Email  

Notícias

Adriana Farias traz ‘Sentimento Sertanejo’ ao Teatro Municipal

 download
     A Prefeitura de Franca, em conjunto com a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), oferece na noite desta quinta-feira, 2 de dezembro, um show sertanejo raiz com a cantora Adriana Farias.  A atração faz parte das comemorações dos 197 anos da cidade e os ingressos, gratuitos, começaram a ser distribuídos nesta terça-feira, das 8 às 16h, na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", com o limite de dois convites por CPF. 
     Adriana Farias é uma revelação da verdadeira música sertaneja raiz, com participações variadas em programas de TV e quem for ao Teatro Municipal poderá apreciar o repertório que será apresentado pela violeira, interpretando canções, como Canarinho do Peito Amarelo, Conversando com a Lua, Sereno, Águas da Serra, Paixão Selvagem, Boi Soberano, Magoa de Boiadeiro e muitas outras músicas.
     A artista Adriana Farias vem apresentando sua turnê 2021 "Sentimento Sertanejo", tocando músicas de sua autoria e outros cantores por todo o interior de São Paulo, dentro do projeto Circuito Cultural Paulista. A sertaneja expressa todo seu repertório musical raiz, proporcionando momentos de pura descontração e alegria à população. Trata-se de uma apresentação livre para todos os públicos. 

Limpeza Urbana: Prefeitura intensifica trabalho em todas regiões

 DSC 1254
     A operação limpeza urbana, conduzida pela Prefeitura, ganhou reforço nas últimas semanas, por conta das novas demandas surgidas, em razão das chuvas, o que está levando a realização de podas e limpezas mais de uma vez em curto espaço de tempo, devido ao rápido crescimento da vegetação. Praças, canteiros de avenidas, margens e interior dos córregos têm recebido manutenções frequentes das equipes, com os serviços de roçada e manutenção geral.
     A Secretaria de Meio Ambiente é quem está coordenando essas operações e destaca que o intuito é manter a cidade limpa, livre de objetos que possam armazenar água, o que acaba facilitando o surgimento das larvas do mosquito da dengue. Portanto, é um trabalho preventivo que visa contribuir com as ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental. E a população também deve colaborar, não atirando lixo doméstico em terrenos desocupados, sejam eles públicos ou particulares e destinando esses produtos para a coleta regular diária.
 
 
Regiões atendidas
     Para essa semana, informa a Secretaria de Meio Ambiente, estão programados serviços de manutenção, com roçada e recolha dos resíduos na região Sul, na avenida São Vicente, Parque das Joaninhas (ruas Serafim Borges do Val e José Cortês Gomes), próximo ao Condomínio da Vila São Vicente, avenidas Miguel Sábio de Melo, Reinaldo Chioca, Paulo VI, Emílio Paludeto, Jaime Tellini, Chafic Facuri, José Granzotti, Hugo Betarello, Adhemar de Barros, Brasil, bairro Chico Neca, Presidente Vargas, Praça ‘Alves de Oliveira’ (do Skate), no Jardim Bueno, ruas São Paulo e Minas Gerais.
     Um outro grupo de homens com roçadeiras e tratores trabalham nas avenidas William Azzuz até a Capela Santa Cruz, em Miramontes, Hélio Palermo, compreendendo as Praças do Canhão e outras adjacentes, Antônio Barbosa Filho, Ismael Alonso y Alonso, Severino Tostes Meirelles, praças Carlos Pacheco, do Jardim Consolação e Cemitério da Saudade.
     Para as regiões Oeste e Norte da cidade, estão programadas e sendo realizadas manutenções nas avenidas Nelson Nogueira (saída para Ribeirão Corrente, via fundão), Ministro Rui Barbosa, bairros São Domingos, Luiza I e II, Parque Leporace e todas as duas praças, Jardins Portinari, Tropical I e II e mais o Residencial Meirelles. Uma outra equipe responsável pela raspagem e pintura de guias e sarjetas, está trabalhando no quadrilátero formado pelas avenidas Major Nicácio, Ismael Alonso y Alonso, Champagnat e Hélio Palermo; nas avenidas das Seringueiras, Antônio Barbosa Filho, Hélio Palermo e Adhemar de Barros, além das avenidas Abrahão Brickmann e José Lopes Ribeiro, na região Norte.  
 

Emdef mantém reparos com remendo asfáltico

 DSC 6809
     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) começou a semana com 4 equipes trabalhando nas ruas e avenidas da cidade, realizando o serviço de remendo asfáltico. Foram feitos reparos no Jardim Vera Cruz e Parque do Horto, a partir da avenida João Gonçalves, na rotatória próxima ao pontilhão e vias adjacentes, além da avenida Alberto Pulicano, no Distrito Industrial, em outro extremo da cidade. Também receberam, os serviços de manutenção da malha viária, as avenidas Chafic Facuri, no prolongamento do Jardim Ângela Rosa e na avenida Santa Cruz, enquanto no Leporace e Jardim Redentor foram programados reparos na avenida Geralda Rocha e Silva, na av. Abrahão Brickmann e na avenida Professor Moacir Vieira Coelho.
     Nesta terça-feira, com quatro equipes nas ruas, foram programados reparos para os seguintes locais: na Vila Marta e Residencial Paraíso, nas ruas Frei Ângelo Criado, Do Sol e da Harmonia; no Parque do Horto e Recreio Campo Belo, nas ruas Édison Baptista Barreto e Dr. William Azzuz, entre a entrada do Campo Belo e Miramontes; avenidas Santa Cruz e Champagnat e nos Jardins Dermínio e Redentor, na rua Almirante Barroso e av. Moacir Vieira Coelho e na av. Abrahão Brickman, no Parque Vicene Leporace. 
     A direção da Emdef reitera o pedido para que os moradores acionem o canal do Tapezap, 99999-8480, indicando os endereços completos, com pontos de referência, para que sejam incluídos na programação.

Ação conjunta fiscaliza ferros velhos, sucatas e recicláveis

 WhatsApp Image 2021 12 01 at 08.41.57
     Dando continuidade ao trabalho preventivo, que objetiva identificar produtos de furtos comercializados de forma irregular, mais uma vez, foi realizada uma operação conjunta nesta terça-feira, envolvendo equipes da Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, com o suporte da Polícia Militar. Percorreram diversos locais, vistoriando e fiscalização instalações de ferros velhos, sucatas e recicláveis da cidade.
     As equipes foram divididas em duas frentes e fiscalizaram 12 locais em bairros das regiões  Norte, Oeste, Noroeste.
     Num dos locais visitados, na av. Alberto Pulicano, Distrito Industrial, houve a apreensão de 50 metros de fios de telefonia. As partes foram conduzidas à Polícia Judiciária, por apreensão e os responsáveis responderão medidas pertinentes na Justiça. Foram lavradas duas multas, sendo uma pela Guarda Civil e outra pela Vigilância Sanitária. Na mesma região Oeste, na rua Almirante Barroso, Jardim Dermínio, foi feita uma notificação da Vigilância Sanitária para  fins de regularização.
     Nas ruas Major Moura Mattos, na Vila Rezende e na Joaquim Neves, Chácaras São Paulo, a Vigilância formalizou dois TACs (Termos de Ajustamento de Conduta), concedendo um prazo para que os responsáveis providenciem a regularização, diante da documentação apresentada. 
     Já em abordagem na rua Paulo Archeti, Chácaras São Paulo, foram lavradas multas pela Vigilância e Guarda Civil, já que o responsável não tinha qualquer documentação. 
     Ainda nas Chácaras São Paulo, na rua Cláudio Poppi, foi constatada a invasão de uma área, porém o morador não foi encontrado no local e a Vigilância fará nova diligência.
     No Jardim Tropical, na rua Moacir Falaguasta, a Vigilância formalizou um Termo de Ajuste, concedendo prazo para regularização. No mesmo bairro, na av. Margarida Fornazier Cardoso, o depósito de sucata foi interditado pela Vigilância Sanitária, com aplicação de duas multas, uma da Vigilância Sanitária e outra na Guarda Civil Municipal.
     Outras três vistorias foram feitas, sem constatação de irregularidades, nos Jardins Portinari e Jardim Vera Cruz. Na mesma região, na av. José Lopes Ribeiro, Jardim Luíza,  um depósito de recicláveis foi interditado pela Vigilância, com aplicação de duas multas. 

Torneio de Basquete Master homenageia Robertão

WhatsApp Image 2021 11 30 at 13.07.53 
     O ex-pivô do Franca Basquete, Roberto José Corrêa, falecido em setembro, será homenageado neste sábado, 4 de dezembro, com o Torneio de Basquetebol Master denominado ‘Robertão Eterno’, idealizado pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura). O evento terá como local o ginásio Pedrocão, com início às 8h e previsão de término às 13h.
     De acordo com os organizadores, estão sendo disponibilizadas 35 vagas para quem desejar se inscrever, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 23h59 desta quinta-feira, dia 2.  Será uma oportunidade única de reverenciar um atleta, que fez história com a camisa do Franca Basquete, no período em que defendeu a equipe da cidade.

FEAC realiza último Passeio Ciclístico Noturno do ano

 DIP 9613 copiar
      A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) promove nesta quarta-feira, a 13ª e última edição do Passeio Ciclístico de 2.021, com saída do Complexo Poliesportivo, às 19h. Serão percorridos 16 km, passando pela rua Alfredo Tosi; avenidas José Moraes Pereira e Carlos Roberto Haddad, após o pontilhão da rodovia, onde os ciclistas entrarão nas avenidas Emílio Paludeto e São Vicente, até o final do bairro Residencial Zanetti. Depois farão o retorno para o Poliesportivo.  
      Aos participantes, a orientação é para que utilizem máscara e procurem manter o distanciamento físico, especialmente, durante a concentração, às 19h. Além disso, é importante que os ciclistas procurem transitar sempre do lado direito, observando as áreas de segurança e indicações das equipes de apoio para maior segurança de todos os participantes.
     Este foi um projeto iniciado pela FEAC, em parceria com a Prefeitura, onde o objetivo é incentivar a prática esportiva a todos os participantes e interessados. Em média, são 200 pessoas participando, frequentemente, dos passeios semanais. Após esta pausa, devido ao recesso de fim de ano, as atividades retornarão em janeiro de 2.022. 
 

Prefeito apresenta projetos para regularização de construções

 DSC 1232
     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou no final da manhã desta segunda-feira, 29, durante cerimônia no Gabinete, que contou com a presença de vereadores e secretários municipais, o projeto de lei para a regularização de construções, como instrumento de outorga onerosa. 
     A proposta assinada pelo prefeito, que foi protocolada na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, permite a regularização de construções, que estão em desconformidade com os limites urbanísticos estabelecidos na legislação vigente.  Atualmente, não é possível adequar as “ampliações não aprovadas” e a legislação, em vigor, determina demolir os imóveis nestes casos. 
Ferreira explicou que são consideradas pela legislação atual, construções irregulares, àquelas cuja licença foi expedida pela Prefeitura, porém executada total ou parcialmente, em desacordo com o projeto aprovado e as clandestinas, com as obras realizadas sem a licença do município. 
     Pela nova proposta, poderão ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até o dia 31 de dezembro de 2.020 e que tenham infringido os parâmetros urbanísticos de recuos, afastamentos, taxa de ocupação e número de pavimentos. 
     O prefeito ressaltou ainda que para as construções de até 140 m², o projeto de lei prevê a isenção dos custos da Outorga Onerosa para a regularização dos imóveis. A estimativa é atender a cerca de 20 mil construções, cujos proprietários não tenham condições de arcar com os valores para a regularização de seus imóveis. "São pessoas que lutaram para ter sua casa ou para aumentarem um cômodo, por exemplo, mas que não seguiram projetos técnicos ou fizeram as obras com autorização da Prefeitura. E, quando tentam vender ou receber o imóvel, como herança, por exemplo, enfrentam dificuldades por não terem a documentação necessária", disse.
     A outorga onerosa para efeito de regularização de edificação será calculada, tendo como base a UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), que este ano tem o valor de R$ 64,78. Desta forma, a tabela prevê a isenção da cobrança para construções até 140m2, acima de 140 a 200 metros quadrados - 1UFMF por metro quadrado e, assim por diante, de acordo com o tamanho do imóvel, atingindo até 10 UFMF por m2, para construções acima de 500 m2.  Os interessados na regularização de suas construções, deverão protocolar o pedido até 360 dias, após a publicação desta lei, exceto para as construções de até 140 m2, que poderão fazer a solicitação a qualquer tempo. 
     A nova proposta determina também que, nos casos de afastamentos lateral ou de fundos, quando possuírem aberturas a distâncias inferiores a 1,50 m, o proprietário deverá apresentar, por escrito, a anuência dos vizinhos lindeiros titulares do imóvel, manifestando concordância com a regularização.
 
 
Outros projetos
     Durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira destacou também que o projeto, que institui o Novo Código de Edificações, terá a primeira votação pelo Legislativo nesta terça-feira e, aprovado, em segunda votação, nos próximos dias, irá modernizar a legislação, que completou 53 anos e possibilitar agilidade na aprovação de projetos e Habite-se. Dentre as inovações, destaques para a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários. A observação da Infraestrutura estará mais afeta aos itens de bem comum, como recuo das construções, áreas de drenagem e acessibilidade. "Por meio do Novo Código de Edificações, teremos uma facilidade maior na aprovação dos projetos e vai possibilitar que o munícipe construa a sua casa do jeito que deseja", comentou.  
     Segundo o prefeito, são várias medidas e projetos para agilizar a aprovação de projetos da construção civil, gerando emprego e renda, fortalecendo a economia da cidade. Outro projeto destacado por Alexandre Ferreira é o Programa "Aprova Digital", que trata da instalação do sistema informatizado para a apresentação de projetos na Secretaria de Infraestrutura, permitindo o acesso on-line aos interessados. Um treinamento com a equipe da secretaria foi iniciado nesta segunda-feira para a operacionalização do sistema. 
     O chefe do Executivo destacou também a importância dos profissionais responsáveis técnicos, sejam engenheiros e arquitetos, desenvolverem os projetos, de acordo com o que determina a legislação e as normas técnicas, evitando a reprovação e a devolução dos mesmos para correção. Como exemplo, Ferreira informou que, no período de 1º de janeiro a 30 de setembro, foram protocolados na Prefeitura, 7.945 projetos, com uma média de 209 projetos por semana, entre construções e pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. Desta quantidade, 60,38% dos projetos foram devolvidos para adequações, sendo 6, a cada 10 propostas apresentadas. Além disso, o Aprova Digital vai permitir que o proprietário do imóvel possa ser informado, on-line, sobre o estágio de seu projeto, se foi aprovado ou apresenta pendências, facilitando que o profissional técnico ofereça um serviço de mais qualidade e transparência para o seu cliente.
     O prefeito Alexandre Ferreira também comentou sobre o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais