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Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para segunda-feira, 29, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Planalto, São Sebastião, Paulista, Santa Terezinha, Paulistano e Leporace, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Educação inaugura Estúdio Literário

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     O prefeito Alexandre Ferreira inaugurou na manhã desta sexta-feira, 26, o Estúdio Literário, na sede da Secretaria de Educação, com a presença de educadores e estudantes da rede municipal.
     O ambiente onde, anteriormente, funcionava a Sala de Estudo e Pesquisa, foi remodelado, recebeu equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção, notebook e iluminação e será utilizado por educadores, gestores e estudantes para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura, procedimentos, capacidades e comportamento de leitor, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, além de milhares de livros literários.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que o objetivo é conectar as comunidades escolares, utilizando como ferramentas os vídeos literários, de mediações de leitura, de contação de histórias, de indicações literárias gravadas, que poderão ser utilizadas com os estudantes em sala de aula e compartilhadas com toda a comunidade escolar.  "Esse novo projeto é resultado de um conhecimento, que a pandemia nos trouxe, onde será possível abranger muitas pessoas, por meio das ferramentas tecnológicas", destacou ela.
     O Estúdio Literário terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e irá beneficiar cerca de 2.000 professores e educadores, além de 29 mil estudantes. "Pensamos em otimizar o tempo e garantir que atividades qualificadas de leitura cheguem às escolas, para complementar as excelentes práticas que os professores realizam", finalizou a secretária. 

Adequações melhoram atendimentos no Pronto-Socorro Infantil

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     O Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando, diariamente, o fluxo de atendimentos prestados no Pronto-Socorro Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’. Foram realizadas adequações internas, que já estão produzindo resultados, com uma redução considerável de pacientes e o tempo de espera por consultas e demais procedimentos.
     Com uma média de atendimentos em setembro e outubro de 241 e 299 pacientes/ dia, respectivamente, em consultas, exames, curativos e outros procedimentos, nas últimas semanas, o Pronto-Socorro Infantil registrou uma crescente demanda. Atendeu desde o início deste mês até esta sexta-feira, aproximadamente, 9,5 mil crianças, com picos de 466 atendimentos, em um único dia, um número bem acima do registrado nos meses anteriores, cujas razões estão sendo levantadas junto ao Departamento de Atenção Básica.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que nos dois últimos dias foi registrada uma considerável melhora, a partir da acolhida inicial na recepção, aliada a nova sistemática organizacional interna, que está possibilitando, com muita dedicação e comprometimento de toda a equipe, a redução do tempo de espera. 
     Uma outra medida implantada envolveu o aumento no acolhimento de enfermagem e da equipe médica, com melhorias também, na estrutura da recepção, com a colocação de mais longarinas e bancos para a acomodação dos pacientes. A Secretaria de Saúde informa que segue atenta e fazendo o monitoramento, lembrando que, geralmente, nos primeiros dias da semana, a demanda registrada é maior.  

Meio Ambiente intensifica ações de poda e limpeza por toda cidade

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      A Secretaria de Meio Ambiente ampliou os serviços de limpeza nos diferentes bairros da cidade, para manter sob controle as áreas verdes do município, gramados e jardins, em geral, nesse período chuvoso, quando a vegetação cresce num ritmo mais rápido.  Homens equipados com roçadeiras costais, tratores com equipamentos para podas estão sendo utilizados, onde as condições dos terrenos permitem, enquanto os cortes parciais das árvores também são realizados, porém, requerendo uma outra estrutura, com caminhões Munck, isolamento das áreas e dispositivos que permitam a execução das podas com segurança.
     Com esses locais limpos e livres de materiais que possam armazenar água, além do aspecto urbanístico, a Prefeitura está prevenindo o surgimento de animais peçonhentos, que prejudicam as pessoas residentes nas proximidades.
     Nos últimos dias, a programação contemplou a execução de serviços em áreas públicas na Av. Nicolau Del Monte, no Jardim Guanabara, na rua Antônio Matias, na Vila Exposição, na rua Carlos Lopes da Silva, no Residencial Novo Mundo, na rua Alfredo Tosi, no núcleo Alpha (próximo ao Batalhão da Polícia Militar) e nesta sexta-feira, em duas importantes avenidas: Ismael Alonso y Alonso, altura do bairro Santo Agostinho e Martinho Ribeiro, entre o Jardim Vera Cruz e Parque Leporace, onde ocorreram duas quedas de árvores. No primeiro caso, numa das calçadas do Córrego Cubatão, em que os galhos foram cortados e a árvore removida.
     Na Av. Martinho Ribeiro, que margeia a rodovia Cândido Portinari, no acesso entre o Jardim Vera Cruz e Leporace, a via precisou ser interditada ao tráfego por equipes da Guarda Civil Municipal, enquanto equipes da Prefeitura faziam o corte da árvore de grande porte, que caiu e danificou a rede de energia elétrica.
 

IMPERA abre processo seletivo para empresas com 20 vagas

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     Para os que desejam empreender com uma proposta tecnológica, de inovação e que permita soluções para diversos segmentos como comércio, indústria, educação, agronegócio, alimentação, saúde e outros, a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), projeto vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, está com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro, com 20 vagas disponíveis. 
     Pode se candidatar ao processo seletivo, qualquer tipo de empresa com base tecnológica, já constituída com CNPJ ou em fase de desenvolvimento, de Franca ou região, diretamente no link https://linktr.ee/impera.franca .
     Este processo seletivo será dividido em seis etapas. Após a inscrição, todos serão submetidos a uma entrevista e, em seguida, a apresentação dos projetos ao Conselho Consultivo da IMPERA, com membros da sociedade convidados. A partir do dia 20 de dezembro, será divulgado o resultado da seleção, uma socialização organizacional, mais conhecida como onboarding e a partir de janeiro, do próximo ano, o início das atividades e aplicação dos serviços disponíveis as empresas selecionadas. 
     O programa da IMPERA disponibiliza espaço físico, orientação na elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios, estrutura de suporte administrativo compartilhado, orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção e gestão de tecnologia, orientação quanto ao registro de propriedade intelectual, suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos, junto às agências de fomento, consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.  A IMPERA atua desde 2018, com apoio da Prefeitura, justamente para ajudar a fomentar o processo de empreendimento, aplicando projetos e propósitos de inovação, desde a fase inicial da empresa até a sua consolidação no mercado de trabalho. 
     Para dúvidas e demais serviços, a IMPERA fica na rua Major Mendonça, 1659- Cidade Nova. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelo telefone (16) 99974-5209

Prefeitura abre inscrições para participação de micro e pequenas na Couromoda

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     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca), anunciou o apoio e subsídio de parte da estrutura do estande "Espaço Moda Franca", possibilitando que dezenas de pequenas empresas francanas participem da Couromoda 2.022. O investimento será de até R$ 200 mil, divididos de forma igualitária, entre as empresas selecionadas e caberá ao Sindifranca, a gestão de todo o processo.
     O edital para a seleção de micro e pequenos empresários, que desejam participar da 48ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda - Couromoda, que será realizada no período de 17 a 19 de janeiro de 2.022, no Expo Center Norte, em São Paulo, para a exposição e apresentação dos lançamentos das Coleções Outono/ Inverno das indústrias de calçados e acessórios, foi publicado na edição desta quinta-feira, 25, do Diário Oficial do Município.
     As pequenas empresas interessadas em participar do espaço coletivo, que terá capacidade para abrigar até 16 indústrias, deverão apresentar a partir desta sexta-feira, 26 até o dia 10 de dezembro, toda a documentação exigida no edital, sendo original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão de imprensa oficial ou autenticado por servidor de administração, mediante a apresentação do respectivo original, do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, Comprovante de Situação Cadastral no Simples Nacional, Demonstrativo de Resultado de Exercício (apenas para micro e pequenas empresas que não apresentarem comprovação de serem empresas enquadradas no Simples Nacional), além das certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais, em um envelope fechado, no horário das 08h30 às 16h30, na Divisão de Indústria, Comércio e Serviços, localizada na parte térrea da Prefeitura. Não serão feitas autenticações no momento da abertura dos envelopes. 
     De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, serão selecionadas as empresas francanas, que melhor se adequarem aos objetivos do evento e as atividades desenvolvidas por elas. Havendo, mais empresas interessadas do que o número indicado, serão selecionadas àquelas que, primeiro, apresentarem interesse e que atenderem aos requisitos do edital. 
     O apoio da Prefeitura é destinado às micro e pequenas empresas, com sede em Franca, que tenham como atividade a fabricação de calçados e acessórios, como cintos, bolsas e outros compatíveis com o evento. Caberá as empresas participantes efetuarem a contrapartida das demais despesas necessárias para viabilizar o projeto (saldo da montagem de estandes e outros), que terão os seus atos determinados após a definição do número real de empresas participantes.
     A seleção e avaliação da documentação apresentada serão feitas pela Secretaria de Desenvolvimento e o resultado da classificação das empresas que poderão ser atendidas será publicado no Diário Oficial do Município.
     As empresas interessadas em participar do processo, poderão ter acesso ao edital, acessando o link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1918-25112021.pdf
Informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos, somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até quatro dias antes do prazo fixado para a entrega dos documentos. 
 
Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento - Divisão de Indústria, Comércio e Serviços
Rua Frederico Moura, 1517 - Cidade Nova
Piso Térreo - Prédio da Prefeitura de Franca
Horário: 08h30 às 16h30
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Franca será contemplada com R$ 2,5 milhões para obras de pavimentação

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     O prefeito Alexandre Ferreira fez adesão ao Programa "Nossa Rua", da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo e Franca será contemplada com o montante de R$ 2,5 milhões para a realização de obras de pavimentação asfáltica. 
     O Programa "Nossa Rua" é uma parceria entre o Governo Estadual e os municípios paulistas para a aplicação igualitária em obras de pavimentação asfáltica. Pela proposta, cada cidade beneficiada terá que investir o valor equivalente ao repasse estadual. 
     De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, a assinatura deste convênio vai possibilitar, que a Prefeitura execute a pavimentação de trechos e ligações importantes de ruas e avenidas na cidade, que ainda não contam com o asfaltamento, garantindo mais segurança, valorização dos imóveis e qualidade de vida para a população. "Vamos fazer os projetos rápidos para encaminhar ao Estado e, nos próximos dias, receber esses recursos. Melhorar as condições das ruas e avenidas é um trabalho contínuo. Pegamos a cidade muito ruim, estamos trabalhando e melhorando, mas ainda tem muito a ser feito", explicou o prefeito.  
     O chefe do Executivo anunciou também que, nos próximos dias, será iniciada uma nova etapa do Programa de Recapeamento e a operação Tapa-Buracos será reforçada para a recuperação da malha viária. 

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