Email  

Notícias

Saúde convoca cerca de 600 idosos que deixaram de receber a segunda dose da vacina

DSC 5673 

            A Secretaria de Saúde alertou nesta segunda-feira, que cerca de 600 pessoas, com idade acima de 64 anos, deixaram de comparecer aos postos de vacinação para o recebimento da segunda dose da vacina Coronavac, de acordo com a data agendada no cartão de imunização durante a primeira aplicação.

            Desta forma, essas pessoas deixaram de completar o esquema vacinal que contempla a aplicação de duas doses do imunizante, com o intervalo de 28 dias entre as vacinas. A mesma orientação deve ser passada as pessoas que receberam a vacina Astrazeneca, observando o intervalo de 12 semanas entre as doses.

            A secretaria solicita que esses idosos, acima de 64 anos e outras pessoas, que não receberam a segunda dose, que compareçam as Unidades de Saúde, que são postos de vacinação, apresentando o cartão que comprove a primeira dose, um documento de identidade com foto e o CPF.

            A Vigilância Epidemiológica informou que as vacinas Coronavac e Astrazeneca estão sendo disponibilizadas nas unidades, em dias alternados, de modo a atender a todas as pessoas dos públicos alvos, que ainda não receberam a vacina. Por exemplo, nesta segunda-feira foram disponibilizadas doses da Coronavac e para esta terça, será a vez da Astrazeneca.

            De acordo com o Ministério da Saúde, quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. A orientação é para que as pessoas recebam a segunda dose da vacina covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, visando assegurar a proteção adequada contra a doença. 

            Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira, foram aplicadas 130.992 unidades, entre a primeira e a segunda doses da vacina contra a Covid-19, em Franca, atendendo a profissionais de saúde, educação, segurança, idosos com idade a partir de 60 anos ou mais, pessoas que apresentam comorbidades, com 37 anos ou mais, deficientes, gestantes e puérperas, com comorbidades a partir de 18 anos, idosos e deficientes residentes em instituições de longa permanência, dentre outros.

Pessoas com comorbidades, com idade de 25 anos ou mais, idosos com 60 anos e segunda dose estão na programação da vacina

arte vacina 080621 

     A Secretaria de Saúde anuncia para esta terça-feira, 8, que inicia a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades, que tenham a idade de 25 anos ou mais, além dos idosos com 60 anos ou mais, no horário das 7h30 às 16h, em 5 Unidades Básicas de Saúde do Ângela Rosa, Aeroporto 1, Estação, Leporace e Paulista.

     Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);  doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com imc > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, além de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, com idade de 25 anos ou mais. 

     Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.

2ª dose para idosos com 77 anos ou mais

     Os idosos com 77 anos ou mais poderão receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca) nesta terça-feira, exclusivamente, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove a primeira dose, após observar a data agendada para a aplicação do imunizante, que deverá ter o intervalo de 12 semanas entre as vacinas.

2ª Dose – Profissionais de Saúde

     Na UBS do Aeroporto 3, poderão ser atendidos para a segunda dose da vacina (Astrazeneca/Fiocruz), os trabalhadores de saúde, das 07h30 às 13h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove o recebimento da primeira dose, verificando o intervalo de 12 semanas entre as aplicações.

Vacina Contra Influenza

Vacina Influenza0806 

            A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses  a  5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada. 

            A orientação é para que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data. O atendimento será prestado das 7h30 às 13h, nas seguintes UBS Planalto, Paulistano, Santa Clara, Santa Terezinha e Progresso.

eGames Franca entra em nova fase com torneio de Free Fire e Just Dance Now

e games

     O eGames Franca, que traz disputas nos jogos Free Fire e Just Dance Now, promovido pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), começa uma nova fase nesta semana. O torneio de jogos é gratuito, totalmente on-line e conta com a participação de pessoas, que moram em Franca, a partir de 14 anos.

     No caso do jogo Free Fire, as disputas acontecem ao vivo. Nestas segunda e terça-feiras, dias 7 e 8 de junho, haverá classificação de 24 participantes para a fase 2, que começa já na quarta-feira, dia 9, com dois grupos. Os doze melhores jogadores se classificam e a final será dividida em duas datas: dia 14, com duas partidas, e mais duas no dia 20, com transmissão ao vivo pelo canal da Feac, no YouTube (https://youtube.com/c/FEACFranca).

     Já o Just Dance funciona de um jeito diferente. De acordo com a organização do torneio, a competição está na segunda fase e os participantes têm até o dia 8, quarta-feira, para enviar os resultados.

     O objetivo do eGames Franca é promover a socialização na pandemia, através da prática esportiva eletrônica e descobrir novas formas de profissionalização no universo dos games. Os três melhores colocados do torneio promovido pela FEAC, nos dois jogos serão premiados, individualmente, com um troféu personalizado do torneio. Para acompanhar os campeonatos, basta acessar o site www.egamesfranca.com.br.

Prefeitura prepara Conferência de Saúde

conferencia 2 

     A Prefeitura trabalha nos preparativos finais, por meio das equipes da Secretaria de Saúde e também do Conselho Municipal de Saúde para a realização na próxima semana, entre os dias 9 e 10, da 9ª Conferência Municipal de Saúde.  O tema desta edição, que será discutido em 3 eixos, será “O SUS em Tempos de Pandemia”. Em razão do estado de lockdown na cidade, respeitando as orientações sanitárias, o evento será realizado no formato on-line, através da Plataforma Google Meet:   https://meet.google.com/ivr-kops-gra.

     Na próxima quarta-feira, 9, estão previstos na primeira etapa, a partir das 18h, a acolhida e o registro das presenças, seguidos da abertura oficial, com pronunciamento das autoridades, leitura e aprovação do Regimento Interno.

     Às 19h30, está programada a primeira palestra, que vai abordar “Os Desafios e Perspectivas em Relação à Atenção Integral à Saúde em Tempos de Pandemia’. Terceira Onda e o Paciente Invisível, com a farmacêutica Débora Faleiros Chioca Vieira. As outras duas palestras da noite vão destacar "O papel da Rede de Atenção às Urgências e Emergências durante e no pós-pandemia da Covid-19”, com o Dr. José Víctor Dias Lourenço e as “Possibilidades e Desafios do Sistema de Saúde de Franca diante da demanda e o cenário da pandemia”, com Anísia Aparecida Oliveira Rezende, que compõe a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

     O evento prossegue no dia 10, cuja programação prevê a apresentação, discussão e aprovação das propostas formuladas no dia anterior pelos participantes.

     A Conferência de Saúde é destinada a participação dos profissionais que atuam na área, conselheiros, que vivenciam as atividades desse ambiente, os quais têm nessa ocasião, a oportunidade de contribuírem com suas experiências para o aprimoramento do sistema de atendimento ao público. Todo o conteúdo exposto durante os dois dias, será apreciado e o que for aprovado, encaminhado paras os Governos do Estado e Federal, através do Ministério da Saúde.

Pessoas com comorbidades, com idade de 34 anos ou mais, idosos com 60 anos e segunda dose estão na programação da vacina

arte vacina 070621 

           Para a próxima segunda-feira, 7, a programação para a aplicação da vacina contra a Covid-19, contempla com a primeira dose, os idosos com 60 anos ou mais e pessoas que apresentam comorbidades, com idade de 34 anos ou mais, no horário das 7h30 às 16h, em 6 Unidades Básicas de Saúde do Ângela Rosa, Aeroporto 1 e 3, Estação, Leporace e Paulista.

           Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);  doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com imc > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, além de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, com idade de 34 anos ou mais. 

            Para receber a vacina é necessário a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.

Gestantes e Puérperas com comorbidades

             Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade a partir de 18 anos ou mais e que apresentam comorbidades, a aplicação da primeira dose (Coronavac) continua na próxima segunda-feira, no período das 13 às 16h, exclusivamente, na UBS Guanabara, mediante a apresentação de original e cópia  para o cartão de Pré-Natal, acompanhados de laudo ou receita médica para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, acompanhados de laudo ou receita médica, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.

2ª dose para idosos com 64 anos ou mais

             Os idosos com 64 anos ou mais poderão receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Coronavac) na próxima segunda-feira, exclusivamente, na UBS Guanabara, das 07h30 às 13h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove a primeira dose, após observar a data agendada para a aplicação do imunizante, que deverá ter o intervalo de 28 dias entre as vacinas.

2ª Dose – Profissionais de Saúde

 Na UBS do Horto, poderão ser atendidos para a segunda dose da vacina (Astrazeneca/Fiocruz), os trabalhadores de saúde, das 07h30 às 13h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove o recebimento da primeira dose, verificando o intervalo de 12 semanas entre as aplicações.

Vacina Contra Influenza

Vacina Influenza0706 

            A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses  a  5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada. 

            A orientação é para que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data. O atendimento será prestado das 7h30 às 13h, nas seguintes UBS Planalto, Paulistano, Santa Clara, Santa Terezinha e Progresso.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais