O Centro de Esportes Infanto Juvenil, montado pela Prefeitura na Vila Chico Júlio, será palco neste sábado, 26, de um movimentado Torneio de Xadrez
O Centro de Esportes Infanto Juvenil, montado pela Prefeitura na Vila Chico Júlio, será palco neste sábado, 26, de um movimentado Torneio de Xadrez
A Prefeitura promove neste sábado, 26, no Jardim Cambuí, região Norte da cidade, através do seu Departamento de Esportes, seu tradicional Festival de Atletismo, com provas envolvendo crianças e adolescentes que participam dos projetos de iniciação do município. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas na pista emborrachada do ginásio de esportes do bairro, inaugurado pela Prefeitura no primeiro semestre do ano e considerado um dos mais funcionais da cidade.
A realização desse evento representa uma oportunidade com dupla finalidade: a oportunidade para que os meninos e meninas demonstrem o seu talento e habilidades, nas várias provas que serão disputadas e o segundo, um momento de integração, aproximação e estreitamento de relações com os jovens dos diferentes bairros da cidade. A Prefeitura através de seus educadores físicos oferece opções de iniciação no atletismo no Poliesportivo, no Jardim Aeroporto e também no Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha.
Um outro aspecto importante desse tipo de Festival, é a chance que a atividade propicia para que os pais possam levar seu estímulo e apoio as crianças, torcendo pelo seu desempenho e sentido a sua evolução. O evento serve também para análise daqueles competidores com perfil para integrar as equipes de alto rendimento que representam a cidade nos eventos oficiais. Na medida que tiverem interesse poderão ser integrados a esse grupo seleto e passar a realizar treinamento específico.
O auditório do Centro Uni-Facef ficou cheio na manhã dessa quinta-feira, para o acompanhamento das exposições iniciais da capacitação organizada pelas equipes do Programa Verde Azul, do Governo Estadual
As autoridades municipais estiveram reunidas nesse meio de semana no Ministério Público da Infância e Juventude, expondo as situações de perigo e buscando formas de atuação para combater o uso indiscriminado da linha chilena em soltura de pipas. É uma prática proibida e que pode ser fatal, dado a sua letalidade, muito mais impactante do que a linha de cerol.
A Guarda Civil Municipal, com o seu inspetor José Antônio Pimenta, esteve presente observando que essa é uma preocupação que vem de anos anteriores e aumenta no período em que são comuns a presença das crianças soltando pipas. A legislação é enfática, através da Lei 8.799 deste ano, quanto as restrições e prevê punições para quem for flagrado utilizando esse tipo de material e os comerciantes que vendem.
Estiveram presentes também além da Prefeitura e do promotor Anderson Castro, representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da Câmara Municipal. A Guarda Civil em suas diligências rotineiras está sempre atenta e situações que estejam em desacordo com a legislação, no tocante a essas práticas, mas os esforços de agora passarão a ser redobrados. Um outro objetivo é de conscientizar os pais e comerciantes a também fazerem sua parte e aquela pessoa que identificar situações assim (alguém soltando pipa com cerol ou linha chilena), deve acionar de imediato a Polícia Militar (190) ou a Guarda Civil (3724-1033).
Servidoras acompanharam, nesta quinta-feira, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama
O Programa Zera Fila, lançado pela Prefeitura de Franca para acabar com a espera por consulta com médicos especialistas, chegou à sua terceira semana de atendimentos com ginecologistas. Até a última segunda, foram convocadas 5.080 mulheres para as consultas, em 14 dias de atendimentos (2 a 4, 7 a 11, 14 a 18 e 21 de outubro).
Mas, apesar do esforço da Secretaria de Saúde, que envia mensagens para as mulheres e, depois, por telefone, confirma data, horário e local, das 5.080 consultas ofertadas, 3.945 foram realizadas. Isso, porque 1.135 mulheres confirmaram presença, mas não compareceram.
A Prefeitura solicita que as mulheres que não puderem comparecer na data agendada, que não confirmem a presença, pois, assim, prejudicam as demais francanas e a si mesmas.
Até dezembro, a Prefeitura de Franca vai oferecer 13 mil consultas ginecológicas e, se necessário, com encaminhamento para exames e retornos. Prefeitura promove palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a cooperativa Unimed, promoveu a palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’ ministrada pela enfermeira Marcella da Mata Almeida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, às 9 horas, no
auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), para as servidoras municipais.
As servidoras foram orientadas sobre a prevenção do câncer de mama. Foi explicado como fazer o autoexame periódico, que permite a mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.
As mulheres podem adotar hábitos saudáveis para prevenir outras doenças, além do câncer de mama, como praticar atividades físicas regularmente; seguir uma dieta balanceada; evitar ingerir muita gordura, açúcar, sal, embutidos e carne vermelha; não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
Ao final da palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das participantes. E disse que espera participar de novos encontros para a promoção da saúde, ter momentos de colaboração e também compartilhar as vivências.
Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira