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Vigilância Sanitária e Guarda Civil realizam operação com mercadores populares

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     Os fiscais da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal realizaram nesta sexta-feira, mais uma etapa do Programa "Venda Legal" , que visa a regularização de comerciantes do Mercado Popular Urbano (MPU). 
     As ações foram iniciadas no primeiro semestre, pela Secretaria de Desenvolvimento, que fez um levantamento geral da situação na cidade, dos comerciantes instalados tanto no Mercado Popular Urbano (MPU), em frente à Santa Casa, como os demais espalhados pelos calçadões das praças Barão, Nossa Senhora da Conceição e Nove de Julho. Ao todo, foram cadastrados 116 comerciantes ambulantes, dos quais 85 estão regulares.
     Com o suporte da Guarda Civil Municipal, os fiscais da Vigilância Sanitária começaram as abordagens nesta sexta-feira, pelas barracas do Mercado Popular Urbano, onde cada responsável apresentou a documentação que assegurava o direito de utilizar o espaço público. Áqueles, sem documentação, foram orientados a desmontar a barraca e buscarem alternativas para o exercício de suas atividades. Lembrando que, algumas das barracas sem documentação, estavam vazias, haviam sido ocupadas por terceiros e foram desmontadas. 
     Os comerciantes que apresentaram documentação incompleta, receberam prazo de até 30 dias para se regularizem, junto com um conjunto de informações de suporte que a Prefeitura pode oferecer para que evoluam em suas atividades. Para cada comerciante foi entregue um folheto do Venda Legal com oportunidades de auxílio, como a liberação de créditos a juros baixos, através do Banco do Povo, além de cursos de qualificação em vendas On-line/Presencial e Gestão e Consultoria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Sala do Empreendedor.
     Depois das abordagens iniciais no Mercado Popular Urbano, a equipe esteve na Praça Nove de Julho e nos calçadões da Praça Barão, ruas Marechal Deodoro e Voluntários da Franca, onde orientou os comerciantes ambulantes.



Informações complementares:
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Sala do Empreendedor (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova.
Telefones de contato: 3711-9837, 3711-9838 e 3723-8233.

Saúde promove Mutirão de Exames a partir desta segunda-feira

Mutirao Saude 
     A Secretaria de Saúde inicia a partir desta segunda-feira, 8, a terceira edição do Mutirão de Exames,  com a previsão de realizar, semanalmente, cerca de 150 ultrassons obstétricos e transvaginais, diretamente, no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), localizado na avenida Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador. 
     As pessoas que serão atendidas neste período de realização dos exames estão sendo notificadas pela Secretaria de Saúde, para comparecerem no dia e horário agendados, portando um documento de identidade com foto e a solicitação do exame. Nas edições anteriores do Mutirão, foram realizados 428 procedimentos de ultrassons abdominais, obstétricos e transvaginais e 245 ultrassonografias de Dopper Colorido de vasos. 
     O Mutirão de Exames é uma ação da Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura, que visa diminuir o tempo de espera dos pacientes e possibilita a conclusão de um diagnóstico mais rápido. Desde janeiro até outubro, deste ano, foram realizados 25.525 procedimentos de ultrassonografia. 
     Lucas Souza, secretário de Saúde, alertou para que os pacientes agendados, atendam ao chamamento da Prefeitura e compareçam para a realização dos exames, evitando as ausências, de modo a não comprometer o cronograma dos atendimentos. 

Prefeitura anuncia retomada das cirurgias eletivas e compra de consultas ginecológicas

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     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta quinta-feira, 4, a retomada das cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido a restrições sanitárias estabelecidas pela pandemia, de acordo com a Lei Federal 13.992, de 22 de abril de 2.020, que prorrogou a suspensão da obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde, inclusive das cirurgias eletivas, prorrogada até 31 de dezembro deste ano e também apresentou o Programa "Mais Consultas". 
     O evento realizado no Gabinete contou com a presença da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Franca, Lucas Souza, secretário de Saúde e vereadores.
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira explicou que os procedimentos cirúrgicos já foram iniciados nesta semana e de acordo com o contrato com a Santa Casa, a previsão é que sejam realizadas até 200 cirurgias por mês. Dentre os procedimentos estão cirurgia geral, ortopédicas, neurológicas, cardíacas, ginecológicas, dentre outras, atendendo desde a baixa até a alta complexidade.
     Ferreira comentou que, segundo um levantamento da Secretaria de Saúde, em dezembro de 2.020, cerca de 13.200 pessoas estavam aguardando a realização de cirurgia eletiva, quantidade mantida até os dias atuais. 
     Para reduzir essa demanda e agilizar os procedimentos, o prefeito explicou que está pleiteando recursos junto ao Governo do Estado, visando a ampliação do número de cirurgias para atender a demanda de 21 mil pessoas de Franca e dos 22 municípios que compõem a região do DRS VIII (Departamento Regional de Saúde), que aguardam por procedimentos cirúrgicos. O investimento deverá ser de R$ 23 milhões.      Segundo ele, além da Santa Casa de Franca, outros hospitais da região poderão realizar os atendimentos, conforme a complexidade do procedimento e habilitação do hospital. Contudo, caso seja insuficiente o número de procedimentos disponibilizados pelas Santas Casas, em relação a demanda reprimida, os hospitais privados podem ser contratados. 
     O prefeito ressaltou que neste ano, a Secretaria de Saúde já realizou dezenas cirurgias de catarata, com investimentos próprios e o objetivo é abreviar o tempo de espera dos procedimentos. "Todos foram afetados por esta pandemia e os municípios enfrentaram dificuldades para cumprir metas. Agora, com a retomada das atividades, chegou a hora de iniciarmos um trabalho conjunto com o Governo do Estado para atender a nossa população", comentou Alexandre Ferreira.
     Os pacientes que já estão na fila de espera pelas cirurgias eletivas, na medida em que forem autorizadas as vagas pelo DRS (gestor da Santa Casa de Franca), a Secretaria de Saúde entrará em contato para que sejam realizados os exames e procedimentos pré-operatórios para posterior cirurgia. Portanto, não haverá necessidade de novos cadastros.
 
 
Mais Consultas
     Durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou a abertura de licitação, por meio de credenciamento de empresas, para a compra de 4.500 consultas com médicos ginecologistas e exames, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. 
     Segundo o chefe do Executivo, a decisão foi adotada, tendo em vista a falta de profissionais desta especialidade na rede municipal e a dificuldade enfrentada pela Prefeitura para a contratação. "Para se ter uma ideia, neste último concurso, que ainda será homologado, apenas 4 ginecologistas foram aprovados, sendo que seriam necessários 40 médicos para esta área para atender a demanda", disse.
     Ferreira destacou ainda o apoio da Câmara Municipal nesta força tarefa, onde a partir de janeiro, a saúde receberá novos investimentos com a destinação das emendas impositivas pelos vereadores.
     Atualmente, cerca de 86 mil mulheres são atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Franca.

Saúde mantém vacinação em 11 postos nesta sexta-feira

Vacinacao 
     A programação da Secretaria de Saúde da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 5, contempla a aplicação da primeira dose da vacina para as pessoas com 12 anos ou mais, nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .   
    Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     As pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a primeira dose nas UBS Progresso e São Sebastião, no período das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
     A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
        Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta sexta-feira, nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
         As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta sexta-feira, nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
          A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
        A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBS Progresso e São Sebastião. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
        A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta sexta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
        O atendimento será prestado nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
        As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
        São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
       A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses,  está prevista para as UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
       A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
       Para esta sexta-feira, 5, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Guanabara, Paulista, Paulistano e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
       Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Serviço de varrição recebe GPS para rastreamento

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     A Prefeitura anuncia a partir desta semana, o início de uma das etapas da modernização do sistema de limpeza urbana, implantando o projeto piloto do Sistema de Rastreamento, em carrinhos utilizados para o serviço de varrição de ruas e logradouros públicos. 
     A Secretaria de Meio Ambiente está monitorando a implantação, junto com a empresa permissionária dos serviços de limpeza, começando pela região central da cidade, com a colocação do equipamento em 20 carrinhos.
     Essa medida é resultado de um anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, no começo de setembro, quando atendendo orientação do Ministério Público, tomou a decisão de renovar o contrato atual com a empresa que faz a limpeza pública, em condições até mais interessantes ao município, em relação ao contrato anterior. Umas das condições é que investisse na modernização dos serviços, permitindo maior eficiência, transparência e controle dos locais atendidos. 
     Atualmente, cerca de 18,1 quilômetros de vias públicas recebem os serviços de varrição, por mês, com média diária de 680 a 720 metros  de extensão, na área urbana, trabalho este feito de forma contínua de segunda-feira a sábado. O maior volume ocorre aos sábados e domingos, em que o serviço é mantido, excepcionalmente, na região central.
 
 
Etapas 
     Ao começar essa inovação, estão sendo observadas duas etapas. A primeira, que compreende a fase de implantação, envolve o monitoramento e ajustes pontuais, com base nos levantamentos das necessidades de cada setor e segunda, com as demandas definidas, a esquematização das rotas que estarão sendo executadas, com acompanhamento em tempo real das equipes no desempenho de suas funções.
     A Secretaria de Meio Ambiente reitera a preocupação do sistema de rastreamento em garantir um serviço de melhor qualidade ao contribuinte, permitindo a Prefeitura, na condição de gestora do serviços, quando acionada, verificar ‘in loco’ os serviços. 
     É essencial que a população continue destinando o lixo domiciliar nos dias e horários corretos da coleta e não atirar papel e outros objetos nas vias públicas. Sem a varrição contínua, além de haver um comprometimento do visual urbanístico, os objetos obstruem os sistemas de galerias, gerando transtornos para a população. 
 

Emdef divulga resultado final do Processo Seletivo para Jovem Aprendiz

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     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) publicou nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Município, o edital do resultado final do Processo Seletivo - Jovem Aprendiz 01/2021. 
     Ao todo, foram 67 jovens aprovados e classificados na prova objetiva do concurso para exercerem a função de Auxiliar Administrativo, por tempo determinado, pelo prazo de dois anos. 
     A contratação será mediante as necessidades da empresa. Os aprendizes receberão uma bolsa auxílio de R$ 4,69 por hora. 
     O edital está disponível no Diário Oficial do Município ou através do link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1904-04112021.pdf .
     Para os candidatos que descordarem do resultado, os recursos poderão ser apresentados, por meio do site www.aptaconcursos.com.br , onde o interessado deverá realizar o login, acessar o Formulário de Recurso (botão verde), preenchendo corretamente todos os campos, com as orientações disponíveis e enviá-lo para análise. Posteriormente, o candidato receberá um número de protocolo para acompanhamento da resposta do recurso interposto. Caso seja necessário, poderão ser anexados documentos que auxiliem na elaboração do recurso. 

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