Conforme anunciado na última semana pelo prefeito Alexandre Ferreira, o Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", passará a partir desta sexta-feira, 5, a atender também os casos clínicos e gerais.
Tendo em vista a necessidade de readequação dos equipamentos, mobiliário e estrutura física, a Secretaria de Saúde informou que, excepcionalmente, nesta quinta-feira, 4, a tenda para a realização de testes de Covid-19 não estará funcionando e os testes RT-PCR, com a coleta de amostra pelo nariz e garganta do paciente, poderão ser realizados, normalmente, na sexta-feira.
O prefeito Alexandre Ferreira explicou que a decisão de retornar com o atendimento dos casos clínicos na unidade de pronto-atendimento, se deve a queda considerável na quantidade de casos de Covid, sem contar o avanço da imunização da população, onde cerca de 84% dos francanos, já receberam, pelo menos uma dose da vacina.
Ferreira enfatizou que a Secretaria de Saúde está reorganizando os atendimentos no pronto-socorro e nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, aumentando a quantidade de leitos para 30 unidades, visando o atendimento a casos clínicos gerais.
Os equipamentos adquiridos pela Prefeitura para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, estão sendo instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, o que irá refletir no atendimento aos pacientes, que terão um suporte mais avançado. Dentre os equipamentos estão cardioversor, monitor multiparamétrico, camas, ventiladores pulmonares e de transporte, secadora de traqueia, mesas para refeição beira leito e auxiliares, cadeiras de roda, dentre outros.
Mesmo com a retomada dos atendimentos a casos clínicos no Pronto-Socorro que, há cinco meses foi transformado em Pólo Covid (maio), a unidade de emergência continuará atendendo os casos da doença, em um espaço independente e reservado dos gerais, desde a recepção e acolhimento aos pacientes com suspeitas, consultórios médicos, setor para medicação, leitos e alas de atendimento.
Apesar de todo esse avanço no combate a Covid-19, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que a pandemia não acabou e a guerra contra a doença continua. Ele orientou para que as pessoas completem o ciclo vacinal e continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e a higienização das mãos.