Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Secretaria de Saúde de São Paulo limita vacina contra gripe a grupos prioritários

 

vacina

     Embora tenha ampliado os grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de São Paulo não acompanhou a orientação do Ministério da Saúde em liberar a vacina contra a gripe Influenza para toda a população. Dessa forma, a Vigilância Epidemiológica de Franca, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, atendendo recomendação do Governo de São Paulo, continua com a vacinação apenas para os grupos definidos como prioritários, seguindo com a campanha até sexta-feira, dia 9 de junho.

     Dados informados pela Vigilância contabilizavam pouco mais de 56,7 mil pessoas imunizadas em Franca até o dia 31 de maio, o que representa algo em torno de 65% da meta da cidade.

     Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o governo paulista optou pela não ampliação em virtude de ter atingido, até o dia 31 de maio, uma cobertura de 74,2% da meta estadual, muito próxima, no entender do governo, da meta nacional de 90% recomendada pelo Ministério. Ainda conforme a Secretaria Estadual, foram feitas no Estado 9,3 milhões imunizações, de um total de 13,8 milhões de doses distribuídas aos municípios paulistas. Uma liberação para toda a população colocaria em risco o atendimento para os grupos prioritários e não atenderia a demanda da população.

     Em Franca, a vacinação segue normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 10h às 16h. Espera-se que 31 mil pessoas busquem pela vacina até o encerramento no dia 9, já que a estimativa do público alvo na cidade é de 88 mil pessoas, sem contar os dois recentes grupos que foram incorporados na última semana: os educadores e indígenas.

     Estão entre os grupos prioritários: 

- Crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade:

 

  • - Trabalhador da saúde,
  • - Gestantes
  • - Puérperas
  • - Indígenas
  • - Idosos
  • - Professores Ensino Básico e Superior
  • - Com morbidades – pessoas acamadas sem condições de locomoção       
  • - Policias Militar e Civil
  • - Bombeiros
  • - Funcionários do Poupa Tempo
  • - Funcionários dos Correios
  • - Defesa Civil
  • - Ministério Público (Promotores)
  • - Procuradoria Geral (Procuradores)
  • - Defensoria Pública (Defensores)
  • - Policia Federal e Guarda Municipal
  • - Doadores de Sangue e de Medula
  • - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns
  • - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua
  • - Cuidadores de idosos 
  • - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior
  • - Funcionários das Creches
  • - Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduos
  • - Educadores
  • - Indígenas

   Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, telefone (16) 3711-9435.

Peça teatral ‘Reciclando Ideias’ traz consciência ambiental para alunos das escolas municipais

 

Peça Reciclando Ideias

      Como estímulo às atividades culturais com foco no público infantil, a Divisão de Cultura da Prefeitura de Franca e a secretaria Estadual da Cultura oferecerão no dia 6, para os alunos da Escola Municipal Domênico Pugliesi, e no dia 7, para os estudantes da Escola Etelgina de Fátima Viveiros, a peça ‘Reciclando Ideias’ que trata de conscientização ambiental. As sessões ocorrerão no Teatro de Bolso Orlando Dompieri, situado ao lado do Teatro Municipal, na rua Nabi Haber, bairro São José. 

     O espetáculo faz parte da programação do PROAC (Programa de Apoio à Cultura), do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras paulistas, e conta também com a doação de 100 livros “As Latas Mágicas”, para as crianças participantes de cada sessão – serão 04, duas no dia 6 e duas no dia 7, nos períodos da manhã, com início às 9h, e à tarde, tendo início às 14. As crianças serão transportadas de ônibus oferecido pela prefeitura. 

     Conforme as informações da Divisão de Cultura, o objetivo é levar orientações às crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, ensinando-as, entre outras informações, como utilizar corretamente as lixeiras coloridas para reciclagem do lixo. As instruções são passadas de forma didática, utizando muita música e coreografias divertidas.

Comam empossa nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo

     O COMAM – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana –, em ato realizado na quinta-feira, 1 de junho, empossou a nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo da entidade. Com o objetivo de dar apoio e suporte aos municipios no desenvolvimento da atividade turística a diretoria recém-empossada, que tem como presidente Rosana Branquinho (também diretora de turismo de Franca), dará prioridade a treinamentos e orientações para que as cidades da região se tornem Municípios de Interesse Turístico – MIT –, o que lhes possibilitará ter acesso a verbas dos governos Estadual e Federal disponibilizadas para o setor, considerado um dos mais importantes da atualidade na geração de emprego, renda e inclusão social.

    Outras ações pautadas na reunião são a criação de um website de turismo regional; implantação de redes sociais; sinalização turística regional; programas de qualificação e treinamento para bares, hotéis, restaurantes e sensibilização da população das cidades envolvidas. 

Prefeituras da região se mobilizam pelo “Caminho da Fé”

 

basilica

     Franca lidera uma importante mobilização para confirmar um novo ramal, a partir da cidade, para o roteiro turístico religioso “Caminho da Fé”, que leva peregrinos até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. As informações são da Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Franca, que está à frente desta iniciativa para incluir também outros municípios, uma vez que a participação deles é imprescindível para viabilizar o novo ramal de peregrinação.

     Neste esforço, Rosana Branquinho, diretora de Turismo e idealizadora da ideia, tem mantido contato diretamente com as prefeituras das outras seis cidades que necessitam ser incluídas para que a logística de suporte para os peregrinos seja viabilizada. São elas, Patrocínio Paulista, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas e Arceburgo. De acordo com Rosana, “estamos muito perto de concretizar este novo ramal. A maioria dos prefeitos comprou a ideia, faltando detalhes de ordem jurídica e administrativa, inerentes ao projeto, para colocarmos o novo ramal em funcionamento”.

     Tendo Franca como ponto de partida, e ainda de acordo com a diretora de turismo, este será o ramal mais longo do Caminho da Fé. “Hoje, temos centenas de peregrinos de Franca e região fazendo o Caminho da Fé. Para iniciar o trajeto, eles precisam se deslocar até Mococa para adquirir os passaportes. Com a inclusão deste novo ramal, vamos incentivar que mais pessoas de Franca e região façam a peregrinação, até pela facilidade que terão”, lembra Rosana.

     Durante reunião no final do mês de maio em São Sebastião do Paraíso com  gestores do Caminho da Fé, houve a apresentação do modelo de projeto de lei que deve ser aprovado pelas Câmaras Municipais de cada cidade envolvida. De acordo com Branquinho, os municípios que já aderiram, se comprometeram providenciar a aprovação da lei até o final de julho (2017).

     O trajeto é feito, em grande parte, por trilhas e estradas de terras, todas devidamente sinalizadas com setas amarelas e informações dos pontos de apoio ao longo do caminho e também nos municípios participantes, indicando os locais onde os passaportes serão carimbados. Embora sejam evitados, também há pequenos trechos de estradas asfaltadas.

     Segundo Rosana, a intenção é de que até o mês de setembro o ramal de Franca esteja em funcionamento, contando para a inauguração com a “Romaria da Fé”, caminhada religiosa com previsão de 5 dias que irá passar por todos os novos municípios inclusos no Caminho. “A proposta dos prefeitos é que cada cidade, nesta inauguração, receba os peregrinos com festa.”, finaliza a dirigente

     Mais informações pelo telefone (16) 3711-9482, com Rosana Branquinho.

Procuradoria inicia ajuizamento de execuções fiscais

 

iss

     A Procuradoria Geral do Município iniciou nesse mês de junho os procedimentos para o ajuizamento das execuções fiscais para cobrança do IPTU, ISS e Taxas municipais que se encontram em atraso.

     A procuradoria alerta ao contribuinte para que fique ciente de que a cobrança judicial gera despesas processuais. Sendo assim, orienta para que procure efetuar o pagamento dos tributos antes da execução fiscal, sem outros acréscimos decorrentes do processo executivo, devendo regularizar a sua situação antes que o débito seja encaminhado ao Fórum.

     Quem tiver interesse em regularizar sua situação, deverá Procurar a Central de Atendimento da Prefeitura, no período das 8h30 às 16h00 o mais breve possível.

     A Prefeitura dispõe de várias modalidades de parcelamento e que, certamente, uma delas atenderá a condição financeira do contribuinte. Caso queira parcelar a dívida, basta comparecer com seus documentos pessoais ou enviar um representante com procuração que autorize a pessoa a parcelar a dívida.

     Uma cópia do modelo da procuração pode tanto ser retirada na Central de Atendimento como ser impressa através do site http://www.franca.sp.gov.br.”

Procuradoria inicia ajuizamento de execuções fiscais

 

iss

     A Procuradoria Geral do Município iniciou nesse mês de junho os procedimentos para o ajuizamento das execuções fiscais para cobrança do IPTU, ISS e Taxas municipais que se encontram em atraso.

     A procuradoria alerta ao contribuinte para que fique ciente de que a cobrança judicial gera despesas processuais. Sendo assim, orienta para que procure efetuar o pagamento dos tributos antes da execução fiscal, sem outros acréscimos decorrentes do processo executivo, devendo regularizar a sua situação antes que o débito seja encaminhado ao Fórum.

     Quem tiver interesse em regularizar sua situação, deverá Procurar a Central de Atendimento da Prefeitura, no período das 8h30 às 16h00 o mais breve possível.

     A Prefeitura dispõe de várias modalidades de parcelamento e que, certamente, uma delas atenderá a condição financeira do contribuinte. Caso queira parcelar a dívida, basta comparecer com seus documentos pessoais ou enviar um representante com procuração que autorize a pessoa a parcelar a dívida.

     Uma cópia do modelo da procuração pode tanto ser retirada na Central de Atendimento como ser impressa através do site http://www.franca.sp.gov.br.”

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais