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Campanha de Multivacinação ( Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para sexta-feira, 3, estarão disponíveis as UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Aeroporto 3, Progresso, Leporace, Santa Terezinha, Paulista e Estação, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para esta sexta-feira, 3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Ângela Rosa, São Sebastião, Brasilândia, Luíza e Aeroporto 1, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 3, Progresso, Santa Terezinha, Paulista e Estação, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Clara, São Sebastião, Brasilândia e Luíza, no horário das 8 às 16h.
 

Ação Social faz chamamento e amplia amparo à população vulnerável

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     A Secretaria de Ação Social realizou três chamamentos públicos para reorganizar os serviços, que oferece para a população mais vulnerável, que vive em situação de rua e outras carências, ampliando a assistência até então disponibilizada. Os editais com os chamamentos, respectivamente, homologados, foram publicados na última terça-feira, 31, no Diário Oficial, em que a instituição Pastoral do Menor e Família Diocesana de Franca foi classificada para fazer a gestão dos serviços.
     Os procedimentos atenderam aos dispositivos legais, direcionados para as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, onde o objetivo era selecionar as propostas de Planos de Trabalhos para a execução dos Serviços Especializados em Abordagem Social, Acolhimento Institucional Noturno e Unidade de Atendimento Dia de Pessoas em Situação de Rua (acolhimento no Espaço Dignidade) e a execução do Serviço de Acolhimento para Pessoas Adultas e Famílias nas Modalidades de Abrigo Institucional e Casa de Passagem.
 
Vagas oferecidas 
     Com essa reorganização e ampliação do atendimento no Espaço Dignidade, que passou a funcionar 24 horas, a partir desta quarta-feira, 1º de junho, a Prefeitura contabiliza investimentos de mais de R$ 3 milhões para manutenção dos três serviços. As vagas disponíveis estão assim distribuídas, nas unidades:
 
Abrigo Provisório – 40 vagas
Casa de Passagem - 20 vagas 
Acolhimento Noturno –  50 
Unidade de atendimento dia, de segunda a segunda, ininterrupto – 80 vagas 
 
     A Secretaria de Ação Social informa que serão mantidas duas equipes de Abordagem Social, o que possibilitará a duplicação da capacidade de atendimento das diversas situações das pessoas na rua. Uma equipe para acompanhar o projeto de enfrentamento à pobreza “Moradia Primeiro”, para atendimento de 90 pessoas em processo de saída das ruas.
     Essa reorganização assegura atendimento ininterrupto para os cuidados de higiene pessoal, banho, uso de sanitários e alimentação para a população em situação de rua que, por algum motivo, ainda não aderiu aos demais serviços.

CRAS distribuem Cartões Bolsa do Povo até sexta-feira

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     As 560 pessoas contempladas com o Cartão Bolsa do Povo, que garante os benefícios do Vale Gás e do SP Acolhe, têm prazo até esta sexta-feira, 3, para retirá-los nas 5 unidades de CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) da Prefeitura de Franca. 
     Esse atendimento começou nesta quarta-feira, mas até por volta do meio dia, o comparecimento era considerado baixo. O horário para a retirada dos cartões é das 9h às 15h30.
    A orientação aos beneficiários é para que se atentem ao prazo e evitem perder o benefício. Trata-se de um programa estadual, onde a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social está disponibilizando as unidades e as equipes, no sentido de facilitar o acesso das pessoas. 
     O CRAS, com maior número de contemplados, é o da Região Norte, com 158 pessoas, seguido pela unidade do Centro, com 116, depois da região Sul com 103, Oeste 96 e Leste com 87 beneficiários. 
 
Onde consultar
     A lista, com os nomes das pessoas contempladas, com os 560 cartões pode ser consultada pelo site da Prefeitura, no link  https://www.franca.sp.gov.br/noticias/acao-social/bolsadopovo, contendo o primeiro nome e os cinco últimos números do CPF dos beneficiários. 
     Os locais para retirar o cartão são:
 
CRAS CENTRO
RUA DR. ALCINDO RIBEIRO CONRADO, 1813 - CENTRO
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CRAS NORTE
RUA ILTON BARBOSA DA SILVA, 745 - LEPORACE I
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CRAS LESTE
RUA PORTO VELHO, 1871 - BRASILÂNDIA
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CRAS SUL
RUA ZEFERINO JOSÉ DOS PRAZERES, 750 - JARDIM AEROPORTO I
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CRAS OESTE
RUA ORESTES TRISTÃO,1181 - DERMÍNIO
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 Vale Gás e SP Acolhe 
     O Vale Gás garante um valor total de R$ 300,00, divididos em três pagamentos de R$ 100,00, com a primeira parcela liberada no ato da retirada do cartão e as demais a cada dois meses.
     O Acolhe SP é um programa de transferência de renda para famílias que perderam, pelo menos, um membro do núcleo familiar por Covid-19, desde o começo da pandemia. A pessoa deve constar na listagem divulgada, ter renda familiar de até 3 salários mínimos (R$ 3.300,00). O valor do ‘Acolhe’ é de R$ 1.800,00, será pago em 6 parcelas mensais, no valor de R$ 300,00. 
Outra observação importante é que que somente será entregue o cartão para as pessoas, que tiverem seus nomes nas listas, pois o município não tem autonomia para inserção de novos beneficiários.  Caso a pessoa contemplada não possa comparecer, deve pedir para outra pessoa, maior de 18 anos, retirar o cartão, desde que apresente o documento original do beneficiário e da pessoa que está autorizada a retirar o cartão. 
 

Equipes do SAMU recebem capacitação do Centro de Simulação Clínica da Uni-Facef

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     As equipes do SAMU Franca (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão recebendo uma capacitação, ministrada pelos profissionais do Centro de Simulação Clínica das Faculdades de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
    Cerca de 60 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, condutores e médicos que atuam nas ambulâncias de Suportes Básico e Avançado, foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira participou do treinamento nos dias 27 e 28 de maio e a segunda equipe estará presente na capacitação nesta sexta-feira, 3, no período de 19h às 22h30 e no sábado, 4, no horário das 8h às 12h45, na Unidade III da universidade.
     Dentre os temas abordados pelos professores Francisco Leite dos Santos, Eduardo  Sandoval, Kelly Jacqueline Barbosa e Lázaro Neto, durante a 'Educação Continuada em Urgência/ Emergência para Equipes do SAMU', estão Manejo Avançado de Vias Aéreas: Máscara Laríngea, Intubação Orotraqueal, Cricotiroidostomia; Avaliação Primária e Secundária na Assistência Clínica e na Suspeita de Trauma; Atendimento ao Paciente em Parada Cardiorrespiratória: Manobras Básicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático); Assistências ao Parto Iminente, ao Grande Queimado e à Vítima de Amputação Traumática. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, a capacitação dos profissionais do SAMU é uma exigência do Ministério da Saúde, tendo em vista a importância da aprendizagem de novas técnicas e a atualização dos procedimentos clínicos a serem cumpridos para o atendimento do paciente, garantindo melhorias e o aperfeiçoamento do trabalho prestado. 
     Ao final da capacitação, os participantes irão receber certificado de conclusão e participação nas aulas. 
 

Educação recebe currículos para contratação de profissionais em creches

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     A Secretaria de Educação receberá até a próxima sexta-feira, 3, os documentos das pessoas interessadas em concorrer as vagas disponíveis para as funções de Auxiliar de Educação Infantil e Auxiliar de Apoio Pedagógico, que serão contratadas pelas Organizações da Sociedade Civil, parceiras da Prefeitura para a gestão das creches e creches escolas da cidade. O atendimento foi iniciado na última segunda-feira, 30.
     Para pleitear as vagas, os candidatos deverão ter formação mínima em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia; ou Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio; ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do curso, com Habilitação em Educação Infantil.
     Os profissionais deverão apresentar, em um envelope lacrado, cópias do diploma, histórico e o currículo, com a indicação da vaga para a qual possui interesse em concorrer e entregar até a próxima sexta-feira, no horário das 8 às 18h, na recepção da Secretaria de Educação, que fica na Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a Prefeitura está oferecendo o suporte para o recebimento dos currículos, mas a seleção e a contratação dos profissionais serão feitas, diretamente, pelas entidades responsáveis pela gestão das creches e creches escolas da cidade. 
 

Franca sedia Encontro sobre Segurança Alimentar

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     A temática ‘Segurança Alimentar’ foi objeto de discussões em um encontro regional realizado na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, no Salão Azul da Secretaria de Saúde, com as participações de autoridades, representantes locais e das prefeituras de Ituverava, Buritizal, São Joaquim da Barra, Cristais Paulista, Batatais, Patrocínio Paulista, Restinga, Sales de Oliveira, Miguelópolis e Itirapuã. 
     O prefeito Alexandre Ferreira esteve presente, acompanhado pela secretária municipal de Ação Social, Gislaine Liporoni, recepcionando o representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Marcelo Cunha.
   O objetivo da reunião foi o de fomentar a importância dos municípios próximos à Franca, a implementarem suas Políticas de Segurança Alimentar, buscando garantir melhoria na qualidade dos alimentos e, por consequência, propiciando mais saúde à população, consumindo alimentos de procedência, nutritivos e saudáveis. 
     O representante da Secretaria de Agricultura e da Comissão Regional de Segurança Alimentar informou que a escolha de realizar o encontro em Franca, se deve aos avanços obtidos pela cidade na implantação desse tipo de política. Foram criados o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Lei instituindo o Banco de Alimentos e o Comitê Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.
 

Limpeza Urbana presente em avenidas, APPs e Córrego dos Bagres

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     A movimentação das equipes de limpeza urbana, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, foi intensa nesta quarta-feira, com equipes distribuídas em tarefas específicas nos diferentes pontos da cidade. No leito do Córrego dos Bagres, um grupo com roçadeiras costais executava o corte da vegetação dos taludes laterais e o recolhimento dos resíduos gerados, no trecho entre as  rotatórias das ruas Tuffy Jorge/Afonso Pena até o Jardim Paulista, na rua Pará.
     Já os serviços de raspagem e pintura de guias prosseguiam em outra região, abrangendo boa parte do canteiro central da Avenida Abrahão Brickman, entre o Parque Vicente Leporace e o Jardim Luíza. Na Avenida Adhemar de Barros, esse trabalho também teve continuidade, enquanto no final da Avenida Presidente Vargas e Jardim do Éden, equipes realizavam a poda do gramado do canteiro central e praças adjacentes, ação que será levada para a praça do Jardim do Líbano.
     No Distrito Industrial, a partir da Avenida Alberto Pulicano, com a utilização de um trator com roçadeira, o canteiro central recebeu manutenção. Para essa quinta-feira, estão programados serviços de limpeza no Jardim Luíza, na Avenida José Lopes Ribeiro e limpeza geral em uma APP do bairro João Liporoni, na Região Oeste.
 
Ajuda das pessoas
     A Secretaria de Meio Ambiente tem redobrado seus esforços no sentido de atender às demandas, que surgem e solicita aos moradores para que colaborem, não atirando lixo ou materiais nas praças e canteiros de avenidas. Tem sido frequente a constatação de locais, que receberam a limpeza num dia e um ou dois dias depois, estarem novamente sujos, muitas vezes, com mobiliário de grande porte descartado irregularmente.
     Para o descarte de objetos domésticos, sofás e móveis em geral, a Prefeitura disponibiliza o serviço de recolhimento, que pode ser agendado, gratuitamente, pelo telefone (16) 3711-9440.

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