As aulas serão todas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, com aulas teóricas e práticas, com 160h de duração e 20 vagas oferecidas. 
 
 
Atendente de Lanchonete
      A terceira opção de cursos gratuitos da Secretaria de Desenvolvimento é de Atendente de Lanchonete, a começar dia 20, com 20 vagas e 160h, prosseguindo até o dia 19 de janeiro de 2022. As aulas presenciais serão ministradas das 13h30 às 17h30, três de vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, na Cozinha de Referência, no Parque dos Pinhais.
 
 
Operação e Manutenção de Trator Agrícola
      O Curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola começa no dia 27 de setembro e será concluído no dia 1º de outubro, com 40h de duração. Oferece 15 vagas, com atividades teóricas e práticas e será realizado no Parque Fernando Costa, tendo como público alvo, produtores rurais, familiar ou trabalhador rural. 

Saúde tem equipe multidisciplinar para atendimento a pacientes acamados

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     Um programa da Prefeitura de Franca, coordenado pela Secretaria de Saúde, tem alcançado resultados importantes na recuperação e estabilização de pacientes acamados, que foram acometidos por doenças e que passaram por um período de internação prolongada na cidade.
     Trata-se do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), que foi reestruturado neste ano e conta, atualmente, com uma equipe multidisciplinar, composta por médicas geriatras, enfermeira e técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, além dos motoristas. 
     Atualmente, a equipe está atendendo 31 pacientes, que foram encaminhados pelo Complexo Santa Casa, incluindo o AME, que estão acamados, dependentes por condições crônica ou aguda e que necessitam de auxílio de cuidados semanais. 
     O principal objetivo do SAD é oferecer um atendimento de qualidade a este paciente, com idade acima de 18 anos, que recebeu alta do hospital, recentemente, capacitando a família e ou cuidador, que passará a ser responsável pelo tratamento da pessoa, por um período de dois a três meses, podendo se estender por um prazo maior, dependendo das condições do paciente. 
     Os motivos de encaminhamento de pacientes para o atendimento são os mais diversos, dentre eles, pós-Covid (com o maior número de casos), AVC, internação prolongada, pneumonia, sequelas de AVC, câncer, dentre outros. 
     Após a avaliação da equipe de enfermagem, caso atenda aos critérios de elegibilidade do programa realizadas para o acolhimento do paciente, encaminhado pelos hospitais SUS, a equipe do SAD desenvolve um Plano Terapêutico Singular, que estabelece as diretrizes de atendimento, com a quantidade de visitas semanais, as ações que serão desenvolvidas por cada profissional e o tratamento que o paciente deverá receber, atendendo as suas necessidades. As visitas domiciliares ocorrem no mínimo, uma vez, podendo chegar até a três na semana, de acordo com as condições do beneficiado. 
    Segundo Alyne Hoth Trindade, uma das médicas do SAD, os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido pela equipe são muito gratificantes, com a reabilitação dos pacientes no próprio domicílio. Ela destacou que cada profissional da equipe tem uma missão e funções específicas fundamentais para a recuperação do paciente. 
     De acordo com ela, as pessoas vítimas de Covid, que chegam com neuropatia importante, que não conseguem andar ou movimentar os membros inferiores e superiores, com o auxílio da equipe, por meio de atividades com a fisioterapeuta, elas voltam a andar. São passadas orientações para a adaptação da residência, proporcionando a família uma forma mais humanizada de cuidar do paciente, como a transferência da pessoa da cama para a cadeira de rodas, visando os cuidados de higiene e banho de sol. 
     Alyne Trindade destacou que os pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), com demência prévia, dentro de suas limitações são estimulados a executar o máximo de ações possíveis, evitando atrofias dos músculos, melhorando a movimentação física. Um paciente que apresentava total dependência, hoje, consegue se alimentar sozinho. 
     A assistente social oferece o suporte que o paciente precisa, incluindo informações e auxiliando para a obtenção de direitos sociais que, na maioria da vezes, são desconhecidos pela família. A nutricionista é responsável pelas orientações sobre alimentação e ajustes em dietas alimentares. Em algumas situações, os pacientes que faziam uso de sonda deixaram de utilizar o dispositivo.  
     A enfermagem tem papel fundamental na orientação aos cuidados gerais, como banho, limpeza da traqueostomia, cuidados com sonda, aferição dos sinais vitais, curativos em lesões complexas que são tratadas adequadamente para a cura ou estabilização do ferimento, evitando infecções, dentre outras ações no auxílio aos demais profissionais.
     A psicóloga inserida na equipe, neste ano, veio a agregar o trabalho e desenvolve uma função importante neste tratamento, tendo em vista que a família do paciente está fragilizada e precisa do suporte para se adaptar a nova realidade e demanda da pessoa. 
     Os pacientes que recebem alta do SAD são encaminhados e orientados a prosseguirem com o tratamento na Rede de Atenção Básica, possibilitando a inserção de novos pacientes. 
     O SAD trabalha de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17h e para aperfeiçoar ainda mais o acolhimento e o atendimento aos pacientes, conta com um aplicativo de Whatsapp, onde a família e o paciente atendidos têm contato direto com a equipe, podendo sanar dúvidas sobre sintomas, infecções agudas e medicamentos, que são avaliados pela equipe.  Este trabalho tem o objetivo de evitar internações.       Os casos mais urgentes são direcionados para o atendimento do SAMU e as unidades de urgência.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que o SAD tem um alcance social muito grande, pois possibilita a redução e até mesmo evita a internação de pacientes nos hospitais, pois possibilita um atendimento humanizado e melhoria da recuperação da pessoa. "O atendimento domiciliar diminui a distância entre a equipe de saúde e o paciente, criando vínculos que fortalecem o atendimento e que auxiliam na melhoria da qualidade de vida de toda a família", disse. 
     De acordo com ele, o programa permite ainda a otimização dos recursos hospitalares, promovendo a rotatividade dos leitos, o que reduz a permanência prolongada e o risco de infecções hospitalares. 
 
Depoimentos
     José Ricardo Peres Ortiz, 49 anos, encarregado de produção em fábrica de solados, casado e pai de duas filhas, foi acometido pela Covid-19 e teve o seu quadro agravado, o que levou a ficar entubado em tratamento, por um período de 34 dias.  
     Ortiz teve o pulmão bastante comprometido, afetando a respiração, teve dificuldades para se locomover e uma lesão (escara) para tratar, devido ao fato de ter ficado acamado por vários dias. Com o auxílio da equipe do SAD, já na primeira semana, voltou a se alimentar, a andar normalmente e recebeu os medicamentos para o tratamento.
     Segundo ele, foi uma surpresa grande receber em sua casa, uma equipe tão completa com vários profissionais, oferecida pela Prefeitura, que foi essencial para a evolução do seu quadro clínico. "Fui recebido com muito carinho, dedicação, com profissionais extremamente dedicados. Nasci de novo e ganhei uma vida nova. Dou uma nota de 100% para a equipe e só tenho a agradecer. Espero que esse trabalho continue, porque Franca merece. Com certeza, Franca é referência no Estado e até no país", disse. 
     Fernanda Barbosa, empresária, é filha do senhor Celso Barbosa, 85 anos, que tem Alzheimer e acamado, destacou que o SAD tem sido muito importante na vida de seu pai. Segundo ela, com a presença constante da equipe, ele que era totalmente dependente dos cuidados da família, voltou a alimentar sozinho e está em plena recuperação. "Em primeiro lugar, agradeço a Deus e depois ao Sad. O apoio é muito grande. É um trabalho que precisa ser muito valorizado. A equipe tem um carinho muito grande pelo meu pai e no dia que recebemos a visita do SAD, toda a casa fica feliz", comentou. 
 

Idosos prosseguem sendo imunizados com a terceira dose e adolescentes de 12 anos iniciam vacinação

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde prossegue nesta sexta-feira, 10, com a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, além de um documento de identidade com foto, na UBS Paulistano, das 07h30 às 12h e nas unidades do Horto e Guanabara, das 07h30 às 16h. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.
     Também nessas mesmas unidades e horários, será aplicada a segunda dose da vacina Coronavac/ Sinovac, de acordo com a data agendada no cartão para a complementação vacinal.  
 
 
Pessoas com 12 até 17 anos, sem comorbidades
 
     Nesta sexta-feira, 10, a Secretaria de Saúde inicia a imunização contra a Covid-19, para os adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 17 anos, sem comorbidades e prossegue com a vacinação para pessoas, que têm comorbidades na mesma faixa etária, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 a 17 anos, além das pessoas que apresentam deficiência permanente, que tenham a mesma idade. 
     Os interessados poderão receber a primeira dose da vacina nas UBS Ângela Rosa, Aeroporto 1, Leporace e Santa Clara, além do Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h. O atendimento será que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia. A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais -  Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continuará nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª Dose - Astrazeneca -   A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto.  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta sexta-feira, nas UBS São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia e Progresso, das 07h30 às 16h. 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac -  Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, nas UBS  Horto e Guanabara.
 
2ª Dose - Pfizer - A segunda dose da vacina Pfizer poderá ser recebida nesta quinta, UBS Planalto, 07h30 às 16h. 
 

Emdef abre inscrições para contratar Jovem Aprendiz

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      A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 9, o edital do Processo Seletivo para a contratação de Jovens Aprendizes, cujas inscrições começarão a ser recebidas nesta sexta-feira, 10 e vão até o dia 10 de outubro, exclusivamente, on-line e taxa de R$ 30,00. O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de vagas para a contratação dos aprovados para a formação em Aprendizagem como Auxiliar Administrativo, em que o jovem terá um acompanhamento, regido pelas instruções especiais que fazem parte do edital.
     O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa APTA Assessoria e Consultoria LTDA e da Comissão de Fiscalização, da própria Emdef, nomeada por portaria, assinada pela presidente da empresa, Milena Cristina Goulart Bernardino. A contratação dos candidatos aprovados será por tempo determinado, pelo prazo de dois anos, respeitado a duração máxima do curso de aprendizagem, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.
     Serão oferecidas 6 vagas, valendo destacar que a aprovação do candidato no concurso, não implica obrigatoriamente em sua contratação, o que dependerá da conveniência e oportunidade, bem como das necessidades da EMDEF e das disponibilidades orçamentárias. 
     Caberá a cada candidato, acompanhar e se orientar a respeito, pelos sites: www.emdef.com.br e www.aptaconcursos.com.br  e pela imprensa oficial do município, a publicação de todos os atos referentes ao assunto. O processo seletivo contará com a aplicação de pova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, cujos detalhes podem ser consultados no edital. A prova está marcada para 24 de outubro. Das seis vagas oferecidas, 4 são para ampla concorrência e 2 para candidatos em situação de vulnerabilidade ou risco social, com bolsa auxílio de R$ 4,69 por hora.
 
Das inscrições 
     As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço www.aptaconcursos.com.br, entre  os dias 10, deste mês e vai até o dia 10 de outubro, bastando ao candidato acessar o “link” correspondente ao processo seletivo e preencher o formulário com seus dados pessoais, imprimir o boleto bancário (correspondente a taxa de inscrição de R$ 30,00). 
     Está previsto no edital, que eventuais pedidos de isenção da taxa, poderão ser feitos entre os dias 10 e 24, deste mês. No edital, consta o cronograma completo, bem como o conteúdo das matérias das provas objetivas.

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