Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Altos números de atendimento na saúde impressionam audiência

 

quadro de consultas médicas maio 17

     Os altos números de atendimentos realizados no primeiro quadrimestre deste ano pela Rede Municipal de Saúde e divulgados pelo secretário da pasta Rodolfo Moraes Silva na audiência pública realizada no dia 31 de maio, impressionaram muitos dos que acompanharam a exposição.

     De acordo com o Secretário, foram feitos 416 mil atendimentos durante o período, das quais, mais da metade, se concentraram em 4 unidades, sendo duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e nos dois Prontos Socorros, Adulto e Infantil. Nessas 4 repartições passaram mais de 245 mil pacientes (59% do total); pela Rede de Atenção Básica, representadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), foram 107 mil atendimentos e outras 64 mil pessoas passaram pelo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) e pelo AME (Atendimento Médico Especialidades).

     A audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal, durante a qual, por mais de 2 horas, o secretário expôs em um telão, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, a origem dos recursos e demonstrativo das despesas, incluindo transferências, investimentos, reformas e demais serviços oferecidos pelos mais de 1,5 mil funcionários vinculados ao setor de saúde do município.

     Na conversa com o público, com muitas intervenções e esclarecimentos prestados, o secretário destacou o fato de a prefeitura estar presente em praticamente todas as regiões, com instituições e serviços funcionando 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, entre eles, os Prontos Socorros, as UPAS e também os atendimentos de emergência, com destaque para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

Programa de fomento ao setor de confecção “Franca mais Moda” realiza evento na sexta-feira

 

6fmm Medium

     O Franca Mais Moda, programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca para o fomento do setor de confecção, realizará na sexta-feira 2, às 19h30, palestra com a especialista em moda Graziela Biancuzzi, com o tema: “Amar ou deixar: A Importância das Marcas no Relacionamento com o Consumidor”. O evento, em parceria com a Unifran (Universidade de Franca) e ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), acontecerá no anfiteatro de Odontologia da Unifran, com entrada aberta ao público, oportunidade em que será feita a apresentação da proposta vencedora da nova logomarca do programa Franca Mais Moda.

     Reunião realizada na quarta-feira 31, no Parque Fernando Costa, que contou com a presença de representantes da ACIF, da Unifran e da Secretaria de Desenvolvimento, definiu a proposta vencedora, sendo que o autor será premiado com uma viagem à 12ª Bienal Brasileira de Designer Gráfico, que acontece de 04 de agosto a 10 de setembro em Brasília.  

     O “Franca mais Moda” é um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento com 3 eixos principais, que buscam dar maior visibilidade, projeção e oportunidades de negócios para os empresários do setor, gerando mais emprego e renda para a economia francana, são eles: 

  1. Desfile de lançamento de coleções que acontecerá no início de setembro, mostrando criações de cada marca participante, contando com palestra relacionada ao setor.
  2. Realização da “Semana da Moda”, dando oportunidade às empresas participantes de comercializarem seus produtos, direto de suas lojas de fábrica, através da implantação de um roteiro de compras que será desenvolvido pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, fortalecendo o Turismo de Negócios.  
  3. Participação das empresas de Franca, em 2018, em feira de moda e confecção já consolidada no mercado e de grande visitação, dando oportunidade de realização de novos negócios e ampliação das vendas. Entre as opções estão a feira São Paulo Prêt-à-Porter – realizada pelo Grupo Couromoda –, a Fenin Fashion São Paulo e o Salão Moda Brasil.

       Mais informações na fanpage do Franca Mais Moda

    https://www.facebook.com/francamaismoda/

Dia do Desafio movimenta a cidade

 

diadodesafio Medium

     A agitação no meio esportivo na quarta-feira em Franca foi intensa desde as primeiras horas do dia, dentro do “Dia do Desafio”, iniciativa em nível mundial que colocou Franca em disputa contra San Juan, de Porto Rico, para ver qual cidade mais se movimentou em torno de atividades físicas.

     Em Franca as atividades foram coordenadas pela Divisão de Esportes da FEAC e consistiram em fomentar atividades esportivas junto a clubes, academias, escolas, entidades como APAE, onde alunos e colaboradores de uniram nos exercícios, e também ações que puseram nas ruas 2 trios elétricos agitando a população. Para fechar a programação esportiva, os organizadores contaram com academias e escolas de dança ministrando “aulões” no Poliesportivo, que tiveram início às 17h30 e se estenderam até às 22h.

     Agora é esperar o resultado, previsto para os próximos dias. 

SAMU, assim como um anjo, atua sem ninguém ver

 

samu2 Medium

     O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende pelo número 192, é uma instituição pública do Ministério da Saúde, ambientado no SUS (Sistema Único de Saúde) nacional, atuando em grande parte dos municípios brasileiros através de convênio firmado com as prefeituras.

     Segundo a Diretora da Divisão de Coordenação do SAMU em Franca Cacilda Barsanulfo Ribeiro, muitas ações do SAMU passam despercebidas para a população, que acaba por achar que os inúmeros atendimentos diários que a entidade realiza são feitos por outras instâncias como ambulâncias de hospitais particulares, convênios e bombeiros. “Todos os atendimentos de emergência, não importa por quem sejam realizados, são fundamentais para a preservação da vida e todas as instituições que os fazem são anjos protegendo as pessoas. O SAMU é um desses anjos que está presente na maior parte dos acidentes na cidade”, diz a diretora.   

     Cacilda lembra também que o SAMU atende a chamadas de qualquer telefone, gratuitamente, inclusive de celulares, o que facilita sobremaneira o atendimento. Segundo a dirigente, oferece também treinamentos em escolas e comunidade através do NEU (Núcleo de Educação de Urgência), sempre de forma gratuita. Ainda conforme a diretora, é importante que ao chamar o SAMU, a pessoa permaneça junto à vítima, informe ao atendente o que vê, respondendo às perguntas do médico regulador e aguarde a chegada da ambulância.

     O que é o SAMU 192?

     O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

     O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

     Como funciona o SAMU 192?

     O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.            

     O SAMU 192 é um serviço móvel com as ambulâncias distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

     Nas grandes cidades ou quando se exige, as unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

     Quando chamar o SAMU 192

  • -Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • -Em casos de intoxicação exógena - ou seja, causados por fatores externos;
  • -Em caso de queimaduras graves;
  • -Na ocorrência de maus tratos;
  • -Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • -Em casos de tentativas de suicídio;
  • -Em crises hipertensivas;
  • -Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • -Em casos de afogamentos;
  • -Em casos de choque elétrico;
  • -Em acidentes com produtos perigosos.
  •      Medidas em caso de acidente:
  •      Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento
  • -Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
  • -Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • -Sinalize as vias com galhos de arvore, triângulo de sinalização etc;
  • -Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • -Não dê água aos acidentados.

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/951-sas-raiz/dahu-raiz/forca-nacional-do-sus/l2-forca-nacional-do-sus/13407-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

Vacinação contra gripe segue até o dia 9 e amplia cobertura

 

vacina1 Medium

     A Secretaria Municipal de Saúde comunicou nesta quarta-feira 31, que a campanha de vacinação contra a gripe Influenza segue disponível em toda as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município até o dia 9 de junho.   

     Segundo a Vigilância Epidemiológica, os números da cobertura seguem abaixo do esperado, com estimativas de 55% da população alvo abrangida, o que corresponde a pouco mais de 49 mil pessoas imunizadas. Números atualizados serão divulgados até na sexta-feira 02.

     Além da ampliação da data e ainda de acordo com as orientações recebidas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual, foram incluídos na Campanha de Vacinação, a partir dessa semana, os seguintes públicos prioritários: 

     - Ministério Público (Promotor);

     - Procuradoria Geral (Procurador);

     - Defensoria Pública;

     - Policia Federal e Guarda Municipal;

     - Doadores de Sangue e de Medula;

     - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns;

     - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua;

     - Cuidadores de idosos;

     - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior;

     - Funcionários das Creches e os trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

     Além desse grupo, vários outros já vinham recebendo a vacinação, desde o dia 17 de abril. Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, telefone (16) 3711-9435.

 

Ambulatório de Saúde Mental retoma consultas

 

IMG 5741 Medium

     A Prefeitura de Franca confirma para esta quinta-feira, 1º de junho, a retomada dos atendimentos de consultas com especialistas em psiquiatria no Ambulatório de Saúde Mental, unidade localizada na rua Aloísio Pacheco Ferreira, 4810, bairro Santa Eugênia, anexo ao NGA-16 e ao Pronto Socorro Infantil.

     De acordo com informações da secretaria Municipal de Saúde, pelo menos 15 consultas estão agendadas para esse primeiro dia, envolvendo pacientes previamente agendados e que aguardavam atendimento.

     O Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva informa que mais 4 profissionais passarão a fazer parte da equipe médica. Ele enfatiza que a prioridade é acolher aqueles pacientes que aguardam por atendimento a mais tempo. O expediente ao público no Ambulatório de Saúde Mental começa às 7h e a primeira consulta, das 15 agendas para esta quinta-feira, ocorrerá às 7h30. 

Procon alerta sobre golpe de venda do Código de Defesa do Consumidor

 

codigo Medium

     Na condição de guardiões dos interesses e defesa do consumidor, o Procon Estadual e sua unidade de Franca, estão mobilizados contra novos golpes que estão ocorrendo no Estado, envolvendo a comercialização do Código de Defesa do Consumidor - CDC.

     Segundo João Vicente Miguel, diretor do Procon/Franca, esta semana foram feitos os primeiros registros de reclamações, via telefone, de cidadãos com dúvidas após serem procurados por desconhecidos se passando por funcionários da instituição, visitando comércios, oferecendo e forçando a venda de exemplares do Código do Consumidor sob condição de pagamento à vista, sendo que, conforme diz o dirigente do Procon, esse material é disponibilizado gratuitamente, inclusive online.

     Documento recebido do diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon/SP, João Marcelo F. Gonçalves, reforça para que todas as unidades propaguem a informação e alerte as pessoas e comerciantes em geral sobre o novo golpe e que acionem a polícia em caso de abordagens com essas características, que consistem em pessoas mal-intencionadas, aproveitando e forçando a venda de exemplares do código e, ainda, se passando por funcionários do órgão.

     Na mensagem, João Marcelo cita que a Lei 12.291/10 obriga os estabelecimentos e empresas a manter um exemplar do Código do Consumidor visível ao cliente e ou placas de aviso de que o estabelecimento possui o Código, todavia, o material é disponibilizado gratuitamente aos empresários e profissionais liberais.

     Em caso de dúvidas, os contatos em Franca podem ser feitos pelo telefone (16) 3721-4757 ou na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais