Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Vigilância divulga ADL e ações de combate a dengue

dengue original 

     A Vigilância Ambiental divulgou nesta semana, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada no final de janeiro, em diferentes bairros e regiões da cidade. O trabalho objetiva identificar locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base no encontro e análise de larvas, nos imóveis pesquisados.
       A ação apontou que dos 4.190 imóveis visitados, em 56 locais foram encontradas larvas do mosquito, o que representa o índice de 1,34%. A maior incidência está nas Regiões Leste e Oeste do município. 
Dentre os criadouros mais encontrados, durante a visita dos agentes estão pratos/pingadeiras de plantas, garrafas retornáveis, latas, frascos, plásticos utilizáveis, baldes, pneus e vasos de plantas. 
Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ressaltou que os agentes de controle de vetores, uniformizados e credenciados, continuam, diariamente, realizando o trabalho de visitação casa a casa, fazendo o controle de criadouros e orientando os moradores sobre a importância do descarte adequado de materiais, que possam servir de criadouros para o mosquito. 
      Além desse trabalho permanente, a equipe da Vigilância Ambiental realizará, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o "Arrastão da Dengue", na microrregião em que for encontrado o maior número de larvas do mosquito e que apresenta mais notificações de casos de dengue. Os Arrastões estão previstos a partir deste mês, em datas a serem definidas, atendendo os bairros Jardins Brasilândia, Paulistano (Região Leste) e Complexo da Vila São Sebastião (Setor Oeste) para a eliminação de criadouros.  Em novembro de 2.022, o "Arrastão da Dengue" foi realizado na região do Jardim Dermínio e contou com a participação da população, que eliminou 720 quilos de materiais. Diferente do tradicional 'Arrastão da Limpeza', também realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, no último sábado de cada mês, o "Arrastão da Dengue" tem como objetivo a eliminação de criadouros, não recolhendo móveis usados e outros objetos recolhidos pelo da Limpeza. "Solicito o apoio da população no combate a essa doença, recebendo os agentes em suas casas, fazendo autovistoria em seus imóveis e mantendo seus terrenos limpos para que juntos, possamos vencer a batalha contra o mosquito", orientou ele. 
      Segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados no ano passado, 7.061 casos confirmados e 15 óbitos pela dengue. Em 2.023, foram contabilizados 19 casos até o momento. 

Programa 'Meu Emprego Inclusivo' (PEI) seleciona pessoas com deficiência para vagas no mercado de trabalho

emprega original 

     Uma parceria entre a Prefeitura de Franca, com o Governo do Estado de São Paulo, está inserindo PCDs (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho. Trata-se do Programa 'Meu Emprego Inclusivo' (PEI), localizado na sede do Emprega Franca, em prédio anexo à Rodoviária de Franca. 
     O Polo de Empregabilidade Inclusiva de Franca é a 18ª unidade inaugurada no Estado e tem, por meta, oferecer apoio para cerca de 25 mil pessoas com deficiência, que vivem na cidade, sendo 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos). O objetivo é promover a inserção e acompanhamento de pessoas, com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho.
     Nesta quarta-feira, 8, quatro pessoas participaram de um processo seletivo, em uma multinacional, através do PEI. Em janeiro, foram realizados 11 atendimentos de pessoas com deficiência para guiá-las ao mercado de trabalho, e nas próximas semanas, haverá outro processo seletivo maior e de PCDs para vagas diversas. 
   Entre as ações do PEI Franca, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio após a inclusão. 
    O polo é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento, e conta com o apoio das Secretarias de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, com gestão do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.
    O atendimento é de segunda a sexta-feira, na sede que fica na avenida Sete de Setembro, 735, Residencial Baldassari, na Rodoviária de Franca.

Creche-escola do Palmeiras passa por ampliação e atenderá 291 crianças

 creche jardim palmeiras0010 original

      O prefeito Alexandre Ferreira inaugurou na tarde desta quarta-feira, 8, a ampliação da creche-escola 'Maria Ribeiro Ramos' (Estrela de Davi), no Jardim Palmeiras. Com as obras, será possível atender 291 crianças. 
     Durante a inauguração, que contou com a presença da secretária de Educação, Márcia Gatti, o prefeito destacou os trabalhos feitos para garantir mais conforto e vagas para crianças. Com esta entrega da creche Estrela de Davi, 13 unidades estão sendo ampliadas, o que corresponde a um investimento de R$ 9 milhões.
     Ações como essas e a ampliação desta unidade estão proporcionando a redução de 70% da demanda de vagas, em creches, em dois anos. Também neste ano, os investimentos estão sendo ampliados, incluindo o pagamento da diferença da remuneração do professor para o auxiliar de sala, passando dos atuais 7,62% para 11,09%. Ao todo, serão destinados para as creches da cidade, R$ 86.276.876,20, além da alimentação escolar, equipamentos, materiais didáticos e outros itens.
      Atualmente, a Prefeitura tem 84 creches parceiras, que atendem quase 12 mil alunos e recebem verbas para o atendimento das crianças, além de móveis, equipamentos, brinquedos, materiais didáticos, kits escolares e merenda e uniformes para alunos das Fases I e II. Além disso, serão construídas cinco novas creches, que proporcionarão 1.040 novas vagas. As unidades serão no Jardim Vera Cruz, Pacaembu, Residencial Zanetti, Jardim Piratininga e Residencial Copacabana.

Ruas do Jardins São Luiz e Santa Bárbara terão sentido alterado

transito original 

      A Secretaria de Segurança publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 8, a mudança no sentido de duas vias dos Jardins Santa Bárbara e São Luiz.
      A partir do dia 9 de fevereiro, a rua Carlos Maranho passará a ser via de sentido único, no trecho entre as ruas Simão Cyrineu de Souza e Denizar Trevizani.
     Já no Jardim São Luiz, a rua João Batista Araújo passará a ter mão única em toda a sua extensão, no sentido da avenida Major Elias Motta para a Adhemar Pereira de Barros. A mudança entra em vigor no dia 10 de fevereiro.

Confira a programação da vacinação contra a COVID-19

covif original 

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quinta-feira, 9 de fevereiro, em Unidades Básicas de Saúde. O atendimento será das 8 às 19 horas.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES A 2 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS) / PFIZER BABY - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRICA - Estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), no horário das 8 às 19h, nas UBS Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião. 
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 A 29 ANOS - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses para 12 a 29 anos, gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

ROTINA original 

      A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quinta-feira, 9 de fevereiro, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral será aplicada no período de 9 a 24 de fevereiro, atendendo ao seguinte cronograma:
09/02- Quinta-feira -UBS Ângela Rosa
10/02- Sexta-feira - UBS Santa Terezinha
13/02 - Segunda-feira - UBS Horto
14/02- Terça-feira - UBS Guanabara
15/02- Quarta-feira - UBS Planalto
16/02- Quinta-feira - UBS Progresso
17/02- Sexta-feira - UBS Aeroporto 3
22/02- Quarta-feira - UBS Paulistano
23/02- Quinta-feira - UBS Aeroporto 3
24/02 - Sexta-feira - UBS Brasilândia
 
Meningocócica C
      A Secretaria de Saúde está imunização as pessoas, na faixa etária de 11 a 19 anos, além de profissionais e trabalhadores que atuam na área, com o objetivo de aumentar a proteção, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes. 
 
Influenza
      A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas.

Prefeito faz abertura do ano letivo e inicia distribuição de kits escolares

kit original 

     O prefeito Alexandre Ferreira e a secretária de Educação, Márcia Gatti, foram recebidos na manhã desta terça-feira, 7, na EMEB 'Profª Olívia Corrêa Costa', no Jardim Paineiras, Região Norte da cidade, onde acompanharam o início do ano letivo de 2.023, na Rede Municipal de Ensino.
     Durante a recepção da diretora Fabiana Lima, alunos, pais e a comunidade escolar, o prefeito entregou os primeiros kits de materiais escolares para os alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental.
    Segundo ele, ao todo, foram adquiridos pela Prefeitura, neste ano, 23.335 kits, com investimento de R$ 3.162.794,44, para o atendimento das crianças matriculadas nas Fases 1 e 2, das escolas municipais e creches parceiras da  Prefeitura, além dos estudantes dos 1º aos 5º Anos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
     Os combos contém cadernos, lápis de cor, lápis preto, cola líquida, canetas, giz de cera, régua, tesoura, apontador, borracha, canetas hidrográficas, dentre outros, sendo adequados e planejados para cada etapa de alfabetização. "São materiais de qualidade, visando auxiliar os pais no orçamento familiar e da mesma forma, contribuindo para a melhoria das condições de uma educação de excelência", disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      A previsão é que os materiais sejam entregues para as escolas e os alunos até a próxima sexta-feira.
     Para o prefeito Alexandre Ferreira, a entrega dos materiais logo, no início das aulas, contribui para o processo de crescimento e melhorias da qualidade dos serviços prestados para os alunos, pais e toda a comunidade escolar. Além disso, os estudantes da rede municipal vão receber uniformes escolares até o final do mês.
     Ferreira ressaltou que outra novidade para este ano é a implantação do Programa ‘Tempo Todo’, com o Ensino Integral da Educação Infantil, nas Fases 1 e 2, que deve ter início em março, em sete escolas, sendo a EMEI Izaura Cunha Nunes (Leporace), EMEI Maria de Lourdes Lima Pelizaro (Jardim Aeroporto 2), EMEB Paulo Freire (Jardim Aviação), EMEB Fausto Alexandre (Jardim Santa Bárbara), EMEB José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3), EMEB Nair Martins Rocha (Vila Santos Dumont) e EMEI Izanild Paludetto (Centro), beneficiando 431 alunos. Os estudantes serão atendidos das 7 às 16 horas, com aulas regulares, oficinas de teatro e dança, cultura, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, brinquedos e aulas de inglês e de música. "Esse é o nosso trabalho, oferecer o que a população precisa, de uma maneira rápida e eficiente, com qualidade", falou o prefeito. 
     Patrícia Santos, autônoma, mãe da aluna Alice Santos, do 5º A, disse que o trabalho realizado pela Prefeitura é maravilhoso, porque ajuda muito os pais na condição financeira, é um material que dá para trabalhar o ano todo e até sobra para recomeçar. "Só tenho a agradecer. Tenho duas filhas. Receber o material e o uniforme escolar traz mais economia para nós, pais  e possibilita mais condições para cuidar das crianças", contou ela.
     Kelly Araújo, mãe de três filhos, incluindo a estudante do 4º A, Pietra Silva, falou que a entrega do kit de material escolar é muito importante, devido ao orçamento familiar que já é bem apertado. Ela também agradeceu a Prefeitura pela contratação de um profissional de apoio para a sua filha, que é autista e já começou o ano letivo, recebendo o auxílio.  "Facilita muito a nossa vida e, principalmente, receber agora no início das aulas. Agradeço muito pelo apoio da  Prefeitura para a educação de nossos filhos", comentou. 
 
Início das aulas
     Teve início nesta terça-feira, 7, o ano letivo na Rede Municipal de Ensino para 16.692 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. As aulas para os 1.776 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam nesta quarta-feira, 8. Já as creches iniciaram suas atividades no final de janeiro. Ao todo, são 30.406 alunos matriculados neste ano, somente na Rede Municipal. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais