Email  

Notícias

Piscina da Vila Santa Terezinha segue em obras

 Piscina Vila Terezinha original

          As obras de revitalização da piscina da Vila Santa Terezinha, na Região Norte da cidade, estão em andamento, com melhorias, gradis instalados, preparação da impermeabilização inicial, seguidos do revestimento com azulejos na cor branca.
      A piscina ocupa uma área anexa onde funciona o Centro Esportivo (na rua José Maria Medeiros, 5.743) fechada com alambrados, que conta com outras dependências, área administrativa, salas para aulas de judô, pista de atletismo e um campo de futebol, sob gestão da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e Liga de Chacrobol de Franca, onde são realizadas as competições do Futebol Varzeano.
      Na obra estão sendo investidos mais de R$ 500 mil em um empreendimento, que garantirá aulas para crianças, adolescentes e adultos.
      Além das melhorias na piscina, os trabalhadores estão preparando novos equipamentos e estrutura nas instalações sanitárias, além de dispositivos de acessibilidade, presentes em toda a obra.
      O secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, observou que este projeto representa uma conquista de uma região onde residem mais de 10 mil pessoas, que é o setor Norte, composto por dezenas de bairros.
 

Entrevistas sociais do 'Bolsa Universidade' seguem até o final do mês

 Bolsa Uni Fachada original

          A Secretaria de Educação alerta que a segunda etapa do Programa 'Bolsa Universidade', composta pelas entrevistas sociais, seguirá até o final deste mês.
      Ao todo, foram habilitados para esta fase, após a análise da documentação apresentada 123 universitários. O edital contendo a relação dos estudantes convocados em ordem alfabética, datas, horários e a profissional que fará o atendimento, foi publicado no Diário Oficial e poderá ser consultado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2517-04052024.pdf . As entrevistas sociais estão sendo  realizadas na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), onde todos deverão comparecer munidos de um documento de identidade. A ausência implicará na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar 379 de 20 de abril de 2022.
      Neste ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.
         O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.
         O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.
         Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

Emdef reforça operação tapa-buracos

 Tapa Buracos EMDEF original

           A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) segue trabalhando de forma intensa com a operação tapa-buracos. Em média, cinco equipes atuam diariamente nas ruas da cidade.
      Nesta sexta-feira, 10, os serviços foram realizados nas ruas Francisco Deocleciano Ribeiro, na Vila Formosa, Antônio Dorigan, no Vera Cruz e nas avenidas Dr Hélio Palermo e Presidente Vargas. Na avenida Severino Tostes Meireles, no Distrito Industrial, uma equipe está finalizando, ao longo de toda a avenida o trabalho para corrigir o chamado 'borrachudo'. “Este problema  acontece quando o solo se encontra muito úmido ao ser compactado. Isso faz com que se torne instável e se levante para o lado, ficando com aspecto de uma borracha. O problema pode ocasionar riscos ao trânsito. Por isso, nos preocupamos em resolver. As equipes fazem a remoção completa do asfalto, coloca um solo apropriado, com mistura de brita e depois a massa asfáltica, deixando o trecho novo”, disse Milena Bernardino, presidente da Emdef.  
      Ela ressaltou que as solicitações de tapa-buracos e manutenção das vias públicas podem ser feitas pelo canal Tapezap (16) 99999-8480. Na solicitação, a pessoa deve informar o endereço completo, ponto de referência para facilitar a localização pelas equipes e se possível uma foto.
      De janeiro a abril, a Emdef atendeu 1.539 ordens de serviço de tapa-buraco, totalizando mais de 2 mil metros cúbicos de massa asfáltica.
 
 
 

Confira as competições das equipes da FEAC neste final de semana

 Hand original

      O final de semana será movimentado para as equipes que representam a FEAC/Franca. São várias competições em diversas modalidades. Confira os confrontos:
      Neste sábado, às 15h30, no Ginásio 'Amauri Destro', no Complexo Poliesportivo, tem o Campeonato Paulista de Handebol Masculino Sub-18, onde Franca enfrenta Guarulhos.
      Tem disputa de Handebol também fora de Franca. Pelo feminino, as categorias Sub-12 e 14, disputam a Liga Jandaia, em Mococa. Os adversários são Vargem Sul, Poços de Caldas e Mogi.
      Ainda no sábado, a equipe de Futebol Sub-18 enfrenta São José da Bela Vista, em Nuporanga, pelo Jogos Abertos da Juventude.
      Pelo Basquete são várias competições. As equipes Sub-14,15,16,18 e 20 entram em quadra pelos Campeonatos Paulista e Liga Pró-Basquete. Os adversários serão Aspa, Instituto Anderson e Mogi Basquete. Os jogos serão disputados em Mogi e no Ginásio Pestalozzi em Franca.
      Já no domingo, pelo Paulista de Basquete, será a vez das equipes masculinas Sub-15,16,18 e 20 enfrentarem o Pinheiros na capital paulista.
 

Saúde inicia vacinação contra dengue na próxima semana

 Vacina de Dengue original

           A Secretaria de Saúde anunciou na tarde desta quinta-feira, que vai iniciar a vacinação contra a dengue na cidade, a partir de segunda-feira, 13.
      Seguindo a determinação do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, nesta primeira etapa, o público-alvo previsto é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
      A vacina estará disponível a partir de segunda-feira, 13, no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Paraty, além dos postos das ESFs  (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Luíza, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes nesta idade para receberem a primeira dose da vacina, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A segunda dose será aplicada após 90 dias.
      Segundo ela, a vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a imunização.
      De acordo com a secretaria de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.
 
 
Casos
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2778 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Defesa Civil do Estado faz treinamento para período de estiagem na região

 Reuniao Defesa Civil original

      Franca sediou nesta quinta-feira, 9, a Oficina Preparatória São Paulo sem Fogo realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e contou com a participação de mais de 60 pessoas de vários municípios da região de Franca, entre eles Ituverava, Ipuã, Morro Agudo, Franca, entre outros.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança e coordenador municipal da Defesa Civil, esteve presente, além de agentes de Franca e Guarda Municipal. “É um trabalho de extrema importância para que consigamos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio”, disse.
      A oficina foi conduzida pela Capitão do Corpo de Bombeiros de Franca e coordenadora regional da Defesa Civil, Sandra Helena de Camargo. Os brigadistas da região e agentes da Defesa Civil de cada cidade puderam ter contato com instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem. “Este ano, o período de estiagem se antecipou e já temos o alerta que a situação pode ser mais crítica que em anos anteriores. Por isso, é importante nos adiantarmos e despertarmos a mentalidade da Defesa Civil de cada cidade não só em como combater os incêndios, mas acima de tudo, fazer trabalhos preventivos. É uma união entre poder público e iniciativa privada”, explicou.

Saúde realiza vacinação contra gripe no terminal de ônibus

 Vacina Terminal original

          Nesta quinta-feira, 9, o Terminal de Ônibus "Ayrton Senna da Silva", localizado no Centro, se tornou um ponto de vacinação contra a gripe. Equipes da Secretaria de Saúde estiveram no local das 9 às 17 horas para aplicar doses da vacina contra a Influenza. Pessoas de todas as idades acima de 6 meses puderam receber o imunizante.
      Alba Machado trabalha próximo ao terminal e não desperdiçou a oportunidade de tomar a vacina. “Eu fiquei sabendo que teria a vacina aqui e aproveitei. Eu trabalho o dia todo e ir até uma Unidade de Saúde, as vezes, é complicado. Aqui foi uma mão na roda”, disse.
      Cícera da Silva, de 68 anos, desceu de ônibus no terminal e viu a equipe de saúde. “Eu vim me informar e fiquei sabendo que estavam aplicando a vacina da gripe e resolvi tomar para me proteger. Ótima a iniciativa”, afirmou a aposentada.
      A campanha de vacinação contra a Influenza, que teve início no final de março, já imunizou mais de 27 mil pessoas.
      Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, a estratégia de utilizar o terminal de ônibus como ponto de vacinação, visa atingir um público mais amplo, especialmente, àqueles que têm dificuldades em acessar as unidades de saúde durante o horário comercial. Ela destacou que muitas pessoas estão ocupadas durante o dia e não conseguem buscar a imunização, tornando o terminal uma opção conveniente para receber a vacina.
      Somente no período da manhã, 250 pessoas foram imunizadas. “Um resultado muito positivo. Podemos estudar a possibilidade de novas ações como esta”, disse.
      Além do terminal, a vacina contra a Influenza está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Ângela Rosa, Aeroporto I e III, Brasilândia, Estação, Parque Progresso, Santa Clara, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, São Sebastião e Jardim Paraty. A aplicação é feita das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais