A Secretaria de Saúde anunciou na tarde desta quinta-feira, que vai iniciar a vacinação contra a dengue na cidade, a partir de segunda-feira, 13.
Seguindo a determinação do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, nesta primeira etapa, o público-alvo previsto é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina estará disponível a partir de segunda-feira, 13, no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Paraty, além dos postos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Luíza, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes nesta idade para receberem a primeira dose da vacina, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A segunda dose será aplicada após 90 dias.
Segundo ela, a vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a imunização.
De acordo com a secretaria de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.
Casos
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2778 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.