Email  

Notícias

Pólo da UAB Franca abre 90 vagas para cursos técnicos EAD

 pexels vojtech okenka 392018
     O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Franca informa que, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes EAD (Educação à Distância), onde para participar o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio.
     Estão sendo oferecidas 90 vagas, sendo 50 para o Curso de Técnico em Administração (23 para ampla concorrência e as demais destinadas aos sistemas de cotas) e para o Curso de Técnico em Logística foram disponibilizadas 40 vagas  (das quais 18 são para ampla concorrência e as demais ao sistema de cotas).
     As inscrições poderão ser feitas pelo site https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/ até o dia 5 de maio, sem cobrança de taxa de inscrição. A seleção dos candidatos ocorrerá por sorteio, com data prevista para o dia 9, do próximo mês, às 15h.
     A principal orientação aos interessados é para que leiam o edital completo, acessando o link http://www.uabpolofranca.com.br/2022/04/retificacao-do-edital-de-processo.html , visando a participação no processo. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (35) 3449-6261 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Prefeitura fará levantamento criminal de moradores de rua com apoio da Polícia

 morador de rua
       O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que fará um mapeamento da situação criminal das pessoas, em situação de rua na cidade, com o objetivo de conhecer a realidade de cada uma. Esse trabalho, que será realizado em parceria com as Polícias Civil e Militar, foi tema de reunião na última quinta-feira, com o delegado Seccional de Franca, Dr Wanir Silveira, com as participações dos delegados Daniel Radaélli, Márcio Murari, Luiz Carlos de Almeida, além do secretário de Segurança, Marcus Araújo. 
       De acordo com o prefeito, o objetivo é realizar um levantamento junto aos moradores de rua, visando identificar as pessoas que têm antecedentes criminais, respeitando a individualidade de cada um.  
       Ferreira destacou que o município criou todas as políticas públicas possíveis para amparar as pessoas, que realmente necessitam, como o Programa e o Espaço Dignidade, Serviços de Abordagem Social e o Acolhimento Noturno de Pernoite, Moradia Primeiro, Consultório na Rua, dentre outros, com a oferta de auxílios para moradia, pagamento de aluguel, acolhimento e até viagem para outras cidades, porém muitos não querem ajuda para mudar de vida. "Há um TAC feito com o Ministério Público, no governo passado, que temos que respeitar. No entanto, não podemos ficar parados, diante dos questionamentos da população. Nos reunimos com o comando da Polícia Civil para novas medidas", reforçou o prefeito, completando que a Prefeitura passará a trabalhar de maneira diferente, visando conhecer as pessoas que têm pendências criminais para proteger a população.
       Segundo um levantamento da Secretaria de Ação Social, a cidade conta com cerca de 518 pessoas, em situação de rua.

Saúde entrega novos aparelhos auditivos

       entrega aparelhos auditivos 01
       O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou ao lado da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas e dos vereadores Claudinei da Rocha, Carlinhos Petrópolis Farmácia e Pastor Palamoni, a entrega de novos aparelhos auditivos, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", no NGA-16.
       Segundo o prefeito, este serviço que estava parado no governo anterior, foi retomado no ano passado, com a distribuição de 1.750 aparelhos, beneficiando cerca de 800 pacientes, que apresentavam limitações auditivas, com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal. E neste ano, com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas impositivas, já foram entregues até o momento, 973 próteses, contemplando 420 pessoas.  Até o final de maio, serão distribuídos mais 1.354 aparelhos auditivos para o atendimento a mais 700 pacientes. "Neste ano, graças a ajuda dos nossos vereadores, que destinaram suas emendas impositivas, vamos zerar a fila de espera, uma demanda reprimida que recebemos e que, com união de todos, prefeito e vereadores, estamos melhorando a vida de milhares de pessoas que estão recebendo, de volta a alegria em ouvir", agradeceu o prefeito. 
       Os pacientes beneficiados estão recebendo as próteses auditivas, adquiridas sob medida para o atendimento a necessidade de cada um, incluindo as pilhas para o funcionamento. Além disso, foram orientados a procurarem a UBS mais próxima de suas residências, para efetuarem um cadastro com a assistente social, podendo receber, de acordo com os critérios do programa, as cartelas de pilhas, mensalmente. 
       Janaína Costa, cabeleireira, que acompanhou a senhora Darci Nunes Costa, 73 anos, durante a entrega do aparelho, contou que a mãe foi perdendo aos poucos a audição, devido a idade e por ter na família, muitas pessoas que têm deficiência auditiva. Segundo ela, devido a baixa audição, a mãe tinha dificuldades em interagir com a família e ficava alheia as situações, podendo até gerar depressão. "Agora tudo vai mudar. Fiquei muito ansiosa e feliz por minha mãe ter conseguido o aparelho. Vai ser muito bom, ela vai ficar mais presente na família, vamos poder assistir a um filme juntas. É uma nova vida!", comemorou.
       Débora Rodrigues, professora, explicou que a mãe Gonçalina Rodrigues sofreu uma perda de 85%, na audição e mesmo conversando próximo a ela, o entendimento ficava prejudicado. Ela falou que após o pagamento de consulta particular, o diagnóstico e o tratamento só foram possíveis, através da rede pública de saúde. "A minha mãe passou por várias consultas e triagens, sendo que no último atendimento, em fevereiro, fomos informadas de que o aparelho seria entregue em até três meses. Ficamos muito felizes e agora, estamos na expectativa da sua adaptação para o novo aparelho", declarou. 
       São beneficiados pelo Programa "Alegria em Ouvir", os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente. Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.

Após receber tratamento do Canil, égua "Bonitona" retorna à APAE

 Egua Bonitona
       A égua utilizada na atividade de equoterapia, com crianças assistidas pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca), furtada no último final de semana e resgatada pela equipe do Canil Municipal, onde recebeu todo o tratamento para a sua recuperação, retornou nesta quinta-feira para a entidade.
       Com a ajuda da comunidade, mediante denúncia anônima, a equipe do Canil Municipal conseguiu recuperar a égua, conhecida como ‘Bonitona’, bastante debilitada, abandonada em um terreno baldio nos fundos do Jardim Ipanema, na região Norte.  Durante os últimos quatro dias, a égua que chegou com ferimentos em uma das patas, recebeu os cuidados veterinários e alimentação adequada.
       O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou a entrega do animal a APAE, onde destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Canil e cumprimentou a entidade pelos atendimentos oferecidos às crianças, com deficiência, possibilitando melhor qualidade de vida às famílias.

Prefeito autoriza construção de mais 3 Centros Esportivos

 cepel noite
       O prefeito Alexandre Ferreira autorizou por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município, a construção de mais três Centros Populares de Esportes e Lazer (Cepel), de um conjunto de cinco, anunciados após a inauguração da primeira unidade na Vila Gosuen, próximo a Vila Santa Terezinha. Os equipamentos serão construídos pela Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (Emdef).
       Serão investidos recursos de mais de R$ 1 milhão nas três obras, que vão beneficiar os moradores do Jardim Santa Bárbara, Residencial Ana Dorothea e City Petrópolis.
       Os Centros Populares de Esportes contarão com quadra de basquete 3x3, quadra de areia, pista de skate, dentre outros equipamentos, semelhantes a unidade da Vila Gosuen.

Franca realiza Conferência Municipal de Educação

 equidade
       A Secretaria de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e o Conselho Municipal de Educação, realizará a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação, trazendo como temática ‘Inclusão – Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira’. 
       A comissão responsável iniciará na próxima semana, os preparativos para a realização da Conferência Municipal de Educação, prevista para o final deste mês, entre os dias 26 e 28, em formato on-line, pela plataforma Zoom.  O evento é aberto aos profissionais da educação em geral, bem como a população interessada em questões educacionais. 
       Uma reunião da Comissão Organizadora está marcada para a próxima terça-feira, 19, para os alinhamentos finais do cronograma e temas, que serão expostos e discutidos. 
Márcia Gatti, secretária de Educação, destaca que a conferência é um espaço plural e democrático de participação da comunidade, cujo intuito é buscar meios de aprimorar a qualidade do ensino, recolher subsídios da realidade local, suas peculiaridades, para que sejam aprofundadas nas etapas de discussões futuras, nas conferências nos âmbitos estadual e nacional.

 

Programação
       De acordo com a programação inicial divulgada, a plenária de abertura ocorrerá no dia 26, deste mês, às 17h, com a participação das autoridades municipais e o delineamento das temáticas a serem debatidas. No dia 27, também a partir das 17h, serão discutidos os eixos e subeixos, com todos os participantes inscritos e no dia seguinte, 28, no mesmo horário, acontece a plenária final, com as deliberações, encaminhamentos e votação das propostas apresentadas.
       As inscrições já podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ydpod6fK9Fu82Ru28 .

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
       A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 18 de abril, contempla 12 postos de vacinação, com horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
       Para a próxima segunda-feira, 18, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s  Paulista, Guanabara e Luíza, das 8h às 16h. 
       As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.


 1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
       A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos da vacina Coronavac estarão disponíveis nas UBS's Progresso, Estação, Aeroporto 1 e Leporace, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
      Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.


1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
      A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, na UBS Brasilândia, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
       As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
       Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.


1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
      A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Progresso, Estação, Aeroporto 1 e Leporace, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

 


1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
      A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBSs Ângela Rosa, Planalto, Santa Clara e Santa Terezinha, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais