Email  

Notícias

Virada Cultural Paulista agita Franca nos dias 13 e 14 de maio

 

alcione1 7387838 Medium

     Estão confirmados para os dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de maio, os shows e apresentações teatrais da Virada Cultural Paulista 2017, que acontecerão no Teatro Municipal e na parte externa do Poliesportivo. Para os shows musicais, a MPB estará representada pelos cantores gaúchos de MPB Kleiton e Kledir, o Hip Hop pelo rapper Projota e, no show principal, o samba abre alas com a sambista Alcione. O grupo de Recreação Infantil Curumim (que significa criança em Tupi-Guarani) também está confirmado.

     A Virada, como é popularmente conhecida, é organizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, irá abranger, nesta edição, 21 cidades de médio e grande porte do interior e litoral paulistas e, este ano, depois de um tempo ausente, volta a acontecer também na capital, como o nome Virada da Capital, totalizando 22 cidades participantes em 2017.

     Em Franca é realizada pela FEAC e sua Divisão de Cultura, que já trabalham nos preparativos das estruturas. A programação será aberta no sábado, às 18h, seguindo até o final da tarde de domingo, inclusive com espetáculos durante a madrugada, em dois locais: Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’ e na parte externa do Poliesportivo, ao lado dos antigos pavilhões da Francal.

     De acordo com o Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, “serão realizados no palco externo shows de stand up comedy e apresentações de artes cênicas, que ocorrerão também nos palcos internos dos teatros e casas de espetáculos municipais. A Virada Cultural Paulista está cada vez mais diversificada e falando a linguagem de todos”, finaliza o secretário. 

Realizadores

      A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy.  

     O evento é produzido pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

 História

     Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

     No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.  

Secretaria de Saúde divulga números parciais da vacinação contra Influenza

 

vacina Medium

     A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza está em pleno andamento na cidade, com as 15 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e os 4 núcleos ESF (Estratégia Saúde da Família) do município, realizando a vacinação, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.

     Números parciais divulgados na quinta-feira, 04 de maio, pela Vigilância Epidemiológica, indicavam que 14.206 pessoas haviam sido imunizadas entre os dias 17 de abril e 2 deste mês, correspondendo a pouco mais de 16% da meta para a cidade.  

     Inicialmente, o atendimento foi priorizado para os profissionais de saúde das repartições municipais, hospitais e ambulatórios. Agora está liberado para todo o público. No dia 13 de maio, acontece o Dia D, com mobilização nacional. Será num sábado, em que a vacinação estará disponível nas UBS, nos núcleos ESF e outros locais estratégicos.

     Abaixo, segue o quadro com números da imunização até a presente data:

 

Influenza

Total Vacinado

Índice Atingido

%

 

 

 

 

 

Crianças de 6 meses a <2 anos

664

9,16

 

 

 

 

 

Crianças de 2 a <5 anos

694

5,43

 

 

 

 

 

Gestantes

574

15,84

 

 

 

 

 

Trabalhadores da Saúde

1.746

19,75

 

 

 

 

 

Puérperas

110

18,49

 

 

 

 

 

População acima de 60 anos

8.526

23,10

 

 

 

 

 

População Privada de Liberdade

62

5,55

 

 

 

 

 

Funcionários Sistema Prisional

30

23,44

 

 

 

 

 

Professores - Ensino Básico a Superior

213

-

 

 

 

 

 

Doentes Crônicos

1.587

9,24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

14.206

16,07

 

 

 

 

 

 

Calçamento melhora acesso ao Cemitério Santo Agostinho

 

calçadas Medium

     Com praticamente 1 km de extensão, e dentro do projeto Calçada Segura, a prefeitura concluiu esta semana, o calçamento no entorno do Cemitério Santo Agostinho, no Jardim Petráglia. O serviço, realizado pela Emdef – Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca –, abrangeu a construção de calçadas nas ruas laterais e do fundo do cemitério, locais desprovidos, até então, de passeio público devidamente seguro para os pedestres.

     Com o novo calçamento, que tem 1,50m de largura, além da sensível melhora da acessibilidade para quem circula no local, as novas calçadas servirão também, a partir de agora, como pista de caminhada para a população dos bairros adjacentes.    

     A solicitação dos serviços partiu da Secretaria de Planejamento Urbano, que vem realizando vistorias nos passeios públicos com o objetivo de reparar ou implantar calçamento nos locais com estas demandas. Os serviços abrangem, principalmente, locais de grande circulação de pessoas, como proximidades de escolas, repartições públicas e avenidas de grande movimentação.  

     Há poucas semanas atrás, o passeio público ao redor da APP (Área de Preservação Permanente) do bairro City Petrópolis também foi contemplado com novo calçamento. 

Emdef mantém equipes nas ruas para manutenção diária

 

tapaburaco03 Medium

      A conservação das vias públicas em condições de segurança para motoristas e pedestres tem sido prioridade permanente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). Para isso, a empresa mantém 5 equipes, diariamente, realizando manutenção de ruas com a operação tapa-buracos, construção e reforma de passeios públicos, entre outros serviços emergenciais ou preventivos.

     O plano de trabalho tem por base as verificações que a própria empresa realiza e também as reclamações recebidas em sua central de serviços. Por isso, o presidente da Emdef Marcos André Haber, enfatiza que a participação dos cidadãos é de suma importância, acionando os canais disponíveis de atendimento ao público, são eles:  Fone fixo, 3707-1300 ou o Tap Zap pelo número 9.9973-0351. A empresa incentiva o uso do Tap Zap, pois, agiliza o atendimento uma vez que tão logo chega a mensagem, é possível acessar as equipes de rua e, caso o chamado seja próximo de onde as equipes estão, elas conseguem atender rapidamente.

     De acordo com o dirigente, é importante que as pessoas forneçam nome completo e telefone, evitando assim falsos chamados que acabam por onerar e dificultar o atendimento à população.

     Na quarta-feira 3, os trabalhos estavam concentrados nas ruas do Jardim Panorama, Jardim Paulistano, Parque das Esmeraldas, Recanto Elimar, Ana Dorotheia, Distrito Industrial, setores da Vila Santos Dumont, Vila Chico Júlio e Vila Imperador. 

Passeio Franca/Restinga tem recorde de inscritos para corrida

 

passeiofrancarestinga06 Medium

     O 35º Passeio Franca/Restinga, programado para o próximo domingo 7, está repleto de atrativos e com presença confirmada de 900 corredores para a tradicional prova de corrida de rua. De acordo com a Divisão de Esportes da FEAC, atletas de várias cidades do país, inclusive oriundos de capitais, fizeram inscrição para disputarem os 10k de distância da prova.

     Para melhor logística do evento, os horários de início das atividades são diferentes, tendo a corrida como a primeira a dar o start. Com concentração e retirada dos chips a partir das 6h da manhã, a largada da prova está prevista para acontecer às 7h, na avenida Severino Tostes Meirelles, próximo à rotatória de acesso ao bairro São Joaquim. Na sequência, vem a Corrida ACD (Atletas com Deficiência) às 7h15; o Passeio Ciclístico, com largada às 8h; o Passeio de Skate, previsto para as 8h10, e o Passeio a Pé, com início às 8h20.

     Segundo Marysol Gaudenzi, coordenadora de esportes da FEAC, as inscrições se encerraram, antecipadamente, na terça-feira 2 de maio, em virtude de terem atingido o limite de 900 participantes, que é também o número de chips disponíveis para os atletas. O percurso de 10 quilômetros segue até o centro de Restinga, onde a administração local prepara as boas-vindas aos participantes com uma sequência de apresentações musicais.

     Da parte da Prefeitura de Franca, na última semana houve uma reunião preparatória na Divisão de Esportes com presença da Polícia Militar e Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal, profissionais da Secretaria de Saúde, Sabesp, entre outros colaboradores para definição da logística de segurança e de apoio aos participantes, que inclui postos de atendimento ao longo do percurso, fornecimento de água potável, sanitários químicos, caminhão de som e ambulância.

     O Passeio Franca/Restinga é uma promoção conjunta, envolvendo a Prefeitura de Franca, através da Divisão de Esportes da FEAC, e a Prefeitura de Restinga. Foi idealizado na década de 80 pelo Professor Pedro Morilla Fuentes, o Pedroca, e tem, como característica principal, a integração das pessoas e famílias, além da valorização das atividades físicas como fator de melhor qualidade de vida.

Melhora da saúde em Franca é real e efetiva

 

estestoscopio Medium

     O Governo Municipal tem atuado sistematicamente para melhoria do atendimento e  assistência na área da saúde em Franca.  Alguns números dão mostra disso e comprovam porque, alguns dias atrás, a própria Câmara Municipal de Franca, reconhecendo os esforços da atual administração e a significativa melhora do atendimento à população em algumas das várias frentes que estão sendo atendidas em ritmo emergencial, destinou Moção de Aplausos ao Prefeito Gilson de Souza por estes avanços.

     De acordo com o atual Secretário da Saúde Rodolfo Moraes Silva, a primeira providência, já por orientação do prefeito Gilson de Souza, foi de se realizar um diagnóstico para ações efetivas, e o levantamento feito, no início do ano, encontrou mais de 11 mil pedidos de consultas pendentes nas 15 UBSs do município. Para isso, foi necessário um grande trabalho de identificação e atualização das fichas dos pacientes, seguido de importante ação de informatização do cadastro – antes todo feito manualmente – para melhor gestão do processo, verificação de prioridades e agilidade na comunicação entre todas as esferas subordinadas à Secretaria da Saúde.

     De posse destas informações, deu-se início à primeira ação coordenada de combate ao problema: o Mutirão de Consultas, que contou com vários médicos especialistas da rede municipal, trabalhando à noite, aos sábados e feriados para dar fim às filas.

     Neste mutirão, foram realizadas 3.616 consultas e zeradas as filas em quatro especialidades (Urologia, Neurologia, Reumatologia e Nefrologia). A previsão é de que as filas em Ortopedia e Otorrino, que têm grande demanda, sejam zeradas em breve.

     Outra iniciativa, foi a criação da Central de Atendimento da Saúde, pelo fone (16) 3711 9421, facilitando significativamente o controle e atendimento aos necessitados.  

     Concomitantemente às ações emergenciais no início do mandato, o prefeito Gilson de Souza convocou, para importante reunião, as lideranças das entidades de saúde de Franca com o objetivo de elencar os principais problemas enfrentados pelas instituições e encontrar a melhor forma de resolvê-los.

     Essa reunião foi embrionária de ações que estão sendo executadas com grande eficiência. Entre elas, o acordo da prefeitura com a Santa Casa para realização de exames em pacientes que necessitam de informações conclusivas de diagnóstico. Neste sentido, serão realizados, num primeiro momento, 713 exames, dentre os quais, contam 404 colonoscopias, 59 endoscopias digestivas, 150 tomografias e 50 ressonâncias magnéticas.  

     Outra ação gestada na reunião, foi a parceria da prefeitura com a rede privada de saúde para realização de 50 exames Doppler de membros inferiores para verificação de fluxo sanguíneo.  

     Na sequência de boas ideias e propostas obtidas no encontro entre as lideranças da saúde com o prefeito Gilson de Souza, segue em estado avançado a negociação da prefeitura com 3 hospitais da cidade para a realização de cirurgias eletivas, visando diminuir a fila de pacientes que aguardam por meses e até anos para realização destes procedimentos.

Além destes esforços extras, mas com determinação e melhoria da gestão dos convênios já existentes, foram realizadas, somente nos primeiros meses deste ano, 985 cirurgias eletivas, 1200 tomografias, 800 ressonâncias magnéticas e 50 cateterismos.

Na esteira das ações efetivas, a prefeitura conseguiu aprovar repasses, junto à Câmara Municipal, até a presente data, no valor de 6,637 milhões para a Santa Casa de Franca. Colocou em funcionamento, num esforço conjunto com a Santa Casa, 64 leitos no Hospital do Câncer e inaugurou, em parceria com a Santa Casa/Hospital do Câncer e Uni-Facef, o Ambulatório Escola para alunos do curso de medicina da faculdade municipal, que contribuirá no atendimento à população, com o devido acompanhamento dos professores.

Com todas essas ações sérias e positivas acontecendo, o resultado não poderia ser diferente: a saúde em Franca, realmente, está melhorando. 

Fussol emite certificados de conclusão de curso

 

IMG 8315 Medium 2

     O Fussol – Fundo Social de Solidariedade – encerrou nos últimos dias 2 de seus cursos oferecidos gratuitamente à população, emitindo certificado de participação aos alunos.

     Um deles foi o de Boneca em Tecido, realizado na Casinha do Pão no Jardim Luiza, tendo início em 15 de fevereiro e encerramento em 26 de abril, sob a monitoria de Silmara. 16 alunas participaram do curso e receberam certificados.

     Nas fotos estão a monitora Silmara, a assistente social da Casinha do Pão Raquel, o gestor da Casinha do Pão Idilberto, a aluna dona Cida e o diretor do Fussol Alexandre Alonso.   

     Outro curso bastante interessante, que teve encerramento no final de abril, foi o “Resgatando Memórias: Pessoa, Família e Cidade”. Com início em 02 de março, o curso foi voltado para a Terceira Idade, com duração de 8 semanas e encontros todas às quartas-feiras das 14h às 16h no Arquivo Histórico localizado na Avenida Champagnat, 1808, Centro -  Franca/SP.  

     Este curso foi idealizado pelo Fussol em parceria com a Secretaria de Educação, através do Arquivo Histórico Municipal “Capitão Hipólito Antônio Pinheiro” e teve como temas a História de Vida, Memória Pessoal, Identidade, Inclusão e Patrimônio Cultural, entre outros que tratam da inserção e pertencimento do indivíduo no contexto histórico e sociocultural.   

Foram 10 alunos participantes sob a monitoria do Professor Dr. Marcelo Pini Prestes. Todos receberam seus certificados. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais