Email  

Notícias

Ação Social acolhe mais de 210 pessoas em situação de rua na última semana

 DSC 5769
     Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social nesta sexta-feira, 20, apontou que 219 pessoas, em situação de rua, foram acolhidas durante a ação emergencial, que está sendo realizada desde a última segunda-feira até a madrugada de hoje para o amparo e enfrentamento neste período de frio intenso.
    Uma média de 44 pessoas foram amparadas durante essa semana, nas vagas emergenciais criadas para os serviços da Casa de Passagem, Abrigo Provisório e Acolhimento Noturno. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas, passando de 128 para 178 vagas disponíveis.
     De acordo com a Secretaria, durante as abordagens realizadas nos períodos diurno e noturno, foram atendidas 85 pessoas por dia, com alimentos, cobertores e agasalhos. Ao todo, foram doados 730 cobertores e servidas 900 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar, incluindo as famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).
    Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, ressaltou a importância dessa ação emergencial, que conta com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, Fundo Social de Solidariedade e FEAC e a parceria com a população, que foi essencial para este trabalho. Ela comentou que as ações estão atingindo o resultado esperado e agradeceu as doações recebidas de cobertores, agasalhos e alimentos feitas pela comunidade.
     Durante o final de semana, os atendimentos serão prestados, sem alterações, onde as pessoas poderão acionar os serviços no horário das 7 às 15h, pelo telefone do Espaço Dignidade - (16) 99603-3456; entre 15 às 22h, poderá ser contatado o Serviço de Abordagem Social (16) 99965-6571 e das 22 às 7h, a Guarda Civil poderá ser acionada pelo telefone (16) 3724-1033 para o atendimento  aos chamados feitos pela comunidade para o acolhimento das pessoas.
    Segundo a secretária, este trabalho continuará sendo realizado até o final do mês de julho e a partir do próximo mês, contará com o auxílio encaminhado pelo Governo do Estado, para a oferta de novas vagas nos serviços de acolhimento, durante o período de baixas temperaturas.
     A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a  Resolução n.º 15, de 12 de maio, publicada no Diário Oficial do último dia 13. São recursos extraordinários, em caráter emergencial e em parcela única, no valor de R$ 70 mil, a serem repassados pelo Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Assistência Social, para a ampliação de 24 vagas nos Serviços para a População em Situação de Rua, para os meses de junho, julho e agosto deste ano, durante as baixas temperaturas.

Educação divulga classificação final do Programa 'Bolsa Universidade' e convoca beneficiados

 Bolsa Universidade2
     A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Município, o edital contendo o resultado final, em ordem alfabética,  do Processo Seletivo do Programa 'Bolsa Universidade'. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial', https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2041-20052022.pdf .
     Os 84 universitários selecionados estão sendo convocados e deverão comparecer na próxima terça-feira, 24, às 7h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal, munidos de um documento de identidade (RG); número de conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham; papel e caneta para anotações, onde participarão de uma reunião com a equipe do Programa, visando receber as orientações necessárias para o recebimento do benefício, as condicionalidades para a permanência do programa e assinatura de documentos. O não comparecimento dos alunos convocados no dia e horário estabelecidos, poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 379, de 20 de abril de 2022. Os benefícios serão pagos retroativos ao mês de janeiro deste ano.
     O Programa Bolsa Universidade oferece bolsas de estudos aos universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituições particulares da cidade, que não tenham formação universitária anterior. O valor da mensalidade é dividido entre Prefeitura, faculdade e estudante e o desconto poderá chegar a 70%, dependendo dos valores das mensalidades dos cursos escolhidos. O universitário poderá ser contemplado pelo programa até a conclusão da graduação, desde que ele permaneça dentro dos critérios estabelecidos pela legislação do programa.
    Segundo a secretaria, neste ano, foram registradas 139 inscrições e destas, 112 estudantes foram classificados para a segunda etapa de entrevistas sociais. Atenderam aos critérios do projeto, 84 universitários que serão contemplados pelo programa neste ano.
 
Bolsa Medicina Municipal
     A Secretaria de Educação concluiu nesta semana, o recebimento das inscrições e o protocolo, com a entrega da documentação exigida pelos candidatos interessados em pleitear as bolsas do Programa 'Bolsa Medicina Municipal'.
     Ao todo, foram confirmadas 28 inscrições. Nesta etapa, estão sendo oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o programa foi ampliado recentemente, de acordo com a Lei Complementar nº 380. 
    A Secretaria de Educação orienta que os 28 candidatos deverão acessar o site da Prefeitura, no link 'Bolsa Medicina', no próximo dia 3 de junho para conferirem a data em que será divulgado o resultado da primeira etapa e o cronograma para a segunda fase, composta pelas entrevistas sociais e as visitas domiciliares. 

Prefeitura abre licitação para construção de Ecoponto no Jardim Luíza

 pexels artem podrez 6990568 1
     O Jardim Luíza será o segundo bairro a receber uma unidade do Ecoponto.
     O aviso de licitação para a realização da Tomada de Preços, foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira, 20, onde as empresas interessadas deverão apresentar as propostas até o dia 10 de junho.
    O Ecoponto do Jardim Luíza será construído numa área localizada entre a avenida Ida Zero Zaninelo e as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, com previsão de investimentos de R$ 347.463,86. O local será fechado com muro, contará com controle de recebimento dos materiais e estrutura para as necessidades da equipe  administrativa. 
     O primeiro Ecoponto será erguido no Jardim City Petrópolis, na Av. São Pedro, s/nº, cuja licitação já foi concluída e o contrato com a empresa vencedora será assinado nos próximos dias para o início das obras. 
     Parte dos recursos investidos são do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), aprovado pelo Comitê do Sapucaí Mirim-Franca e também do Fundo Municipal do Meio Ambiente. 
     Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, informou que nesses locais, poderão ser destinadas pequenas quantidades de resíduos de materiais recicláveis e de construções, além de móveis velhos, conforme as regras que serão oportunamente estabelecidas. Os Ecopontos serão dotados de estrutura básica de controle, vigilância diária e passarão a ser opções para o descarte regular de materiais que, hoje, muitas pessoas insistem em destinar em áreas públicas e particulares, causando transtornos e aborrecimentos.
     Segundo o secretário, o Jardim Portinari também receberá uma unidade do Ecoponto. 
 

Emdef atende 18 bairros com o remendo asfáltico em uma semana

 rua
     A Emdef (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca) trabalhou na última sexta-feira, 20, com 4 equipes realizando os serviços de tapa-buracos, atendendo aos bairros Esplanada Primo Menegheti, Jardins Éden, Brasilândia, Integração, Pinheiros I, Simões, Francano e Parque Vicente Leporace I. 
     Foram 11 locais, entre ruas e avenidas, que através do canal TapeZap (99999-8480) receberam as intervenções para oferecer condições seguras de tráfego de veículos.  Para solicitar o serviço, o interessado poderá encaminhar uma mensagem ao número indicado, disponibilizando o endereço completo e ponto de referência do local para a execução dos serviços de recuperação da malha asfáltica.
     Somente na última semana, foram atendidos 18 bairros, sendo as Vilas Exposição e Chico Júlio, Jardins Brasilândia, Antônio Petráglia, Éden, Luíza II, Dermínio, Integração, Pinhais, Vicente Leporace, Barão, Francano, Estação, além dos Residenciais Santa Maria, Amazonas, São Domingos, São Miguel e o Polo Industrial São Bernardo.  
 

Programação da vacina contra Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 contempla para a próxima segunda-feira, 23, o atendimento em 7 postos, funcionando das 8 às 16h. 
 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para segunda-feira, 23, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS's Paulista e Luíza, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Estação, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis na UBS Estação, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, da vacina Janssen, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBS's Brasilândia e Aeroporto 3, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 05 20 at 11.28.50
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para a próxima segunda-feira, 23, estarão disponíveis as UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 1, São Sebastião, Progresso e Santa Terezinha, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para a próxima segunda-feira, 23, a Campanha de Vacinação contra a Influenza estará atendendo também os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, além dos demais públicos como caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Ângela Rosa, Estação, Brasilândia, Paulista, Luíza e Aeroporto 3, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 1, São Sebastião, Progresso e Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Brasilândia, Paulista, Luíza e Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
 

Prefeito anuncia abertura de 5 novas Residências Terapêuticas

 DSC 5800
     O prefeito Alexandre Ferreira assinou nesta quinta-feira, 19, o projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal, visando a implantação de 5 novas Residências Terapêuticas na cidade.  
     A proposta prevê a autorização do Legislativo para a celebração de convênio, com entidade sem fins lucrativos, a ser credenciada, por meio de chamamento público para a realização dos serviços de saúde.
     Ao todo, serão investidos nesta nova etapa mais de R$ 2,52 milhões, anualmente, para a manutenção das unidades, que terão capacidade para atender até 50 pessoas, sendo 10 pacientes em cada residência. 
     Atualmente, a cidade já conta com 5 Residências Terapêuticas, que acolhem até 50 pessoas, cuja gestão é feita em parceria com a Fundação Judas Iscariotes. 
    Alexandre Ferreira explicou que em 2.019, os custos destas unidades foram pagos pelo Governo do Estado. Posteriormente, os atendimentos deveriam ser custeados pelo Governo Federal, porém, desde então, a Prefeitura vem arcando, sozinha, com estes atendimentos, que representam cerca de R$ 2,5 milhões por ano.
     Segundo o prefeito, para esta nova etapa dos serviços, que serão duplicados, o Governo do Estado destinou R$ 100 mil para a implantação das unidades.
    Ferreira ressaltou que o município passa a cumprir 100% das diretrizes do Ministério da Saúde sobre o atendimento em hospitais de psquiatria, possibilitando a desinstitucionalização dos pacientes “moradores” do Hospital Allan Kardec, que já tiveram alta médica há mais de 2 anos ou que perderam vínculo familiar. "Com essa proposta, vamos dobrar a oferta de vagas nas Residências Terapêuticas, oferecendo uma condição melhor a essas pessoas, possibilitando a reinserção delas na sociedade", disse o prefeito. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais