A Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, por meio da Casa da Cultura e do Artista Francano, realizará a exposição ‘Simbiose’ do artista Edwon Isaías
A Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, por meio da Casa da Cultura e do Artista Francano, realizará a exposição ‘Simbiose’ do artista Edwon Isaías
Os 43 candidatos ao Conselho Tutelar poderão dar início à campanha de divulgação para a eleição nas redes sociais a partir da meia-noite do dia 10 de agosto. Todas as informações e regras sobre a eleição serão informadas aos candidatos no próximo dia 6 de agosto durante uma reunião no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, na rua Francisco Barbosa, 1.480, Cidade Nova. O encontro será promovido pelo Conselho da Criança das 19 às 22 horas.
A votação acontecerá no dia 6 de outubro, das 9 às 17 horas, nas dependências do Uni-Facef II, situadas na Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2.400. Poderão votar todos os cidadãos inscritos na 46ª e 291ª Zonas Eleitorais de Franca. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato. É preciso apresentar o Título de Eleitor e um documento com foto.
A apuração da eleição acontecerá no mesmo dia após o encerramento da eleição no próprio local. Serão eleitos os 10 candidatos com maior número de votos, ficando os demais candidatos votados como suplentes, em ordem decrescente de quantidade votos.
Em caso de igualdade de número de votos, o critério de desempate será, pela ordem: atuação anterior como conselheiro tutelar; maior tempo de atuação na área da infância e da juventude. Se mesmo assim continuar empatado, será verificado qual candidato é mais velho.
Propaganda eleitoral
Os candidatos ao Conselho Tutelar deverão seguir uma série de regras durante a campanha:
Ficam vedados:
a) Toda e qualquer forma de propaganda de candidatura, por todo e qualquer meio, antes da publicação da lista oficial de candidaturas deferidas;
b) Toda e qualquer forma de propaganda de candidatura não expressamente prevista em edital;
c) Toda propaganda que atente contra princípios éticos ou morais, ou contra a honra subjetiva de qualquer candidato;
d) A vinculação político-partidária das candidaturas, seja através da indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas de partidos políticos, símbolos, slogans, nomes ou fotografias de pessoas que, direta ou indiretamente, denotem tal vinculação;
e) Realização de comícios, showmícios ou qualquer forma de propaganda que provoque aglomeração de pessoas, em locais abertos, públicos ou particulares, exceto sob a forma prevista na legislação;
f) Uso de outdoor, assim como veiculação de propaganda eleitoral em rádio, televisão, jornal e outros meios não expressamente permitidos na legislação;
g) “Boca de urna”, assim compreendida qualquer prática de propaganda de candidatos nas dependências destinadas à votação e num raio de 100 (cem) metros do local, no dia da eleição;
h) Oferecimento de vantagem ou favorecimento, de natureza econômica ou não, em troca de votos;
i) Distribuição de camisetas, bonés, ou qualquer outro tipo de brinde;
j) Transportar, patrocinar ou intermediar transporte de eleitor ao local de votação
Ficam permitidos:
a) Realização de palestras e exposições para grupos de pessoas em locais fechados, versando sobre assuntos de interesse dos direitos da criança e do adolescente; uso de correspondência pessoal, inclusive por via postal ou eletrônica, para promoção de candidatura e plataforma de trabalho, restrita às atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente;
b) Uso de folhetos e impressos medindo, no máximo 31cm x 22cm, contendo currículo pessoal na defesa dos direitos da criança e do adolescente e quaisquer informações a respeito do ECA;
c) A abordagem pacifica a eleitores.
A divulgação de nomes, fatos e informações referentes à eleição para Conselheiro Tutelar, pelos meios de comunicação social, será feita exclusivamente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca. Todas as informações serão passadas durante a reunião.
Com a realização de diversos ensaios nos últimos dias, pelo menos duas vezes por semana, os protagonistas das Cavalhadas de Franca estão com tudo pronto para as apresentações que começam neste sábado à noite, a partir das 19h30, no Parque de Exposições “Fernando Costa”. A organização é do Clube das Cavalhadas da cidade, com o apoio da Prefeitura, através de sua Secretaria de Desenvolvimento, com entrada gratuita ao público nos dois dias.
Esta será a 188ª edição das Cavalhadas que está incluída na programação oficial e turística da cidade. Começa na noite de sábado, 3, com a cerimônia dos encamisados, os folguedos tradicionais e narrativas de todo histórico que representa a encenação e termina no domingo no período da tarde com as provas e exibição especial do Canil da Polícia Militar.
O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros, informou que a expectativa é das melhores e como nos anos anteriores, aguardam milhares de pessoas nos dois dias no Parque de Exposições. A princesa escolhida será Catarina Calil, de 14 anos. Na edição do ano passado foi produzido um documentário retratando os 187 anos do evento.
Programação
O cenário principal será a pista gramada do Parque “Fernando Costa” e as apresentações começam no sábado à noite, 3, a partir das 19h30 horas, com a esperada Cerimônia dos Encamisados, quando as luzes do local são apagadas e o público em clima de expectativa, sons, assistirá às primeiras provocações entre o rei Mouro, Sultão de Constantinopla, e o Cristão, Carlos Magno.
No domingo a movimentação será retomada a partir das 14 horas, com as provas e corridas equestres. As Cavalhadas têm o propósito de fortalecer uma tradição que tem origem na Península Ibérica e nesse meio está confirmada a presença do Canil da Polícia Militar.
A Prefeitura está realizando um conjunto de melhorias nas instalações militares do exército em Franca
Com o foco em reforçar a equipe de representação da cidade nos Joris do Estado, que ocorrem no final deste mês em Matão, o Departamento de Esportes da Prefeitura realiza neste sábado uma seletiva para corredores com 60 anos ou mais, que desejam representar a cidade, no masculino e feminino. Aquelas pessoas que tiverem interesse basta se apresentar na pista do Poliesportivo, no Residencial Paraíso a partir das 8 h, munidos com tênis e roupa esportiva.
Considerando que as provas oficiais são realizadas com participantes de determinadas faixas etárias, durante o teste de avaliação será obedecido o mesmo sistema. Pessoas com 60 anos, depois por grupos até aqueles com 90 anos ou mais. A equipe do Departamento de Esportes informa que também está buscando selecionar atletas para outras modalidades, especialmente natação masculina e feminina, cujos contatos podem ser feitos através do tel. 3723-9500.
Vôlei feminino 50 + em Sertãozinho
Enquanto essa seletiva de atletismo acontece no Poliesportivo, a equipe feminina 50 +, que disputa o Campeonato Regional da Associação Pró-Voleibol (APV), estará em mais uma disputa neste sábado em Sertãozinho. Orientada pelo professor Luiz Carlos de Almeida, as ‘meninas’ encerraram a preparação nessa quinta-feira e terão pela frente nos seus confrontos, Sertãozinho, Pirassununga e Porto Ferreira.
E as equipes femininas dessa modalidade adaptada, 60+ e 70+, segundo o treinador também estão com as os planteis formados para o evento em Matão. Os treinamentos estão ocorrendo durante três dias da semana, segundas terças e quintas-feiras no ginásio do Champagnat, sempre começando às 7 horas. Segundo ele o grupo está composto e a disposição é de lutar pelas primeiras colocações.
Academias ao Ar Livre passam por manutenção. Trabalho é feito pelas equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente
A partir desta semana, a Prefeitura passa a contar com uma nova empresa realizando o monitoramento eletrônico em seus equipamentos. Ao todo, 220 prédios estão espalhados pela cidade. São creches, escolas, unidades de saúde, centros de assistência social, entre outros. A informação é da Secretaria de Segurança e Cidadania, que monitora esse tipo de procedimento e conduziu o processo de substituição da empresa anterior através de processo licitatório, cujo resultado saiu publicado na edição dessa quarta-feira do Diário Oficial.
O monitoramento no formato anterior não vinha atendendo as necessidades que a Prefeitura tinha, daí a busca por algo que seja mais eficaz e iniba as práticas delituosas muito constantes nos últimos meses.
Conforme o proc. 037/2019, a empresa Telepúblico Comunicações Eireli, sediada em Franca, foi habilitada para a prestação de serviços de monitoramento 24 horas nos próprios municipais, nas 220 repartições sob a responsabilidade da Prefeitura. A anterior tinha sua sede em Barueri. Junto com esse monitoramento fará também a manutenção dos equipamentos instalados em cada um dos locais. O sistema adotado será através de hora efetivamente trabalhada, com pronto atendimento de viatura de apoio.
O investimento feito é da ordem de R$ 420,7 mil anual, o que corresponderá a um custo mensal de R$ 35 mil. A partir da publicação a nova empresa passou a vistoriar, nessa quarta-feira, todas as instalações e equipamentos disponíveis. Quando for detectado algum problema em um equipamento será feita a substituição.